ClioIIIRS
Well-known member
Continuo a aguardar a justificação técnica.
Claro que o M1 é espectacular não só pela performance, mas sim pela performance / watts.
Eu se puser um Ryzen 9 5950x com 8 Gb e um celeron com 16 Gb também garanto que o Ryzen é superior na maior parte dos casos.
O que eu não compro, é que por artes mágicas um CPU de 64 bits de repente precise de metade da RAM para funcionar tão bem como os outros. E é isso que está a ser insinuado / discutido. Até admito que o código para ARM seja bem mais pequeno, mas desde há muito que o código executável é uma minúscula fracção do que é armazenado na memória, a maioria são dados. Isso do tamanho do código era bem relevante quando os PC's tinham 640k de memória base, e o executável tinha que caber lá.
Há já 10 anos que vi a limitação de 8 Gb para correr uma máquina virtual, por exemplo. E a maior parte das pessoas que usam um Mac para trabalhar tem lá uma maquinazinha virtual de Windows para correr aquelas coisas de que se precisa de vez em quando e que simplesmente não há para Mac.
Evidentemente que para correr uma aplicação de cada vez, 8 Gb são mais que suficientes a maior parte das vezes.
Dão muitas vezes o exemplo do FCPX, mas os editores de vídeo estão muito mais dependentes da velocidade do processador do que da memória. E o M1, para além de ser muito rápido, tem uma parte dedicada para aceleração de vídeo fenomenal no FCPX.
Eh pah, eu não estou a desdenhar das compras das pessoas. Já disse aqui que a continuar esta evolução, nem me importava nada de comprar um laptop com ARM da Apple.
Agora não me tentem convencer que por ter um processador mágico, 8 Gb é uma boa compra em 2021. Não é. Muito menos num Laptop de 1000€.
Mas isto é recorrente nos Apple users. Perdem um bocado de racionalidade a tentar explicar algumas limitações incompreensíveis dos seus produtos. Tudo bem na mesma.
Pesquisa rápida, acho que tb tens acesso ao google ([
https://www.quora.com/Why-do-reviews-say-that-8GB-RAM-on-M1-Macs-is-equivalent-to-16-on-Intel-Macs
Long story short, o facto de ter a RAM integrada no chip ajuda bastante tal como este sistema permitir um swap mais efetivo e agressivo. Até se falou em desgaste excessivo dos SSDs por isso mesmo, no entanto dp percebeu-se que isto não era exclusivo dos sistemas com 8 GB* pois mesmo em sistemas M1 16 GB estava a acontecer algo parecido.
Entre acho que com o 11.4 (recente) isto foi, supostamente, resolvido.
*ainda se pensou que a performance tão boa apenas com 8 GB podia-se dever a isto e tinha este downside
16 GB em sistemas 64bits vai ser smp o dobro de 8 GB noutro sistema de 64bits e em certos use cases não dá para fugir disto sendo as VMs um perfeito exemplo disso mesmo.
Aliás smp disse e repito, se querem usar VMs os 8 GB não vão chegar mesmo com um sistema M1.
Sim, FCPX e similares são mto mais CPU (e hoje em dia tb GPU) intensive, no entanto vai lá ver a diferença que faz teres 16 GB num sistema Intel vs 8 GB no FCPX [
Claro que os FCP da vida são o exemplo perfeito para melhor demonstrar todo o potencial do M1, no entanto ainda recentemente saiu um update ao DaVince Resolve já desenhado para M1 e está estupidamente rápido e a conseguir atingir o que a Apple conseguiu com o combo FCP/M1.
Sobre terceiros não posso falar, mas se há coisa que sou é bastante racional e não escondi nenhumas das possíveis limitações de sistemas M1 com 8 GB de RAM.
Na gama dos €1000 os 16 GB de RAM não são assim tão certos.
Tens alguns que os têm, e até abaixo de €1000, mas ou são de 15", ou têm ecrãs piores, têm autonomias mto piores e alguns vêm sem SO.
Depois, em coisas realmente comparáveis, tens por exemplo o Surface Laptop 4 8/256 GB que tem um PVP alinhado com o MBA 8/256, 1149 (vs 1159 do Mac). Em promo tb apanhas o Surface a ~1000, mas é a versão em alcântara que pessoalmente não gosto nada... Há versão em alumínio preto mas começa nos 1500...
A PCDiga tinha (e tem, mas sem stock...) o Surface Laptop 3 8/256 a 650 (e até mm na versão em alumínio) mas esgotou rapidamente. Este era bom negócio mesmo tendo chips de geração anterior.
Portanto não sei que te diga, mas por €1000 não vejo assim tão melhores opções no mundo Windows.
Agora se precisares de Windows tudo isto é irrelevante e de nada te serve o potencial do atual MBA.
EDIT:
Há quem diga, até com razão em parte, que mtos reviewers (a maioria, o que é normal) não percebem de informática e é por isso que acham que de repente 8 GB no M1 é o mesmo que 16 GB em Intel magicamente.
I get that, a sério que sim, no entanto no fim do dia o que interessa são os resultados práticos e para muitos use cases práticos os 8 GB em M1 fazem o mesmo que 16 GB em Intel...
Faz-me lembrar a eterna conversa da verdadeira fibra da VDF/MEO vs fibra da NOS a dividir pela rua e tudo mais.
No entanto na prática smp que tive NOS smp me fez as velocidades anunciadas e tive até mais problemas em ter a velocidade máxima na MEO... Claro que em condições ideais a "fibra verdadeira" é melhor, sobretudo pela questão ping, mas se não jogar o ping 0 não é assim tão importante e quero é ter velocidade e estabilidade, que é isso que acho que por vezes falha na MEO em que tanto tens 220 Mbps a bombar fortíssimo como tens 5/10 sem se perceber bem pq...
Última edição: