Tópico da Apple

Continuo a aguardar a justificação técnica.

Claro que o M1 é espectacular não só pela performance, mas sim pela performance / watts.
Eu se puser um Ryzen 9 5950x com 8 Gb e um celeron com 16 Gb também garanto que o Ryzen é superior na maior parte dos casos.

O que eu não compro, é que por artes mágicas um CPU de 64 bits de repente precise de metade da RAM para funcionar tão bem como os outros. E é isso que está a ser insinuado / discutido. Até admito que o código para ARM seja bem mais pequeno, mas desde há muito que o código executável é uma minúscula fracção do que é armazenado na memória, a maioria são dados. Isso do tamanho do código era bem relevante quando os PC's tinham 640k de memória base, e o executável tinha que caber lá.

Há já 10 anos que vi a limitação de 8 Gb para correr uma máquina virtual, por exemplo. E a maior parte das pessoas que usam um Mac para trabalhar tem lá uma maquinazinha virtual de Windows para correr aquelas coisas de que se precisa de vez em quando e que simplesmente não há para Mac.

Evidentemente que para correr uma aplicação de cada vez, 8 Gb são mais que suficientes a maior parte das vezes.

Dão muitas vezes o exemplo do FCPX, mas os editores de vídeo estão muito mais dependentes da velocidade do processador do que da memória. E o M1, para além de ser muito rápido, tem uma parte dedicada para aceleração de vídeo fenomenal no FCPX.

Eh pah, eu não estou a desdenhar das compras das pessoas. Já disse aqui que a continuar esta evolução, nem me importava nada de comprar um laptop com ARM da Apple.
Agora não me tentem convencer que por ter um processador mágico, 8 Gb é uma boa compra em 2021. Não é. Muito menos num Laptop de 1000€.

Mas isto é recorrente nos Apple users. Perdem um bocado de racionalidade a tentar explicar algumas limitações incompreensíveis dos seus produtos. Tudo bem na mesma.

Pesquisa rápida, acho que tb tens acesso ao google ([:p]):

https://www.quora.com/Why-do-reviews-say-that-8GB-RAM-on-M1-Macs-is-equivalent-to-16-on-Intel-Macs

Long story short, o facto de ter a RAM integrada no chip ajuda bastante tal como este sistema permitir um swap mais efetivo e agressivo. Até se falou em desgaste excessivo dos SSDs por isso mesmo, no entanto dp percebeu-se que isto não era exclusivo dos sistemas com 8 GB* pois mesmo em sistemas M1 16 GB estava a acontecer algo parecido.

Entre acho que com o 11.4 (recente) isto foi, supostamente, resolvido.

*ainda se pensou que a performance tão boa apenas com 8 GB podia-se dever a isto e tinha este downside

16 GB em sistemas 64bits vai ser smp o dobro de 8 GB noutro sistema de 64bits e em certos use cases não dá para fugir disto sendo as VMs um perfeito exemplo disso mesmo.

Aliás smp disse e repito, se querem usar VMs os 8 GB não vão chegar mesmo com um sistema M1.

Sim, FCPX e similares são mto mais CPU (e hoje em dia tb GPU) intensive, no entanto vai lá ver a diferença que faz teres 16 GB num sistema Intel vs 8 GB no FCPX [;)]

Claro que os FCP da vida são o exemplo perfeito para melhor demonstrar todo o potencial do M1, no entanto ainda recentemente saiu um update ao DaVince Resolve já desenhado para M1 e está estupidamente rápido e a conseguir atingir o que a Apple conseguiu com o combo FCP/M1.

Sobre terceiros não posso falar, mas se há coisa que sou é bastante racional e não escondi nenhumas das possíveis limitações de sistemas M1 com 8 GB de RAM.

Na gama dos €1000 os 16 GB de RAM não são assim tão certos.

Tens alguns que os têm, e até abaixo de €1000, mas ou são de 15", ou têm ecrãs piores, têm autonomias mto piores e alguns vêm sem SO.

Depois, em coisas realmente comparáveis, tens por exemplo o Surface Laptop 4 8/256 GB que tem um PVP alinhado com o MBA 8/256, 1149 (vs 1159 do Mac). Em promo tb apanhas o Surface a ~1000, mas é a versão em alcântara que pessoalmente não gosto nada... Há versão em alumínio preto mas começa nos 1500...

A PCDiga tinha (e tem, mas sem stock...) o Surface Laptop 3 8/256 a 650 (e até mm na versão em alumínio) mas esgotou rapidamente. Este era bom negócio mesmo tendo chips de geração anterior.

Portanto não sei que te diga, mas por €1000 não vejo assim tão melhores opções no mundo Windows.

Agora se precisares de Windows tudo isto é irrelevante e de nada te serve o potencial do atual MBA.

EDIT:

Há quem diga, até com razão em parte, que mtos reviewers (a maioria, o que é normal) não percebem de informática e é por isso que acham que de repente 8 GB no M1 é o mesmo que 16 GB em Intel magicamente.

I get that, a sério que sim, no entanto no fim do dia o que interessa são os resultados práticos e para muitos use cases práticos os 8 GB em M1 fazem o mesmo que 16 GB em Intel...

Faz-me lembrar a eterna conversa da verdadeira fibra da VDF/MEO vs fibra da NOS a dividir pela rua e tudo mais.

No entanto na prática smp que tive NOS smp me fez as velocidades anunciadas e tive até mais problemas em ter a velocidade máxima na MEO... Claro que em condições ideais a "fibra verdadeira" é melhor, sobretudo pela questão ping, mas se não jogar o ping 0 não é assim tão importante e quero é ter velocidade e estabilidade, que é isso que acho que por vezes falha na MEO em que tanto tens 220 Mbps a bombar fortíssimo como tens 5/10 sem se perceber bem pq...

Última edição:
A partir do momento em que dizes que “a RAM está integrada no chip” vê-se logo que não fazes ideia do que estás a falar…

I rest my case…

A memória unificada explica porque é que esta arquitectura tem uma gestão de RAM mais eficiente em particular nas aplicações que utilizam GPU. Um exemplo prático é que elimina a redundância de dados armazenados na RAM/VRAM, porque passam a estar apenas num local.

Mas o que eu refiro cinge-se apenas a aplicações que utilizam poderio gráfico. Para todas as outras, o milagre que aparentemente existe à volta dos 8GB é resultado da arquitectura (tudo compacto, tempos de acesso reduzidos, apenas uma pool de memória), em particular o acesso ao NVMe por lanes directas que permite usar o swap de forma despercebida.

Depois de ter tido um iPhone 5s durante 5 anos que funcionou lindamente, trocado por um iPhone 7 que era optimo até o ter oferecido (e ainda está em uso), tive a excelente ideia (não foi mau) de ter trocado por um pixel1, que tinha todos os problemas típicos de 1 geração, 2 anos depois troquei por um pixel 3 (700€ + 700€..) que agora vai acabar as actualizações e suporte apesar de estar optimo.

Para ter mais de 3 anos de suporte, por querer melhor integração por exemplo com a wallet, no outro dia queria adicionar um boarding pass da Tap na app da google e nada, até que pronto, olha, tiro um screenshot e pronto. E puff, o google pergunta se queria adicionar aquilo à wallet. E tenho tido tantos problemas destas, e é difícil discutir com a malta que só usa Android porque limitam-se a bater na tecla que funciona e pronto, "é fácil", e não percebem a diferença de facilidade de utilização.

A ultima tem sido com o Android Auto no carro, com o iPhone aquilo funciona a 100%, com o Android aquilo funciona a 75%, muitas vezes deixa do nada de funcionar, e já tive que reiniciar o sistema do carro para aquilo voltar a funcionar. Perdi a paciência. E depois a google insiste em deixar Portugal de fora de muitos serviços (tipo google pay mas não só) e felizmente a Apple pode não ter lojas em Portugal mas felizmente lança os serviços em Portugal.

Este mês lá volto a ter um iPhone que espero que me dure mais de 5 anos como habitualmente, se correr mal cá estarei para reclamar.

Ainda bem que o teu funcionava a 100%...
O meu nem a 80%...
É de longe a coisa que tenho mais críticas no iPhone/Carro (sim porque o problema muito provavelmente está do lado dos carros... )

Ainda bem que o teu funcionava a 100%...
O meu nem a 80%...
É de longe a coisa que tenho mais críticas no iPhone/Carro (sim porque o problema muito provavelmente está do lado dos carros... )

No meu (BMW) o Carplay funciona genericamente muito bem. A única coisa que à vezes falha é o Waze. No iphone ele mostra a viatura a mover-se na estrada mas no ecran o carro fica parado, sendo preciso fechar a app no telemovel e voltar a abrir. Honestamente acho que é a únia app que ja me deu problemas, mas é relativamente comum de acontecer.

Uso Carplay wireless e funciona todas as vezes. Aliás, foi por causa dele que troquei de telefone para um iPhone...

Sim, esse bug do Waze é muito conhecido, não se percebe porque não se conserta.

A memória unificada explica porque é que esta arquitectura tem uma gestão de RAM mais eficiente em particular nas aplicações que utilizam GPU. Um exemplo prático é que elimina a redundância de dados armazenados na RAM/VRAM, porque passam a estar apenas num local.

Mas o que eu refiro cinge-se apenas a aplicações que utilizam poderio gráfico. Para todas as outras, o milagre que aparentemente existe à volta dos 8GB é resultado da arquitectura (tudo compacto, tempos de acesso reduzidos, apenas uma pool de memória), em particular o acesso ao NVMe por lanes directas que permite usar o swap de forma despercebida.

Há mais razões técnicas para o feito de se conseguir com menos RAM uma performance equivalente aos X86 com mais RAM. O M1 tem quase zero de legacy, enquanto que o x86 tem que suportar ainda coisas literalmemte do século passado. Convém ter a noção que o M1 nem sequer é em bom rigor um SiP ARM. Daquilo que tenho visto, além da memória unificada, ha factores tais comp o Retain/Release de onjectos que no M1 funciona excepcionalmente bem segundo parece. Claro! Foi desenhado totalmente à medida quer para o OS, quer para o hardware. Por outro lado, os sistemas de compressão de memória aparententemente também são novos e muito afinados para o hardware em questão. O MacOS em x86 usa o algoritmo de compressão de RAM WKdm que é muito rápido mas cuja taxa de compressão é relativamente modesta. Aparentemente o M1 usa o LZ4 que comprime muito melhor mas é (era?) mais lento. Provavelmente o M1 é muito mais eficiente a usar Lz4 que os x86... enfim, a gente pode escavar e analisar o que quiser, sendo certo que não é um factor único que faz o M1 mais rápido e eficiente no uso da memória disponível, mas sim uma pool de vários factores a trabalhar em conjunto.
Contudo, o que importa na prática é que, de facto, os novos macs com M1 são mais despachados com 8Gb de RAM que qualquer Mac x86 do mesmo segmento de preço/posicionamento de mercado. Ultimamente já estava a tornar-se difícil justificar a compra de um x86 com apenas 8Gb de RAM, mas agora com o M1 essa opção passou novamente a ser muito realista para uma fatia muito grande do mercado alvo. É claro que nada disto põe em causa a ideia de que quanto mais RAM, melhor! Isso de certeza que ninguém disputa.

A quem interessar, os AirPods Pro estão a 185€ na Amazon Espanhola.

bCTW34rl.png

Porque raio ao estar de Airpods, ao estar a atender uma chamada no Watch o som não vem dos AirPods mas sim do Watch? Para ter o som nos AirPods tenho de atender directamente no iPhone. Alguma definição para isso? É que antigamente estava normal, agora não. Outra coisa, com os AirPods a ouvir um podcast por exemplo, se entrar no Facebook baixa automaticamente o som, e depois de sair da app tenho de a “matar” para o som voltar ao normal.

Depois de ter tido um iPhone 5s durante 5 anos que funcionou lindamente, trocado por um iPhone 7 que era optimo até o ter oferecido (e ainda está em uso), tive a excelente ideia (não foi mau) de ter trocado por um pixel1, que tinha todos os problemas típicos de 1 geração, 2 anos depois troquei por um pixel 3 (700€ + 700€..) que agora vai acabar as actualizações e suporte apesar de estar optimo.

Para ter mais de 3 anos de suporte, por querer melhor integração por exemplo com a wallet, no outro dia queria adicionar um boarding pass da Tap na app da google e nada, até que pronto, olha, tiro um screenshot e pronto. E puff, o google pergunta se queria adicionar aquilo à wallet. E tenho tido tantos problemas destas, e é difícil discutir com a malta que só usa Android porque limitam-se a bater na tecla que funciona e pronto, "é fácil", e não percebem a diferença de facilidade de utilização.

A ultima tem sido com o Android Auto no carro, com o iPhone aquilo funciona a 100%, com o Android aquilo funciona a 75%, muitas vezes deixa do nada de funcionar, e já tive que reiniciar o sistema do carro para aquilo voltar a funcionar. Perdi a paciência. E depois a google insiste em deixar Portugal de fora de muitos serviços (tipo google pay mas não só) e felizmente a Apple pode não ter lojas em Portugal mas felizmente lança os serviços em Portugal.

Este mês lá volto a ter um iPhone que espero que me dure mais de 5 anos como habitualmente, se correr mal cá estarei para reclamar.

Eu considero-me zero fanático ou sequer fã de um dos sistemas operativos. E tenho a filosofia de gostar de experimentar tudo e só comentar aquilo que conheço.

Posto isto, eu comecei nos smartphones através da Apple e foi utilizador de iPhone durante 10 anos ou coisa do género. Há cerca de dois anos decidi arriscar e experimentar Android. Até então, nunca tinha qualquer experiência com Android, nada de nada.

Com base nisto, concordo e discordo contigo. No geral, não acho que o iOS funcione melhor. Sinceramente, acho que vai dar ao mesmo e até a forma, em diversas coisas, é parecida. No iOS é mais fácil chegar a algumas opções, sendo que o Android tem outras coisas mais inteligentes ou mais amigas do utilizador. O Android permite muito mais personalizado, mas isso é algo que não valorizo.

Quanto à wallet, a da Apple é substancialmente melhor. No Android és obrigado a instalar uma app de terceiros, que não funciona a 100% com todas as companhias áreas. Ainda assim, nunca encontrei essa dificuldade que referes com a TAP. Nesse caso, é bastante simples. Na easyjet já não funciona bem, por exemplo.

Entre Apple Pay e Google Pay não vejo qualquer diferença. Uso o Google Pay todos os dias e funciona de forma perfeita. Tenho associado cartão de débito, nada de especial.

Quanto ao Android Auto vs CarPlay, não concordo, de forma alguma. Era e sou utilizador intensivo de ambos e não partilho dessa opinião, sendo que eu uso em carros diferentes. Na essência, o sistema é muito idêntico e faz as mesmas coisas. Depois, há pormenores onde até acho que o AA ganha, como é o caso dos comandos por voz, pois o Google Assistant dá 10-0 à Siri. Então a entender nomes tugas é uma diferença abissal. Além disso, em alguns casos, como é o de um dos meus carros pessoais, o CarPlay não usa o ecrã todo do carro, mas o Android Auto usa.

Quanto às atualizações, a vantagem da Apple é inegável. E isso, para mim, é um dos grandes contras de ter Android. Para quem está sempre a trocar será indferente, mas não é o meu caso.

Cada vez que vou a outro forum à zona de Android vejo imensos posts sobre:
- Notificações que não funcionam
- Fotos de jeito só com uma app à parte (GCam) que foi feita para outro equipamento com necessidade de versões próprias e ficheiros XML e não sei que mais
- Despertadores que não funcionam
- Sync entre relógios e telemóvel que não funciona porque a gestão de RAM do telemóvel fecha um serviço qualquer
- Pessoal preocupado com flashar global/chinês porque uns recebem updates e outros não

Isto problemas que vejo em quase todos os tópicos de diferentes equipamentos.

Com isto não percebo como é que iOS não funciona melhor que Android.

Cada vez que vou a outro forum à zona de Android vejo imensos posts sobre:
- Notificações que não funcionam
- Fotos de jeito só com uma app à parte (GCam) que foi feita para outro equipamento com necessidade de versões próprias e ficheiros XML e não sei que mais
- Despertadores que não funcionam
- Sync entre relógios e telemóvel que não funciona porque a gestão de RAM do telemóvel fecha um serviço qualquer
- Pessoal preocupado com flashar global/chinês porque uns recebem updates e outros não

Isto problemas que vejo em quase todos os tópicos de diferentes equipamentos.

Com isto não percebo como é que iOS não funciona melhor que Android.

Como eu disse acima, tenho zero preferência sobre um ou outro. E não defendo nem ataco só porque sim.

Com base da minha experiência, nunca tive qualquer desses problemas que referes. Não sei se existem ou não, mas eu nunca os tive. Sinceramente, nem me lembro propriamente de nenhum bug.
- As notificações funcionam normalmente.
- Nunca instalem nada para as fotos serem boas, sendo que reconheço que o software da Samsung satura um pouco as cores das fotos.
- Despertador sempre funcionou.
- Não tenho smartwatch
- Nunca flashei. Está com software original.

Como já se comentou várias vezes, não faz qualquer sentido comparar apenas Android com iOS. O iOS só está presente nos iPhone, que são telefones topo de gama, exceção do SE. Como tal, tem de se comparar com os Android topo de gama e não com os Android em geral, pois este SO é usado em telefones que custam menos de 100 euros. Logo, com diversas limitações de hardware.

Voltar
Superior