Tópico da Apple

Tópico da Apple

Whatt? Não... o desenvolvimento das baterias aproxima-se a passos largos de um plateau. Não haverá aumentos de "várias ordens de grandeza" com toda a certeza. Não esquecer que um aumento de UMA ordem de grandeza representa um salto de de 10x [:D]

Dito isto, a bateria dum iPhone atual já chega e sobre para um dia intenso.

Concordo com o cjr, passei de um 7 para um 13 e fiquei desiludido o minúsculo salto que representou.

Sim, com a tecnologia actual já não vais muito longe, até a Samsung que tinha anunciado baterias muito melhores com pequenas alterações.. nunca mais falou.

Mas tens já la vai mais de 20 anos projectos, universidades e empresas a anunciar novas gerações de baterias muito melhores, depois não vão é a lado nenhum. Não é exagero que o inventor de uma nova geração de baterias poderá facilmente ser a pessoa mais rica do mundo.

Mas o que parece estar a avançar realmente, são as baterias sólidas, pelo menos 2 vezes melhores que as actuais, e já com empresas a garantirem que tem protótipos funcionais.

Mas entretanto isto das baterias demorou tanto tempo que para material electrónico de consumidor acabou por ser off topic, já está tudo relativamente satisfeito ou acostumado com as baterias, só nos veículos elétricos é que se quer mais baterias.

Last edited:
O novo CarPlay é incrível

Gostava era de saber se vai funcionar mesmo com o telemóvel não conectado, ou pelo menos sem exigir uma ligação permanente ao telemóvel, é um detalhe que so em cima do lançamento do primeiro carro vamos saber.

A Google já permite isso, mas tudo o que é da Google, nem sei se algum fabricante adoptou isso. Com a Apple é diferente.

O novo CarPlay é incrível

Só falta o resto do carro.

De todas as coisas apresentadas a que mais gostei, e mais curioso estou para experimentar, foi esta:

8ete8ESl.png

Isso do CarPlay não é só para o final do ano que vem?!

Muito giro, gostava de saber se apenas se aplica a novos modelos ou aos actuais.

Pois
Bela tanga então, tanto hype e só abrange uma parte reduzida de utilizadores.

Fora a questão de o tempo de espera dos carros ser, digamos, uma eternidade
provalmente nenhum utilizador, pois ainda não existem carros com essa tecnologia (:confused:)

O novo CarPlay parece muito bom. Porsche, Mercedes, Ford, Jaguar, Land Rover, Volvo e Audi estão na frente para implementar isto em 2023.

Estranho é a BMW não estar também neste grupo.
Sabes que a BMW nem CarPlay tem nos carros actuais?

Cortou o CarPlay devido à falta de chips.

O que a Apple apresentou ontem como CarPlay, aquilo só será brutal se o CarPlay também correr no carro, e o telemovel poder se ligar, não faz sentido de outra maneira.

Mas existe uma grande luta entre a industria automobilista, e a apple e android, porque se a experiencia passa para eles, o fabricante perde relevancia, já ninguem quer o interior do bmw ou GM, querem CarPlay, e a informação de uso e todos os dados deixam de estar na posse dos fabricantes.

Por algum motivo a Tesla bate forte o pé e não quer lá AppleCar nem google. Os outros fabricantes bem tentam bater o pé mas têm todos um problema, que é ninguem sabe fazer bom software, as pessoas querem uma boa experiencia, como a apple e google oferecem, e não software dos anos 90 que é o que a BMW e Mercedes oferecem.

Ainda existem problemas graves de produção, mas quando isso for resolvido, e vai ser resolvido, fazer carros é como fazer telemoveis hoje em dia, é comprar tudo, software e hardware, fazer os desenhos exteriores, e enviar para uma fabrica na china ou leste para fabricar. E se a Mercedes e BMW não conseguem ter software de jeito, entao é igual a estes, mas a custar 3 vezes mais.

Last edited:
Sabes que a BMW nem CarPlay tem nos carros actuais?

Cortou o CarPlay devido à falta de chips.

O que a Apple apresentou ontem como CarPlay, aquilo só será brutal se o CarPlay também correr no carro, e o telemovel poder se ligar, não faz sentido de outra maneira.

Mas existe uma grande luta entre a industria automobilista, e a apple e android, porque se a experiencia passa para eles, o fabricante perde relevancia, já ninguem quer o interior do bmw ou GM, querem CarPlay, e a informação de uso e todos os dados deixam de estar na posse dos fabricantes.

Por algum motivo a Tesla bate forte o pé e não quer lá AppleCar nem google. Os outros fabricantes bem tentam bater o pé mas têm todos um problema, que é ninguem sabe fazer bom software, as pessoas querem uma boa experiencia, como a apple e google oferecem, e não software dos anos 90 que é o que a BMW e Mercedes oferecem.

Ainda existem problemas graves de produção, mas quando isso for resolvido, e vai ser resolvido, fazer carros é como fazer telemoveis hoje em dia, é comprar tudo, software e hardware, fazer os desenhos exteriores, e enviar para uma fabrica na china ou leste para fabricar. E se a Mercedes e BMW não conseguem ter software de jeito, entao é igual a estes, mas a custar 3 vezes mais.

A BMW está a usar um chip de recurso que não suporta Apple CarPlay nem Android Auto, mas é apenas por falta de licenciamento. Estes carros vão passar a suportar ambas as plataformas dentro de 1 ou 2 meses.

É impressão minha ou novo Air mal sai dos parâmetros base…cola-se em preço ao Pro 14 e não faz grande sentido?

adoro a cor midnight, damn it. [:D]

Por acaso acho o carplay, como está atualmente uma grande m*** face ao android auto!!

é demasiado castrado, por exemplo, nem sequer permite ter o spotify a correr apenas com a musica visível por baixo do waze por exemplo. Obriga a ter o ecrã em modo dividido.

Outra coisa demasiado ridícula é não ter meteorologia disponível.

Entretanto a ver as novidades reparei que para PT (e presumo para o resto da Europa do euro, claro) já estamos a levar com o câmbio menos favorável pois o Air base continua na lineup (como estava rumored) mas passou de 1159 de PVP para 1229, ou seja, 70e de aumento...

Nos USA continua ao mesmo valor, 999 USD, 899 para Edu.

O novo Air está interessante, mas pelo preço podia oferecer de base 512 GB de disco para minimizar a coisa. Um pouco como o ex MB 12" era bastante caro mas além do form factor único e ecrã retina tinha 256 GB de disco vs 128 GB do Air.

É impressão minha ou novo Air mal sai dos parâmetros base…cola-se em preço ao Pro 14 e não faz grande sentido?

adoro a cor midnight, damn it. [:D]

My Thoughts Exactly...

O novo Air na versão upgraded de fábrica de 512 GB e depois com 16 GB de RAM fica por ~2100 de PVP, o Pro 14" base (que tem os mesmos 16/512) fica por ~2350 de PVP.

250 euros é dinheiro, mas nesta ordem de valores não tem propriamente o mesmo peso do que em portáteis de 1000e, e quem gasta ~2k num portátil já começa a se poder dar ao luxo de valorizar alguns perks que o MBP oferece, seja o extra power, as portas extra ou o ecrã XDR 120 Hz.

Por outro lado, o Air em promo vai ficar abaixo de 2k espera-se (com 10% de desconto fica a menos de 1900) e ganha no peso e espessura.

PS: Também adorei o azul escuro, ainda por cima com o magsafe e respetivo cabo a condizer :)

Eu acho que dei 2.2k por um pro com 1TB em dezembro passado.

estes preços do Air estão puxados…mas o azul está lindo.

se tivesse mini-LED, trocava!

Por acaso acho o carplay, como está atualmente uma grande m*** face ao android auto!!

é demasiado castrado, por exemplo, nem sequer permite ter o spotify a correr apenas com a musica visível por baixo do waze por exemplo. Obriga a ter o ecrã em modo dividido.

Outra coisa demasiado ridícula é não ter meteorologia disponível.

A parte da meteo é ridículo de facto, de resto gosto muito do CarPlay, e da minha - pouca - experiência com android auto (com tlm jailbreak), a fiabilidade deixava muito a desejar

What?! Deves estar a brincar [:D]
Eu passei de um 7 para um 12 Pro Max e foi da noite para o dia!

Eu tenho um X, e recentemente um amigo comprou o 13 Pro, e confesso que fiquei um bocado desiludido porque até estava a pensar fazer upgrade. Tivemos a abrir umas apps em comum, e o 13 era marginalmente mais rapido. Onde notei muita diferença foi que o 13 mantinha muito mais apps abertas que o meu.
A Camara do 13 tem muito detalhe, ok, mas acho que houve regressão no pós processamento. A calibração de cores do X é mais natural e não tem o sharpening idiótico que metem nos smartphones modernos para tentar ganhar comparativos.

Começo a achar que o meu próximo smartphone será quando a apple lançar um dobrável com tecnologia mais matura, e que não pareça uma versão "beta" como ainda parecem os atuais dobráveis.

Acho que o dobrável é o grande next step para os smartphones. Toda a gente quer ter um ecra maior, mas nem toda a gente (como eu) quer andar com um tijolo no bolos. Algo pequeno no bolso, e que "cresça" quando estou na fila pro avião, é o meu telefone de sonho. Mas estou com a impressão que ainda estamos a pelo menos uns 3 anos de ter dobráveis com o mínimo de compromissos.

Last edited:
What?! Deves estar a brincar [:D]
Eu passei de um 7 para um 12 Pro Max e foi da noite para o dia!

Não estou [:D]

Tirando a bateria, que foi um salto considerável. Câmara e velocidade foram marginais. Display nem notei diferença palpável. É a versão não Pro, no entanto.

Não estou [:D]

Tirando a bateria, que foi um salto considerável. Câmara e velocidade foram marginais. Display nem notei diferença palpável. É a versão não Pro, no entanto.

Acho que há aí um claro exagero, nem tanto ao mar nem tanto à terra.

O 7 é um telemóvel ainda com Touch ID, o 13 é um telemóvel diferente em tudo: fotografia, ecrã, bateria, velocidade, etc. Tu podes não notar a diferença a nível de velocidade porque a Apple faz uma excelente otimização do software. E se utilizares muito software Apple (mail, calendário, etc) ainda menos vais notar.

Mas se utilizares software pesado a diferença é visível. E em relação à fotografia, nem sequer dá para comparar. Claro que se tirares uma fotografia em ambos com excelentes condições de luz e vires no telemóvel, se calhar nem vais notar muito. Mas quando as vês e editas em PC a diferença é abismal.

Acredito que de um XR (por exemplo) para um 13 a diferença até possa não parecer assim tão grande, agora de um 7 para 13 a diferença é bastante notória.

Acho que há aí um claro exagero, nem tanto ao mar nem tanto à terra.

O 7 é um telemóvel ainda com Touch ID, o 13 é um telemóvel diferente em tudo: fotografia, ecrã, bateria, velocidade, etc. Tu podes não notar a diferença a nível de velocidade porque a Apple faz uma excelente otimização do software. E se utilizares muito software Apple (mail, calendário, etc) ainda menos vais notar.

Mas se utilizares software pesado a diferença é visível. E em relação à fotografia, nem sequer dá para comparar. Claro que se tirares uma fotografia em ambos com excelentes condições de luz e vires no telemóvel, se calhar nem vais notar muito. Mas quando as vês e editas em PC a diferença é abismal.

Acredito que de um XR (por exemplo) para um 13 a diferença até possa não parecer assim tão grande, agora de um 7 para 13 a diferença é bastante notória.

Digo-te mais, o meu 13 é pior a tirar fotos ao perto que o 7. (A folhas e afinas) E este é um problema conhecido nos 13 mini e 13.

Não é minha intenção exagerar. Não faço questão de o estar a comparar minuciosamente lado a lado à procura das diferenças incrementais.

Back