Tópico da Apple

Não faz sentido e ligares manualmente para fazer um backup.

Confirma as definições do iCloud para saberes o que está a ocupar o que.[;)]

Eu já desisti de convencer as pessoas que é preferível pagar para ter as coisas na cláudia com backups diários.

Tenho uma amiga que tem iPhone e que tira bué fotos, e tem bué contactos, e bué SMS, Whatsapp, etc.

Houve um dia que lhe expliquei o que deveria fazer, e que deveria subscrever um plano da cláudia, etc.
Que deveria deixar todas as noites o iPhone ligado à corrente e ao WiFi para ele fazer backups todos os dias.
Convenci-a e ajudei-a a configurar tudo e um par de botas.
Arranjou um cartão de crédito pré-pago para pagar a subscrição da cláudia.
Carregou o cartão com 12€.

Certo dia, foi à Grécia.
Não ligava o telemóvel à noite para carregar a bateria nem ao WiFi para fazer os backups.
Deixou cair o telemóvel.
Perdeu as fotos.

Depois roubaram-lhe o telemóvel.
Não tinha backups porque se esqueceu de carregar o cartão com mais 12€.
Perdeu um porradão de mensagens e fotos.

Não vale mesmo a pena, as pessoas só se preocupam com os backups quando precisam deles.
Por isso é que eu valorizo os backups para a cláudia, e o TimeMachine no Mac.
Nunca mais tive dramas com backups.

Silver, manda-me o teu IBAN para te transferir 100€ para pagares o iCloud! [:D]

É pá a mesma conversa outra vez?

Eu já aqui disse dezenas de vezes que já tive problemas em updates no iPhone, e tenho iPhone desde o 4S...
E por isso prefiro ter um backup físico do iPhone no computador.
O último era de janeiro de 2020 por exemplo. E então achei por bem fazer um novo.

E sim tenho iCloud Pago, com 50Gb. E tenho o backup para lá.
E tenho google Photos com backup de fotos.

Mas eu uso e abuso do iPhone excepto em Música.

Tenho neste momento 18.9Gb de iMessages.
Tenho 35Gb em Fotos e videos.

Por isso só estes dois já não cabem no iCloud...

Por isso deixem-se de demagogias e de superiodades de que usam e fazem backup's para Clouds e afins.

E tenho por exemplo um serviço de cloud para fotos a nível profissional, onde tenho 1.3TB ocupados...

Por saber que há serviços a pagar, mas por já pagar demasiados, é que estava a tentar saber uma solução pata o problema.

Mesmo assim ninguém me soube explicar porque é que tenho 15Gb de iMessages no iMac. Se as tenho no iPhone e na Cloud.

Eu só tenho isso porque a cavalo dado não se olha o dente. Porque ter e não ter é a mesma. Nunca vi nem série nem filme nenhum lá que me despertasse a curiosidade.

Eu também só uso porque é de borla, acho que no meu caso está a acabar mas já lá vi filmes e séries interessante, no entanto na minha opinião o conteúdo é muito escasso para o dinheiro que pedem pela mensalidade.

O See, o Ted Lasso são boas séries. Por exemplo

E o Defending Jacob e o Servente também não estava mal mas a 2ª temporada não trouxe nada de novo.

Filmes gostei daquele do Tom Hanks em que ele é comandante da marinha americana na segunda guerra mundial.

Não duvido. Mas entre Nexflix, Amazon Prime mais os canais da TV, não sobra espaço mental para andar a explorar mais um serviço!

(...)

(...)

Eu tenho 200GB de iCloud (já passei dos 50GB de espaço usado).
E tenho espaço ilimitado no Google Drive da empresa.

Não é uma questão de superioridade, é uma questão de tempo (€€€).
Sai mais caro fazer os backups manualmente, e muito mais caro fica quando queremos recuperar algo e há muito tempo não fazemos backup porque dá trabalho.

Eu tenho 200GB de iCloud (já passei dos 50GB de espaço usado).
E tenho espaço ilimitado no Google Drive da empresa.

Não é uma questão de superioridade, é uma questão de tempo (€€€).
Sai mais caro fazer os backups manualmente, e muito mais caro fica quando queremos recuperar algo e há muito tempo não fazemos backup porque dá trabalho.

Por isso mesmo é que tenho os dois sistemas. O automático na cloud e o físico.
E sim posso ter 200Gb na Cloud, mas já implica 36€ extra por mês. A somar a outras contas cloud para outras coisas.

E por exemplo tenho dois Synology em localizações distintas para outro material sensível.

Por isso eu sei bem as opções e o tempo perdido e afins.
Como disse, o backup físico é só um descanso de cabeça quando faço um update grande de iOS, porque o passado ensinou-me que mais vale ter e não precisar do que precisar e não ter.

(...)
Filmes gostei daquele do Tom Hanks em que ele é comandante da marinha americana na segunda guerra mundial.

Meh...
O argumento é fraco.
A realização também me parece fraca... constrói muito pouca tensão.
Parece tudo com muita pressa de chegar ao fim, falta-lhe o deixar o espectador em expectativa.

Meh...
O argumento é fraco.
Parece tudo com muita pressa de chegar ao fim, falta-lhe o deixar o espectador em expectativa.

Ainda não vi, mas é uma opinião que partilho em relação a muitos filmes que têm saído para as plataformas de streaming em geral, com a Netflix à cabeça. Assentam muito em nomes sonantes de actores, mas depois os filmes são muito fraquinhos. O que me parece que está a acontecer actualmente é que fazem tantas, tantas, produções de "streaming-movies" e séries, que de vez em quando lá aparece um que é bom, mas a qualidade geral anda muito fraca. A indústria anda a viver à custa da exploração até à exaustão de blockbusters, e anda sempre a contar as mesmas histórias com enquadramentos e actores diferentes. Um marasmo.

Por isso mesmo é que tenho os dois sistemas. O automático na cloud e o físico.
E sim posso ter 200Gb na Cloud, mas já implica 36€ extra por mês. A somar a outras contas cloud para outras coisas.

E por exemplo tenho dois Synology em localizações distintas para outro material sensível.

Por isso eu sei bem as opções e o tempo perdido e afins.
Como disse, o backup físico é só um descanso de cabeça quando faço um update grande de iOS, porque o passado ensinou-me que mais vale ter e não precisar do que precisar e não ter.

Pois, mas aí é que está a questão: tu não tens backup físico.
Backups com 1 ano não são backups... a menos que nada tenha mudado durante esse ano, ou estejas a chamar de backup aquilo que normalmente se designa por cold storage / arquivo morto (coisas antigas guardadas em cold storage, que são apagadas do sistema para ganhar espaço de trabalho)...

Não duvido. Mas entre Nexflix, Amazon Prime mais os canais da TV, não sobra espaço mental para andar a explorar mais um serviço!

Bem sei... Tenho Netflix, HBO, Amazon, Apple TV e Disney. [:D]

E curiosamente duas séries que via são da Hulu... :sh)

Como é que está a Amazon?
Já tem as legendas todas em PT-PT, ou continuam a achar que em Portugal se fala brasileiro?

Quando lançaram isso em Portugal, fui ver o Grand Tour, e logo no início: "dirigir".
Os brasileiros é que dirigem. Os portugueses conduzem.

Portanto, até meterem legendas PT-PT em tudo, não me parece que vá pagar a totalidade do serviço por metade do serviço.

Tenho Netflix, HBO, e AppleTV+.
Talvez vá meter também Disney+.
Amazon só depois de corrigirem as legendas.

Abre o Terminal.app e corre:
> tmutil listlocalsnapshots /

Se aparecer algo do género:
Snapshots for disk /:
com.apple.TimeMachine.2021-04-26-173922.local
com.apple.TimeMachine.2021-04-26-183922.local
com.apple.TimeMachine.2021-04-26-193924.local
com.apple.TimeMachine.2021-04-26-203920.local
com.apple.TimeMachine.2021-04-26-213935.local
com.apple.TimeMachine.2021-04-26-223926.local
com.apple.TimeMachine.2021-04-26-233923.local
com.apple.TimeMachine.2021-04-27-003923.local
com.apple.TimeMachine.2021-04-27-013923.local
com.apple.TimeMachine.2021-04-27-023926.local
...

Corre o seguinte para apagar tudo:
tmutil listlocalsnapshotdates / |grep 20|while read f; do tmutil deletelocalsnapshots $f; done

Se não usas o Time Machine podes remover os snapshots que te estão a ocupar espaço, sem problema.

Obrigado pela ajuda, mas uso TimeMachine (backup para um disco externo), portanto não pode ser a solução para o meu problema.

Não foi de todo superiodade. Foi tentar ajudar, porque isto ( normalmente claro ) corre bem e é um descanso ( e efectivamente não perdes tempo com coisas que não tens que perder tempo ).

Sugeri confirmares se o iMessages está de facto a sincronizar no iMac. Se sim, ao apagares, apaga de ambos os lados.
É pá a mesma conversa outra vez?

Eu já aqui disse dezenas de vezes que já tive problemas em updates no iPhone, e tenho iPhone desde o 4S...
E por isso prefiro ter um backup físico do iPhone no computador.
O último era de janeiro de 2020 por exemplo. E então achei por bem fazer um novo.

E sim tenho iCloud Pago, com 50Gb. E tenho o backup para lá.
E tenho google Photos com backup de fotos.

Mas eu uso e abuso do iPhone excepto em Música.

Por isso deixem-se de demagogias e de superiodades de que usam e fazem backup's para Clouds e afins.

E tenho por exemplo um serviço de cloud para fotos a nível profissional, onde tenho 1.3TB ocupados...

Por saber que há serviços a pagar, mas por já pagar demasiados, é que estava a tentar saber uma solução pata o problema.

Mesmo assim ninguém me soube explicar porque é que tenho 15Gb de iMessages no iMac. Se as tenho no iPhone e na Cloud.

Última edição:
Meh...
O argumento é fraco.

Eu disse que gostei, não disse que achava uma obra prima.
Está na minha categoria: "de filmes que não nos fazem pensar e é só para entreter um bocado" [:D]

Pois, mas aí é que está a questão: tu não tens backup físico.
Backups com 1 ano não são backups... a menos que nada tenha mudado durante esse ano, ou estejas a chamar de backup aquilo que normalmente se designa por cold storage / arquivo morto (coisas antigas guardadas em cold storage, que são apagadas do sistema para ganhar espaço de trabalho)...

O backup "físico" só faço antes de fazer um update grande de iOS. [;)]
Já o fiz, posso apagar. É só isso.

Como é que está a Amazon?
Já tem as legendas todas em PT-PT, ou continuam a achar que em Portugal se fala brasileiro?

Quando lançaram isso em Portugal, fui ver o Grand Tour, e logo no início: "dirigir".
Os brasileiros é que dirigem. Os portugueses conduzem.

Portanto, até meterem legendas PT-PT em tudo, não me parece que vá pagar a totalidade do serviço por metade do serviço.

Tenho Netflix, HBO, e AppleTV+.
Talvez vá meter também Disney+.
Amazon só depois de corrigirem as legendas.

Já tem várias coisas em PT-PT, mas há muito conteúdo que não e muito que só em ES.

Mas quando não há PT-PT, vejo em Inglês.

Voltar
Superior