Tópico da Apple

Tu achas mesmo que isso é mais fácil acontecer do que uma pessoa que vive contigo e consegue ver diariamente o dedo que desbloqueias o smartphone conseguir-te desbloquear o telemóvel com o dedo quando tas a dormir? [:D]

Ta certo Nuno, é uma luta tua. Andas é a montar-te no cavalo errado.

Logo para começar para desvalorizares isso tudo é pq não eras o cliente XS, devias ter comprado o 8 e tinhas poupado muito dinheiro.

E para quem tem um 8 o upgrade para o SE2 não faz sentido nenhum IMHO.

A autonomia de um XS novinho deve ser superior ao SE2, mas não por muito de facto. Um amigo tem um XS com 1 ano de uso e queixa-se da autonomia (mas tb passa a vida a carregar com o charger do iPad e deixar a bateria morrer ou quase, o que não ajuda e a battery health já vai a 87%). A brincar já lhe disse se quer trocar com um i11 "como novo" que a bateria dura e dura.

No teu lugar esperava pelo 12 mini, mas mesmo esse não deve vir a ter melhor autonomia e, in some respects, acho que vai ser um pequeno downgrade do que tens no XS.

Coisas como a RAM é um pouco para ter mais longevidade e melhor performance no futuro. Na atualidade os 3 GB de RAM de um X, 8+, SE2 e XR chegam claro.

O SE1 saiu aos mm $399 nos EUA e €499 cá, mas com apenas 16 GB. Um ano depois de sair (e não 6 meses como referi aí atrás no outro dia) passou para 32 GB com o mm PVP.

O que é que eu desvalorizei? Só referi factos... A resolução é melhor sim. Se faz diferença na prática? Não. São factos enquadrados na minha perspectiva e no meu uso.
E nem me fales no notch, porque esse sim, nota-se à légua e não o incluí no comparativo. Os vídeos que vejo ao pequeno almoço com o notch fazem com que não aproveite o ecrã todo por exemplo... Eu não ia comprar o 8, um 8 já eu tinha antes do XS mas calhou aparecer um XS (menos de 500€) novo e selado o que fez com que se tornasse numa proposta irrecusável. Se acho que vale os euros que pedem a mais para as supostas features que oferece? Claro que não. No meu caso o XS custou o mesmo que o meu 8 no ano anterior logo era um no brainer e tinha hipótese de experimentar o faceID e o ecrã amoled. Nenhum deles me veio a impressionar o suficiente para dizer "isto é que é muita bom, não sabia o que tinha andado a perder".

O tamanho acaba por ser um problema sim, a diferença pode parecer pequena mas é a diferença entre caber no bolso das calças e conseguir-me sentar e não conseguir faze-lo. Há ai muito gajo que pagava bem para ter mais 1cm ou 1,5cm no membro central [:D]

Quanto ao upgrade do 8 para SE, da esposa, é a tua opinião. Para quem já tem um conjunto de capas, gosta do form factor, quer mudar de cor, quer mais memória, quer um telefone mais rápido, bateria nova (uma nova para o 8 são "só" 90€) acaba por ser um upgrade de baixo custo. Ainda por cima o iPhone 8 vai ficar sem suporte daqui a 2 anos (ou menos) enquanto que o SE ainda tem 5 anitos pela frente. Para quem gostar do Form Factor é uma benésse poder comprar o modelo com a mesma shell exterior mas melhores internals.

Eu por enquanto vou-me manter com o XS mas vou metê-lo no prego. Se aparecer alguém que me dê um valor razoável por ele adquiro um SE 128GB Vermelho sem olhar para trás [:cool:] Se calhar é importante referir que o uso que dou ao iphone é muito na óptica de telefone e de câmara rápida:
-Chamadas
-Telefone
-Um ou outro mail rápido
-Algumas redes sociais
-Um ou outro vídeo
-Carplay
-Fotos rápidas do momento (e o 8 já tirava chapas muito boas mesmo)
-Spotify (airpods)
-Emparelhar com o Watch

E tudo isso faço igualmente bem no SE. Para bajoulo de consumo de media, browsing de texto, apps maradas (tipo carstream e remote desktops) e afins já tenho o meu Android fiel da Xiaomi de 6' que é o segundo daily driver e anda "na mala".

Provavelmente se me dessem à escolha para neste momento só ter 1 device ficava muito indeciso entre o S10e (dual sim verdadeiro, DeX e mais flexivel para fazer o que quiser com ele) e um SE2020.

Nuno,. uma coisa que não tem nada a ver e que me lembrei. O software do MxMaster funciona no Mac? É que dá mesmo jeito, que grande rato. Só que como ainda não tenho mac ainda não sei.

Tu achas mesmo que isso é mais fácil acontecer do que uma pessoa que vive contigo e consegue ver diariamente o dedo que desbloqueias o smartphone conseguir-te desbloquear o telemóvel com o dedo quando tas a dormir? [:D]

Ta certo Nuno, é uma luta tua. Andas é a montar-te no cavalo errado.

Sim, porque nem tens a opção de desactivar o TouchID ao simplesmente usares o dedo errado para desbloquear antes de ires dormir.

O facto de não compreenderes o potencial do TouchID não é mal nenhum... afinal a Apple também não tinha lá ninguém capaz de o fazer...
[:p]

Bem fácil:
https://www.thesun.co.uk/tech/9687869/iphone-hacked-glasses-face-id/
https://threatpost.com/researchers-bypass-apple-faceid-using-biometrics-achilles-heel/147109/

Nuno,. uma coisa que não tem nada a ver e que me lembrei. O software do MxMaster funciona no Mac? É que dá mesmo jeito, que grande rato. Só que como ainda não tenho mac ainda não sei.

Há quem use o software.
E diga que é muito útil.

Para mim, basta-me o facto de o rato ser grande, e não me rebentar a mão com dores nos tendões e dedos a tremer.
O facto de ser recarregável, a bateria durar dias a fio, e ter uma precisão invejável também ajuda.
E o scroll lateral também.
E o scroll vertical contínuo é um plus muito útil.

Mas como não tenho necessidades especiais, de botões, configurações, etc., para mim é suficiente usar sem software da Logitech instalado.

Acho que não haverá problema em instalar o software, se precisares.

Eu é que dou mais valor à estabilidade do sistema, por isso prefiro evitar instalar hacks (software que mexe no sistema operativo, vulgo Kernel Extensions), a menos que precise mesmo.

Devo dizer que no telefone que tenho (não é um Apple) tem o desbloqueio pela impressão digital, e eu tinha configurado os dois polegares, acabei por tirar um e agora só mesmo por código. Acontecia-me muitas vezes estar a meter ou a tirar o telefone do bolso e o gaijo desbloquear-se sem eu querer. Irritava-me solenemente de modos que agora vai com código e é se quer. [:D]

Esse MxMaster é fabuloso. Devo dizer que andei com uma tendinite quase um ano e até acupunctura fiz. Quando comprei o rato passou-me numa semana... Top.

(...)
Esse MxMaster é fabuloso. Devo dizer que andei com uma tendinite quase um ano e até acupunctura fiz. Quando comprei o rato passou-me numa semana... Top.

Idem.
Andava cheio de dores na mão direita, principalmente entre o polegar e o indicador.
Desde que passei a usar exclusivamente o Mx Performance, e depois o Mx Master, passou-me completamente.

E o mesmo na mão esquerda, desde que passei a usar o teclado da Apple.

Uma coisa é saberes que foste forçado.
Outra coisa é teres sido roubado e não saberes.

Se te fizerem olhar para o telemóvel sem perceberes (outra coisa à frente), podem roubar-te sem saberes.

Se te fizerem meter o dedo no TouchID, dificilmente será sem que percebas o que estás a fazer. Além de que tens 10 dedos, pelo que podes ser destro e usar um dedo da mão esquerda para desbloquear. Se te tentarem enganar, terão de saber como o fazer para usares o dedo certo.

Sim, mas isso não tenho medo, para me desbloquearem o telemóvel tenho que estar sem ele, ou seja têm que me roubar sem eu dar por ela e depois usarem-no ao pé de mim sem eu dar por ela, e isso não vai acontecer, quando estou acordado o telemóvel está sempre ao pé de mim e quando estou a dormir não tenho o hábito de o fazer com pessoas estranhas ou espias russas [:D]
Por isso é que disse que a questão da segurança de ambos os métodos não me assusta pois para me irem ao telemóvel só mesmo por assalto directo e aí tanto me faz ser um ou outro pois vou acabar por desbloquear o telemóvel de certeza.

Depois há o factor de utilização e aí prefiro o Face Id e as gestures no ecrã do que o o touch ID, como uso o Ipad Air todos os dias acabo por usar os 2 sistemas todos os dias e por mim só voltaria ao touch id por vontade própria se fosse num aparelho sem bezzels e onde se carregasse em qualquer sitio do ecrã para o activar e que as gestures não desaparecessem.

Teclado comprei o da Satechi (metade do preço do da Apple) e tem muita qualidade. Aconselho a quem não quer dar 130€ pelo da Apple.

Fui procurar e encontrei o que queria.

Isto a confirmar-se é o sonho de muitos:

View attachment 150715

Pessoalmente o form factor "perfeito" na minha opinião e neste momento é mais para os lados do 11 Pro 5,8", até pq este último tem um autonomia verdadeirmente excelente para um telf das suas dimensões.

No entanto percebo o encanto do "12 mini".

Essa imagem já é do ano passado e apesar de ser quase certo toda a line up i12 vir a ser OLED não me parece financeiramente exequível nesta gama de preços fazerem o processo do ecrã OLED do X/11Pro. Este processo requer o ecrã se dobrar em baixo para se conseguir um bezel do mesmo tamanho em todo o iPhone.

Para não haver sair uma coisa feia no XR/11 consegue-se o mesmo efeito, mas como o ecrã não dobra (nem podia, é LCD), o bezel é todo ele muito mais grosso pelo que no 12/12 mini é provável que mesmo sendo OLED o bezel venha a ser mais grosso que nos Pros e portanto as dimensões finais sejam muito aproximadas do iPhone 8/SE2.

Isso não é necessariamente mau no sentido em que, desse modo, há espaço para uma bateria ligeiramente maior, o que pode vir a ser o maior calcanha de aquiles deste "12 mini".

Vou começar por aqui: não sei se é o caso. A frase vai fazer sentido depois.

Todos os anos, várias vezes, surgem esses protótipos, essas imagens. Que costumam falhar num aspeto: n\ao têm em consideração que a Apple reutiliza as carcaças que ficaram por vender ou consegue produzir baratíssimo.

Resumindo. Não sei se é o caso, mas é muito provável que não vá acontecer tão cedo.

O que é que eu desvalorizei? Só referi factos... A resolução é melhor sim. Se faz diferença na prática? Não. São factos enquadrados na minha perspectiva e no meu uso.
E nem me fales no notch, porque esse sim, nota-se à légua e não o incluí no comparativo. Os vídeos que vejo ao pequeno almoço com o notch fazem com que não aproveite o ecrã todo por exemplo... Eu não ia comprar o 8, um 8 já eu tinha antes do XS mas calhou aparecer um XS (menos de 500€) novo e selado o que fez com que se tornasse numa proposta irrecusável. Se acho que vale os euros que pedem a mais para as supostas features que oferece? Claro que não. No meu caso o XS custou o mesmo que o meu 8 no ano anterior logo era um no brainer e tinha hipótese de experimentar o faceID e o ecrã amoled. Nenhum deles me veio a impressionar o suficiente para dizer "isto é que é muita bom, não sabia o que tinha andado a perder".

O tamanho acaba por ser um problema sim, a diferença pode parecer pequena mas é a diferença entre caber no bolso das calças e conseguir-me sentar e não conseguir faze-lo. Há ai muito gajo que pagava bem para ter mais 1cm ou 1,5cm no membro central [:D]

Quanto ao upgrade do 8 para SE, da esposa, é a tua opinião. Para quem já tem um conjunto de capas, gosta do form factor, quer mudar de cor, quer mais memória, quer um telefone mais rápido, bateria nova (uma nova para o 8 são "só" 90€) acaba por ser um upgrade de baixo custo. Ainda por cima o iPhone 8 vai ficar sem suporte daqui a 2 anos (ou menos) enquanto que o SE ainda tem 5 anitos pela frente. Para quem gostar do Form Factor é uma benésse poder comprar o modelo com a mesma shell exterior mas melhores internals.

Eu por enquanto vou-me manter com o XS mas vou metê-lo no prego. Se aparecer alguém que me dê um valor razoável por ele adquiro um SE 128GB Vermelho sem olhar para trás [:cool:] Se calhar é importante referir que o uso que dou ao iphone é muito na óptica de telefone e de câmara rápida:
-Chamadas
-Telefone
-Um ou outro mail rápido
-Algumas redes sociais
-Um ou outro vídeo
-Carplay
-Fotos rápidas do momento (e o 8 já tirava chapas muito boas mesmo)
-Spotify (airpods)
-Emparelhar com o Watch

E tudo isso faço igualmente bem no SE. Para bajoulo de consumo de media, browsing de texto, apps maradas (tipo carstream e remote desktops) e afins já tenho o meu Android fiel da Xiaomi de 6' que é o segundo daily driver e anda "na mala".

Provavelmente se me dessem à escolha para neste momento só ter 1 device ficava muito indeciso entre o S10e (dual sim verdadeiro, DeX e mais flexivel para fazer o que quiser com ele) e um SE2020.

Podias ter lgo começado pelo facto de teres comprado o XS nessas condições que obviamente não sabia. Mas isso é partir de uma premissa errada para os demais pois XS a €500 novos selados é imbatível. Se arranjares mais disso avisa :)

Isso é pessoal, eu acho que se nota se tiveres alguma exigência. 326ppi vs 458ppi não é coisa pouca, mas é certo que sem se ver mto de perto os 326ppi smp foi suficiente para cumprir os mínimos (até por usarem bastante anti aliasing para melhorar a coisa).

Percebo o que dizes, do 6S para o 11 (salto ainda bem maior no tamanho) tive de mudar a forma como guardo o telf e passei a usar mais no bolso de trás (podem fazer piadas [:D]).

O SE tem entre 4,5 e 5,5 anos de suporte pela frente, mto provavelmente 5,5. Mas o 8 é bem capaz de ter mais 3,5 anos e meio de suporte e no mínimo dos mínimos mais 2,5.

O chip do i8, o A11, é ainda hoje muitíssimo capaz, sobretudo num iPhone 8 que puxa pouca resolução.

Ah usas dois telfs e tens um android de 6", isso muda um pouco a coisa.

Até era capaz de passar o i11 à Maria e ir para um XS nas condiçõ€s certas, mas o enorme downgrade na autonomia seria complicado de aceitar a esta altura do campeonato agora que me habituei à coisa...

S10e é um escolha interessante sem dúvida, em termos de hardware vs design vs ecrã vs câmaras vs preço é das melhores coisas que se arranja para quem valoriza um telf de dimensões compactas.

EDIT: Essa das capas uma pessoa não liga e nem se lembra, mas para mulheres que já têm mts capas acredito que o facto do SE2 ser um i8 seja um ponto positivo sim. Bateria €90, tanto ? Para o 6S arranjas a menos de metade disso.

Vou começar por aqui: não sei se é o caso. A frase vai fazer sentido depois.

Todos os anos, várias vezes, surgem esses protótipos, essas imagens. Que costumam falhar num aspeto: n\ao têm em consideração que a Apple reutiliza as carcaças que ficaram por vender ou consegue produzir baratíssimo.

Resumindo. Não sei se é o caso, mas é muito provável que não vá acontecer tão cedo.

Estes rumores do "12 mini" são mto fortes. Na realidade lá mais para o fim do ano o design do X faz 3 anos pelo que é normal haver um design totalmente novo nos Pro.

Já nos não Pro só fazem um modelo novo mais pequeno, o 12 6,1" vai certamente ser mt parecido ao XR/11 para rentabilizar a carcaça, se bem que com a troca para OLED não sei se isso será possível.

Percebo o que dizes, mas isto não é um SE que, esses sim, assentam nesse princípio da poupança máxima e do rentabilizar R&D e designs datados, linhas de montagem etc. ao máximo.

Vai dar um bom SE3 daqui a uns anos [:D]

Tal e qual :)

Last edited:
Podias ter lgo começado pelo facto de teres comprado o XS nessas condições que obviamente não sabia. Mas isso é partir de uma premissa errada para os demais pois XS a €500 novos selados é imbatível. Se arranjares mais disso avisa :)

Isso é pessoal, eu acho que se nota se tiveres alguma exigência. 326ppi vs 458ppi não é coisa pouca, mas é certo que sem se ver mto de perto os 326ppi smp foi suficiente para cumprir os mínimos (até por usarem bastante anti aliasing para melhorar a coisa).

Percebo o que dizes, do 6S para o 11 (salto ainda bem maior no tamanho) tive de mudar a forma como guardo o telf e passei a usar mais no bolso de trás (podem fazer piadas [:D]).

O SE tem entre 4,5 e 5,5 anos de suporte pela frente, mto provavelmente 5,5. Mas o 8 é bem capaz de ter mais 3,5 anos e meio de suporte e no mínimo dos mínimos mais 2,5.

O chip do i8, o A11, é ainda hoje muitíssimo capaz, sobretudo num iPhone 8 que puxa pouca resolução.

Ah usas dois telfs e tens um android de 6", isso muda um pouco a coisa.

Até era capaz de passar o i11 à Maria e ir para um XS nas condiçõ€s certas, mas o enorme downgrade na autonomia seria complicado de aceitar a esta altura do campeonato agora que me habituei à coisa...

S10e é um escolha interessante sem dúvida, em termos de hardware vs design vs ecrã vs câmaras vs preço é das melhores coisas que se arranja para quem valoriza um telf de dimensões compactas.

EDIT: Essa das capas uma pessoa não liga e nem se lembra, mas para mulheres que já têm mts capas acredito que o facto do SE2 ser um i8 seja um ponto positivo sim. Bateria €90, tanto ? Para o 6S arranjas a menos de metade disso.

Estes rumores do "12 mini" são mto fortes. Na realidade lá mais para o fim do ano o design do X faz 3 anos pelo que é normal haver um design totalmente novo nos Pro.

Já nos não Pro só fazem um modelo novo mais pequeno, o 12 6,1" vai certamente ser mt parecido ao XR/11 para rentabilizar a carcaça, se bem que com a troca para OLED não sei se isso será possível.

Percebo o que dizes, mas isto não é um SE que, esses sim, assentam nesse princípio da poupança máxima e do rentabilizar R&D e designs datados, linhas de montagem etc. ao máximo.

Tal e qual :)

Os rumores que mais tenho visto, apontam a uma harmonização com o design do iPad Pro, que é mais próximo do iPhone 4/4S/5/5S. Por acaso até são os meus iPhones preferidos.

Boa tarde,

Sou leiga na matéria e a questão é sobre iphone. O meu filho tem um iPhone 6 e diz que vai deixar de ter whatsapp porque o iPhone já era em 2mão e como tal não consegue atualizar o whatsapp. Dúvida? É de facto assim. Se for comprado novo vai sempre conseguir atualizar? Outra questão? Qual a melhor relação qualidade preço? O iPhone 8 plus ou o iPhone se 2020? A todos os entendidos desde já obrigada

Boa tarde,

Sou leiga na matéria e a questão é sobre iphone. O meu filho tem um iPhone 6 e diz que vai deixar de ter whatsapp porque o iPhone já era em 2mão e como tal não consegue atualizar o whatsapp. Dúvida? É de facto assim. Se for comprado novo vai sempre conseguir atualizar? Outra questão? Qual a melhor relação qualidade preço? O iPhone 8 plus ou o iPhone se 2020? A todos os entendidos desde já obrigada

hm..

iPhone 6 suporta iOS 12.4.6 (e não vai ter mais actualizações, daqui a uns meses já terá 2 versões grandes à frente) ( https://www.gsmarena.com/apple_iphone_6-6378.php )

Whatapp support iOS 9 e superior ( https://faq.whatsapp.com/en/iphone/20950161 )... tudo optimo do lado do whatapp, funciona num iphone 6.

Não percebo muito bem porque ser segunda mão tem a ver com actualizar o whatapp...

Mas pronto, eu percebo que ele queira um telemovel novo [:D]

hm..

iPhone 6 suporta iOS 12.4.6 (e não vai ter mais actualizações, daqui a uns meses já terá 2 versões grandes à frente) ( https://www.gsmarena.com/apple_iphone_6-6378.php )

Whatapp support iOS 9 e superior ( https://faq.whatsapp.com/en/iphone/20950161 )... tudo optimo do lado do whatapp, funciona num iphone 6.

Não percebo muito bem porque ser segunda mão tem a ver com actualizar o whatapp...

Mas pronto, eu percebo que ele queira um telemovel novo [:D]

Eu tb percebo...

Quando tentamos atualizar o whatsapp diz que não pode ser atualizado devido ao item ter sido comprado com um IDAplle diferente. Daí a minha questão.

Isto porque não queria estar a investir num novo que daqui a1 ano ou 2 tb já não dê para atualizar

Eu tb percebo...

Quando tentamos atualizar o whatsapp diz que não pode ser atualizado devido ao item ter sido comprado com um IDAplle diferente. Daí a minha questão.

Isto porque não queria estar a investir num novo que daqui a1 ano ou 2 tb já não dê para atualizar

Já experimentaste apagar a app e voltar a instalar? capaz de resolver. ( no MacOSX existe o mesmo problema e resolve..)

Quando se troca de AppleID fazer um reset ao telemovel não é má ideia, como a app é de outra conta tem de ser a outra conta a actualizar, é a mesma coisa se mudares a conta de pais.

Mas sendo um telemovel em segunda mão, espero que o o iCloud to utilizador antigo tenha sido desactivado, porque senão não podem fazer reset entre outras coisas sem desactivar o iCloud do utilizador anterior.

Back