msantos, eu sou um comum utilizador que percebe pouco de computadores.
Mas tenho a boa sorte de ter uma amiga que trabalha na segurança informática (ela foi uma das responsáveis pela criação do sistema de segurança informática de uma das maiores empresas multinacionais portuguesas) e ela sempre me disse isto: "Tó, nenhum sistema ligado à net é verdadeiramente seguro, não importa aquilo que digam. Se possível, evita utilizar a net para qualquer transacção bancária ou acesso às tuas contas, e guarda as tuas senhas em qualquer lugar, excepto num computador com net."
Eu pessoalmente sigo os conselhos desta minha amiga.
Eu não seguiria.
A tua amiga deveria procurar rápido outra profissão.
Basicamente, o que ela está a dizer é que não sabe fazer rigorosamente nada para proteger
um sistema.
A menos que... tu a tenhas interpretado-a mal... e não terás percebido que ela te estava a
dizer que para ti (pessoalmente) nenhum sistema é seguro.
O factor de risco varia mais de pessoa para pessoa do que de sistema para sistema.
Exemplo:
Durante muitos anos usei sistemas Microsoft (mais de 20 anos), e fartei-me de ver vírus a
passarem-me ao lado (computadores de colegas de trabalho), sem nunca ter apanhado
nenhum. Sistemas iguais, mesma rede local... pessoas diferentes.
Portanto, como a protecção depende mais das pessoas do que dos sistemas, o risco depende
do conhecimento das acções tomadas por cada um. Quando se sabe bem o que se está a fazer,
e se conhecem os riscos inerentes a cada uma das acções que se está a fazer, dificilmente
haverá perigo.
NOTA:
Ninguém é perfeito. Azares (distracções) acontecem.
O que estamos aqui a falar é no grau de radicalismo com o qual pretendemos viver.
Existe o risco de saíres à rua e seres atropelado. Deixas de sair à rua?
Ou seja, a meu ver, se a informação estiver devidamente protegida (sabendo que o está), é
mais seguro ter a informação guardada digitalmente (com backups) do que num pedaço de
papel.