Tópico da Apple

Genericamente até leio os teus posts com atenção, mas acho que abusas nas tuas afirmações e acho que a tua fundamentação cheia de links e carradas de informação que são chinês para o utilizador comum, a chamada óptica do utilizador. Falas muito em conceitos e tecnologias que são desconhecidas para muitos utilizadores do SI/TI de uma empresa.

Eu trabalho na área da banca (TI), e usa-se muito o Excel para transmitir informação e não só, e agora? É da era da pedra? É, mas ao mesmo tempo é daqueles softwares "que toda a gente conhece" mas que tem montes de funcionalidades por trás e que permite fazer muita coisa. Se soubesses que as tuas informações bancárias podem andar num XLS dava-te um ataque. [:D] Já devias saber que a pior barreira para um Administrador de Sistemas/Programador/Analista de Sistemas/Gestor de Projecto etc etc são os utilizadores, dizer à Dª Maria dos RH que vai passar a extrair mapas através do último grito da tecnologia XPTO que custa 5 milhões de € depois de 20 mapas extrair mapas excelentemente em EXCEL ou através do ERP ou whatever é uma chatice.

Também já devias saber que nem sempre o melhor/mais caro/último grito é o melhor...

Take it easy. [;)]

Bof... há coisas bem piores que isso...
[:)]

Aliás, a propósito... Alguém se lembra quando a PT forneceu um XLS com o registo
de chamadas, e que estavam lá outras chamadas que não deveriam estar?

Bem, provavelmente não fui explícito...
Eu não estou a dizer que essa prática não existe, antes pelo contrário.
O que eu estou a dizer é que é totalmente errada (para não dizer idiota).

Nem tão pouco estou a dizer que não se devam usar folhas de cálculo.
Apenas me refiro ao uso de ficheiros de folhas de cálculo como suporte de informação,
por oposição a apenas apoio de trabalho.

Tenho um cliente que, para simplificar a utilização do GUI da aplicação, tem uma
funcionalidade na própria aplicação que exporta para um ficheiro EXCEL os dados
financeiros a trabalhar, o utilizador edita esse ficheiro EXCEL, e depois importa o
ficheiro na aplicação.
O ponto é: os dados estão numa aplicação própria para o efeito (com uma base de
dados relacional, e sistema de BI), sendo que o EXCEL é usado apenas como uma
ferramenta de edição de valores, e nunca para partilha de dados, muito menos para
reporting. Para reporting usam-se ferramentas apropriadas, como as de BI.

Aliás, se eu fosse CEO de uma empresa onde me entregassem relatórios financeiros
em ficheiros EXCEL, iam logo todos de carrinho. Actualmente, para gerir um negócio
ou uma empresa, os relatórios devem ser obtidos em tempo real. É para isso que
existem as ferramentas de BI.

Mas sim, tens razão, para uma pequena-mini-micro-nano-empresa não faz sentido
ter BI. Provavelmente nem EXCEL. Um papel e lápis acaba por ser a melhor ferramenta.
[;)]

O que o Nuno no alto da sua sapiência ainda não quis perceber é que todas as maiores empresas do mundo, e eu repito em letras grandes, TODAS, o que inclui software shops, banca, energéticas, etc, até algumas empresas “concorrentes” da MSFT, em TODAS, se usa Excel de uma maneira ou de outra, e todas facturam biliões! Mas o Nuno vai-lhes vender a sua solução milagrosa e todas elas vão ficar maravilhadas, porque nunca ninguém nestas empresas sugeriu tal coisa... ah e tal... e se deixássemos de usar Excel, e passássemos todos a usar soluções de BI e apenas partilhar ficheiros em pdf...

Ocasionalmente uso o Numbers.
Mas raramente, sejam folhas de cálculo, sejam documentos de texto, partilho documentos editáveis.
Sempre que é para partilhar o que quer que seja, uso PDF.
Se o trabalho for de edição conjunta, uso Google Drive/Docs.

O que se retira da tua afirmação, é que achas que faz sentido partilhar um excel em .pdf!

Eu por um lado até percebo o Nuno, no seu papel de administrador de sistemas ou gestor de projecto ou whatever...

Simplesmente gosta de ver as coisas em condições, vive o sonho de ter uma infra-estrutura perfeita, desde ao nível de um SAP todo configuradinho e parametrizado com 2 bacanos sempre a fazer manutenção ao SAP, integrado com um SAS sempre a deitar informação por todo o lado, tudo armazenado em Data Warehouses do caraças, com armazenamento físico em NAS, tudo com um rigor de segurança física e lógica acima de qualquer suspeita, ah e claro, Windows nem pensar.
Isto sem falar na gestão de acessos por impressão digital e na rede estruturada tudo Cisco do bom e do melhor...

Agora vai dizer que Cisco, SAS e SAP é muito mainstream e que conhece 300 outras soluções muito mais adequadas, mais baratas e melhores. [:D] [:D]

[;)]

O que o Nuno no alto da sua sapiência ainda não quis perceber é que todas as maiores empresas do mundo, e eu repito em letras grandes, TODAS, o que inclui software shops, banca, energéticas, etc, até algumas empresas “concorrentes” da MSFT, em TODAS, se usa Excel de uma maneira ou de outra, e todas facturam biliões! Mas o Nuno vai-lhes vender a sua solução milagrosa e todas elas vão ficar maravilhadas, porque nunca ninguém nestas empresas sugeriu tal coisa... ah e tal... e se deixássemos de usar Excel, e passássemos todos a usar soluções de BI e apenas partilhar ficheiros em pdf...

O que se retira da tua afirmação, é que achas que faz sentido partilhar um excel em .pdf!

Achas?!
Fazes, então uma utilização muito limitada da ferramenta, se pensas que o
resultado da utilização da mesma apenas serve para partilhar e/ou imprimir
(seja para PDF ou não).

Quanto ao resto, o que tu não percebeste no alto da tua sapiência é que eu
uso folhas de cálculo. Pelo que estar a referir o óbvio (que se usa em todas
as maiores empresas do mundo, e acrescento: do universo), faz tanto sentido
como estar a explicar-me o trabalho que eu faço todos os dias.

O que parece ainda não teres entendido (o Gmigas entendeu), é que o
problema não está em utilizar vs não utilizar. O problema está no PROPÓSITO
com o qual se usa.

Explico:

Em termos de trabalho NÃO SE PARTILHAM FICHEIROS EDITÁVEIS. Seja
Excel, Numbers, Word, Pages, Writer, Calc, ou quaisquer outros. Se a
ideia é partilhar CONTEÚDOS editáveis, usam-se ferramentas ADEQUADAS
a esse efeito. No limite que sejam Google Drive/Docs ou equivalente da
Microsoft. Tipicamente, o trabalho colaborativo deve ser realizado em
plataformas próprias para trabalho colaborativo, coisa que ficheiros NÃO SÃO.
Muito menos quando se enviam os ficheiros para outras pessoas (como
referiste). Quando muito, poderá ser feito com a tecnologia Microsoft que
permite a edição simultânea de ficheiros comuns (partilhados, por oposição
a cópias enviadas).
Document collaboration and co-authoring - SharePoint Server

Isto sem prejuízo de que as ferramentas devem ser usadas dentro dos
propósitos para os quais foram criadas, e tendo em conta as suas limitações.
E dificilmente aceito que se possa chamar "relatório" a um ficheiro de EXCEL.
Pergunta lá às Finanças (ou melhor: pergunta cá) se aceitam o SAF-T numa
folha de cálculo EXCEL.
SAF-T - Wikipedia, the free encyclopedia

Deveríamos nós aqui (utilizadores Apple) estar a discutir a falha gravíssima
do iWork não implementar o formato aberto ODF, para garantir que poderíamos
usar as ferramentas da Apple de modo a que o conteúdo do nosso trabalho
pudesse ser aberto daqui a 20 anos sem problemas em qualquer sistema, e
estamos a branquear um formato proprietário que nem tão pouco é da Apple.

Eu por um lado até percebo o Nuno, no seu papel de administrador de sistemas ou gestor de projecto ou whatever...

Simplesmente gosta de ver as coisas em condições, vive o sonho de ter uma infra-estrutura perfeita, desde ao nível de um SAP todo configuradinho e parametrizado com 2 bacanos sempre a fazer manutenção ao SAP, integrado com um SAS sempre a deitar informação por todo o lado, tudo armazenado em Data Warehouses do caraças, com armazenamento físico em NAS, tudo com um rigor de segurança física e lógica acima de qualquer suspeita, ah e claro, Windows nem pensar.
Isto sem falar na gestão de acessos por impressão digital e na rede estruturada tudo Cisco do bom e do melhor...

Agora vai dizer que Cisco, SAS e SAP é muito mainstream e que conhece 300 outras soluções muito mais adequadas, mais baratas e melhores. [:D] [:D]

[;)]

Eu também percebo... mas no mundo real, sim, as empresas usam Excel para coisas que não deviam...

Agora vou dar uma de Nuno e postar uns links que ninguém quer saber e nunca ninguém vai clicar [:)][:)]

Ten Reasons Your Users Won

Damn you, Excel spreadsheets, JP Morgan Chase edition – Quartz

[;)]

Estás a falar da concorrência...
Nós somos apologistas de Dogfooding.
Eating your own dog food - Wikipedia, the free encyclopedia

PS:
Não sei onde foste buscar essa de "administrador de sistemas".
Gestor de projecto até imagino que tenha sido quando andei aqui à procura de
uma aplicação de gestão de projectos para OS X (acabei por comprar a OmniPlan).
Mas administrador de sistemas é que não estou mesmo a ver?
É por eu saber de Linux?
É que isto da informática, ainda antes de ser profissão, e antes da universidade, já
era o meu hobby. E continua a ser. Há mais de 30 anos.

Eu também percebo... mas no mundo real, sim, as empresas usam Excel para coisas que não deviam...

Agora vou dar uma de Nuno e postar uns links que ninguém quer saber e nunca ninguém vai clicar [:)][:)]

Ten Reasons Your Users Won

Damn you, Excel spreadsheets, JP Morgan Chase edition – Quartz

Claro que usam.
Excel e outras ferramentas, mesmo sem estarem relacionadas com a informática.

Onde é que isso contradiz o que eu disse?

Repara que isto começou quando eu disse:

Ocasionalmente uso o Numbers.
Mas raramente, sejam folhas de cálculo, sejam documentos de texto, partilho documentos editáveis.
Sempre que é para partilhar o que quer que seja, uso PDF.
Se o trabalho for de edição conjunta, uso Google Drive/Docs.

Não gosto de misturas.
Se o trabalho é meu, faço-o como me dá maior produtividade.
Se querem a minha ajuda... não me obriguem a usar coisas nas quais não confio.

Eu disse que EU partilho as coisas em PDF.
E já aqui expliquei porque o faço, e as razões pelas quais é errado partilhar conteúdos em ficheiros
editáveis (principalmente se forem formatos proprietários).

Que há muita gente a usar mal as ferramentas já eu sei.
Farto-me de receber ficheiros editáveis sem necessidade nenhuma.

Mesmo que estejam em formato aberto, ou sejam trocados entre sistemas 100% compatíveis,
estão a dar-me acesso a um ficheiro que, 1 segundo depois de ter sido recebido já pode estar
totalmente desactualizado (porque o autor editou e alterou o ficheiro depois de o enviar).

O que me leva a esta outra discussão do CJR:

ECOSSISTEMA!

Não propriamente o ecossistema, mas a parte CLOUD do mesmo, onde os documentos estão
centralizados (na nuvem iCloud), por forma a evitar o problema das múltiplas cópias não
sincronizadas de um mesmo documento.

Viva a Apple!
[:p]

EDIT:
A respeito dos links... deixo outros:
http://blogs.wsj.com/washwire/2014/05/22/reinhart-rogoff-and-the-spreadsheet-error-a-year-later/
http://www.publico.pt/politica/noti...-o-ministerio-publico-pedir-listagens-1245173

Última edição:
Estás a falar da concorrência...
Nós somos apologistas de Dogfooding.
Eating your own dog food - Wikipedia, the free encyclopedia

PS:
Não sei onde foste buscar essa de "administrador de sistemas".
Gestor de projecto até imagino que tenha sido quando andei aqui à procura de
uma aplicação de gestão de projectos para OS X (acabei por comprar a OmniPlan).
Mas administrador de sistemas é que não estou mesmo a ver?
É por eu saber de Linux?
É que isto da informática, ainda antes de ser profissão, e antes da universidade, já
era o meu hobby. E continua a ser. Há mais de 30 anos.
Meras suposições, não sei o que fazes em concreto, mas pelas tuas conversas deduzi que fizesses algo do género.

Até entendo o Nuno. Ferramentas colaborativas não faltam, e sempre queimam (aka poupam) algumas etapas desnecessárias quando se faz partilha de info por ficheiro, independentemente do formato.

Além de que a entrega de um ficheiro editável acaba sempre por ser um potencial foco de chatice, numa organização, a propósito do tracking de alterações e questões de autoria e responsabilidade de informação (se bem que o próprio Excel tem formas, chatas admito, de controlar isso).

Só que este gajo tem uma maneira estranha de colocar o seu ponto de vista. [:D] Sobretudo sempre com muitos links. [:D]

Até entendo o Nuno. Ferramentas colaborativas não faltam, e sempre queimam (aka poupam) algumas etapas desnecessárias quando se faz partilha de info por ficheiro, independentemente do formato.

Além de que a entrega de um ficheiro editável acaba sempre por ser um potencial foco de chatice, numa organização, a propósito do tracking de alterações e questões de autoria e responsabilidade de informação (se bem que o próprio Excel tem formas, chatas admito, de controlar isso).

Só que este gajo tem uma maneira estranha de colocar o seu ponto de vista. [:D] Sobretudo sempre com muitos links. [:D]

Já viste o que seria se eu fosse perfeito?
Teria de mudar de nick para Deus156, e o fórum não deixa mudar de nick.
(sim, as regras do fórum também se aplicam a Deus)

Yah... eu sei.
Já no trabalho tenho cuidado com os e-mails, e sempre que alguém
começa a responder meio "virado", deixo de usar o e-mail e vou lá
falar presencialmente. A última vez foi uma discussão de semântica.
Um dos elementos do projecto dizia que a aplicação dele não gerava
tráfego, quando na realidade gera tráfego através de outra aplicação
(um broker), o que vai dar ao mesmo. Tive de fazer 10km para ir
falar com ele pessoalmente.
Enfim... Limitações neste meio de comunicação.
De qualquer modo, não acontece com toda a gente. Há uns quantos
casos mais "susceptíveis". Lá na empresa, até ver, acho que é só com
esse que mencionei, ou pelo menos não me recordo de outras
situações. Acho que a maioria do pessoal conhece-me suficientemente
bem para compreender onde eu pretendo chegar.

Já viste o que seria se eu fosse perfeito?
Teria de mudar de nick para Deus156, e o fórum não deixa mudar de nick.
(sim, as regras do fórum também se aplicam a Deus)

Yah... eu sei.
Já no trabalho tenho cuidado com os e-mails, e sempre que alguém
começa a responder meio "virado", deixo de usar o e-mail e vou lá
falar presencialmente. A última vez foi uma discussão de semântica.
Um dos elementos do projecto dizia que a aplicação dele não gerava
tráfego, quando na realidade gera tráfego através de outra aplicação
(um broker), o que vai dar ao mesmo. Tive de fazer 10km para ir
falar com ele pessoalmente.
Enfim... Limitações neste meio de comunicação.
De qualquer modo, não acontece com toda a gente. Há uns quantos
casos mais "susceptíveis". Lá na empresa, até ver, acho que é só com
esse que mencionei, ou pelo menos não me recordo de outras
situações. Acho que a maioria do pessoal conhece-me suficientemente
bem para compreender onde eu pretendo chegar.

Gostava de te ver a falar presencialmente.
Tenho curiosidade sobretudo para perceber como mostrarias os links. [:D]

No MB Air vais ficar maravilhado com a rapidez com que fazes as mudanças de apps e de ficheiros abertos dentro de cada app. O SSD ajuda bastante o conjunto (CPU, RAM etc) a correr bem o OSX.

Por exemplo imagina que tens 2 janelas de browser (com tabs abertas), 4 pdfs, 2 words e 3 excels. Este tipo de situações para mim é relativamente comum.

Com quatro dedos para cima (ou no botão "mission control", que está no sítio do F3) ele mete-te todas as apps abertas e com quatro dedos para baixo ele mete-te todos os ficheiros/janelas da mesma app expandidos.

Assim percebe-se melhor:

missioncontrol-full-246059.jpg

Acho que isto é o ideal para quem procura rapidez, fluídez, eye candy (os olhos também comem) e produtividade.

Foste logo pegar numa coisa tão banal.

O problema é que qualquer portátil de 500 a 600 € te faz isso que tu disseste [;)]

O problema é que qualquer portátil de 500 a 600 € te faz isso que tu disseste [;)]

O Windows XP e o Linux com XFCE são mais rápidos.
As janelas estão todas listadas na barra de tarefas.

Não é necessário:
- fazer gestos
- esperar que as miniaturas apareçam
- procurar o que nos interessa no meio das miniaturas
- abrir

No XP/XFCE:
- procurar o que nos interessa na barra de tarefas
- abrir

Metade dos passos.
[:p]

Achas que ela vai aceitar bem essa troca?
Se chegares um dia a casa, e tiveres as malas à porta, já sabes...

:-D Na realidade tem sido ela que tem insistido, e não é a primeira vez. O ipad foi-lhe oferecido, e para o que faz com ele (mails, alguma net, facebook, e ler ficheiros) não precisa de grande máquina. Além disso diz o android é mais fácil.

Eu estive há bocado a vaguear novamente um pouco pelo sistema, e visualmente é um sistema muito mais maduro e clean do que o android. Dá logo para perceber pelas definições, e pela forma como as coisas estão estruturadas. Também me parece que a fluidez do iOS é devido a isso, às coisas serem bastante fechadas, deixando pouco espaço para o erro. O conceito icloud é fantástico, fazendo o backup automático de praticamente tudo o que temos no dispositivo.

Por outro lado já sei que me vão matar, mas se o iOS é uma mais valia, o hardware da máquina não me parece estrondoso. Abrir o itunes é a patinar, e o mesmo se passa com algumas páginas net. O so é bastante "aveludado", mas não é nenhum foguete em termos de desempenho.

Uma dúvida: a minha mulher tem centenas de pdfs no ibooks e quer passa-los para algo "físico", seja ele pc, mac, ou android. Melhor (única? ) solução, cabo usb?

Tens razão, fui burro. Devia ter poupado €400 e ir para um portátil desses...

No entanto se a marca é assim tão má que fazes tu neste tópico? Pois...

Segundo que eu saiba pelo menos em Windows não há está ferramenta.

Terceiro um MB vale pelo todo. Ecrã, construção, trackpad e teclado de qualidade, materiais premium, resistência física e durabilidade acima da média e ainda o OSX que em teoria só podes ter num Mac.

Se não gostas tudo bem, eu estou satisfeito e é isso que me interessa.

O iTunes é o iTunes... Para o bem e para o mal.

E não estou bem a ver o que significa "páginas net a patinar"...

Ficava a pastelar um pouco, mas nada de especial. Pode ser impressão minha (confesso que por enquanto ainda é uma impressão muito em cima do joelho), mas parece-me que a navegação é mais rápida no meu actual tablet.

Aqui disordo.....foi o pior telemovel que tive

Um telemovel deve ser como Linux. Não chatear nem falhar como tu defendes...[;)]
Como o meu IPhone falhou (2x) vai de vela. Dispenso. Quero um telefone para trabalhar ou seja chamadas, sms e e-mail. Se nem isso este IPhone consegue fazer, então desculpem mas não presta.

Esta noite carreguei o E71... e vamos embora...........este sim.....um telemóvel a sério......

Voltar
Superior