Tópico da Apple

Tens noção que os serviços online estão garantidos de forma que tu nunca na vida vais poder garantir, mesmo que explodissem com um datacenter da Apple têm tudo replicado por vários em diversos pontos do mundo. Mil vezes só um backup online do que num disco em casa.

Disse superioridade pela maneira de falarem dos outros sem saberem as suas condicionantes.

Como dizes, o meu plano teriam de ser o de 2TB e mesmo assim seria curto. Tenho como disse 1.3Tb numa só conta profissional de fotografia.
Em fotos na Google nem sei quanto tenho mas mais de 100Gb de certeza.

Eu compreendo a opção de ter tudo centralizado é muito melhor. Mas a verdade é que como aconteceu agora com o Google Photos, ficas refém de um serviço. Amanha mudam as regras... e Kaput... Lá vais tu.

E para outras situações não dispenso o backup físico e o backup on-line.
Nunca em toda a história da informática se deve confiar um backup em apenas um local e localização. Muito menos on-line.
Por isso há sempre gastos extra esses alojamentos.

As regas costumam mudar para quem quer as coisas de borla.
Para quem paga, as coisas são mais certas. E mesmo que mudem as regras, na altura que isso acontecer escolherás a melhor opção para os teus ficheiros. Não vale a pena sofreres por antecipação. Tens é de resolver o problema que tens "hoje".

Se não confias na Apple, podes depois ter backups redundantes, o que não te impede de teres tudo acessível no iCloud.

Dá o beneficio da duvida a quem te está a aconselhar este caminho. Nunca tivemos problemas, não andamos aqui há 2 dias e sabemos o que estamos a dizer. Se tens tantos problemas com estas coisas, acho que devias pelo menos experimentar o que te recomendam.

Tens noção que os serviços online estão garantidos de forma que tu nunca na vida vais poder garantir, mesmo que explodissem com um datacenter da Apple têm tudo replicado por vários em diversos pontos do mundo. Mil vezes só um backup online do que num disco em casa.

Sim é mais seguro só um on-line que em casa, sem dúvida.

Mas mais seguro que isso, é em casa e on-line....

As regas costumam mudar para quem quer as coisas de borla.
Para quem paga, as coisas são mais certas. E mesmo que mudem as regras, na altura que isso acontecer escolherás a melhor opção para os teus ficheiros. Não vale a pena sofreres por antecipação. Tens é de resolver o problema que tens "hoje".

Se não confias na Apple, podes depois ter backups redundantes, o que não te impede de teres tudo acessível no iCloud.

Dá o beneficio da duvida a quem te está a aconselhar este caminho. Nunca tivemos problemas, não andamos aqui há 2 dias e sabemos o que estamos a dizer. Se tens tantos problemas com estas coisas, acho que devias pelo menos experimentar o que te recomendam.

Experimentar não é assim tão simples.
Fecho as minhas contas todas, faço a compra do iCloud e carrego para lá 1.5TB de informação. Se depois o workflow não funciona comigo, fico com um problema. Como recupero esses 1.5TB de informação e onde os meto.

Não tenho por hábito ver as séries em inglês com legendas, mas fui dar uma vista de olhos aos destaques e aparecem todas com as opções de legendas em português do Brasil e em português de Portugal. A Grand Tour, não. Continua só com a opção de português do Brasil.

Mas é uma coisa que não me afeta nada. Não tenho nenhum preconceito quanto a isso. Aliás até admiro a cultura brasileira, da música à literatura. E sendo muito pragmático, para uma pessoa que não entenda a língua da série ou filme, português do Brasil desenrasca perfeitamente.

Eu não tenho nada contra os brasileiros, mas tenho contra quem me tenta vender meio serviço pelo preço de um serviço completo.

Fecho as minhas contas todas, faço a compra do iCloud e carrego para lá 1.5TB de informação. Se depois o workflow não funciona comigo, fico com um problema. Como recupero esses 1.5TB de informação e onde os meto.

No teu lugar começaria já por comprar espaço no iCloud para tudo que é apps da Apple. Teres espaço para as mensagens, para backups OTA, para as fotos, etc..
Só aqui, eliminas logo esse problema que tens com backups feitos no iTunes. Fica tudo OTA.

Depois vais colocando mais ficheiros no iCloud até teres tudo organizado e acessível lá. Manténs os outros backups que já tens, até ao dia que sentires que eles não fazem mais sentido.

Vais devagar, talvez os 200GB cheguem agora e daqui a uns meses sobes para os 2TB quando quiseres passar esse terabyte de fotos para o iCloud.

Só para começar os poucos data centers que a Apple tem não são para iCloud.

O seu modelo de negócio é alugar espaço à Amazon, MS e Google.

Os dados de iCloud estão numa prioridade a raspar o chão no que a segurança diz respeito... Basta leres as letrinhas pequeninas do teu contrato.

Apple shall use reasonable skill and due care in providing the Service, but, TO THE GREATEST EXTENT PERMISSIBLE BY APPLICABLE LAW, APPLE DOES NOT GUARANTEE OR WARRANT THAT ANY CONTENT YOU MAY STORE OR ACCESS THROUGH THE SERVICE WILL NOT BE SUBJECT TO INADVERTENT DAMAGE, CORRUPTION, LOSS, OR REMOVAL IN ACCORDANCE WITH THE TERMS OF THIS AGREEMENT, AND APPLE SHALL NOT BE RESPONSIBLE SHOULD SUCH DAMAGE, CORRUPTION, LOSS, OR REMOVAL OCCUR. It is your responsibility to maintain appropriate alternate backup of your information and data.

O disco de casa não te manda um e-mail a anunciar: “going out of business”… [;)]

No teu lugar começaria já por comprar espaço no iCloud para tudo que é apps da Apple. Teres espaço para as mensagens, para backups OTA, para as fotos, etc..
Só aqui, eliminas logo esse problema que tens com backups feitos no iTunes. Fica tudo OTA.

Depois vais colocando mais ficheiros no iCloud até teres tudo organizado e acessível lá. Manténs os outros backups que já tens, até ao dia que sentires que eles não fazem mais sentido.

Vais devagar, talvez os 200GB cheguem agora e daqui a uns meses sobes para os 2TB quando quiseres passar esse terabyte de fotos para o iCloud.

Eu já disse que não preciso de fazer backup no iTunes. Faço-o por descargo de consciência.
E pelo que vi por exemplo o Synology não faz Sync automático para iCloud. Mas teria de ser algo a explorar.

O disco de casa não te manda um e-mail a anunciar: “going out of business”… [;)]

Pois não..., Avaria mesmo sem aviso. [:)]

Já tive um problema bem grave com um disco de rede... Fez curto, e pegou fogo. Para além de perder a informação que lá estava, ia causando um incêndio.
Curiosamente o disco era um Lacie e contactei a marca a pedir apoio para aceder à informação e levei com um belo manguito.

Eu já disse que não preciso de fazer backup no iTunes. Faço-o por descargo de consciência.
E pelo que vi por exemplo o Synology não faz Sync automático para iCloud. Mas teria de ser algo a explorar.

Mas não precisas desse descargo de consciência. Se tens os backups OTA activos, tens lá vários backups para prevenir que um deles esteja corrompido. A Apple já faz essa gestão de risco por ti.

O próprio backup do sistema já quase não é necessário hoje em iOS, porque tudo já está a ser sincronizado com o iCloud.
Eu nunca uso os backups para configurar um dispositivo novo. Configuro como novo, descarrego a meia dúzia de apps que uso e faço login no meu iCloud! Aparece tudo lá.

Última edição:

Em 2015 escolhi usar os serviços da Google para a empresa (mails, cloud, etc.).
Entretanto o Satya Nadella revelou-se um bom CEO, e a Microsoft cilindrou a Google.

Agora tenho tudo agarrado à Google, mas mudar para a Microsoft não compensa o esforço… mas seria a opção mais acertada se a decisão tivesse sido tomada há menos tempo (depois de o “nutella” ter mostrado o que vale).

O iPhone não notifica (vibra ou toca) quando as notificações são notificadas no AW ou em outro dispositivo (Mac, por exemplo).

Mas quando estou a usar o iPhone e cai uma notificação, toca.

Devia ser ao contrário e permitir-me silenciar o AW e continuar a ser notificado pelo iPhone, nomeadamente de chamadas e afins.

Hoje já usei o dia todo o novo sistema da Apple com desbloqueio "com máscara" e o Apple Watch.

E também vou apresentar uma crítica. O sistema não é para desbloquear com máscara... é simplesmente desbloquear. O que é menos secreto...
Penso que podiam ter feito o algoritmo para detetar a máscara... Mas não, ele desbloqueia sempre que não consegue usar o Faceid, quer se esteja a olhar ou não, quer seja o próprio com máscara ou não.

Isso leva-me a outro ponto que acho que ninguém aqui ainda tocou.

Tenho passwords de sites, logins em apps etc a serem efetuados com o faceID.

Isso significa que tendo no watch no pulso, conseguem entrar nisso tudo?

É que se sim, desativo já a função nova. uma coisa é desbloquear o iPhone, outra é a conteúdo mais sensível que só permito que seja acedido ou com a minha cara, ou com password.

Isso não é assim tão boa ideia como parece.

Tudo o que é pessoal e conteúdo dos devices para backup está na Apple.
Tudo o que é trabalho está na Google.

O trabalho não pode ficar refém de ter uma plataforma Apple para trabalhar.
Se for necessário desenrascar com um Linux, deverá ser possível usar um Linux.

Segurança da informação é também “continuidade”.

Pois não..., Avaria mesmo sem aviso. [:)]

Já tive um problema bem grave com um disco de rede... Fez curto, e pegou fogo. Para além de perder a informação que lá estava, ia causando um incêndio.
Curiosamente o disco era um Lacie e contactei a marca a pedir apoio para aceder à informação e levei com um belo manguito.

Estavas a usar mal o conceito.
Backup não é armazenamento.

Estamos a falar de backups.
O problema de o sistema de backup falhar é teres de substituir um disco em método físico, ou teres de substituir o processo de backup em caso de cloud out of business.

Foi o que te aconteceu com as fotos.
Se tivesses as fotos num disco em casa, terias de substituir o disco.
Como foi a Google que te cortou o serviço, tiveste de arranjar substituto, e de mudar o processo de backup.

Graças ao vosso debate sobre este assunto, já estou a descarregar tudo o que tinha em contas como Dropbox, Google Drive, Google Photos e afins.

Durante o próximo fim de semana filtro tudo, elimino as contas e trato de encontrar uma alternativa para guardar os meus dados de forma mais centralizada. Provavelmente iCloud.

Tinha fotos perdidas em tudo o que é conta. :sh)

Eu tenho uma relação de amor-ódio com o iCloud, por um lado se o serviço fosse pago, pagava de bom grado 1€ para o usar, tendo 5GB gratis faço a gestão de forma agressiva para não ultrapassar os 5GB. Não gosto do conceito de subscrição para coisas ad eternum.

Backups são o mais importante, e é importante ter um backup diário, fotos na cloud, etc, para mim é importante saber que se o telemóvel cair se partir daqui a 20 segundos, não perdi nada. Por outro lado a maioria do backup é só lixo, backup de apps que está tudo na cloud do lado da app, felizmente os backups da apple são bastante personalizáveis e dá para desactivar tudo o que é meio redundante.

Por outro o meu uso da iCloud começa e acaba nos backups dos dispositivos, tudo o resto uso outros serviços, a minha vida não pode estar dependente de um dispositivo com a maça.

A minha vida neste momento está na microsoft, desde contactos (gosto da notificação dos aniversários, numa altura em que deixei de usar facebook dá muito jeito!) a cloud storage. E o google e os 19GB que lá tenho são basicamente para o google photos.

Gerir fotos do iOS pela google photos não é tão conveniente, mas o free-tier é maior, tem boas features, e 5GB de iCloud para fotos seria nada, até porque só em backups de 3 dispositivos já vão os 3 discos. Para mim compensa o desconforto.

Voltar
Superior