Tópico da Apple

Acrescento:

Os pioneiros do uso de interfaces internos proprietários de modo a dificultar upgrades, os pioneiros da eliminação de sockets substituídos por componentes permanentemente soldados, os pioneiros da substituição dos encaixes e parafusos substituídos por adesivo, os pioneiros das baterias integradas, os pioneiros da obsolescência programada pela via da impossibilidade de upgrade em modelos ainda perfeitamente capazes,(...) tudo isto para o beneficio das pessoas e do planeta.

Só compra quem quer![;)]

São das poucas marcas que fazem updates a modelos com 4 ou 5 anos, realmente que sacanas.. apr:)

Já agora nesse video do iPhone 5S o gajo tira uma foto e aquilo traduz, que app faz isso?

Só compra quem quer![;)]

Ninguém falou em comprar... abordei unicamente o que considero um clip demagogo disfarçado de awareness ambiental.

Realmente o mundo está entregue aos religiosismos fundamentalistas e cegos que só contribuem para o proveito dos espertos face à estupidificação das massas.

Ninguém falou em comprar... abordei unicamente o que considero um clip demagogo disfarçado de awareness ambiental.

Realmente o mundo está entregue aos religiosismos fundamentalistas e cegos que só contribuem para o proveito dos espertos face à estupidificação das massas.

O mundo está é entregue a pessoas invejosas que se preocupam mais em arranjar defeitos para as coisas que não possuem em vez de desfrutarem do que podem ou querem comprar, basta passar pela secção automóvel para perceber isso! na tecnologia é igual!

A grande parte de quem diz mal seja de um iPhone ou de um Android nunca sequer o experimentou de verdade

São das poucas marcas que fazem updates a modelos com 4 ou 5 anos, realmente que sacanas.. apr:)

Já agora nesse video do iPhone 5S o gajo tira uma foto e aquilo traduz, que app faz isso?

E já agora, do mesmo anúncio, alguém sabe quais são as Apps que:
- medem o batimento cardíaco ao pugilista, via câmera e flash,
- identifica as estrelas apontando para o céu de noite?

Spotify Is About To Blow Past iTunes In Europe - Business Insider

Era previsivel, o modelo de negocio do iTunes é do seculo passado, a partir do momento que existem modelos de streaming ilimitados pagos ao mês, o modelo do iTunes deixou de fazer sentido. iTunes radio sao apenas respostas timidas que não chega.

A Apple tomou a decição de prolongar o modelo altamente lucrativo em vez de o ajustar ( passar para streamming ilimitado ) e se não ganha coragem para fazer esta mudança, que vai ter custos, pode perder o comboio da industria que ela própria reinventou com o iPod.

O mundo está é entregue a pessoas invejosas que se preocupam mais em arranjar defeitos para as coisas que não possuem em vez de desfrutarem do que podem ou querem comprar, basta passar pela secção automóvel para perceber isso! na tecnologia é igual!

A grande parte de quem diz mal seja de um iPhone ou de um Android nunca sequer o experimentou de verdade

É curiosa a reacção de alguns se alguém critica seja o que for. Mais curiosa é a utilização de argumentos que muito pouco ou nada têm a ver com a critica em si.

Perfeitos exemplos se observaram aqui. Perante uma critica legitima que refere alguns pontos menos positivos relativos à obsolescência e consequente acréscimo na produção de resíduos com impacto ambiental, só conseguem discutir com respostas do género: "Só compra quem quer!" ou "as pessoas são invejosas e querem arranjar defeitos para o que não possuem".

Enfim...

Estás a deturpar os factos e as palavras e a levar a conversa para onde queres. Talvez fosse boa ideia saberes do que falas antes de falar; talvez fosse boa ideia não dizer mal só por dizer.

;)

Todo o sistema ubíquo está sujeito à obsolescência programada, a começar pela arquitectura de hw, passando pelo sistema operativo e acabando no suporte.
Isto enquanto não houver possibilidade de instalar outro sistema operativo, como se faz num vulgar PC.

Já na assemblagem de computadores pessoais, também não concordo com o "cortar de pernas" à possibilidade de expansão futura após venda (aumentar RAM, trocar disco). Mas não é nada que as marcas não tentam imitar mais cedo ou mais tarde.

É curiosa a reacção de alguns se alguém critica seja o que for. Mais curiosa é a utilização de argumentos que muito pouco ou nada têm a ver com a critica em si.

Perfeitos exemplos se observaram aqui. Perante uma critica legitima que refere alguns pontos menos positivos relativos à obsolescência e consequente acréscimo na produção de resíduos com impacto ambiental, só conseguem discutir com respostas do género: "Só compra quem quer!" ou "as pessoas são invejosas e querem arranjar defeitos para o que não possuem".

Enfim...

Posso responder eu, à crítica em si.

Quantos computadores é que alguma vez tiveste, nos quais fizeste upgrade e
que tenhas continuado a usar por mais 6 meses depois do upgrade?

E quantos é que, mesmo podendo ser feito o upgrade na placa, tinham o
hardware necessário disponível e/ou compatível?

Na minha experiência de mais de 30 anos a usar computadores, só posso
afirmar que essa história de upgrades é irrelevante, e cada vez será mais.

Exemplos:

Há cerca de 30 anos eu tinha um Amstrad PC 1512 DD CM.
Vinha com 512 KiB de RAM, e dois drives de diskettes de 5"1/4.
Comprei uns chips de memória, e enfiei nos sockets.
Comprei um controlador de disco, e um disco de 60MiB, e instalei.

Passado um tempo, o disco aterrou.
Comprei um 386SX. Nunca lhe fiz um upgrade.

Comprei um Pentium PRO. Custou 600.000$00 + 300.000$00 em acessórios.
Nunca lhe fiz um upgrade.
Mesmo que quisesse, passado pouco tempo não podia.
As novas memórias tinham conectores diferentes, os discos também, já
para não falar nos processadores.

Isto nos anos 90, como se pode ver pelos preços em Escudos.
Depois disto, a tendência é para piorar.

Quando se sente a necessidade de um upgrade, já a tecnologia é diferente.
Mudam os conectores todos. Os upgrades dentro da mesma tecnologia são
limitados, e a melhoria que os upgrades possível conseguem fazer é tão
limitada que passado pouco tempo após um upgrade já existe nova necessidade,
e nessa altura é impossível melhorar o que quer que seja. Ou seja, os upgrades
duram muito pouco tempo e a troca é inevitável.

Já tive uns 10 ou mais desktops.
Já tive quase 10 laptops.

Se há muitos anos, nos desktops, fazia sentido ser possível fazer um upgrade,
tem vindo a ser cada vez mais difícil actualizar o que quer que seja nos
computadores.
Nos laptops... ainda menos.

A memória máxima, que é o mais importante para o desempenho de um
computador, está limitada, por exemplo.

Dou mais uns exemplos:

Há muitos anos comprei um SONY VAIO VGN-AR21S.
Topo de gama. Ecrã de 1920x1200. Foram "só" 3000€.
Problema:
Vinha com 2GiB de RAM.
Limite: 2GiB.
Que interessava se a memória era soldada ou não?

Uns amigos pediram-me para melhorar o desempenho dos laptops deles.
Tinham pouca memória instalada. Comprei no EBAY. Instalei.
Ficaram mais rápidos (menos SWAP para a memória virtual).
Passado pouco tempo estavam a comprar portáteis novos.

Tinha um LENOVO T400.
Estava só com 3GiB de RAM.
Serve perfeitamente para todas as tarefas de trabalho excepto uma:
correr máquinas virtuais.
Pedi um para me arranjarem memórias para aquilo, de modo a ficar
com 8GiB (limite máximo).
Não há em lado nenhum. Os slots até são iguais, a tecnologia também,
mas são todas incompatíveis, ou porque não são 1066MHz (só aceita
com este clock, e o que se encontra para aí são 1333MHz), ou por outras
características quaisquer.
As únicas memórias 1066MHZ que encontraram eram para Mac.
Experimentei, não funcionavam. Dei-as a um colega cujo Mac só tinha 4GiB,
ficou com 8GiB.
O LENOVO ficou para um colega que não necessita de correr máquinas
virtuais.

Eu, de qualquer modo prefiro o meu Mac pessoal, pelo que faço BYOD.

Portanto, sabendo o que eu sei, não tive problema nenhum em comprar
este Mac que tem TUDO soldado.
Se avariar, vai para reparação. Se estiver lento... é porque já estamos em
2020 e estará na altura de comprar outro.
Por alguma razão comprei com o máximo de RAM (16GiB), e com 512GiB
de SSD.

Não há problema de upgrades, porque não há upgrades a fazer. Sempre
(desde há uns anos - mais de 10 - para cá) foi assim, mesmo nos
computadores onde nada estava soldado.

Nuno156,

Tenho de concordar. Cada vez menos os upgrades fazem sentido. Com a evolução da tecnologia, as mudanças nos tipos de ligações, um upgrade é aquela coisa que se gasta dinheiro antes de se comprar um equipamento novo. O único que ainda fazia sentido (e agora começa a fazer menos, com clouds e discos externos) é upgrade a discos.

Nuno156,

Tenho de concordar. Cada vez menos os upgrades fazem sentido. Com a evolução da tecnologia, as mudanças nos tipos de ligações, um upgrade é aquela coisa que se gasta dinheiro antes de se comprar um equipamento novo. O único que ainda fazia sentido (e agora começa a fazer menos, com clouds e discos externos) é upgrade a discos.

Exceptuando o AMSTRAD dos anos 80 que vinha sem disco, nunca senti a
necessidade de fazer upgrade de disco nos meus computadores. Nunca
cheguei a encher um disco.

Quanto ao Apple que eu tenho:
MacBook Pro 15" Retina Display Late 2013 Teardown - iFixit

Upgrades ainda vão fazendo sentido nos desktops, os desktops é que cada vez menos fazem sentido... ;)
Quanto aos Macs, não me chateia o upgrade (por isso veio logo também com 16gb de Ram e 512 de SSD), chateia-me é que por qualquer avaria tenha que ir para um reparador autorizado, o que custa tempo e dinheiro, enquanto que noutro portátil, tudo o que fosse avaria de discos, memória ou bateria se reparava em casa sem grande chatice...

Exceptuando o AMSTRAD dos anos 80 que vinha sem disco, nunca senti a
necessidade de fazer upgrade de disco nos meus computadores. Nunca
cheguei a encher um disco.

Quanto ao Apple que eu tenho:
MacBook Pro 15" Retina Display Late 2013 Teardown - iFixit

Tens sorte... Eu só do meu casamento, porque na altura deixei no contrato que além dos trabalhos editados, queria os brutos tanto das fotos como do video, recebi mais de 350 GB em conteudos.. :sh) Sem contar com os anos de fotografias minhas em RAW que guardo religiosamente, que com as máquinas de 6 Mpixels tinham 8 ou 10 MB, mas actualmente com as máquinas atuais têm com facilidade 20, ou 30MB.. etc.. etc..

Quando montei o meu actual desktop achei que 750GB iam dar para muitos e bons anos... Como estava enganado..

Para quem não quer manter a mesma máquina por muitos anos, é normal que ache normal toda esta obsolescência programada.

Estou a escrever este post num Presscott 540J (desktop) com 9 anos, que levou update de RAM, gráfica e PSU ao longo do tempo.

Se vocês gostam de trocar de computador de "2 em 2 anos", é convosco. Mas é absurdo chegar ao cúmulo de soldar a própria RAM e disco na board.

PS: E dispenso tiques de fanatismo, porque tenho 2 iPods e sou capaz de equacionar um iPad quando a Apple lançar novos. Apenas sou contra o incentivo forçado ao consumismo desenfreado.

Não percebo como se pode usar a Apple como exemplo de obsolescência programada. Os seus computadores sãos dos que mais tempo duram sem necessidade de trocar por outro. A mesma coisa com a durabilidade dos seus ipods, iphones e talvez dos Ipads.

Não percebo como se pode usar a Apple como exemplo de obsolescência programada. Os seus computadores sãos dos que mais tempo duram sem necessidade de trocar por outro. A mesma coisa com a durabilidade dos seus ipods, iphones e talvez dos Ipads.

Além de durarem mais tempo a nível físico, são dos que mais têm suporte da própria marca ao nível de software durante mais tempo que outras marcas.

Percebo que a questão das memórias e discos soldados revolte um pouco, mas não foi isso que me demoveu de comprar um MBPr. Se preferia que não estivessem soldados para poder fazer upgrades quando bem me apetecer? Sem dúvida. Preferia deixar essa opção em aberto. Mas iria mesmo fazer algum upgrade? Dúvido muito, porque comprei a versão com 8GB de RAM.

Nos anteriores portáteis que tive, só fiz upgrade à RAM. O resto nunca mexi, porque não precisei. No desktop, a história é outra, mas, sinceramente, comprei o MBPr, precisamente porque queria um computador para não ser alterado (nem ter vontade de alterar) durante vários anos (uns 4).

Voltar
Superior