Entretanto na altura da BF sempre comprei o MM M4 base. Preço EDU de €609 que basicamente avanças na compra no site oficial e ele não pede qualquer prova que és estudante ou professor [

]
O computador é super rápido e faz tudo o que se quer, nesse aspeto estou super satisfeito. Já tinha em casa um dongle para USB-A e SD card, mas é chato ter perdido pelo menos os USB-A num desktop. As portas TB/USB atrás estão muito próximas umas das outras, acho que não havia necessidade. Para o meu caso pessoal preferia o jack 3,5mm atrás como na versão anterior porque tenho os cabos todos para trás e neste caso é para as colunas e não ligar muito phones à frente. Como tenho um bocado TOC tenho um adaptador USB-C-3,5mm na traseira (atenção, já tinha este adaptador

) para a ligação às colunas ficar escondida e a frente ficar clean
Pessoalmente preferia que o computador fosse um pouco maior em comprimento e largura e menos em altura, havia mais espaço para portas lateralmente no geral e porque assim os USB-C são verticais e preferia horizontais. Continuaria a ser muito mais compato que o antecessor de qualquer forma.
Para quem é old school como eu faz confusão isto não fazer barulho nenhum, ainda para mais em algo que apesar de compacto não deixa de ser um desktop. Só tem 256 GB, mas sendo desktop não acho tão limitador como 256 num portátil. E já tinha discos externos de qualquer forma.
Os 16 GB realmeente neste momento (imagino sobretudo no futuro) já fazem bastante diferença face aos 8GB. Do que vejo ali da Maria ela abre o PS e LR em simultâneo e mesmo fechando tudo o resto e o computador começa logo a fazer swapp agressivo. Basta estar a editar umas fotos em RAW. Já em edição de vídeo 4K no FCP ele safa-se melhor, talvez por ser apenas uma app e não duas e por ser uma app da casa onde há uma maior otimização do que com a "tralha" da Adobe.
Também comprei um LG 27US500 4K por €190 durante a BF, pelo que fiz a festa por ~€800. 4K é um mundo novo e para mim 27” é bastante grande. Ainda considerei outras opções, mas 32” seria um completo abuso para aquela secretária em casa.
O MX Master 3S já cá cantava há mais de 1 ano (única peça do setup que mantive, além das colunas, também elas Logitech) mas comprei também numa promo de BF da Amazon um MX Keys Mini grafite com layout alemão por um valor bomba de €49.
Não tem layout PT porque nem sequer existe neste teclado, mas primeiro PT só existe na versão grande deste teclado (algo que não queria porque estava farto do tamanho grande do teclado antigo básico Windows que andava a usar (tinha-me fartado de problemas com um MK antigo que berrou), o rato deixa de ter espaço parece, apesar da vantagem, para mim pontual, do numpad), segundo o grande mesmo em promo custava pelo menos €100 e terceiro (para o Mini) o que havia na Amazon para este teclado era apenas a versão DE ou ES, o que faz pouca diferença na realidade porque este último também não era igual ao PT de qualquer forma, além de que custava mais €20, pelo que veio o alemão.
Por questões de muscle memory as únicas diferenças no teclado não me fazem diferença porque sei o que faz cada tecla de cabeça.
A única coisa que isso sim faz diferença face ao teclado PT para Mac (e até é isso que me faz alguma confusão pontual) é o ctr (strg em german

) e o FN estarem trocados de posição face ao MK/teclados integrados nos MacBooks. E aqui estão mesmo realmente trocados de posição, e não dá para alterar (embora aqui o que a tecla indica é o que realmente faz [

]). Mas os cmd e option está tudo no mesmo sítio de ambos os lados.
Este teclado para mim é melhor que o Magic Keyboard em quase tudo, e já usei bastante um Magic Keyboard e teclados integrados de portáteis para comparar. Diria que sou uma pouco mais rápido no MK (única vantagem que encontro) porque as teclas têm menos travel e são flat, mas este Logitech é mais confortável overall pelas "covas" nas teclas e feeling geral. Depois o ângulo do teclado é também mais agradável, a fazer lembrar o ângulo dos MacBook Air pré 2022 para quem conhece. E aqui ganha também muito face ao MK em termos de uso prolongado. Que aliás nem precisa de ser muito prolongado.
Depois tem várias teclas personalizáveis do F4 ao F13 na app da Logitech Options+,e claro, há esta opção grafite que combina com o MX Master 3S na perfeição e eu não gosto nada de teclados brancos. Sim, a Apple tem preto/grafite mas só num teclado full size que é enorme e caríssimo. Quer esse teclado quer o Magic Trackpad (nomeadamente em preto) são tão caros que custam quase tanto como o monitor 4K que comprei e se comprasse os dois então dava quase para dois monitores destes [

]
Por fim, e isto sim (para mim) mata os MK da Apple, é backlit. Muita gente em reviews afirma que a bateria a usar a iluminação dura uma semana mas é um exagero. Quando o comprei carreguei até aos 85% e demorou mais de 2 semanas até chegar aos 45%. Portanto dos 100 aos 10% deve durar aí um mês. Claro está que o uso vai variar de pessoa para pessoa, mas mesmo com um uso super intensivo pelo menos 2 semanas aguenta. E com a iluminação desligada dura meses, embora isso derrote o propósito da compra deste teclado IMHO. É dos maiores pontos diferenciadores do MK da Apple que, BTW essa é outra, dantes comprava-se a 90/95e em promo e agora - e a mesma versão 2022 ainda Lightning, nem é o novo USB-C, não se arranja por menos de €109 em lado nenhum.
Sim, sendo um desktop falta o Touch ID dos MacBooks e a versão mais cara do MK pequeno realmente tem Touch ID, no entanto não só este teclado é caríssimo como tendo eu AW isso fica resolvido com o login/compras via relógio
PS: Até falei muito mais do teclado que do monitor e sobretudo do Mac mini, mas sinto que não há muito a dizer que não foi já dito sobre o MM M4 e sobre este teclado não há assim tanto info online e em português então pouco ou nada deve haver.
Neste momento isso dentro do mau até é boa compra porque o iPad 10 mesmo por mais ~€90 (embora 35% mais caro atenção) também já está desatualizado porque tem mais de 2 anos de mercado e um chip com mais de 4 anos de mercado... Sim, tem um chip um ano mais recente, 4 vs 3GB de RAM e um novo design USB-C etc., no entanto diria que está a poucos meses de ser substituído…
Agora há 2 anos atrás a Worten chegou a ter esse iPad 9 a €299 pela BF e nessa altura o iPad 10 tinha acabado de sair e custava aí 450 salvo erro e mesmo com promoções custava mais de 400e. E portanto nesse sentido (299 há 2 anos) esse iPad quase em 2025 devia ser quase quase oferecido por 200e
E agora com o AI a Apple está a dar um grande push nos chips e sobretudo na RAM e como querem que mesmo os produtos de entrada corram AI mesmo o iPad base está previsto duplicar a RAM (4-8GB) na próxima iteração que pode chegar já em março/abril.
Portanto assim como assim se a compra tiver de ser obrigatoriamente agora eu diria que é gastar o mínimo possível e €260 por um iPad novo continua a ser bom.
Digo isto porque mesmo o iPad 10 acho que vai ficar desatualizado bem rápido no mundo real em termos de updates e afins porque a Apple em termos de specs/RAM está numa altura de transição forte agora entre este 2o semestre 2024 e o primeiro de 2025.
Actualizei directo para o 18.2 e até desinstalei o Swiftkey à confiança, até porque nunca me habituei muito bem a esse teclado.
Contudo, não me parece que os problemas no teclado nativo tenham desaparecido, apenas ficado atenuados. Ou então tenho mesmo um limão neste 13 comprado faz agora 1 ano.
Não me parece que tenhas um limão, eu e o Silver temos o mesmo problema com iPhone 11 e ele nem sei que modelo tem, mas dantes tinha o 12 (agora não sei que modelo tem).