Tópico da Apple

Para quem usa o telemóvel só para fazer chamadas e mandar mensagens, não há problema.

Porra meu, estava à espera de uma resposta bastante mais assertiva. O desempenho do telefone nem se relaciona com o design neste caso.

Ridículo! Deves ter saído do banco e tás cansado, tás perdoado.

O airdrop já existe, mas não é geral nos Android. É, isso sim, apenas da Samsung e só para modelos com a One UI 2.1 e, consequentemente, Android 10. Chama-se direct share ou algo do género.

O AirDrop é porreiro, mas não é difícil encontrar utilizadores de iPhone que usaram isso... zero vezes.

Não sou aficionado nem de iOS nem de Android.
Mudei de um Xperia para um 4S.
Depois novamente para Android, Sony, Samsung Huawei.

Agora quero testar de novo o iOS.

Até acho piada ao SE, principalmente pelo tamanho.

A nível de design e pega, o 4 e o 5 são, na minha opinião os melhores. Para o uso que dou, um tipo o 5, mas com ecrã besel to besel seria top. [:D]

JGTB, o que eu estava a referir como "airdrop" era esta funcionalidade de enviar ficheiros entre aparelhos Apple (que no universo Apple tem mesmo o nome Airdrop), e que não é a mesma coisa entre os novos Samsung e Windows. Os Samsung necessitam de ter o link to windows 1.5, é necessário ter por parte do PC o programa Windows 10 Insider, e a funcionalidade tem algumas limitações, fruto da colaboração de duas marcas que afinal de contas, não fazem parte de um universo comum.

É uma mais valia, mas não é o iCloud. [;)]

JGTB, o que eu estava a referir como "airdrop" era esta funcionalidade de enviar ficheiros entre aparelhos Apple (que no universo Apple tem mesmo o nome Airdrop), e que não é a mesma coisa entre os novos Samsung e Windows. Os Samsung necessitam de ter o link to windows 1.5, é necessário ter por parte do PC o programa Windows 10 Insider, e a funcionalidade tem algumas limitações, fruto da colaboração de duas marcas que afinal de contas, não fazem parte de um universo comum.

É uma mais valia, mas não é o iCloud. [;)]

Sim, certo. Mas o que estou a referir é exatamente como o AirDrop e não tem nada a ver com essa parceria com a Microsoft.

Entre alguns aparelhos Samsung também já tens AirDrop. Não é entre aparelhos Android, é só entre Samsung. Partilhas ficheiros da mesma forma.

Aquilo que o Bólide referiu é concorrente do iMessage e FaceTime entre PC e telefone. Não funciona é tão bem, claro. E não tem nada a ver com o AirDrop.

Continuo a achar o XR um equipamento bem mais equilibrado e que vale o que custa. O novo "SE" parece um iphone 7. Touch ID e botão home são coisas do passado... 499€ low cost? [:D]

Sim, certo. Mas o que estou a referir é exatamente como o AirDrop e não tem nada a ver com essa parceria com a Microsoft.

Entre alguns aparelhos Samsung também já tens AirDrop. Não é entre aparelhos Android, é só entre Samsung. Partilhas ficheiros da mesma forma.

Aquilo que o Bólide referiu é concorrente do iMessage e FaceTime entre PC e telefone. Não funciona é tão bem, claro. E não tem nada a ver com o AirDrop.

Sim, eu sei, daí eu ter escrito "airdrop". [;)]

Ou seja, eu nesse exemplo estava a falar na capacidade de transferir ficheiros samsung - windows - e daí o nome entre aspas.

Mas depois no geral falava-se no conjunto de funcionalidades que existe entre aparelhos Apple, baseados no iCloud, e que esta parceria Windows/Samsung tenta replicar.

Devo dizer que o AirDrop é impecável... porque aqui em casa temos o tal ecossistema. E é muito comum transmitirmos ficheiros desta forma, de Macs para iPads, de iPads para iPhones, etc.

Desconheço o estado do Android. Mas se estou satisfeito, mudar para quê?

o airdrop é muito falível a enviar várias fotos, a partir dos 100-150 pela minha experiência crasha e fica uma confusão sem se perceber o que foi enviado do grupo seleccionado.

A Apple compete consigo mesma, está a disponibilizar um produto competitivo cost-wise no seu nicho, proveniente de uma linha reciclada a bom jeito Dacia(linhas descontinuadas da Renault, qualidade q.b. num produto essencialmente utilitário). In a nutshell, foi criado para incentivar o upgrade a quem ainda se mantém agarrado aos 5S, SEs 1st gen e 6/6S/7/8 e não está disposto a investir o que a Apple pede actualmente pelos seus flagships. Segura-os na plataforma. Se convencer alguém do outro lado(Android) será simplesmente um added bonus. Não creio que tenha sido pensado com vista o consumidor Android habituado a uma média gama extremamente competitiva design e spec wise. Estamos a falar de um ecrã 4.7" visualmente datado, quando o mercado já progrediu para uma maximização do rácio ecrã-dimensão do dispositivo. Um único sensor traseiro, proveniente do XR que já na sua altura não ganhava prémios(VS mids da altura como o Pixel 3a) quando mais agora. Com o A13 talvez possa beneficiar de uma maior capacidade em processar shots sucessivos e bracketing bem como depth e bokeh, mas a ausência de night mode é claramente a mão da Apple a intervir(mão que dá, mão que tira) evitando uma possível canibalização do iP 11. Não vejo surpresa neste tipo de produto, longe disso.

Concordo com tudo, Audigy, excepto com a penúltima frase.

O típico comprador do iPhone 11 não olha para o SE, independentemente do seu preço.

Eu sei que o 11 não é o topo de gama atual da Apple, mas ainda há menos de um mês quis trocar o meu Android de gama alta (huawei p20) e regressar à Apple. Nunca ponderei nada abaixo do 11, e cheguei a estar entre o 11 e o 11 pro, mas achei que o ecrã deste último podia ser maior e que não justificada os quase 300€ a mais.

Acho que neste momento, em preço/qualidade, nada bate o 11. Eu comprei a versão 128gb e acho que foi um compromisso excelente.

Isto para dizer que nunca iria passar de um Android de topo para um SE (tal como há um mês não optei pelo XR). E mesmo antes de receber o 11, estava cheio de dúvidas se seria um substituto à altura, nomeadamente pela câmara e ecrã. Agora, quase um mês depois, estou satisfeito e curiosamente o ponto menos positivo que lhe aponto são algumas "particularidades" do iOS que tenho reportado aqui no tópico e que para mim não fazem sentido algum e vão contra o iOS que eu conheci de outras núpcias...

Eu calço 7.5 nas luvas e noto diferença para pior ao mexer num XR face ao X. A maior é que o X ainda está no limite da utilização com 1 mão em várias coisas e o XR já não dá.

P.S. Btw, com esses preços do SE (2) cada vez me parece melhor negócio o XR a 499€ que ofereci :)

Presumo que isso seja um tamanho de luvas intermédio ou perto disso.

Sim mesmo o X/XS pode-se considerar no limite, nomeadamente pq a UI dos "iPhones modernos" requer usar o polegar direito para ir lá acima puxar o CC, o que, para mim, é uma má UX em telefones deste tamanho. Seria aceitável no form factor do 4/5, vá.

Ainda se fosse uma das opções para a coisa dando outra opção como puxar o CC debaixo como nos antigos por exemplo do lado direito e no restante do lado esquerdo o app drawer normal. Da mesma forma que lá em cima tens notificações à esquerda e meio e CC do canto direito.

Aliás já aqui tinha dito isto há um tempo e mantenho.

Quem tem aparelhos Apple é preso por ter cão e por não ter. Quem compra um modelo recente é porque "é parvo", porque há chineses melhores a 200€. Quem compra um iPhone mais barato, é porque é "pobre". [:D]

Num iPhone interessa-me o iOS e as atualizações do sistema. A seguir uma boa câmara (mas não preciso da melhor).

De resto, interessa-me praticamente zero tudo o que envolva ecrãs, design, carregamentos wireless, realidade aumentada, emojis, etc.

Em princípio, e daqui a uns meses largos, este SE será a minha escolha. Só não será se aparecer alguma oportunidade de perder a cabeça a nível de usados dentro do 8/8 Plus. O meu SE 64gb custou-me há quase um ano e meio 140€. Meti-lhe uma bateria e até agora tem sido 5 estrelas. Fala-se que irá receber o iOS 14, por isso é deixar andar. [;)]

Não vou ao extremo de dizer que ecrãs, design, carregamentos sem fios etc. seja irrelevante.

Mas percebo o que queres dizer que é, tendo de escolher, preferes iOS e tudo mais a tudo o resto.

Num mundo perfeito sem olhar a €, venha um 11 Pro onde tenho "tudo", ou seja, iOS, bom ecrã, melhor câmaras, form factor adequado etc.

Fazendo um paralelo com os carros, idealmente venha um modelo novo, com mariquices, bom motor etc.

No "meu mundo real", se for preciso escolher entre modernidade mas sacrificando motor, qualidade etc. pessoalmente escolho o último. Mas não julgo quem prefere algo moderno, "boring" com um pequeno motor, são opções pessoais.

Sim quem tem iPhone é sempre criticado, se vai para os de topo é pq é mto caro para o que é, o que cada vez é menos verdade face aos preços da concorrência. Pese embora que com tantos aumentos na concorrência em set/out/nov o iPhone 12 deve vir ainda mais caro, mas veremos.

Se vai para estes SEs é pq já não se usa este form factor, ecrãs etc., ignorando que estes SEs são super rápidos e vão ter mt anos de suporte, além de terem uma boa câmara.

Para quem tem um SE1 o SE2 é um bom upgrade, aliás é o upgrade que uma pessoa próxima vai fazer, o SE1 está a morrer. Partiu e levou um ecrã do chinês, o wifi mal apanha e só tem 16 GB. Os 64 GB é um bom upgrade, tal como o chip, a câmara e até o ser maior que é bem vindo, o SE1 parece um brinquedo.

E ela espera que dure 4/5 anos, o que já lhe disse que se o estimar certamente vai aguentar isso, além de sempre atualizado e rápido.

Onde ficou por 499 o XR?

Foi uma promo da abertura da GMS store em Leiria. Mas isso não se pode considerar um "preço real" porque foi só um dia, no local e limitado ao stock existente.

O melhor preço em loja decente fora essa situação excecional foi €599 na BF.

Mas sim, imagino que para quem conseguiu o Xr a €499 faça muita confusão o mesmo valor por um SE2. Mesmo comparando com €599 o Xr é melhor negócio, mas imagina que precisas de um iPhone agora, o Xr em loja credível não é menos de €700, e mesmo em lojas menos conhecidas online está a €630.

O SE2 eventualmente tb terá promos, mas pegando em diferenças de PVPs ainda são €240, é dinheiro.

Nos EUA é $399 vs $599, o que faz diferença, o $399 por lá é um price point mesmo muito bom.

Última edição:
Eu começo a achar que este SE não vai substituir o meu SE, sobretudo pelo design.

Quando comprei o meu, o flagship era o 7, que era um pouco maior, com um design um pouco mais moderno, mas nada de muito relevante.

Mas agora a diferença entre um SE dos novos para o flagship é mesmo muito grande e o botão já desapareceu há uns 2 anos ou mais(?) com o X...

Só se aparecerem promos muito boas, porque não me vejo a dar 500€ por isto.

Vou despachar o meu X, vou ter um 11 da empresa.

Sei bem que é um retrocesso em termos de OLED > LCD, mas mesmo o 8 Plus da minha mulher não me faz espécie em termos de ecrã, por isso, a ver vamos.

IMG-0278.jpg

É uma imagem bastante nostalgica!
Tanto o primeiro iPhone, que desde o primeiro minuto sempre foi criticado pelo que não tinha (copy paste, 3G etc... sempre esteve um passo atrás nestas coisas) mas apesar disso, foi sempre o lider a abater. E tinha uma visao muito clara, um dia o iphone seria apenas um vidro, sem nada à volta.

O iPhone5 foi o meu primeiro iPhone, devolvi ao fim de 1 semana [:D], correu mal, tinha problemas de rede, acabou por não valer o dinheiro que lhe dei. Meses depois comprei o iPhone 5S, que grande telemovel, durou uns 5anos, nem sei, passou por tudo, nunca falhou, e ainda o vendi por 110€! Apesar do estado lastimável e uma bateria viciada. Primeiro telemovel 64bits numa altura onde o android estava demasiado fragmentado e cheio de lixo (melhorou muito entretanto), em retrospectiva diria que o iPhone 5S marcou o auge de distanciamento entre Android e iOS, a partir dai aos poucos muita coisa ficou mais madura e nivelou.

Sou utilizador de iPhone há perto de 10 anos, creio. Passei de um Nokia Symbian para um iPhone 4S. Depois, fui mudando com frequência: 5, 5S, 6S. E foi aí que parei, mas achei que até ao 8 nunca ouvi motivo para mudar.
(...)
Portanto, sim, para mim, utilizador Apple há séculos, o SE não faz qualquer sentido, mesmo custando “só” 500 euros.

Boa partilha.

E o X nem começava nos €1000, começava nos €1179 de PVP sem pontos nem descontos...

Nem por acaso, o ano passado cheguei a considerar o S10e. Qdo foi anunciado achei um conceito bem esgalhado e no tamanho certo, e qdo lhe mexi numa loja ainda mais certo disso fiquei. Mesmo o S10 "normal" (6,1" acho) por ser bem mais estreito que o Xr/11 e até mais estreito que o X/Xs/11Pro tem um tamanho ainda bem aceitável.

Mas no fim do dia sair do iOS não é fácil, e nem é (só) pelo ecossistema, é por mania minha. Não preciso de desculpas nenhumas [:D]

Além disso a sair de iOS para android a Samsung não seria a minha primeira opção por ter más experiências de pessoas próximas. Sim desde que saiu a One UI a coisa está melhor, mas confesso que ainda tenho algumas reservas quanto a vários fatores, sendo um deles a expectativa dos anos de updates pela frente.

Com a Apple sei com o que contar, desde que um iPhone é lançado sabemos que pelo menos 5 anos de suporte vamos ter. Desde o iPhone 4S que assim é sendo que o 5S até teve 6 anos e o 6S tb é capaz de ter os 6 anos se os rumores de vir a ter o iOS 14 se confirmarem.

E sim, até podia ir para android, acho que exceto o AirDrop não há assim tantas coisas que me iriam fazer falta nisto do ecossistema e interação entre equipamentos, até porque uso bastante serviços da Google que são transversais.

E é curioso que durante os últimos anos o meu pensamento tem sido muito alinhado com o teu, ainda por cima tendo tido tb um 6S durante 4 anos.

O 7, ok, só uma geração acima não faz sentido upgrade. O 8 também não e o X era muito caro. O 7+ e 8+ eram muito grandes.

No ano a seguir o Xr podia ser finalmente o salto certo, mas o PVP de quase €900 face aos vários downgrades em relação ao Xs fizeram-me afastar a ideia. Aliás cheguei a escrever aqui sobre isso, não vale a pena repetir. O Xs 5,8" seria a escolha, mas claro, era muitíssimo caro.

E como disse, cheguei a considerar o S10e. Até acho que chegou a estar a €500 há uns bons meses, mas continua a ser um valor bastante porreiro face ao que oferece e tens um bom ecrã, design modern, é compacto com ecrã grande, chip igual aos modelos de topo e, tal como no 11 face ao 11 Pro, tens duas câmaras iguais e só falta a Telephoto.

Se tivesse iOS já o teria há muito tempo [:D]

Daqui a uns tempos gostava de saber feedback já com mais tempo de convivência.

O que queira dizer é que se cria um pouco um mito em volta da história do ecossistema. Eu chego ao ridículo de ouvir amigos falar nisso quando o único produto que têm é... o iPhone.

Claro que há casos em que o ecossistema é realmente, nomeadamente para quem tem tudo Apple ao nível profissional. E eu digo isto com algum conhecimento de causa, pois é o que se passa com a minha mulher, que tem tudo ali nos produtos Apple e ainda usa o Apple Watch. Mas não é o caso da maioria das pessoas que fala em ecossistema.

Falar em ecossistema só tendo iPhone epá [:D]

Mas olha que isto do ecossistema e de te prender é mesmo verdade. Em mercados como o português em que muita gente só tem iPhone pode-se achar que é mito, mas num mercado como o americano onde toda a gente tem iPhone e onde muita gente mesmo tem Airpods, AW e onde "toda a gente" usa Facetime e iMessage fica muita difícil abandonar os iPhones.

Deve ser o único mercado onde o WhatsApp não "manda" e toda a gente quer "blue bubbles" nas mensagens. As "green bubbles" fazem alergia e, claro, não permite troca de imagens, sons e vídeos (ok MMS permite imagem, mas MMS is dead e paga-se à parte...).

Em PT e na maioria dos países fora dos EUA mesmo quem tem iPhone usa o WhatsApp pelo que a questão do iMessage não se coloca tanto.

Aliás eu mal uso iMessage porque tb mal uso SMS hoje em dia como acho que todos nós pq até pessoal mais velho já aderiu aos WhatsApp da vida.

Exatamente. Além disso, a concorrência para o iPad tem menos qualidade e quantidade do que acontece face ao iPhone. Eu passei a ter um smartphone Android, mas é quase certo que o substituto do meu iPad 6 venha a ser outro iPad.

Isto não tem ser tudo por marcas. Há produtos que fazem sentido para umas necessidades e outras para outras. Também não se é obrigado a ter um Audi A1 e um Audi Q7. Pode-se ter outras combinações.

Sim, nos tablets a concorrência no geral simplesmente desistiu porque o mercado não justifica o investimento.

Além de que os iPads de entrada são tipicamente melhores em custo benfício que os iPhones e os Macs.

É +/- o mesmo nos relógios, outra área onde a Apple também não dá a miníma hipótese.

Voltar
Superior