Tópico da Apple

https://www.youtube.com/watch?v=Vq-XWcq5esE

Afinal parece que estes novos iPhones até nem estão assim tão mal em termos de bateria.

O 15 Plus então bate o record absoluto, embora ele o ano passado não tenha testado o 14 Plus (possivelmente este até dura mais?), o que acho uma grande falha já que seria de esperar que durasse bastante.

Já o 15 cumpre bem, enquanto o 15 Pro desilude a ficar atrás do 15 "amador"...

Uma das "features" que se espera em telfs "Pro" é ter uma boa autonomia e seria de esperar que o Pro durasse mais que o normal, como nas gerações anteriores.

Entretanto acho que me enganei numa coisa que é o 15 normal ser mais a estrela da companhia que o 15 Pro.

Claro que o 15 Pro está muito bom e tem montes de coisas que o 15 normal não tem, mas o que quero dizer com isto é que o salto i14 para i15 é maior que o salto i14 Pro para i15 Pro.

Como o ano da estagnação de chip foi o ano passado este ano já temos de novo um chip de geração seguinte (mantendo claro agora o padrão de ter o chip do ano anterior), depois temos a dynamic island, a parte de trás "frosted matte", um bom upgrade das câmaras aproveitando salvo erro pelo menos o sensor principal do 14 Pro (embora sem as features Pro como fotos em RAW e vídeo Pro Res) e nalguns mercados como o europeu, UK etc. uma pequeno baixa de preços (aqui também nos Pros claro).

Acho que continua a ser caro em termos de PVP, mas é esperar por promos ou por 2024. Daqui a um ano este 15 normal é capaz de chegar aos 750-800, o que já me parece um pouco mais "justo".

Lixa-me um bocado esta moda começada, salvo erro, com o iPhone X/XS em que descontinuam os modelos de topo...

Isso faz com que nunca se conseguiam os modelos Pro a bom preço novinho em folha, mesmo 1/1 ano e meio depois de saírem. Em 2019 ainda me lembro do iPhone XS a 750e (BF na GMS ou Fnac?, já não me recordo), mas desde então nunca mais vi nenhum bom preço de um iPhone Pro novinho mas descontinuado em loja credível.

É mesmo pena não se conseguir o 14 Pro novo ao mesmo preço que o 15 (pelo menos em lojas fidedignas). Eu sei que a ideia é mesmo essa, e percebo a business logic da Apple, mas é pena.

Fico também um bocado naquela como alguns youtubers não conseguem sair da sua bolha e recomendam o 14 Pro usado (podem meter os nomes pomposos que quiserem como recondicionado, não é novo!) vs o 15 novinho para o utilizador comum.

Eu valorizo e muito as features que o 14 Pro acrescenta ao 15 (nomeadamente e principalmente os 120Hz), no entanto nunca na vida daria por exemplo 900 ou até mais por um telf usado. Aliás nem por um novo, quanto mais por um usado (aqui é uma questão pessoal porque um i14 Pro novinho em folha abaixo de 1000e não seria mau negócio atenção!).

Ok talvez num caso quase impossível de apanhar como um 14 Pro mint com bateria a 100% e poucos meses de uso, e mesmo assim, se metermos na equação o fator novo e uma geração seguinte não me parece díficil justificar dar 1250 vs 950 (de um hipotético 14 Pro mint como novo e bateria nova).

É isso e saber que coisas como um tipo qlq colega de uma pessoa próxima que tem um iPhone SE 2nd (telf de pouco uso) a recomendar que ela faça upgrade para um 13 Pro. Possivelmente pelo ecrã 120Hz, mas será que esta pessoa não percebe que o 13 Pro foi descontinuado há mais de um ano e já tem 2 gerações em cima? Ou seja, ela teria de comprar um telf usado com pelo menos 1 ano e pouco (possivelmente até dois anos). E mesmo assim usado custa o mesmo ou mais que um 14 normal novinho em folha em promo, e que é muito melhor escolha para um average user.

Nota adicional: Não me queria estar aqui a gabar, mas o que previ em 2015 sobre a longevidade do iPhone 6S mais que se cumpriu. Salvo erro é o único iPhone a ter tido (até ver) 7 anos completos de updates (iOS 9 a 15). Outros modelos com o 5S, 7, 8/X "só" tiveram 6 anos (claro que este só é melhor que todos os telfs da concorência [:D]).

É possível que no próximo ano o XR/XS iguale o 6S, mas até ver estamos assim :)

Ainda tenho aqui o meu 6S de 16 GB (sim gozem à vontade). Está na última versão do iOS 15 que pode receber, ainda há 1/2 semanas o atualizei. Mas o ecrã já não estão muito bom (tem umas listas verticais e o touch funciona mal do lado esquerdo), talvez também por não ser usado numa base diária por ng desde abril de 2020. Durante uns 2 meses esteve emprestado já que eu o troquei pelo 11 há praticamente 4 anos atrás.

Last edited:
A Apple tv+ está a correr bem, portanto [:)]

Das plataformas de streaming atuais deve ser das poucas que se vai aguentar. Disney, HBO e Netflix estão pelas horas da morte e ou há consolidação ou então não se vão aguentar. O modelo da Apple é muito mais sólido e sustentável.

Fico também um bocado naquela como alguns youtubers não conseguem sair da sua bolha e recomendam o 14 Pro usado (podem meter os nomes pomposos que quiserem como recondicionado, não é novo!) vs o 15 novinho para o utilizador comum.

Ouvimos a mesma review do mesmo youtuber português?

Dá vontade de perguntar que telemóvel ou equipamento é que tem que seja recondicionado ou usado. Aposto que..nenhum.

O 15 para uso do dia a dia ( sem se destacar em nada mas sem comprometer em nada ) parece-me uma excelente opção.

A Apple tv+ está a correr bem, portanto [:)]

Não entendi. Achas que não?

O próprio artigo diz que o passe da MLS é um sucesso!

Fazes-me lembrar um bocadinho aqueles portugueses que dizem que o iMessage é um flop e ninguém usa!

O que acontece na tua casa ou rua, não reflete o resto do mundo! [:D]

Last edited:
Comprei um 15 Plus e para já não tem aquecido nem tenho queixas. Para o uso que dou que não é assim tanto está mais que bom. A bem dizer o 13 que tinha também não tinha queixas. Foi mais para trocar enquanto o 13 ainda vale alguma coisa. Tenho-o no OLX mas ora oferecem 450 euros ora estão muito interessados mas depois perdem o interesse.

Sou capaz de o entregar na FNAC. Para o telemóvel que é e no estado que está a expectativa é valer 570 euro sem me chatear muito. Acho que não vale a pena aborrecer-me para tentar vender a um desconhecido por 600…

Já a ti sabemos, há anos, com esse username ou outro, o que te falta. E, sobretudo, o que não te falta. [:)]

mas podes falar-nos sobre -e não ignorar- os paid subscribers actuais desse sucesso absoluto chamado AppleTV+, que tudo esmaga.

será sempre delicioso ver-te a contorcer o fanatismo que te caracteriza e que te leva a ser sempre um acrítico que come tudo o que a maçã faz.

ficamos à espera.

talvez com o mesmo destino do depósito da cybertruck que antes do o ser nunca o foi.

Last edited:
Ouvimos a mesma review do mesmo youtuber português?

Dá vontade de perguntar que telemóvel ou equipamento é que tem que seja recondicionado ou usado. Aposto que..nenhum.

O 15 para uso do dia a dia ( sem se destacar em nada mas sem comprometer em nada ) parece-me uma excelente opção.

Falo do Bernardo Almeida, presumo que seja o mesmo de que falas.

Nem sei pq vi essa review, em muita coisa não manda uma para a caixa e atualmente só vejo um vídeo por outro... Acho que só continuo a ver pq o acompanho desde o início quando só tinha para aí 1000 subs (hoje em dia passa os 700k!), e até acho que descobri esse canal graças aqui a este fórum (bem, no antigo FAHO) qdo um colega partillhou uma review na altura de um MBA ou MBP? (isto não tarda faz 10 anos... txi, o tempo voa [:D]).

O mesmo para o MKBHD, também o conheci inicialmente por um vídeo partilhado aqui e na altura tinha ~1M de subs acho. Hoje em dia tem 18M acho.

Exato, claro que ele não compra nem nunca comprou recondicionado. Mas nem estou a dizer que ele está a ser hipócrita, até acho que não é por aí. É mesmo a soma de falta de noção pois a maioria da malta sabe lá o que é um ecrã Pro Motion e muitos nem com ambos lado a lado vê a diferença (há vídeos sobre isto). E sim, faz-me confusão como isto não é 200% óbvio para estas pessoas, mas é um facto.

Isso e, IMHO, não pesar como eu (e penso a maioria das pessoas) o fator somatório de ~1000e e telf usado. Para mim não faz sentido. Como disse, só num caso muito extremo do telf ter poucos meses, bateria e estado mint, ser ainda um modelo atual (ou acabado de substituir no limite) e por um valor bem abaixo do modelo novo. Por exemplo com o 15 Pro a 1250 novinho e modelo novo nunca daria mais de 850/900 por um 14 Pro, e mesmo assim teria de ser nas condições que referi em cima.

Sim, é algo "injusto" para quem comprou o 14 Pro na Europa pois desceu de 1350 para 1250 (valores de acesso 6,1" e 128 GB), mas nestas coisas é assim... Já houve anos em que foi ao contrário.

Sim, o 15 acho que cumpre bem, embora na Europa continue a ter um preço algo puxado para o que é.

O 15 ao ter o chip do 14 Pro do ano passado e "só" 6 GB de RAM perde na longevidade face ao 15 Pro (A17 Pro, 8 GB de RAM), mas estamos num ponto já tão elevado de performance e mesmo com este handicap o 15 base tem tudo para aguentar 4/5 anos sem qlq problema. O 15 Pro, nomeadamente com 256 GB ou mais, tem tudo para durar 5/6 anos a uma pessoa que estime e não seja doente de ter smp o último grito.

Qlq dia temos smartphones a durar o mesmo que computadores!

• Like
Reactions: DMA
Já a ti sabemos, há anos, com esse username ou outro, o que te falta. E, sobretudo, o que não te falta. [:)]

mas podes falar-nos sobre -e não ignorar- os paid subscribers actuais desse sucesso absoluto chamado AppleTV+, que tudo esmaga.

será sempre delicioso ver-te a contorcer o fanatismo que te caracteriza e que te leva a ser sempre um acrítico que come tudo o que a maçã faz.

ficamos à espera.

talvez com o mesmo destino do depósito da cybertruck que antes do o ser nunca o foi.

Que orgulho de contribuição, este post! Clássico! [:D]

O tempo encarrega-se de dar razão a quem tem razão!
Não vou perder mais tempo a tentar mostrar algo a quem não quer ver! Boa sorte! [:D]

Relevante:

[:D]

Last edited:
Não sei porque não está disponível em Portugal, mas o iPhone em muitos dos mercados que an Apple opera está disponível pela store a 24 meses sem juros e com aprovação online.

todos os outros produtos Apple para financiamento tem juros, mas o iPhone talvez pela Apple o ver como âncora para o ecossistema continua mesmo nos tempos actuais a zero de juros.

é pena por um lado ( por outro não ) que a Apple ignore o mercado português nas suas ofertas.

Olá a todos. A minha cunhada ofereceu um Ipad Mini2 ao meu miúdo. Estava aqui a tentar ligar um pedal bluetooth que tenho que se chama "Cube Turner", muito prático, dado que uso pdf's com algumas páginas, sendo pianista, a ideia é passar de página para página com o pé. Sendo o primeiro aparelho em que consigo emparelhar este pedal, o mesmo não funciona, dado que carrego na mudança de página e nada acontece.
Desconfio que possa ser do leitor pdf. Estava a tentar instalar um reader mais recente, mas não consigo, dado que a última atualização do Ipad é no 12.
Estive a ver alguns tutoriais, jailbreaker e afins, mas parece-me que há ali qualquer tentativa de aceder a dados "desnecessários", para atualizar o Ipad.
Alguma solução?
Agradeço a ajuda, o mundo Apple é completamente desconhecido para mim.

Olá a todos. A minha cunhada ofereceu um Ipad Mini2 ao meu miúdo. Estava aqui a tentar ligar um pedal bluetooth que tenho que se chama "Cube Turner", muito prático, dado que uso pdf's com algumas páginas, sendo pianista, a ideia é passar de página para página com o pé. Sendo o primeiro aparelho em que consigo emparelhar este pedal, o mesmo não funciona, dado que carrego na mudança de página e nada acontece.
Desconfio que possa ser do leitor pdf. Estava a tentar instalar um reader mais recente, mas não consigo, dado que a última atualização do Ipad é no 12.
Estive a ver alguns tutoriais, jailbreaker e afins, mas parece-me que há ali qualquer tentativa de aceder a dados "desnecessários", para atualizar o Ipad.
Alguma solução?
Agradeço a ajuda, o mundo Apple é completamente desconhecido para mim.

Já experimentaste usar a app books que está instalada no tablet? É fácil passar pdfs para lá. Neste vídeo parece simples: https://www.youtube.com/watch?v=5-y-TDRWlwc

Eu nao me metia em jailbreaking.

outra hipótese:

settings > accessibility > switch control > switch contriol ON
depois em switches escolher esse dispositivo Bluetooth

Uma alternativa sem dispositivo Bluetooth é, também na acessibilidade, escolher voice control e definir dois comandos de voz para o swipe left e swipe right. Estou a assumir que estão já disponíveis no ios12, não consigo confirmar.

Last edited:
Back