Eu por acaso tenho feito muitas chamadas FaceTime, tanto a brincar entre o Mac e o iPhone, como entre o iPhone e o meu irmão que tem um iPod touch [

]
Tem muitas características engraçadas, como por exemplo a detecção da orientação da camera que está a filmar e fazer o display correctamente orientado no aparelho que recebe a imagem, ou outra que é ser algo que não precisa de login nem nada aberto em nenhum tipo de dispositivo, simplesmente toca. Incluindo no Mac, não é preciso ter nenhum programa aberto, se esse Mac tiver um endereço de email associado ao FaceTime e tiver internet, vai receber a "videochamada", tornando-o assim mais parecido no modus operandi com os serviços típicos de telefone do que com os IMs ou mesmo VOIPs com vídeo, para além de, em relação a estes, exigir um setup praticamente nulo.
De qualquer maneira, era giro que isto fosse aberto a 3G, penso que a desculpa da qualidade não justifica tudo, porque 3G pode ter qualidade assim como wi-fi pode não ter qualidade... vai tudo depender da largura de banda efectiva de cada ligação e da latência da mesma, pelo que se a preocupação era exclusivamente sobre a qualidade seria mais eficaz que a possibilidade de videochamada tivesse restringida a uns certos parâmetros avaliadores da qualidade da ligação à internet (como os que citei) do que simplesmente estar restringida a wi-fi sem ligar a mais nada.
Será mais uma questão política do que outra coisa, visto que nenhuma operadora (e a mais influente nisto será a AT&T neste caso) vê com bons olhos que as pessoas utilizem os seus planos de dados para substituir cada vez mais os planos de voz, ainda para mais criando stress adicional na rede 3G da AT&T, que pelo que se diz está longe de ser isenta de falhas, bem pelo contrário.