Sou utilizador de iPhone há perto de 10 anos, creio. Passei de um Nokia Symbian para um iPhone 4S. Depois, fui mudando com frequência: 5, 5S, 6S. E foi aí que parei, mas achei que até ao 8 nunca ouvi motivo para mudar.
(...)
Portanto, sim, para mim, utilizador Apple há séculos, o SE não faz qualquer sentido, mesmo custando “só” 500 euros.
Boa partilha.
E o X nem começava nos €1000, começava nos €1179 de PVP sem pontos nem descontos...
Nem por acaso, o ano passado cheguei a considerar o S10e. Qdo foi anunciado achei um conceito bem esgalhado e no tamanho certo, e qdo lhe mexi numa loja ainda mais certo disso fiquei. Mesmo o S10 "normal" (6,1" acho) por ser bem mais estreito que o Xr/11 e até mais estreito que o X/Xs/11Pro tem um tamanho ainda bem aceitável.
Mas no fim do dia sair do iOS não é fácil, e nem é (só) pelo ecossistema, é por mania minha. Não preciso de desculpas nenhumas [

]
Além disso a sair de iOS para android a Samsung não seria a minha primeira opção por ter más experiências de pessoas próximas. Sim desde que saiu a One UI a coisa está melhor, mas confesso que ainda tenho algumas reservas quanto a vários fatores, sendo um deles a expectativa dos anos de updates pela frente.
Com a Apple sei com o que contar, desde que um iPhone é lançado sabemos que pelo menos 5 anos de suporte vamos ter. Desde o iPhone 4S que assim é sendo que o 5S até teve 6 anos e o 6S tb é capaz de ter os 6 anos se os rumores de vir a ter o iOS 14 se confirmarem.
E sim, até podia ir para android, acho que exceto o AirDrop não há assim tantas coisas que me iriam fazer falta nisto do ecossistema e interação entre equipamentos, até porque uso bastante serviços da Google que são transversais.
E é curioso que durante os últimos anos o meu pensamento tem sido muito alinhado com o teu, ainda por cima tendo tido tb um 6S durante 4 anos.
O 7, ok, só uma geração acima não faz sentido upgrade. O 8 também não e o X era muito caro. O 7+ e 8+ eram muito grandes.
No ano a seguir o Xr podia ser finalmente o salto certo, mas o PVP de quase €900 face aos vários downgrades em relação ao Xs fizeram-me afastar a ideia. Aliás cheguei a escrever aqui sobre isso, não vale a pena repetir. O Xs 5,8" seria a escolha, mas claro, era muitíssimo caro.
E como disse, cheguei a considerar o S10e. Até acho que chegou a estar a €500 há uns bons meses, mas continua a ser um valor bastante porreiro face ao que oferece e tens um bom ecrã, design modern, é compacto com ecrã grande, chip igual aos modelos de topo e, tal como no 11 face ao 11 Pro, tens duas câmaras iguais e só falta a Telephoto.
Se tivesse iOS já o teria há muito tempo [

]
Daqui a uns tempos gostava de saber feedback já com mais tempo de convivência.
O que queira dizer é que se cria um pouco um mito em volta da história do ecossistema. Eu chego ao ridículo de ouvir amigos falar nisso quando o único produto que têm é... o iPhone.
Claro que há casos em que o ecossistema é realmente, nomeadamente para quem tem tudo Apple ao nível profissional. E eu digo isto com algum conhecimento de causa, pois é o que se passa com a minha mulher, que tem tudo ali nos produtos Apple e ainda usa o Apple Watch. Mas não é o caso da maioria das pessoas que fala em ecossistema.
Falar em ecossistema só tendo iPhone epá [

]
Mas olha que isto do ecossistema e de te prender é mesmo verdade. Em mercados como o português em que muita gente só tem iPhone pode-se achar que é mito, mas num mercado como o americano onde toda a gente tem iPhone e onde muita gente mesmo tem Airpods, AW e onde "toda a gente" usa Facetime e iMessage fica muita difícil abandonar os iPhones.
Deve ser o único mercado onde o WhatsApp não "manda" e toda a gente quer "blue bubbles" nas mensagens. As "green bubbles" fazem alergia e, claro, não permite troca de imagens, sons e vídeos (ok MMS permite imagem, mas MMS is dead e paga-se à parte...).
Em PT e na maioria dos países fora dos EUA mesmo quem tem iPhone usa o WhatsApp pelo que a questão do iMessage não se coloca tanto.
Aliás eu mal uso iMessage porque tb mal uso SMS hoje em dia como acho que todos nós pq até pessoal mais velho já aderiu aos WhatsApp da vida.
Exatamente. Além disso, a concorrência para o iPad tem menos qualidade e quantidade do que acontece face ao iPhone. Eu passei a ter um smartphone Android, mas é quase certo que o substituto do meu iPad 6 venha a ser outro iPad.
Isto não tem ser tudo por marcas. Há produtos que fazem sentido para umas necessidades e outras para outras. Também não se é obrigado a ter um Audi A1 e um Audi Q7. Pode-se ter outras combinações.
Sim, nos tablets a concorrência no geral simplesmente desistiu porque o mercado não justifica o investimento.
Além de que os iPads de entrada são tipicamente melhores em custo benfício que os iPhones e os Macs.
É +/- o mesmo nos relógios, outra área onde a Apple também não dá a miníma hipótese.