Fiquei muito satisfeito com a Keynote. A Apple sabe o que faz.
A parte do ChatGPT é opcional e é preciso validação prévia. E antes dessa validação é preciso fazer um opt-in para o Apple Intelligence.
Apple Intelligence é da Apple, desenvolvida pela Apple de forma a respeitar a privacidade.
Depois há um extra, que é validado pelo utilizador (para quem quiser), que é a utilização do ChatGPT integrado no iOS! Mas está tudo muito explícito e ninguém é enganado (aparece sempre o logotipo da OpenAI/ChatGPT sempre que este for invocado/usado)!
Pareceu-me que a Apple está a tentar montar algo bastante interessante e de facto fazer do iPhone a plataforma onde o AI irá acrescentar bastante valor.
Mas toda a secção do Apple Intelligence soou a muito muito genérico, logo imagino que esteja bem atrasado. Eles bem tentaram disfarçar e dar exemplos, mas até em algumas frases sairam coisas como "we are designing" e "over the next year". Já se sabia que a Apple estava muito atrás da grande maioria da concorrencia, mas fiquei com a sensação que estão mesmo muito limitados em termos de funcionalidades e que grande parte das coisas ainda nem estão pensadas. Parece-me que se vai demorar meses e meses até se começar a ver algumas destas melhorias.
Também muitas das coisas que foram apresentadas era suposto a Siri já fazer. Muitas destas opções até já estão disponíveis em Android há uns 2 ou 3 anos, logo nem são tão Gen-AI quanto isso.
A Apple pode ter uma vantagem competiva neste domínio que reside no seu hardware. Há vários anos que os chips da apple possuem capacidade de processament dedicado a machine learning.
Pareceu-me que a Apple está a tentar montar algo bastante interessante e de facto fazer do iPhone a plataforma onde o AI irá acrescentar bastante valor.
Mas toda a secção do Apple Intelligence soou a muito muito genérico, logo imagino que esteja bem atrasado. Eles bem tentaram disfarçar e dar exemplos, mas até em algumas frases sairam coisas como "we are designing" e "over the next year". Já se sabia que a Apple estava muito atrás da grande maioria da concorrencia, mas fiquei com a sensação que estão mesmo muito limitados em termos de funcionalidades e que grande parte das coisas ainda nem estão pensadas. Parece-me que se vai demorar meses e meses até se começar a ver algumas destas melhorias.
Também muitas das coisas que foram apresentadas era suposto a Siri já fazer. Muitas destas opções até já estão disponíveis em Android há uns 2 ou 3 anos, logo nem são tão Gen-AI quanto isso.
Sim concordo, estão atrasados e também fiquei com essa ideia. Mas penso que estão a dar passos firmes e correctos.
As bases estão bem montadas e planeadas, e isso é o mais importante para se crescer bem.
Até o nome está perfeito: Apple Intelligence
Sim concordo, estão atrasados e também fiquei com essa ideia. Mas penso que estão a dar passos firmes e correctos.
As bases estão bem montadas e planeadas, e isso é o mais importante para se crescer bem.
Até o nome está perfeito: Apple Intelligence
Sim, parece que estão a tentar tomar decisões corretas. Normalmente esse tem sido a forma de operar da Apple. Não são leaders absolutos nas novidades, mas garantem uma entrega pensada e bem estruturada e normalmente (tirando alguns, poucos, fracassos) tornan-se a referência no espaço / tema.
Mas tenho algumas duvidas se irão conseguir nesta luta do AI. A Siri foi e é um desastre completo e está a milhas de tudo o que é competição. Ou a Apple investe muito neste Apple Intelligence ou então irá estar sempre atrás de outras empresas.
Por acaso agora com as novas customizações lembrei.me de um "problema" do meu iphone que nunca resolvi e fui testar e não funciona por nada. Deve estar a escapar-me algo.
No Lock screen nunca fico com as horas meio escondidas numa imagem... Ficam sempre à frente. Mesmo usando o wallpapers oficiais, vejo outras pessoas com a hora meio oculta, e o meu nunca fez isso. Nunca. [] Até já mudei de um 12 para um 13 Pro e ficou na mesma. :sh)
Eu sei, problemas de primeiro mundo...

Por acaso agora com as novas customizações lembrei.me de um "problema" do meu iphone que nunca resolvi e fui testar e não funciona por nada. Deve estar a escapar-me algo.
No Lock screen nunca fico com as horas meio escondidas numa imagem... Ficam sempre à frente. Mesmo usando o wallpapers oficiais, vejo outras pessoas com a hora meio oculta, e o meu nunca fez isso. Nunca. [] Até já mudei de um 12 para um 13 Pro e ficou na mesma. :sh)
Eu sei, problemas de primeiro mundo...
A Apple vai estar sempre atrás dos sistemas mais avançados de IA. A Apple preocupa-se muito com a privacidade (e bem, na minha óptica) e isso vai ser sempre um impedimento para conseguir acompanhar o que a Google ou OpenAI conseguem fazer sem essa preocupação.
É impossível a Apple fazer o mesmo que a concorrência sem usurpar dados como eles fazem.
No entanto, implementou muito bem os sistemas IA/LLM de terceiros para quem quiser.
Daqui a uns anos, para o comum dos mortais, AI vai ser sinónimo de Apple Intelligence! E isto é genial da parte da Apple.
O que achei curioso foi a "private cloud" que foi falada, com processadores e servidores Apple.