Oh Nuno, também não sejas tão radical assim, quem ler certas coisas que escreves até parece que um PC Windows precisa de ser formatado de mês a mês, caso não seja exclusivamente usado para ler emails e escrever uns relatórios.
Eu sou utilizador de Mac para trabalhar, mas tenho também um PC Desktop que uso quase só exclusivamente para jogar, por motivos óbvios (melhor compatibilidade, maior poder computacional, melhor refrigeração, etc...). Por isso, posso falar com conhecimento de causa, visto que uso os dois SOs actualmente.
Tirando as vezes em que faço upgrade a um SSD de boot, dificilmente faço uma formatação. A última que fiz, não por problemas, mas sim por ter substituído o SSD por um de maior capacidade, foi na altura do Windows 8.1, já lá vão 3 anos e continua a contar.
Hoje, o PC continua ultra rápido, sem erros, a funcionar normalmente, tal como se espera. Agora, quem andar nos "martelanços", não há SO que resista, nesses casos tanto se fica apeado num Windows como num macOS/OSX.