Nuno156
New member
Genericamente até leio os teus posts com atenção, mas acho que abusas nas tuas afirmações e acho que a tua fundamentação cheia de links e carradas de informação que são chinês para o utilizador comum, a chamada óptica do utilizador. Falas muito em conceitos e tecnologias que são desconhecidas para muitos utilizadores do SI/TI de uma empresa.
Eu trabalho na área da banca (TI), e usa-se muito o Excel para transmitir informação e não só, e agora? É da era da pedra? É, mas ao mesmo tempo é daqueles softwares "que toda a gente conhece" mas que tem montes de funcionalidades por trás e que permite fazer muita coisa. Se soubesses que as tuas informações bancárias podem andar num XLS dava-te um ataque. [] Já devias saber que a pior barreira para um Administrador de Sistemas/Programador/Analista de Sistemas/Gestor de Projecto etc etc são os utilizadores, dizer à Dª Maria dos RH que vai passar a extrair mapas através do último grito da tecnologia XPTO que custa 5 milhões de € depois de 20 mapas extrair mapas excelentemente em EXCEL ou através do ERP ou whatever é uma chatice.
Também já devias saber que nem sempre o melhor/mais caro/último grito é o melhor...
Take it easy. []
Bof... há coisas bem piores que isso...
[
Aliás, a propósito... Alguém se lembra quando a PT forneceu um XLS com o registo
de chamadas, e que estavam lá outras chamadas que não deveriam estar?
[
Bem, provavelmente não fui explícito...
Eu não estou a dizer que essa prática não existe, antes pelo contrário.
O que eu estou a dizer é que é totalmente errada (para não dizer idiota).
Nem tão pouco estou a dizer que não se devam usar folhas de cálculo.
Apenas me refiro ao uso de ficheiros de folhas de cálculo como suporte de informação,
por oposição a apenas apoio de trabalho.
Tenho um cliente que, para simplificar a utilização do GUI da aplicação, tem uma
funcionalidade na própria aplicação que exporta para um ficheiro EXCEL os dados
financeiros a trabalhar, o utilizador edita esse ficheiro EXCEL, e depois importa o
ficheiro na aplicação.
O ponto é: os dados estão numa aplicação própria para o efeito (com uma base de
dados relacional, e sistema de BI), sendo que o EXCEL é usado apenas como uma
ferramenta de edição de valores, e nunca para partilha de dados, muito menos para
reporting. Para reporting usam-se ferramentas apropriadas, como as de BI.
Aliás, se eu fosse CEO de uma empresa onde me entregassem relatórios financeiros
em ficheiros EXCEL, iam logo todos de carrinho. Actualmente, para gerir um negócio
ou uma empresa, os relatórios devem ser obtidos em tempo real. É para isso que
existem as ferramentas de BI.
Mas sim, tens razão, para uma pequena-mini-micro-nano-empresa não faz sentido
ter BI. Provavelmente nem EXCEL. Um papel e lápis acaba por ser a melhor ferramenta.
[