Tópico da Apple

Recortas um notch numa página de revista ou jornal.
Metes o telemóvel por trás.
Mostras a revista à vítima e desbloqueias.
A vítima não sabe que desbloqueou o telemóvel.

Podes fazer exatamente o mesmo colocando o telemovel com a zona do touch id recortada por baixo do sitio onde se vira as páginas.

e ja agora, tenho duvidas que esse método funcionasse sem ele olhar diretamente para o notch.

Podes fazer exatamente o mesmo colocando o telemovel com a zona do touch id recortada por baixo do sitio onde se vira as páginas.

e ja agora, tenho duvidas que esse método funcionasse sem ele olhar diretamente para o notch.

[:)][:)][:)][:)][:)]

Tal é a vontade de que a coisa mais insegura dos últimos tempos seja mais segura que o TouchID.

Não aguardas pelos modelos de setembro?

Existem rumores que um deles terá Touch ID

Se se confirmar , pondero reformar já o 11

Não desgosto do Face ID mas sinto-me bem mais seguro com Touch ID. E continuo a achar que o reconhecimento pela face do meu ex P20 dá 20 a 0 ao Face ID.

E 20 a 0 estou a ser meigo, em rapidez, % de tentativas com sucesso e ambientes muito claros/muitos escuros então nem se fala. E nunca senti qualquer insegurança , nomeadamente conseguir desbloquear o tlm com uma foto, além das desvantagens que este sistema poderá ter (e que o Touch ID também não é imune)

Last edited:

Nem é preciso tanto.

Basta uma pessoa estar a dormir, que se desbloqueia fácil um telefone com TouchID, basta pegar no polegar. A minha mulher era mel isso acontecer, dorme que nem uma pedra [:D]

Com FaceID sem código, a pessoa a dormir, nada feito.

Nada é perfeito. Preferia somente o TouchID se fosse no ecrã e tirassem o notch. De resto... para ter as bezels dos antigos iPhone, venha la o FaceID.

Nem é preciso tanto.

Basta uma pessoa estar a dormir, que se desbloqueia fácil um telefone com TouchID, basta pegar no polegar. A minha mulher era mel isso acontecer, dorme que nem uma pedra [:D]

Com FaceID sem código, a pessoa a dormir, nada feito.

Nada é perfeito. Preferia somente o TouchID se fosse no ecrã e tirassem o notch. De resto... para ter as bezels dos antigos iPhone, venha la o FaceID.
Nem me tinha lembrado disso. De facto torna-se bem mais perigoso o touch id do que o face id que exige olhos abertos e atenção. Esse é sem dúvida um excelente exemplo. O sweet spot será um face id por debaixo do ecrã, sem notchs, Havemos de lá chegar.

Se é para dar exemplos ridículos dá para os dois lados. Mas depois dizes-me quem tem razão.

Mas qual ridículo? Só o teu exemplo é ridículo.

Os buracos das câmaras e matriz podem ser facilmente dissimulados atrás de uma qualquer imagem de uma revista, jornal, foto, gráfico, caixa, peça de roupa, etc., ou até atrás de um espelho falso.
Basta uma pessoa olhar para essa imagem para poderes desbloquear o iPhone.

Não consegues dissimular o TouchID, nem fazê-lo sem que a vítima perceba a acção que fez.

Nem me tinha lembrado disso. De facto torna-se bem mais perigoso o touch id do que o face id que exige olhos abertos e atenção. Esse é sem dúvida um excelente exemplo. O sweet spot será um face id por debaixo do ecrã, sem notchs, Havemos de lá chegar.

Mais perigoso?!
[:)][:)][:)]

O FaceID consegues ludibriar em qualquer lugar a qualquer hora.
O TouchID tens de estar a dormir (ferrado). A menos que durmas em todo o lado, incluindo no local de trabalho, parece-me que o FaceID é bem menos seguro.

Mais perigoso?!

O TouchID tens de estar a dormir (ferrado). A menos que durmas em todo o lado, incluindo no local de trabalho, parece-me que o FaceID é bem menos seguro.
Sim, sem duvida mais perigoso. Nunca me tinha lembrado que poderiam desbloquear o touchID quando estava a dormir.
Não é por dizeres muitas vezes que o FaceID consegues ludibriar em qualquer lugar a qualquer hora que passa a ser verdade. Como já te expliquei requer que não só tenhas os olhos abertos, como ainda estejas a olhar para o ecrã. Além disso, as possibilidades que isto permite são imensas (desbloquear notificações quando desbloqueia, ecrã não se apagar ao fim de 30seg quando deteta que estás a olhar para ele, etc).

O touch id não é mais rápido, requer mais atenção (acertar no sitio exato de desbloqueio no ecrã), facilmente desbloqueia quando estás a dormir e nem dás conta, etc. É que não vejo mesmo nenhuma vantagem. Usei no P30 pro, s10 e acabava sempre a utilizar o face unlock como método prioritário.

Ou sem dedo

Mais perigoso?!

Se se confirmar , pondero reformar já o 11

Não desgosto do Face ID mas sinto-me bem mais seguro com Touch ID. E continuo a achar que o reconhecimento pela face do meu ex P20 dá 20 a 0 ao Face ID.

E 20 a 0 estou a ser meigo, em rapidez, % de tentativas com sucesso e ambientes muito claros/muitos escuros então nem se fala. E nunca senti qualquer insegurança , nomeadamente conseguir desbloquear o tlm com uma foto, além das desvantagens que este sistema poderá ter (e que o Touch ID também não é imune)

Eu com o meu 11 nunca tive problemas em o Face ID actuar com a escuridão total do quarto durante a noite, no inicio até fiquei admirado daquilo funcionar assim.

Eu não tenho nada de interessante no telemovel que me faça temer que em casa ou no trabalho alguém me tente desbloquear o telemóvel para ver o que lá tenho.
O único problema que posso ter é se for assaltado e quiserem que eu faça transferências ou algo do género e aí tanto o Face Id como o Touch não me servem de nada, pois sobre ameaça física tanto estico o dedo como mostro a cara para o telemóvel, para não levar uma carga de porrada. [:D]

Sim, sem duvida mais perigoso. Nunca me tinha lembrado que poderiam desbloquear o touchID quando estava a dormir.
(...)

Imagino que não tenhas visto o link.
Também desbloqueias o FaceID a dormir.

Eu não preciso de convencer ninguém que o FaceID é menos seguro que o TouchID.
Eu sei que o FaceID é menos seguro que o TouchID.
Para mim é quanto basta.

Também não me vês aqui a tentar convencer as pessoas que o Android/Windows é menos seguro que o iOS/macOS, pois não?
Dá sempre jeito ter vítimas fáceis.
Enquanto houver vítimas fáceis (porque usam Windows, e/ou Android), as vítimas mais difíceis são menos incomodadas.

Por mim podes continuar a acreditar no que quiseres.

Imagino que não tenhas visto o link.
Também desbloqueias o FaceID a dormir.

Eu não preciso de convencer ninguém que o FaceID é menos seguro que o TouchID.
Eu sei que o FaceID é menos seguro que o TouchID.
Para mim é quanto basta.

Também não me vês aqui a tentar convencer as pessoas que o Android/Windows é menos seguro que o iOS/macOS, pois não?
Dá sempre jeito ter vítimas fáceis.
Enquanto houver vítimas fáceis (porque usam Windows, e/ou Android), as vítimas mais difíceis são menos incomodadas.

Por mim podes continuar a acreditar no que quiseres.

Tudo bem Nuno. Para mim também sei que o face ID é o melhor dos dois sistemas portanto concordemos em discordar.

(...)
O único problema que posso ter é se for assaltado e quiserem que eu faça transferências ou algo do género e aí tanto o Face Id como o Touch não me servem de nada, pois sobre ameaça física tanto estico o dedo como mostro a cara para o telemóvel, para não levar uma carga de porrada. [:D]

Uma coisa é saberes que foste forçado.
Outra coisa é teres sido roubado e não saberes.

Se te fizerem olhar para o telemóvel sem perceberes (outra coisa à frente), podem roubar-te sem saberes.

Se te fizerem meter o dedo no TouchID, dificilmente será sem que percebas o que estás a fazer. Além de que tens 10 dedos, pelo que podes ser destro e usar um dedo da mão esquerda para desbloquear. Se te tentarem enganar, terão de saber como o fazer para usares o dedo certo.

Aliás, para além do TouchID ser mais seguro, porque podes usar uma combinação de vários dedos (10) para vários níveis diferentes de segurança (coisa que não se pode fazer com uma cara que é única), ainda podes usar os dedos para denunciar coacção.

Eu diria mesmo que o potencial do TouchID nunca foi explorado convenientemente.
Poderia ser uma ferramenta de elevadíssimo nível de segurança, mas aparentemente não há gajos inteligentes o suficiente para lá chegar...

Não percebo como é que na Apple ninguém se lembrou de definir níveis de acesso consoante as combinações de dedos usadas.

Muito menos não percebo como é que a Apple não colocou um mecanismo para evitar o desbloqueio coagido.

Por exemplo:
— Usando o indicador direito, o aparelho deixa de pedir TouchID, e passa logo a funcionar apenas com código (para evitar que a polícia obrigue a desbloquear o aparelho).
— Usando o polegar direito, o aparelho desbloqueia, mas emite um alerta silencioso, filma secretamente o que se estiver a passar, e entra em modo de simulação de operações (não executa, apenas simula que executa, deixando um assaltante pensar que conseguiu realizar o assalto com sucesso).

Mas pronto, se a Apple diz que o FaceID é melhor e mais seguro que o TouchID, então é porque é.
E quem disser o contrário é burro e não percebe do assunto.

Realmente, com utilizadores de iPhones assim, quase passo a dar razão ao Bólide e a ficar com vontade de mudar para Android...
:sh) :sh) :sh)

Não se trata da apple dizer que é mais ou menos seguro. Trata-se de utilização real e de estarmos a discutir o assunto em que tu apresentaste argumentos e eu apresentei os meus. Eu acho os meus mais fortes que os teus e nos exemplos que demos (dormir vs recorte de um jornal com o notch) eu achar qual é o mais provável de acontecer. Tu achas o touch id mais seguro, eu acho o face id. Por mim tá conversado.

Back