Tópico da Apple

Gostei bastante desta keynote.
O iMac está incrível, vou tentar resistir à loucura mas vai ser difícil [:D]
Quanto à 4ª geração do iPad compreende-se pelo lighting. E como parti o meu há poucas semanas, talvez espere pela substituição total no mercado e ative o seguro nessa altura. *fingers crossed*
O iPad Mini está muito caro, o que por um lado até faz sentido com a continuação de vendas do iPad 2... Assim conseguem manter intervalos curtos entre os 3 produtos e mesmo a este preço vender milhões.
Pontos negativos: Esperava algo melhor no Mac Mini, e acho que já todos podemos dizer adeus ao Mac Pro. O MPr 13" também está caro.

Last edited:
Preços do iPad Mini:

[:D]

Peço desculpa, gostei do iPad Mini e aquela traseira em alumininio ([br:)]) mas fogo, esta quase a roçar o preço do iPad normal, e bem acima da concorrencia, ainda comparam com o Nexus 7 criticando a qualidade dos materiais? Podera, o Nexus 7 é bem mais barato que o iPad Mini e ate tem mais resoluçao. Extremamente caro, acredito que venda, mas tem o preço bem inflacionado.

Já está no site da Apple a 339€ o mais barato, que de barato não tem mesmo nada [:D]

Realmente esperava um pouco menos, mas já se sabe que vai vender bem mais esta novidade.

Eu confesso que continuo a não perceber o conceito de mini tablet.

Acho o tamanho do ipad normal o mais indicado

Imac muito bonito, mas sobrevivo com o meu (meados de 2011)... O iPad, era para vir um mini cá para casa(tenho o 1 geração)mas acho que fica carote... O de 4 Geração está muito bom, se não lançarem outro já em janeiro... [:p]

Serve para alojar... por 30 dias, depois as fotos sao apagadas. Eu tentei fazer o que fizeste e o album nao apareceu no ipad, por isso acabei por fazer na maneira que disse no post anterior.

Eu acabei agora mesmo de criar uma "partilha" no iphone, a qual em 5 seg apareceu no iPad.
De seguida adicionei uma nova foto a essa partilha e a mesma ficou disponível praticamente de imediato no iPad.

Acho que a keynote foi talvez a melhor pós-Jobs. Os produtos lançados, na minha opinião, colocam outra vez os desktops, laptops e tablets da Apple de volta ao topo. Pena é que o triste MacPro tenha sido esquecido outra vez.

O MacMini, na versão "server" é mesmo muito interessante. O híbrido SSD+HDD é uma boa adição aos desktops, espero que na próxima revisão estenda-se aos MacBooks Pro (se bem que cheira-me que vão ficar-se pelos SSD, por causa do espaço e peso dos HDD.) Era a minha escolha para desktop, sem dúvida, com dual monitor. o iMac está lindíssimo.

o MacBook 13'' retina era obrigatório, e pelo que li, o écrã é muito bom. Sem leitor DVD... mas achei muito curiosa e estranha a entrada HDMI. Para quem estava a apostar no Thunderbolt em força, diria desnecessário e confuso.

Quanto ao iPad "3S", a pequena actualização do iPad 3 em 6 meses: é estranha a quebra do ciclo anual, mas percebe-se que a prioridade absouta da Apple agora era colocar a família iPod/iPhone/iPad compatível com novo cabo lightning, para aliviar um pouco o problema actual nos fornecedores de acessórios (onde a Apple está incluída).

Acho que é esse o único objectivo do "3S" antecipado. Já leio headlines a dizer "Apple screws iPad 3 owners"... bah. Ninguém compra gadgets só a pensar em vender... compra-os para usar, e o iPad 3 tem-se portado de forma impecável. Eu vejo apenas como um iPad 3, versão lightning.

Quanto ao iPad mini, é claramente uma resposta ao mercado de tablets, onde os tablets Android começam a ganhar terreno (relativo, pois o iPad ainda tem 68% de quota), com tablets de 7''. A grande ameaça acho que vem mais do Kindle Fire HD do que do Galaxy Tab, pela simbiose entre device e conteúdos. Mas o formato é muito interessante; onde trabalho há algumas tablet 7'' para development, e gosto bastante.

Onde a Apple ganha à competição é no facto de vir com 4G LTE. Acho que nenhum dos concorrentes ainda tem (?). Perde no écrã, mas era mais que evidente que ia ser 1024x768, para não criar problemas com as apps. O preço é bem mais caro que a concorrência, acho que ganhava mais tracção com os preços a começar em 299 USD.

= = =

... e em um mês, a Apple renova quase todos os seus produtos. iPhone, iPod, iPads, iMacs, MacBook Pros. Do ponto de vista logístico e organizacional, é um feito impressionante! A forma como está a "secar" os fornecedores e fabricantes na China, ao mesmo tempo que se liberta da Samsung como fornecedora, é assustadora. No outro dia, li que o Surface da Microsoft teve problemas de logística por causa da dificuldade em arranjar fornecedores para certos componentes.

Acho que a keynote foi talvez a melhor pós-Jobs. Os produtos lançados, na minha opinião, colocam outra vez os desktops, laptops e tablets da Apple de volta ao topo. Pena é que o triste MacPro tenha sido esquecido outra vez.

O MacMini, na versão "server" é mesmo muito interessante. O híbrido SSD+HDD é uma boa adição aos desktops, espero que na próxima revisão estenda-se aos MacBooks Pro (se bem que cheira-me que vão ficar-se pelos SSD, por causa do espaço e peso dos HDD.) Era a minha escolha para desktop, sem dúvida, com dual monitor. o iMac está lindíssimo.

o MacBook 13'' retina era obrigatório, e pelo que li, o écrã é muito bom. Sem leitor DVD... mas achei muito curiosa e estranha a entrada HDMI. Para quem estava a apostar no Thunderbolt em força, diria desnecessário e confuso.

Quanto ao iPad "3S", a pequena actualização do iPad 3 em 6 meses: é estranha a quebra do ciclo anual, mas percebe-se que a prioridade absouta da Apple agora era colocar a família iPod/iPhone/iPad compatível com novo cabo lightning, para aliviar um pouco o problema actual nos fornecedores de acessórios (onde a Apple está incluída).

Acho que é esse o único objectivo do "3S" antecipado. Já leio headlines a dizer "Apple screws iPad 3 owners"... bah. Ninguém compra gadgets só a pensar em vender... compra-os para usar, e o iPad 3 tem-se portado de forma impecável. Eu vejo apenas como um iPad 3, versão lightning.

Quanto ao iPad mini, é claramente uma resposta ao mercado de tablets, onde os tablets Android começam a ganhar terreno (relativo, pois o iPad ainda tem 68% de quota), com tablets de 7''. A grande ameaça acho que vem mais do Kindle Fire HD do que do Galaxy Tab, pela simbiose entre device e conteúdos. Mas o formato é muito interessante; onde trabalho há algumas tablet 7'' para development, e gosto bastante.

Onde a Apple ganha à competição é no facto de vir com 4G LTE. Acho que nenhum dos concorrentes ainda tem (?). Perde no écrã, mas era mais que evidente que ia ser 1024x768, para não criar problemas com as apps. O preço é bem mais caro que a concorrência, acho que ganhava mais tracção com os preços a começar em 299 USD.

= = =

... e em um mês, a Apple renova quase todos os seus produtos. iPhone, iPod, iPads, iMacs, MacBook Pros. Do ponto de vista logístico e organizacional, é um feito impressionante! A forma como está a "secar" os fornecedores e fabricantes na China, ao mesmo tempo que se liberta da Samsung como fornecedora, é assustadora. No outro dia, li que o Surface da Microsoft teve problemas de logística por causa da dificuldade em arranjar fornecedores para certos componentes.

Gostaste dos macbook pros sem quad core? Os mac Minis que ninguem compra levaram com eles. O retina 13 não. E ram? 8Gb. Queres mais? temos pena... Compras um macbook novo daqui a 2 anos se quiseres um melhor.

Foi uma apresentação impressionante em termos de músculo.

As minhas notas:

iMac: muito bonito mas pessoalmente não reconheço grande necessidade de diminuir significativamente as dimensões de um produto já de si compacto que fica sempre no mesmo lugar. Preferia de longe uma espessura uniforme com espaço para uma baía de 3,5" adicional. Espero que a RAM continue a ser user-serviceable!
De resto, não sei porquê achei estranho que logo após cantar o hino dos ecrãs retina, e que o MBP de 13" tenha uma definição maior do que ecrãs maiores da concorrência, apresentem aquelas resoluções no iMac, que é muito utilizado para actividades gráficas... e que! Não tem problemas em termos de GPU e bateria para alimentar um ecrã de elevada DPI, ao contrário do que pode acontecer nos portáteis.

MBP 13": fantástico, mas o preço é deal-breaker. 1800€ por um dual-core com gráfica integrada Intel e 128GB, sem expectativas de upgrades por parte do utilizador, não faz nada por mim. Percebo o apelo do ecrã retina e do SSD e da parte de ser fino, mas eu há 2 anos e meio dei 1150€ por um MBP 13" com gráfica Nvidia e 250GB de armazenamento (upgradable até para HDD+SDD se quiser) e não consigo justificar isto. Os computadores evoluem e são suposto serem melhores para os mesmos preços. O iPad retina não veio mais caro do que o não-retina do ano anterior.
Se tivesse que trocar, neste momento o mais apelativo é o Air de 13"... que estupidamente também traz resolução superior à do MBP não-retina.
@Português ao volante, a inclusão de HDMI não tem nada de surpreendente pois segue o mesmo caminho do MBP retina 15". Algo que de resto começou no Mac mini há 2 anos atrás.

iPad 4ª geração: o iPad 3ª geração nunca foi um upgrade total. Recebeu o ecrã retina mas manteve a mesma performance, nalguns casos até piorou. Para além disso a autonomia para não ser sacrificada teve que levar uma bateria maior e por consequência passou a ser mais pesado e grosso (e mesmo assim o grosso das impressões clama uma autonomia inferior). O salto de A5X para A6X é significativo em termos de performance, mas, mais importante do que isso, aparentemente a bateria será a mesma do 3 (deduzo pelas dimensões) pelo que espero que o processo de 32nm face ao de 45nm do A5 possa traduzir-se numa autonomia superior.
É no entanto um mid-life refresh. Penso que o iPad terá obrigatoriamente que ir no sentido de recuperar a "mobilidade" (dimensões + peso + eficiência energética) pelo menos do 2, e incluir coisas como a laminação do ecrã presente agora numa parte significativa dos produtos Apple, e aí sim poderá falar-se num salto geracional completo.

iPad mini: interessante para quem for apreciador ou tiver necessidade daquelas dimensões. Parece-me um bom produto, bonito e bem construído e funcionará bem. Podia vir ao preço psicológico de 300. Mas assim é. A resolução exigiria-se superior nestes dias, dada a concorrência, mas sabendo-se a simplicidade da Apple quanto ao tratamento dado ao iOS (e que tem bons resultados), já se sabia que era ou isto ou a versão retina disto (2048x1536). E retina só quando houver um SoC Apple em fim de vida que seja suficiente para o alimentar sem perdas de eficiência que exijam o trade-off observado no salto do iPad full-size para retina. Talvez o iPad mini de 2014.

O produto que mais me interessava ser apresentado hoje (e por sinal o mais barato [:)]) seria o iTunes 11 prometido para este mês. Pelos vistos ainda há que esperar. Esperemos que não hajam atrasos [;)]

Gostaste dos macbook pros sem quad core? Os mac Minis que ninguem compra levaram com eles. O retina 13 não. E ram? 8Gb. Queres mais? temos pena... Compras um macbook novo daqui a 2 anos se quiseres um melhor.

Espera pelos Geekbenches. [;)]
Quanto aos 8GB de RAM,qual é a crise?

Para já nenhuma. Mas vindo SOLDADA, consigo prever uma complicação futura bastante irritante. Se calhar fico mais desiludido pq era um potencial comprador do retina 13', e agora deixei de ser.

Para já nenhuma. Mas vindo SOLDADA, consigo prever uma complicação futura bastante irritante. Se calhar fico mais desiludido pq era um potencial comprador do retina 13', e agora deixei de ser.
Deixa-o maturar. 2 ou 3 gerações e deve estar no ponto.

Back