A RAM é sempre uma limitação, e a decisão de colocar 256Mb em vez de 512 foi com certeza um decisão económica, para manter o preço do IPAD de entrada abaixo da barreira psicologica dos 500 USD.
De qualquer modo, 256Mb não é assim tão limitado. Há menos de 10 anos tínhamos Pentium a vir de fábrica com 256Mb que chegavam perfeitamente para efectuar muitas tarefas, mesmo em ambiente multitasking. Num dispositivo como o Ipad, em que todo o hardware e software é optimizado para aquilo e aquilo mesmo, 256mb não é uma limitação assim tão grave.
Eu tenho um "velho" Iphone de 1ª geração, com 128mb de ram, que consegue perfeitamente ter uns quantos separadores abertos no safari sem grande stress. Imagino que o IPAD lide muito bem com situações dessas.
O problema da dimensão do ecran é relativo. Uma imagem de 1024x768 com cor de 24 bits ocupa apenas 2,25 Mb.
Mas Axxantis, o problema não é que os 256MB não sejam suficientes, aliás, estou "relativamente" satisfeito com os 256MB do 3GS no iOS 4.
As contenções nos custos de produção serão certamente um argumento válido, subjectivo no entanto, pois não sabemos bem os valores envolvidos.
Talvez seja mais uma manobra de marketing do que propriamente "corte na despesa", castrando de certo modo as capacidades de multitasking do actual modelo, justificando o upgrade num próximo iPad 2(?) com melhorias nesse campo.
Quando referi a resolução do iPad, não era no intuito de ficheiros de imagem, mas processamento gráfico. Talvez 256MB possam parecer bastante, tendo em conta que placas gráficas de á 4, 5 anos incluíam homogeneamente 256MB de memória gráfica.
No entanto no caso do iPad, esses 256MB são partilhados entre o GPU PowerVR SGX e o CPU Hummingbird. Aloja o kernel do sistema, eventuais processos e caches/memória gráfica.
Usando o 3GS como exemplo, após arranque a memória disponível oscila entre 130/120MB, 140 com alguns launchdeamons apagados(só possivel com JB). De referir que com o tempo, alguns processos de sistema evidenciam memory leaks, sendo normal esses 130/120 baixarem para 80/90MB ao fim de poucas horas.
Basta correr o Safari com 3 ou 4 tabs de páginas mais elaboradas(engadget, gizmodo, guru3d, etc) para se acabar a memória, por vezes simplesmente a ver algumas fotos mais pesadas. Muitos de vós certamente já presenciaram o facto de estarem muito bem no Safari e de repente este sair... pois é, simplesmente não havia mais memória e a aplicação teve de fechar.
Considerando as potencialidades e objectivos do iPad, que são largamente superiores ao que é exigido no 3GS onde já acho os 256MB um pouco curtos, o iPad fica literalmente capado de grandes aventuras. Até no campo dos jogos, onde texturas com 320x480 de resolução ocupam bastante menos que as de 1024x768.
Resumindo, não é que seja um grande problema, mas podia ser melhor sem grande esforço. Por alguma razão colocaram 512MB no A4 do iPhone 4, e conhecendo a politica da Apple no que toca a hardware, certamente que se não fossem necessários não estariam lá.
[

]