Tópico da Apple

Eles dizem que agora está muito melhor:

"Google says Chrome is able to reclaim as much as 100MiB (or over 20 percent on some sites) by using foreground tab memory more efficiently, and on macOS it’s saving up to 8 percent of its memory usage based on how it handles background tabs (something which Chrome already does on other platforms). Google says these improvements on macOS have benefited the browser’s Energy Impact score by as much as 65 percent, “keeping your Mac cooler and those fans quiet.”

Google says Chrome 89 keeps your Mac cooler, and saves ‘significant memory’ on Windows - The Verge (Chrome 89 março 2021)

Google’s latest Chrome update delivers ‘largest performance gain in years’ - The Verge (Chrome 87 novembro 2020)

Aparentemente já disseram isso várias vezes...
Não sei se é verdade desta vez, e também não vou saber por experiência própria, porque o Safari é tudo o que necessito.
Funciona muito bem, estável, rápido, ligeiro, e está 100% integrado no sistema com acesso ao KeyChain, e contas de sistema (nem tão-pouco tenho de digitar os códigos 2FA dos bancos).

Eu acabei por desistir da assinatura do Lightroom por causa do Creative cloud. Sempre que ligava o PC aquela mrd arrancava e ficava para ali a aquecer o computador e não havia maneira de desativar aquilo (pelo menos para o meu nível de conhecimentos [:D]), só mesmo desinstalando.

Eu tive uma trabalheira para conseguir desinstalar tudo.

Aquilo deixou ficheiros espalhados pelo computador todo.
Parecem as instalações do Windows.
Irra!

No Windows é fácil, Ctrl+Alt+Del -> Gestor de Tarefas -> Desativar tudo da Adobe...

Vejam só a quantidade de serviços que lançam no arranque e com alto impacto.

6zeg5En.jpg

Aparentemente já disseram isso várias vezes...
Não sei se é verdade desta vez, e também não vou saber por experiência própria, porque o Safari é tudo o que necessito.
Funciona muito bem, estável, rápido, ligeiro, e está 100% integrado no sistema com acesso ao KeyChain, e contas de sistema (nem tão-pouco tenho de digitar os códigos 2FA dos bancos).
No Windows também mudei totalmente para o Edge e apesar de ter a mesma base do Chrome é mais rápido e consome menos recursos. (Mas o anterior Edge era bastante melhor nesses pontos)

Eu tive uma trabalheira para conseguir desinstalar tudo.

Aquilo deixou ficheiros espalhados pelo computador todo.
Parecem as instalações do Windows.
Irra!

Por acaso tenho pena porque gostava de trabalhar com lightroom (tiro muita fotografias por lazer). E sempre eram 100 paus por ano, mas eles é que perdem.

Agora ando a ver o que utilizar: Capture One Dxo, ... tenho que perder um bocado de tempo a instalar as versões de teste.

No Windows é fácil, Ctrl+Alt+Del -> Gestor de Tarefas -> Desativar tudo da Adobe...

Vejam só a quantidade de serviços que lançam no arranque e com alto impacto.

6zeg5En.jpg

Admitindo que respeitam o que o user pede...
O problema é que não respeitam.

Aliás, nota-se logo pelo modo sub-reptício de como instalam as aplicações.

O uninstall não desinstala tudo.
A ferramenta que depois têm de full unistall também não desinstala tudo.
E têm ficheiros espalhados por tudo quanto é disco.

Aquilo é programado por macacos amestrados, só pode.

Não. Nunca me falhou.

Também queria usar Linux mas depois não tenho o meu Safari, iMessage, Numbers e Notes. [s)]
E ainda não há Ubuntu/Mint para ARM nem hardware minimamente parecido com o do novo M1 Air.

Adoro o Ubuntu como está actualmente mas falta-lhe estas coisas que fazem a diferença.
Eu uso cada vez menos o Mac, mas quando uso preciso de Numbers e Safari, essencialmente estas duas.

PS: E iCloud!!! É tão seamless que até me esqueço!
As propostas da Apple são imbatíveis de facto. Desde o parafuso até ao ícone da bateria.

Última edição:
O Magsafe deste iMac deve ser o sistema que vamos ver nos futuros MBP 14 e 16 que devem sair algures entre set e nov (falta pouco). Gosto mto disto estar de volta, até pq liberta uma porta USB-C que tanta falta faz (sobretudo nos Macs com apenas duas).

[...]
O cabo entrançado que vem neste iMac é exatamente (numa versão mais grossa) o que constava nos rumores que do iPhone 12, que acabou por não se concretizar.

Possivelmente por já não terem conseguido produzir novos cabos destes entrançados a tempo é que foi adiado para o iPhone 12S/13?

Ou se calhar foi um destes cabos para o iMac que foi apanhado numa fábrica na China? que acabou fotografado (na altura não se sabendo para que era e assumiu-se que seria para o i12) e nem se percebia bem a grossura? (ou então era mm para o i12 e foi adiado).

Isto não li em lado nenhum, estou agora a somar 1+1. O iPhone 12S/13 deve já trazer um destes cabos diria, e é um bom upgrade. Tenho vários cabos destes entrançados nos carros e em casa e são mto melhores que os da Apple.

Por falar em cabos, magsafe e upgrades, isto foi a melhor coisa que fiz por mim próprio na qualidade de pastor de uma manada de zingarelhos recarregáveis:

H51d016d7493c4af7af2a182884ccc110i.jpg_220x220q90.jpg_.webp

Destes dealers: https://www.aliexpress.com/item/4001139641708.html e https://www.aliexpress.com/item/1005001524934944.html

Aconselho a pagar o shipping mais rápido, antes que caia a guilhotina de 1 de Julho.

Bom, começo a ponderar seriamente comprar o novo iPad Pro 12”9 512gb e pôr totalmente de lado o Mac, formatando-o e pondo-o em Boot Camp para alguma eventualidade que possa surgir.

Sim, é algo muito controverso, mas a verdade é esta, desde que comprei um iPad Air 256gb nem toco no Mac e não vou comprar um MacBook de 1600€ para depois ficar meses parado...

Assim, a potência do IPad Pro, os 512Gb, a excelência a nível de multimédia, a mobilidade, a câmara, o Apple pencil, e as muitas aplicações à mão cada vez me fazem ver mais que não preciso de um pc. Pelo menos regularmente.

Sim, há sempre aquela sensação psicológica que isto não é um Mac/PC. E é verdade, não é. Para o bom é para o mau. Mas verdade seja dita, não é isso que procuro. Eu não quero um PC replicado num iPad. Neste momento de certeza que a Apple já terá uma ideia bastante concreta do que quererá fazer num futuro próximo em relação ao iPad/Mac. Não creio que a solução passe por uma fusão, até porque são aparelhos com características físicas bastante diferentes. Mas creio que pelo menos as versão Pro receberão algum tratamento especial para que os tornem ainda mais “profissionais”, afastando-os do modelo base, mais focado no consumo multimédia.

Em relação ao Air, e caso avance para a compra do Pro, possivelmente vou dá-lo à minha companheira (que o anda a cobiçar) ou vendo-o. A ver nas próximas semanas. [:cool:]

Depende do uso que cada um dá, mas eu não me vejo a trocar o mac unicamente por um ipad, aliás nem poderia, programar em iPad é para esquecer.
Tenho um iPad Pro 2020, se fosse hoje tinha ido para um iPad Air 2020 tendo em conta o uso que lhe dou, que é basicamente web, notas, livros e uma ou outra edição de imagem.
Vejo o Air da esposa e servia por completo, mesmo form factor e rápido quanto baste.

Última edição:
Tópico da Apple

Eu também ainda não me vejo a prescindir do meu MacBook doméstico em favor de um iPad. Dito isto, há muito que em viagens e férias levo unicamente o iPad e o MacBook não me tem feito falta nenhuma… desde que comprei uma capa com teclado, então, é que nem me passa pela cabeça andar com o MacBook fora de casa. Mas há sempre aquela tarefa, ou aquele software que, mesmo que só se use uma vez a cada 3 meses, pede um computador.

Bom, começo a ponderar seriamente comprar o novo iPad Pro 12”9 512gb e pôr totalmente de lado o Mac, formatando-o e pondo-o em Boot Camp para alguma eventualidade que possa surgir.

Sim, é algo muito controverso, mas a verdade é esta, desde que comprei um iPad Air 256gb nem toco no Mac e não vou comprar um MacBook de 1600€ para depois ficar meses parado...

Assim, a potência do IPad Pro, os 512Gb, a excelência a nível de multimédia, a mobilidade, a câmara, o Apple pencil, e as muitas aplicações à mão cada vez me fazem ver mais que não preciso de um pc. Pelo menos regularmente.

Sim, há sempre aquela sensação psicológica que isto não é um Mac/PC. E é verdade, não é. Para o bom é para o mau. Mas verdade seja dita, não é isso que procuro. Eu não quero um PC replicado num iPad. Neste momento de certeza que a Apple já terá uma ideia bastante concreta do que quererá fazer num futuro próximo em relação ao iPad/Mac. Não creio que a solução passe por uma fusão, até porque são aparelhos com características físicas bastante diferentes. Mas creio que pelo menos as versão Pro receberão algum tratamento especial para que os tornem ainda mais “profissionais”, afastando-os do modelo base, mais focado no consumo multimédia.

Em relação ao Air, e caso avance para a compra do Pro, possivelmente vou dá-lo à minha companheira (que o anda a cobiçar) ou vendo-o. A ver nas próximas semanas. [:cool:]

Se o pretendido é navegar na net ou consumir conteúdos, não vejo porque não.

Se é para fazer o mínimo de trabalho e produzir com o computador, é perda de tempo e dinheiro.

Se o pretendido é navegar na net ou consumir conteúdos, não vejo porque não.

Se é para fazer o mínimo de trabalho e produzir com o computador, é perda de tempo e dinheiro.

Podes concretizar?... É que tenho um trabalho e dois projetos paralelos e há para aí 2 meses que não toco num pc...

Bem, tu é que saberás, as coisas tem os seus fluxos (para não usar a palavra workflows), o iPad tem muitas limitações no que permite fazer, não tens a liberdade de um PC, mas se isso te chega, porque não. Exista muita gente que só praticamente usa o telemóvel e nem pensam em comprar um PC ou tablet (talvez com a pandemia alguns tenham mudado).

Nesse aspecto, cortei no torre, tenho apenas um PC, ligado a monitor teclado e touchpad externos, o portátil passa 99% do tempo a fazer de torre, o que é um desperdício de dinheiro, podia ter um pc torre (mac mini) melhor e mais barato, mas aqueles 1% que preciso de um portátil compensa pelos 99%.

Desde que tenhas uma ideia do que fazer naquela 1% das situações.

A Apple já disse ao que veio, o iPad é o PC da nova geração. E todos os anos está melhor, tanto em software como em hardware, não é um PC, mas se chega para ti optimo. Eu não abdico da liberdade de um PC, por mais que goste do iOS.

Eu também ainda não me vejo a prescindir do meu MacBook doméstico em favor de um iPad. Dito isto, há muito que em viagens e férias levo unicamente o iPad e o MacBook não me tem feito falta nenhuma… desde que comprei uma capa com teclado, então, é que nem me passa pela cabeça andar com o MacBook fora de casa. Mas há sempre aquela tarefa, ou aquele software que, mesmo que só se use uma vez a cada 3 meses, pede um computador.

É aqui que reside a questão pela qual me vejo a mudar... não me vejo a dar 1500€ por um MacBook Air para o ter 3 meses parado a apanhar pó. Para isso prefiro gastar o dinheiro em algo que sei que dou uso “24 horas” por dia. Isto quando até tenho um velhinho MacBook Pro de 2013 ainda operacional e que até me permite ter instalados MacOs e Windows na mesma máquina para aquele 1% das situações que o Hecho falou agora... [;)]

Última edição:
Voltar
Superior