Tópico da Apple

Eu nao falei em alternativas. Isso tb o meu desktop faz e muito bem.

A tua cegueira pela Apple é tanta que nao consegues aceitar certas e determinadas decisões radicais da marca.

Diz-me cá porque é que o iPad 1 nao recebeu o iOS 6, ao passo que o iPod touch 4g (com o mesmo SoC e RAM) recebeu. De certeza que nao foi pela diferença mínima se resolução entre ambos...

[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

Já vi que não percebeste... NADINHA mesmo.

Digo-te de outro modo:

Instala, se faz favor, o Windows 7 ou 8 num PC 8086, 80286, 80386, 80486.
Consegues?
Não?

Pronto, acho que estamos entendidos.

É que a Microsoft não vende hardware. Pelo que não tem de suportar nada.
A Microsoft faz software para um dado processador. Acontece é que os
processadores sempre foram INTEL, pelo que a INTEL é que tem mantido
compatibilidade de instruções.

Estás a comparar duas coisas que não têm qualquer comparação.

Tens de ver assim:
Tanto tu como um gajo que tenha comprado um G4 ou G5, compraram
hardware. Tanto um hardware, como outro, vinham com um sistema
operativo. Usam o hardware e o sistema.
Passado algum tempo, há hardware novo e sistema novo.
Tu consideras que instalar um sistema novo é um upgrade. Eu considero
que fizeste um DOWNGRADE. Instalaste um sistema mais pesado num
computador com características inferiores às recomendadas para o novo
sistema. Ou seja, ficaste com um sistema MAIS LENTO do que aquele que
tinhas.
É exactamente o mesmo para o gajo que tenha o G4 ou o G5 e que instale
um LINUX: decidiu instalar OUTRO sistema. Tal como tu, instalaste OUTRO
sistema. Não me venhas dizer que isso que fizeste é um upgrade, ou que é
suporte...

Eu comprei um SONY VAIO VGN-AR21S há uns 10 anos. Vinha com XP.
Morreu com XP. Qualquer outro sistema Windows naquilo é um DOWNGRADE.

Quanto ao iOS no iPad...
Windows Phone 7 Users Can't Upgrade to WP8 | TechHive
Acabadinho de comprar, e sem possibilidade de instalar um OUTRO sistema...
Que dizes disto?

Mas continuou com suporte, não continuou? Aliás, tanto um como outro.

Depois eu é que sou fanático...
[:)] [:)] [:)] [:)]
E logo da Apple... O que vale é que, pelo menos, eu já fui fanático de tudo.
Ainda há pouco tempo eu era um "padre do Linux"...
[:)]

Eu sou realista.
E uso óculos, pelo que tentar atirar areia para os meus olhos não resulta.

Há mais de 30 anos que ando nisto, e há mais de 25 que trabalho em
desenvolvimento de software. Pelo que, já vi muita coisa, e sei bem como
as coisas funcionam.
Uma coisa eu tenho a certeza:
Comprei há uns meses o meu primeiro produto Apple, e sinceramente fui
estúpido em não ter comprado um há mais tempo. É simplesmente do
melhor hardware que tenho visto, e o sistema operativo deixa o Windows
a milhas de distância.

Por outro lado... um computador é um "consumível".
Duração típica:
Há 10 anos atrás: 4 anos.
Actualmente: 3 anos.
Guia Fiscal PwC 2013: Taxas de depreciação e de amortização fiscal
[TABLE="width: 100%"]
[TR]
[TD="class: tabelaTextCorBold, colspan: 4"]Tipo de bens[/TD]
[TD="class: tabelaTextCorBoldcentrado, align: center"]Taxa anual
quotas constantes (%)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: tabelaTextCorBold, colspan: 5"]Ativo fixo tangível[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="width: 20"] [/TD]
[TD="class: corpo, colspan: 2"]Edifícios e outras construções:[/TD]
[TD="class: corpo"]Edifícios industriais[/TD]
[TD="class: tabelafundo, bgcolor: #F5F5F5, align: center"]5,00[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Comerciais e administrativos[/TD]
[TD="class: tabelafundo, bgcolor: #F5F5F5, align: center"]2,00[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Equipamentos de uso geral:[/TD]
[TD="class: corpo"]Oficinas:[/TD]
[TD="class: corpo"]Carpintarias[/TD]
[TD="class: tabelafundo, bgcolor: #F5F5F5, align: center"]12,50[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Serralharias[/TD]
[TD="class: tabelafundo, bgcolor: #F5F5F5, align: center"]14,28[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Máquinas - ferramentas:[/TD]
[TD="class: corpo"]Ligeiras[/TD]
[TD="class: tabelafundo, bgcolor: #F5F5F5, align: center"]20,00[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Pesadas[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Aparelhagem e máquinas electrónicas[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Aparelhos de laboratório e precisão[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Equipamento de escritório (fotocopiadoras)[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Mobiliário[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Computadores[/TD]
[TD="class: tabelafundo, bgcolor: #F5F5F5, align: center"]33,33[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Programas de computador[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Aparelhos telemóveis[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo"]Veículos automóveis:[/TD]
[TD="class: corpo, colspan: 2"]Ligeiros e mistos[/TD]
[TD="class: tabelafundo, bgcolor: #F5F5F5, align: center"]25,00[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo, colspan: 2"]Pesados de passageiros[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo, colspan: 2"]Pesados e reboques, de mercadorias[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD="class: tabelaTextCorBold, colspan: 5"]Ativo intangível[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo, colspan: 3"]Projetos de desenvolvimento[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo, colspan: 3"]Elementos da propriedade industrial, tais como patentes, marcas, alvarás, processos de fabrico, moldes ou outros direitos assimilados, adquiridos a título oneroso e cuja utilização exclusiva seja reconhecida por um período limitado de tempo[/TD]
[TD="class: tabelafundo, bgcolor: #F5F5F5, align: center"]
Taxa determinada em função do período de tempo em que tiver lugar a utilização exclusiva​
[/TD]
[/TR]
[TR]
[TD] [/TD]
[TD="class: corpo, colspan: 3"]Trespasse/Goodwill[/TD]
[TD="class: tabelafundo, bgcolor: #F5F5F5, align: center"]
Não é amortizável, exceto em caso de deperecimento efetivo, devidamente comprovado e autorizado pela AT​
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Portanto, se cumprir o serviço por 4 anos ou mais, já é bom.
Pensar que um computador faz sentido ser actualizável é ridículo.

Nuno156, um computador não é um consumível, nem mesmo entre aspas.

Tens razão.
Não é um consumível... é um bem perecível.
Ou o "comes" antes de apodrecer, ou então esbanjaste dinheiro.

Se pretenderes levar a conversa a sério, então vê bem a definição de consumível:
Consumables - Wikipedia, the free encyclopedia
Consumables (also known as consumable goods, nondurable goods, or soft goods) are goods that, according to the 1913 edition of Webster's Dictionary, are capable of being consumed; that may be destroyed, dissipated, wasted, or spent. John Locke specifies these as "consumable commodities."[SUP][1][/SUP] People have, for example, always consumed food and water. Consumables are in contrast to durable goods.Consumables are products that consumers use recurrently, i.e., items which "get used up" or discarded. For example consumable office supplies are such products as paper,pens, file folders, post-it notes, computer disks, and toner or ink cartridges. This is in contrast to capital goods or durable goods in the office, such as computers, fax machines, and other business machines or office furniture.[SUP][2][/SUP]
For arc welding one uses a consumable electrode. This is an electrode that conducts electricity to the arc but also melts into the weld as a filler metal.[SUP][3][/SUP]
Consumable or disposable products associated with the preparation or presentation of serving food include but is not limited to plastic, foam, paper goods and cleaning supplies.
Consumable goods are usually excluded from warranty policies, as it is considered that covering them would excessively increase the cost of the premium.

Durable good - Wikipedia, the free encyclopedia
In economics, a durable good or a hard good is a good that does not quickly wear out, or more specifically, one that yields utility over time rather than being completely consumed in one use. Items like bricks could be considered perfectly durable goods, because they should theoretically never wear out. Highly durable goods such as refrigerators, cars, or mobile phones usually continue to be useful for three or more years of use,[SUP][1][/SUP] so durable goods are typically characterized by long periods between successive purchases.Examples of consumer durable goods include cars, household goods (home appliances, consumer electronics, furniture, etc.), sports equipment, firearms, and toys.
Nondurable goods or soft goods (consumables) are the opposite of durable goods. They may be defined either as goods that are immediately consumed in one use or ones that have a lifespan of less than 3 years.
Examples of nondurable goods include fast moving consumer goods such as cosmetics and cleaning products, food, fuel, beer, cigarettes, medication, office supplies, packaging and containers, paper and paper products, personal products, rubber, plastics, textiles, clothing, and footwear.
While durable goods can usually be rented as well as bought, nondurable goods generally are not rented. While buying durable goods comes under the category of Investment demand of Goods, buying Non-Durables comes under the category of Consumption demand of Goods.

Ora bem...
Consideram discos, diskettes, CD-RW, DVD-RW, BD-RE, etc. como sendo consumíveis.
E consideram computadores como bens duráveis.
Vês o ridículo disto? Actualmente os suportes magnéticos e ópticos duram mais, e podem
ser reutilizados durante mais tempo, do que um computador.

E uma vez que os computadores já estão a ser considerados como tendo uma vida
útil de 3 anos (finanças em Portugal, Canadá, Austrália, ...), parece-me perfeitamente
natural que comecem a ser encarados como consumíveis (com ou sem aspas).

Principalmente quando estamos a falar de computadores de 500€ ou menos, com sistemas
Windows que vão ficando cada vez mais lentos, e que passados 2 anos já estão mais que
obsoletos.

Aliás...

A definição mais correcta para equipamentos tecnológicos como:
- computadores
- telemóveis
- tablets
- etc.

É:
CONSUMÍVEIS DE LUXO

São consumíveis ao preço de bens duráveis.

Num desktop faz sentido actualizar. Alias, os desktops continuam a fazer sentido em relação aos portáteis em muita coisa.

Exemplo, tenho o mesmo desktop desde 2008. Vá, board ( socket 775 ) e cpu ( Core 2 Duo e8200 ).

Há dois anos levou + ram e uma gráfica nova. Feito, continua para as curvas e se fosse preciso corria todos os jogos actuais ( a resoluções contidas, 1440*960 salvo erro ). Não é o caso porque uso-o para trabalhar, e muito raramente jogo.

Mas gosto de saber que se quisesse podia jogar [:D]

Num portátil nunca senti necessidade. Seja por usar Linux, seja porque quando se começa a arrastar já não vai lá com upgrades.

Num desktop faz sentido actualizar. Alias, os desktops continuam a fazer sentido em relação aos portáteis em muita coisa.

Exemplo, tenho o mesmo desktop desde 2008. Vá, board ( socket 775 ) e cpu ( Core 2 Duo e8200 ).

Há dois anos levou + ram e uma gráfica nova. Feito, continua para as curvas e se fosse preciso corria todos os jogos actuais ( a resoluções contidas, 1440*960 salvo erro ). Não é o caso porque uso-o para trabalhar, e muito raramente jogo.

Mas gosto de saber que se quisesse podia jogar [:D]

Num portátil nunca senti necessidade. Seja por usar Linux, seja porque quando se começa a arrastar já não vai lá com upgrades.

Mesmo num desktop acho que não faz sentido.
É certo que faz mais sentido que num laptop.
Mas...
Na Austrália as finanças aplicam taxas de depreciação diferentes consoante se trate
de um desktop (4 anos) ou um laptop (3 anos).
Ainda assim, uma diferença de 1 ano não é suficiente para que faça muito mais
sentido que um desktop seja actualizável.

Aliás...
Em casa eu utilizava desktops para ter servidores em Linux.
Agora uso nettops.

Acer AspireRevo - Wikipedia, the free encyclopedia

Menos consumo, menos ruído, e desempenho mais que suficiente. Ou seja, maior
eficiência.

E considero-os como consumíveis, tal como aos desktops que usava anteriormente.
Quando os desktops pifaram, não os reparei... substituí-os... pelos nettops mais
eficientes.

Num desktop faz sentido actualizar.

Claro que faz. No entanto, como eu disse, normalmente (talvez exceptuando a gráfica), para ter um incremento de performance considerável, por vezes aproveita-se a caixa, a fonte e pouco mais (e os periféricos, claro).

De qualquer das maneiras, se não jogas, porquê o upgrade da gráfica? Qualquer gráfica de há 10 anos com 256 Mb de Ram chega e sobra para as tarefas 2D mais exigentes...

Depende sempre do uso que se faça do PC, para saber se vale a pena os upgrades ou não. No meu caso, como sou jogador de PC, vale e muito.

Para quem usa o PC para coisas básicas, em que dificilmente esbarra com limitações, obviamente pouco sentido fará.

A ser assim vou deixar o meu 4S quietinho sem o update!:sh)

É capaz de ser melhor, o meu ficou hoje na assistência técnica da FNAC. Dizem que vão tentar um restauro do sistema e atualizar a versão 7.1.1. Caso não dê, vão enviar diretamente para a assistência Apple.
Esta porcaria desta brincadeira, no minimo, vai-me custar 39 euros!

Depende sempre do uso que se faça do PC, para saber se vale a pena os upgrades ou não. No meu caso, como sou jogador de PC, vale e muito.

Para quem usa o PC para coisas básicas, em que dificilmente esbarra com limitações, obviamente pouco sentido fará.

Bons tempos... a adrenalina que era instalar uma placa gráfica nova e passar a noite a correr benchmarks... [:cool:]

É capaz de ser melhor, o meu ficou hoje na assistência técnica da FNAC. Dizem que vão tentar um restauro do sistema e atualizar a versão 7.1.1. Caso não dê, vão enviar diretamente para a assistência Apple.
Esta porcaria desta brincadeira, no minimo, vai-me custar 39 euros!

Tentaste DFU mode + restauro?

Pergunta:
Imaginem que se esquecem da password do iTunes e o telefone não vos deixa entrar. Há forma de ultrapassar isto, com um reset ou algo do género? Ou o telefone fica mesmo inutilizado?
Perguntaram-me isto hoje e eu nem sabia que não sabendo o código o telefone bloqueia.

Tens razão.
Não é um consumível... é um bem perecível.
Ou o "comes" antes de apodrecer, ou então esbanjaste dinheiro.

Se pretenderes levar a conversa a sério, então vê bem a definição de consumível:
Consumables - Wikipedia, the free encyclopedia

Durable good - Wikipedia, the free encyclopedia

Ora bem...
Consideram discos, diskettes, CD-RW, DVD-RW, BD-RE, etc. como sendo consumíveis.
E consideram computadores como bens duráveis.
Vês o ridículo disto? Actualmente os suportes magnéticos e ópticos duram mais, e podem
ser reutilizados durante mais tempo, do que um computador.

E uma vez que os computadores já estão a ser considerados como tendo uma vida
útil de 3 anos (finanças em Portugal, Canadá, Austrália, ...), parece-me perfeitamente
natural que comecem a ser encarados como consumíveis (com ou sem aspas).

Principalmente quando estamos a falar de computadores de 500€ ou menos, com sistemas
Windows que vão ficando cada vez mais lentos, e que passados 2 anos já estão mais que
obsoletos.

Lê melhor as tuas próprias buscas. O critério não é o da durabilidade isolada pura e simples. Se assim fosse então um tinteiro seria um bem de capital, porque pode durar depois de impresso dezenas e dezenas de anos. O critério estabelece que um consumível desgasta-se no processo de produção, ou seja, o seu uso pressupõe um consumo tal que, apesar de não integrar o produto final (nesse caso seria matéria-prima ou consumo intermédio), o impede de ser utilizado em novo ciclo produtivo sem te perdido qualidades. Ora um computador não satisfaz esse critério. Um computador é, sem a mais pequena margem para dúvidas, um bem de capital.
Não há aqui ridículo nenhum. Há convenções muito bem estabelecidas que funcionam perfeitamente. E não confundas prazo de amortização com durabilidade do bem. Com a excepção de que a durabilidade >= prazo de amortização (porque se não for, o bem abate-se às contas), não tem mais nada a ver uma coisa com a outra. Nas empresas há muitos (a maioria, provavelmente) computadores com mais de 5 anos, alguns com 10 e 15, totalmente amortizados há muito, que continuam a produzir e a contribuir para gerar valor.
Ah, e falar de bem perecível faz ainda menos sentido.

Last edited:
Claro que faz. No entanto, como eu disse, normalmente (talvez exceptuando a gráfica), para ter um incremento de performance considerável, por vezes aproveita-se a caixa, a fonte e pouco mais (e os periféricos, claro).

De qualquer das maneiras, se não jogas, porquê o upgrade da gráfica? Qualquer gráfica de há 10 anos com 256 Mb de Ram chega e sobra para as tarefas 2D mais exigentes...

Muito raramente, andei no GtaIV e recentemente o Hitman [;)] O meu problema, à excepção destes dois são que me aborreço com os jogos depois.

E que grande offtopic que para aqui meti [;)]

Tentaste DFU mode + restauro?

Tentei tudo e mais alguma coisa e nada. Quando fui á Clinica da Fnac, ontem, o funcionário ligou-o ao pc e tentou abrir o iTunes a ver se reconhecia. Disse-me que estava em modo de recuperação e que iam tentar restaurar o sistema implementando já a versão de software 7.1.1.

Se não der, têm de enviar para a Apple.......e um gajo sem telefone, fogo, sensação estranha!

Pessoal, qual a melhor forma para escrever em discos externos NTFS no Mavericks?

O disco é usado em Windows e Mac, não pode ser em FAT32 porque utiliza-se ficheiros grandes.

Pessoal, qual a melhor forma para escrever em discos externos NTFS no Mavericks?

O disco é usado em Windows e Mac, não pode ser em FAT32 porque utiliza-se ficheiros grandes.

Tenho o Tuxera NTFS.

O NTFS-3G é de graça, mas penso que tem um limite na velocidade de transferência o que não é nada bom para usar com regularidade.

PS: podes formatar o disco em exFAT que já suporta ficheiros grandes e tem suporte nativo no OS X sem necessidade de instalar outras coisas.

Tenho o Tuxera NTFS.

O NTFS-3G é de graça, mas penso que tem um limite na velocidade de transferência o que não é nada bom para usar com regularidade.

PS: podes formatar o disco em exFAT que já suporta ficheiros grandes e tem suporte nativo no OS X sem necessidade de instalar outras coisas.
Obrigado!

Realmente sou bastante leigo na área da maçã:sh)

Back