Tópico da Apple

Desculpem a minha ignorância, mas o que é que isto faz a mais do que uma smarttv? Eu na minha tenho wifi e as aplicações youtube, daily motion etc...quando quero ver filmes HD passo para uma pen ou ligo o disco rigido à TV. Só se for para comprar os filmes/series dos Itunes, mas pessoalmente não compro esses conteúdos.
Já pensei foi comprar um mac mini para servir de computador e média center na sala mas ainda estou a amadurecer esta ideia, precisamente pelos factos que descrevi acima.

Se já tens uma smart tv, não faz muito mais. Para quem não tem uma smart tv, faz sentido.

O problema da Smartv é o impossibilidade (ou melhor a disponibilidade) de instalação de aplicações para ler conteudos e fontes ... Nisso a apple tv é um mundo.

As minhas Tv's sao todas smart e nunca usei aquela treta ... prefiro a apple tv com jb claro.

A minha Apple TV até Streaming da minha conta cardshare faz ... esteja eu em qualquer parte do mundo ... até com o telemovel a fazer de hotspot

O problema da Smartv é o impossibilidade (ou melhor a disponibilidade) de instalação de aplicações para ler conteudos e fontes ... Nisso a apple tv é um mundo.

As minhas Tv's sao todas smart e nunca usei aquela treta ... prefiro a apple tv com jb claro.

A minha Apple TV até Streaming da minha conta cardshare faz ... esteja eu em qualquer parte do mundo ... até com o telemovel a fazer de hotspot

Consegues fazer isso numa Apple TV 3?

As Smart TV ainda são algo limitadas, não substituem a sério um Média Center. No entanto, isso deve estar prestes a mudar, já começam a aparecer TVs com Android, onde se pode fazer 1001 coisas.

A Apple também já comprou uma empresa qualquer relacionada com conteúdos nas TVs.

Última edição:
Estou numa fase a nivel pessoal e profissional que isto é só usernames e passwords para tudo e mais alguma coisa, ainda por cima várias das passwords têm exigências especificas, pelo que não posso por igual para tudo e está a andar, alguem usa alguma aplicação para iphone que seja gratuita para guardar isto de forma segura? Um colega meu usa uma que se chama minha pasta, mas é paga, pouco na verdade, mas não gostei muito do grafismo dela, por isso se alguem conhecer uma melhor...
O meu colega guarda lá tudo: códigos de cartão de crédito, multibanco, passaporte, contribuinte, etc...ainda lhe disse que não devia ser muito seguro pois podiam gamar-lhe a informação online, mas ele disse-me que a aplicação não tendo permissões para ir à net não o consegue fazer, confirma-se?
Estou farto de andar com papelinhos na carteira!

Downloads - KeePass

Permite criar um certificado com password, encriptando os conteúdos com esse certificado.
Para ter acesso aos conteúdos guardados, só na posse dos 3 items:
- Base de dados com os conteúdos a proteger.
- Certificado
- Password do certificado

Tipicamente...
... password guardada na memória da pessoa
... certificado guardado no dispositivo no qual se pretende ter acesso aos conteúdos
... base de dados com os conteúdos guardados centralmente num servidor (pode ser na cloud)

Não é necessário que o certificado esteja guardado de forma centralizada (num servidor, nem
tão pouco na cloud), mas é o que faz mais sentido, porque assim os mesmos conteúdos podem
ser consultados e alterados em vários dispositivos sem ser necessário andar a fazer cópias.

msantos, eu sou um comum utilizador que percebe pouco de computadores.

Mas tenho a boa sorte de ter uma amiga que trabalha na segurança informática (ela foi uma das responsáveis pela criação do sistema de segurança informática de uma das maiores empresas multinacionais portuguesas) e ela sempre me disse isto: "Tó, nenhum sistema ligado à net é verdadeiramente seguro, não importa aquilo que digam. Se possível, evita utilizar a net para qualquer transacção bancária ou acesso às tuas contas, e guarda as tuas senhas em qualquer lugar, excepto num computador com net."

Eu pessoalmente sigo os conselhos desta minha amiga.

Eu não seguiria.
A tua amiga deveria procurar rápido outra profissão.
Basicamente, o que ela está a dizer é que não sabe fazer rigorosamente nada para proteger
um sistema.
A menos que... tu a tenhas interpretado-a mal... e não terás percebido que ela te estava a
dizer que para ti (pessoalmente) nenhum sistema é seguro.

O factor de risco varia mais de pessoa para pessoa do que de sistema para sistema.

Exemplo:
Durante muitos anos usei sistemas Microsoft (mais de 20 anos), e fartei-me de ver vírus a
passarem-me ao lado (computadores de colegas de trabalho), sem nunca ter apanhado
nenhum. Sistemas iguais, mesma rede local... pessoas diferentes.

Portanto, como a protecção depende mais das pessoas do que dos sistemas, o risco depende
do conhecimento das acções tomadas por cada um. Quando se sabe bem o que se está a fazer,
e se conhecem os riscos inerentes a cada uma das acções que se está a fazer, dificilmente
haverá perigo.

NOTA:
Ninguém é perfeito. Azares (distracções) acontecem.
O que estamos aqui a falar é no grau de radicalismo com o qual pretendemos viver.
Existe o risco de saíres à rua e seres atropelado. Deixas de sair à rua?

Ou seja, a meu ver, se a informação estiver devidamente protegida (sabendo que o está), é
mais seguro ter a informação guardada digitalmente (com backups) do que num pedaço de
papel.

Nuno156, ela nunca me disse para guardar essas informações num papel - eu é que sugeri isso mais acima, assim como podia ter sugerido uma pen, etc, um qualquer meio digital, ou não digital, sem ligação à internet.

E ela não faz - pelo que eu sei - rigorosamente nada que esteja ligado a aceder à conta bancária ou algo de semelhante pela internet.

Talvez ela (e eu) sejamos demasiado preocupados com tudo isto (senhas, homebanking, etc), mas ela, acredita se quiseres, é uma profissional naquilo que faz e com importantes responsabilidades na segurança informática (de que eu percebo "nicles") de certas instituições de renome, que levam muito a sério a segurança dos seus dados e de seus clientes.

Nuno156, ela nunca me disse para guardar essas informações num papel - eu é que sugeri isso mais acima, assim como podia ter sugerido uma pen, etc, um qualquer meio digital, ou não digital, sem ligação à internet.

E ela não faz - pelo que eu sei - rigorosamente nada que esteja ligado a aceder à conta bancária ou algo de semelhante pela internet.

Talvez ela (e eu) sejamos demasiado preocupados com tudo isto (senhas, homebanking, etc), mas ela, acredita se quiseres, é uma profissional naquilo que faz e com importantes responsabilidades na segurança informática (de que eu percebo "nicles") de certas instituições de renome, que levam muito a sério a segurança dos seus dados e de seus clientes.

Eu, por outro lado, ando nisto há mais de 25 anos, e acedo às contas através do
telemóvel.

Penso que ela não está muito segura do trabalho que faz.
O que me deixa preocupado se uma dessas instituições de renome for um banco.
Se uma das instituições for o Continente... então não me espanta:
Cartões do Continente alvo de ataque informático - PÚBLICO

Ela tem certificação do BSI?
Duvido.

Da-se... que não percebi nada do que está aqui escrito. [8b]

Também já andei a ver pelo site da Apple e não percebi para que serve aquilo.

Tenho que admitir que estou a ficar ultrapassado. [:D]

Com falhas de segurança em redes (inclusive em redes "privadas"), aplicações de homebanking de grandes bancos com graves falhas de segurança e o falhanço (de que ela já me me falava há uma dúzia de anos atrás, se bem me lembro) cada vez mais claro de protocolos de segurança que as pessoas consideram normalmente fiáveis, aceder a certos sites (homebanking especialmente) na net é uma lotaria... uma lotaria que pode sair muito cara.

Mas enfim, faz como quiseres.

Da-se... que não percebi nada do que está aqui escrito. [8b]
Também já andei a ver pelo site da Apple e não percebi para que serve aquilo.
Tenho que admitir que estou a ficar ultrapassado. [:D]

Serve para comprar conteúdos no iTunes, para depois ver e ouvir na TV.
Tem alguns canais à borla, como é o caso do YOUTUBE (embora com alguns conteúdos
bloqueados).

Com falhas de segurança em redes (inclusive em redes "privadas"), aplicações de homebanking de grandes bancos com graves falhas de segurança e o falhanço (de que ela já me me falava há uma dúzia de anos atrás, se bem me lembro) cada vez mais claro de protocolos de segurança que as pessoas consideram normalmente fiáveis, aceder a certos sites (homebanking especialmente) na net é uma lotaria... uma lotaria que pode sair muito cara.

Ah!
Afinal sempre estamos no capítulo do não sair à rua porque se pode morrer atropelado.

Ok.

Já agora, mais uma questão (esta é de algibeira):

Ela usa Windows?
[:)] [:)] [:)] [:)]

Eu, por outro lado, ando nisto há mais de 25 anos, e acedo às contas através do
telemóvel.

Penso que ela não está muito segura do trabalho que faz.
O que me deixa preocupado se uma dessas instituições de renome for um banco.
Se uma das instituições for o Continente... então não me espanta:
Cartões do Continente alvo de ataque informático - PÚBLICO

Ela tem certificação do BSI?
Duvido.

Ainda noutro dia estava a vêr um documentário no Odisseia em que um hacker dizia que a partir do momento em que um qualquer computador está ligado à net, existe sempre a possibilidade, ainda que remota, de um acesso não autorizado de fora. O que não faltam por aí são noticias de ataques mais ou menos bem sucedidos a FBI, CIA, NSA, etc. Provavelmente ela tem uma verdadeira noção do que se passa por essa net fora e prefere evitar o problema a tentar remediá-lo à posteriori. Cada um com a sua panca! [;)]

Pessoalmente, tenho a mesma experiência que tu, do que me lembro, o único virus que apanhei foi o blaster numa vez que fiz uma reposição de sistema e estupidamente liguei o pc ao modem da TVCabo antes de instalar um Anti-virus no Windows.
E faço bastantes operações com o "home-banking", de tal modo que normalmente o cartão matriz é sempre substituído antes do fim da validade devido ao número de utilizações. Até hoje, felizmente, nada de anormal a relatar. Mas não tenho falsas ilusões de que estou totalmente protegido e que nada mal irá acontecer. Acima de tudo bom senso e uma boa dose de desconfiança saudável.

Ainda noutro dia estava a vêr um documentário no Odisseia em que um hacker dizia que a partir do momento em que um qualquer computador está ligado à net, existe sempre a possibilidade, ainda que remota, de um acesso não autorizado de fora. O que não faltam por aí são noticias de ataques mais ou menos bem sucedidos a FBI, CIA, NSA, etc. Provavelmente ela tem uma verdadeira noção do que se passa por essa net fora e prefere evitar o problema a tentar remediá-lo à posteriori. Cada um com a sua panca! [;)]

Pessoalmente, tenho a mesma experiência que tu, do que me lembro, o único virus que apanhei foi o blaster numa vez que fiz uma reposição de sistema e estupidamente liguei o pc ao modem da TVCabo antes de instalar um Anti-virus no Windows.
E faço bastantes operações com o "home-banking", de tal modo que normalmente o cartão matriz é sempre substituído antes do fim da validade devido ao número de utilizações. Até hoje, felizmente, nada de anormal a relatar. Mas não tenho falsas ilusões de que estou totalmente protegido e que nada mal irá acontecer. Acima de tudo bom senso e uma boa dose de desconfiança saudável.

Provavelmente não tem.
Ou então não é nem uma panca nem uma desconfiança saudável... é paranóia.

Eu roço a paranóia, e não sou radical desse modo.
E tenho consciência das ameaças. Sei como se faz. Sei como se protege.
Sei que não sou 100% imune. Há toneladas de pontos de rotura que eu deveria estar
a proteger nos meus sistemas pessoais (que tenho em casa e que uso pessoalmente).
Mas a probabilidade de lá chegarem é ínfima. Mais facilmente ganho o Euromilhões
sem jogar.

Quanto à TV Cabo (ZON/NOS), não sei como é que isso está, mas há uns 10 anos
ainda estava muito mal. Era tudo corrido a MODEMs, e como o cabo era partilhado
por centenas de utilizadores, ficava tudo na mesma "rede local". Bastava um gajo
ligar um computador sem FIREWALL ao MODEM e era atacado enquanto o diabo
esfrega o olho. Com os routers as coisas são bastante mais seguras, pois o NAT e a
FIREWALL do router impedem a maioria do esterco. O problema fica apenas do lado
dos utilizadores:
- Usam o UPnP por causa dos jogos.
- Metem o computador na DMZ por causa dos jogos.
- Instalam troianos para crackar os jogos.
- etc.

E quando não são os jogos, são os filmes, as músicas, as emissões piratas de futebol,
etc.

Serve para comprar conteúdos no iTunes, para depois ver e ouvir na TV.
Tem alguns canais à borla, como é o caso do YOUTUBE (embora com alguns conteúdos
bloqueados).

Curiosamente, eu até uso mais a ATV como forma de fazer mirroring do Mac, ou até para usar a plenitude das 42" que tenho na TV da sala como 2º monitor de trabalho.

Curiosamente, eu até uso mais a ATV como forma de fazer mirroring do Mac, ou até para usar a plenitude das 42" que tenho na TV da sala como 2º monitor de trabalho.

Sim, também.
Aliás, foi por ter visto isso a funcionar que comprei a Apple TV.
É melhor do que estar a ligar cabos HDMI do computador à TV.
[;)]

Já que falas nisso:
Consegues ter os 1920x1080 na totalidade com o AirPlay?
É que ficam-me sempre umas margens pretas à volta da imagem que vem do Mac.

Provavelmente não tem.
Ou então não é nem uma panca nem uma desconfiança saudável... é paranóia.

Eu roço a paranóia, e não sou radical desse modo.
E tenho consciência das ameaças. Sei como se faz. Sei como se protege.
Sei que não sou 100% imune. Há toneladas de pontos de rotura que eu deveria estar
a proteger nos meus sistemas pessoais (que tenho em casa e que uso pessoalmente).
Mas a probabilidade de lá chegarem é ínfima. Mais facilmente ganho o Euromilhões
sem jogar.

Quanto à TV Cabo (ZON/NOS), não sei como é que isso está, mas há uns 10 anos
ainda estava muito mal. Era tudo corrido a MODEMs, e como o cabo era partilhado
por centenas de utilizadores, ficava tudo na mesma "rede local". Bastava um gajo
ligar um computador sem FIREWALL ao MODEM e era atacado enquanto o diabo
esfrega o olho. Com os routers as coisas são bastante mais seguras, pois o NAT e a
FIREWALL do router impedem a maioria do esterco. O problema fica apenas do lado
dos utilizadores:
- Usam o UPnP por causa dos jogos.
- Metem o computador na DMZ por causa dos jogos.
- Instalam troianos para crackar os jogos.
- etc.

E quando não são os jogos, são os filmes, as músicas, as emissões piratas de futebol,
etc.

A moça pode adoptar a mesma táctica do autor de "Game of Thrones" que tem um pc com DOS e Wordperfect(?) para escrever os livros. Assim não há ninguém que lá consiga aceder a partir de fora. Como disse acima: pancas.

A situação do vírus foi mesmo há coisa de uns 10/12 anos. Usava aquele famoso modem da Octal e a rede da TVCabo estava pejada de vírus na altura. Acho que as coisas andam melhores por agora: por defeito nem consegues têr acesso à configuração do router por Wi-Fi. [;)]

Voltar
Superior