Tópico da Apple

Apple a apostar na sua arquitectura super eficiente, no seu know-how, independência da NVIDIA, etc.. Os mercados parecem ter gostado!

Acho que os mercados estavam era só à espera que a Apple finalmente dissesse AI. E mesmo assim tiveram de lhe dar um twist.
Mas era invevitável numa altura que até as máquinas de lavar roupa são "powered by AI" que uma das maiores empresas do mundo tocasse no tema.

Qto ao "Apple silicon" vamos ver no que dá. A arquitetura é super eficiente mas não só por magia da Apple, muitos desses beneficios vêm da arquitetura ARM, algo que não é propriatário da Apple e que brevemente estará no Windows também com, por exemplo, o Snapdragon X.

Continuo a achar que a Apple chegou tarde à festa e tenho muitas dúvidas se conseguirá apanhar o comboio. A microsoft e a google estão a jorrar dinheiro no AI.
O que já não tenho muitas dúvidas é que a Apple irá fazer uma integração super bem pensada com o OS, terá (aparentemente) mais segurança que os concorrentes e irá arranjar uns use cases que, apesar de simples, funcionam - que é o que importa no final do dia.

Eu já uso o copilot há uns 6 meses (ou mais) e apesar de dar muito jeito para várias coisas ainda parece que não faz coisas que eu assumiria como quase básicas. Não dá para trocar uma reunião no Outlook e garantir que faz o tetris necessário entre os diversos participantes para sugerir slots viáveis. Consigo pedir-lhe para escrever uma tese sobre o que quer que seja, mas agendar uma reunião e garantir que retirar clashes de agenda não...

Se a Apple continuar a fazer o que tem feito há anos, a integração da AI será business as usual. A Apple não chega tarde, chega no seu tempo. Consegue dar-se ao luxo de definir o seu próprio tempo. E provavelmente a sua solução de AI não vai fazer 100 coisas novas. Vai fazer 10 ou 20, mas muito bem feitas.

Vai lá organizar os ícones no iPhone [:D][:p] As novidades este ano são adicionar funcionalidades básicas que não estiveram disponíveis estes anos todos ninguém sabe porquê...

Vai lá organizar os ícones no iPhone [:D][:p] As novidades este ano são adicionar funcionalidades básicas que não estiveram disponíveis estes anos todos ninguém sabe porquê...

Eu nisto da "customização" (à falta de melhor termo) sempre tive uma opinião um bocado contra-corrente. Não gosto de muita customização. Acho que só serve para andarmos todos a perder tempo com niquices. Aliás, da maneira que o iOS 17 está já acho que tem opções a mais para o meu gosto. Há muitos anos que mantenho o meu iPhone sempre muito "limpo". Até a animação abrir e fechar apps tenho desligada há anos.
Pior ainda com o menu de Definições. Foi-se enchendo de milhentas opções ao longo dos anos e atualmente está um caos completo. Um exemplo: cabe na cabeça de alugém que o menu de acessibilidade aparece a meio do ecran de menus? Não devia ser logo o primeiro e em letra mais destacada?
Isto, claro, é uma opinião muito pessoal.

Faz-me mais diferença pegar num Samsung com OneUi e perceber que está tudo mais orientado par ser operado com uma mão.
Já para não falar na confusão que as settings em iPhone andam.

Faz-me mais diferença pegar num Samsung com OneUi e perceber que está tudo mais orientado par ser operado com uma mão.
Já para não falar na confusão que as settings em iPhone andam.

É pena limitarem a regulação da carga máxima (penso que dará para colocar em 80%, 85%, 90% ou 95%) apenas do 15 para cima.
É daquelas coisas que irrita os clientes com aparelhos (ainda) bastante recentes como o 13 ou 14.

É positivo terem melhorado a calculadora, porque a anterior era limitada. E andar a instalar outras apps que pedem N permissões não era do meu agrado.

Pelos vistos há algumas mudanças no Apple Music.

Não encontro nada em relação a um update da app para Podscasts e que é bastante limitada.

É positivo terem melhorado a calculadora, porque a anterior era limitada. E andar a instalar outras apps que pedem N permissões não era do meu agrado.

Pelos vistos há algumas mudanças no Apple Music.

Não encontro nada em relação a um update da app para Podscasts e que é bastante limitada.

Deviam era associar a Apple Music à Garmin, tenho de usar o Spotify por obrigação...

Entretanto recentemente a Garmin já fez parceria com o Youtube Music.

Aparentente o acesso da Apple ao ChatGPT custa zero à Apple. É um negócio "uma mão lava a outra". Apple fica com acesso privilegiado à melhor Generative AI do momento, e a OpenAI ganha larguíssimos milhões de utilizadores da noite para o dia.

Já se sabe que a Apple faz novidades coisas que outros fabricantes já fazem há anos e anos.
E pior ainda fazem uma "festa" disso.

Agora também há funções que a malta gosta só porque sim. Aposto que 99% das pessoas editam o seu home screen uma vez e nunca mais mexem nisso.

Além disso, foi bem esgalhado a opção do tint em todos os icons. Outros permitem simplificações, mas fica sempre uma ou outra app que não fica no "tema" porque não tem essa opção, perdendo-se a idea global de mudar de imagem.

Eu devo ser dos que vou editar uma vez e nunca mais mudo. [:)]

E Falei da app do iPad.. E sim era uma estupidez não ter... Mas ai está, a Apple a ser a Apple, demorou mais de 10 anos a fazer, e quando fez faz a melhor app de calculo de sempre. [:cool:]

Este ano novo iPhone foi pensado antes do boom da AI, 8GB de ram e um CPU que corre AI mas não feito a pensar especificamente a correr modelos de AI localmente.

Além que as novas features pelo que se lê, a maioria é para sair pelo natal e não em lançamento.

Para quem compra telemóveis em ciclos maiores, 4 a 5 anos, o iPhone pro do proximo ano, principalmente com as 12GB de ram vai ser muito mais future proof.

Os MacBook e derivados também vai pelo mesmo caminho, na nova beta muitas features estão limitadas a "16GB de ram", Os iPad também possuem limitações actuais de hardware.

Em relação à WWDC a maior desilusão foi o update ao iPadOS, a calculadora é fixe, mas, a principal critica do iPad é ter a potencia de um MacBook mas a limitação do iOS, e a apple não resolveu isso.

Para mim o que eu continuo a detestar no iPadOS, e o motivo que não volto a comprar um iPad, eu posso estar num MacBook e não preciso do iPhone, com o novo update até posso fazer mirror do iPhone no Mac!, mas num iPad continuo a precisar do iPhone, seja porque WhatsApp (web) funciona mal, seja porque não tenho wallet para mostrar o bilhete de comboio, etc, e isso mata-me a experiência do iPad.

https://www.phonearena.com/news/this-is-why-your-iphone-15-cant-run-apple-intelligence_id159336 Basicamente o modelo actual precisa de uma memória total de 8GB para conseguir lidar com LLV actual que ocupa 2GB, quando o modelo subir para 7, os 8GB já não chega, e isto vai ser sempre a subir. 12GB já aguenta. Provavelmente a Apple vai ter de diferenciar funcionalidades para distinguir entre dispositivos que não conseguem correr as versões mais complexas.

Last edited:
Sim, a Apple neste momento vai usar uma LLM com 3 mil milhões de parâmetros (on-device).
A tendência será subir para 7 ou 8 mil milhões de parâmetros e isso poderá exigir 4GB DRAM exclusivos.

Já se sabe que a Apple faz novidades coisas que outros fabricantes já fazem há anos e anos.
E pior ainda fazem uma "festa" disso.

Agora também há funções que a malta gosta só porque sim. Aposto que 99% das pessoas editam o seu home screen uma vez e nunca mais mexem nisso.

Além disso, foi bem esgalhado a opção do tint em todos os icons. Outros permitem simplificações, mas fica sempre uma ou outra app que não fica no "tema" porque não tem essa opção, perdendo-se a idea global de mudar de imagem.
Android's themed icons are so much better after seeing iOS 18 (9to5google.com)

The icons all have a consistent theme which is nice, but they tend to end up looking a bit tacky. Really, they just feel like the Android icon packs I remember the Google Play Store being full of a decade ago, and I’m quite glad that we’ve moved long past that time.

Perhaps making matters worse is that, like Android, this system only works for supported apps. If an app isn’t supported, a mask is applied to the icon to make it blend in. This is something Google has also played around with, but not yet rolled out. And it’s pretty clear why. While some icons look fine with the tint applied, others simply do not. And it varies wildly depending on the theme applied.

It’s even worse for widgets, which it inexplicably applies to.​

Back