Tópico da Apple

Depois de quase 3 anos na posse de um iPhone 3GS, 32GB, tenho, desde sexta-feira, o novo iPhone 5, 32GB (preto).

A evolução, face ao 3GS, é dramática. Agrada-me bastante o conceito do ecrã esguio. Resta aguardar que as apps já existentes sejam adaptadas ao novo formato do ecrã.

Quanto à aplicação MAPS: o conceito 3D é muito giro. Resta esperar que chegue a Lisboa...

É giro, mas ainda tenho muitas duvidas sobre a utilidade disso...

Quando estás perdido numa cidade, a pé, o google oferece:
-> Usa a bússola para orientar o mapa, muito útil, porque por vezes saber onde estamos virados é complicado.
-> Boa integração com transportes públicos.
-> Street view para melhor reconhecemos o sitio.

Isto são coisas realmente úteis, quando estamos perdidos e usamos o GPS do telemovel para a sua principal função, que é orientarmos.

Essa vista 3D da cidade, é muito giro em casa para mostrar aos amigos, mas numa situação real tenho muitas duvidas que sirva para alguma coisa.

Quanto à aplicação MAPS: o conceito 3D é muito giro. Resta esperar que chegue a Lisboa...

Tecnicamente o conceito de mapas 3D já existe em Portugal, feitos pela mesma empresa que a Apple comprou à Nokia para lhe fazer a aplicação de Mapas, chamada C3 Technologies.
A diferença é que no Nokia Maps a C3 Technologies já tinha os principais edifícios modelados em 3D em várias localidades portuguesas, e na Apple estranhamente não o fizeram, gostava era de saber o motivo.
maps3d.png

-> Usa a bússola para orientar o mapa, muito útil, porque por vezes saber onde estamos virados é complicado.

Isto são coisas realmente úteis, quando estamos perdidos e usamos o GPS do telemovel para a sua principal função, que é orientarmos.

Essa vista 3D da cidade, é muito giro em casa para mostrar aos amigos, mas numa situação real tenho muitas duvidas que sirva para alguma coisa.
A bússola é uma função de hardware, e a integração com a antiga aplicação de mapas fornecidos pela Google no iPhone, era garantida pela própria Apple, que de resto era quem desenhava a app. Da mesma maneira, a actual aplicação do iOS 6 também tem integração com a bússola do iPhone.

A integração com transportes é realmente um dos problemas de infância dos Apple maps.
Pese embora o seguinte... num outro país, onde informação útil sobre transportes públicos seria realmente importante, nunca usaria a aplicação mapas, quer sejam da Google ou Apple. Porquê? São online... e não vou estar a usar data roaming. Nesse caso prefiro sempre uma aplicação dedicada offline.

Quanto ao 3D é também algo que a Google tem.

Sem dúvida que em termos de utilidade, o 3D View deixa a desejar. Mas á partida já se sabia que era uma "show" feature.

A bússola continuas a poder usar nos mapas da Apple.

Venho aqui a este tópico para destoar um bocado[:D]

Ontem um amigo meu tinha um iphone 4S (no sitio onde estava havia pelo menos 3 iphones) e tive a oportunidade de mexer a fundo no aparelho e trocar impressões com esse meu amigo acerca do mesmo. Sinceramente mexi no iphone a passados 2 minutos já tinha perdido a piada, não achei que fosse melhor que o android ou windows phone, para mim foi igual. Depois estive a conversar um pouco sobre o mesmo e ele a dizer o que achava do iphone: "Só o comprei porque custou 150€"; "Nunca daria 600€ por um, porque simplesmente não vale, paga-se é a marca"; "Bloqueia muitas vezes". Estes foram apenas alguns dos comentários e fiquei até um pouco decepcionado, tinha outra ideia do aparelho, pensava que transmitia outro "encanto" a mexer, não sei muito bem explicar.
Pronto, mas tem uma boa camara, acho que para mexer no facebook não é mau, mas não fiquei muito convencido. Para mim foi mais aquilo de haver muito publicidade, muito suspence, mas no fim não corresponde á expectativa, pelo menos comigo[:D]

Tecnicamente o conceito de mapas 3D já existe em Portugal, feitos pela mesma empresa que a Apple comprou à Nokia para lhe fazer a aplicação de Mapas, chamada C3 Technologies.
A diferença é que no Nokia Maps a C3 Technologies já tinha os principais edifícios modelados em 3D em várias localidades portuguesas, e na Apple estranhamente não o fizeram, gostava era de saber o motivo.
maps3d.png
Sem desdenhar, até porque os Apple maps têm muitos defeitos, acho que será mesmo por causa desse aspecto. As tecnologias utilizadas serão completamente diferentes, em que a Apple usa drones aéreos e mapeia áreas inteiras em 3D, enquanto que nesse caso já aparenta tratar-se de edifícios isolados modelados individualmente, integrados com o mapa em 2D.

A diferença entre ambos esses 3D é demasiado grande para poder ser coerentemente integrada.

A diferença entre ambos esses 3D é demasiado grande para poder ser coerentemente integrada.

Foi a mesma empresa que fez ambos os produtos (C3 Technologies).
A diferença é que aquela aplicação era do tempo em que a C3 era da Nokia e ela no ano passado foi comprada pela Apple para fazer os Apple Maps. Mas para veres o estado em que os mapas já estavam experimenta ver Madrid em Nokia Maps 3D que está num aspecto idêntico ao Apple Maps. A C3 tinha muitas cidades europeias já modeladas e agora no Apple Maps centraram-se só nos EUA e eu não consigo perceber qual o motivo.

Um exemplo prático é Veneza na Itália.
Apple Maps
applemaps.png

Nokia Maps (reparem que no canto inferior esquerdo diz C3 Technologies)
nokiamaps.png

Estes mapas 3D não estavam prontos para serem usados no Apple Maps?

Última edição:
Foi a mesma empresa que fez ambos os produtos (C3 Technologies).
A diferença é que aquela aplicação era do tempo em que a C3 era da Nokia e ela no ano passado foi comprada pela Apple para fazer os Apple Maps. Mas para veres o estado em que os mapas já estavam experimenta ver Madrid em Nokia Maps 3D que está num aspecto idêntico ao Apple Maps. A C3 tinha muitas cidades europeias já modeladas e agora no Apple Maps centraram-se só nos EUA e eu não consigo perceber qual o motivo.
A empresa ser a mesma não invalida a incompatibilidade do 3D encontrado em Lisboa, feito por um método mais antigo, e o novo que se vê nos EUA, e aparentemente Madrid e outras cidades europeias. O destaque dado aos EUA deve prender-se com questões de mercado, sem que isso invalide que algumas cidades europeias já tenham o 3D a funcionar (ver post do Iuri). Mas é curioso que no meu caso não consigo entrar em 3D em Roma e nem sequer em NY, isto num iPad 3.

Deve ter a ver com ainda não ter actualizado da beta 3 para a versão final do iOS 6. Se assim for será indicador que o 3D em diferentes localizações irá sendo integrado, conforme vão ajustando alguns vincos, com actualizações de software e não via servidor.

Como em tudo ... os produtos valem o valor que as pessoas estão dispostas a pagar por eles ... Se comprares um Citroen de 50 mil e um BMW de 50 mil € ... ao final de 2 anos o BMW desvalorizou muito menos ... porque ? é o mercado , para um existe procura ... para o outro não. É simples.

Outra coisa que ajuda é o suporte ... e ritmo lento a que saem novos modelos Apple.

Mas acho que um comparar um HTC One X, um Galaxy S3, um Xperia T com um iPhone 4 e dizer que os primeiros são Citroens e o iPhone é um BMW é, no mínimo dos mínimos, fazer um upgrade valente ao iPhone...

Só se o iPhone for um Mini One de 75cv e os outros forem um Citroen C6...é porque de acordo com as suas respectivas capacidades, é uma comparação bem mais justa.
De qualquer forma, quem conseguir vender o Mini por mais de 80% do valor do C6 novo é obra (ou apanhou alguém comprovadamente burro! [:D]).

Há sempre quem não tenha noção do mercado e compre. Não condeno quem os venda caros, condeno quem os compra, porque não se informa minimamente antes e atira-se de cabeça à primeira coisa que apareça.

Eu ando por vários fóruns de informática/tecnologia e não falta por lá pessoal a vender componentes informáticos usados, às vezes já sem garantia, praticamente ao preço dos novos em loja. E por incrível que pareça, eles acabam por ir.

O povo só é "levado" se assim o quiser, estamos na era da informação, só não se informa quem não quer. Hoje em dia nem é preciso muito, basta uma simples pesquisa de um par de minutos para ficar a saber se está a comprar bem ou mal.

Há sempre quem não tenha noção do mercado e compre. Não condeno quem os venda caros, condeno quem os compra, porque não se informa minimamente antes e atira-se de cabeça à primeira coisa que apareça.

Eu ando por vários fóruns de informática/tecnologia e não falta por lá pessoal a vender componentes informáticos usados, às vezes já sem garantia, praticamente ao preço dos novos em loja. E por incrível que pareça, eles acabam por ir.

O povo só é "levado" se assim o quiser, estamos na era da informação, só não se informa quem não quer. Hoje em dia nem é preciso muito, basta uma simples pesquisa de um par de minutos para ficar a saber se está a comprar bem ou mal.
No caso do iPhone, não será o mercado a funcionar mal, mas sim a funcionar correctamente. Pois se existe muita procura do produto em relação à oferta, a tendência do preço é de subir. Não é novidade nos produtos Apple, e é um dos factores a ter em conta também quando se olha para o preço em novos. As pessoas já deviam ter aprendido isso por esta altura.

O meu devo vender por 300€ (32GB, já fora da garantia). Para o que mercado pratica, não é nem um achado nem caro.

Bem mais chocante são os preços a que os iPhone 3G de 2008 ainda hoje são revendidos na net, na casa dos 150 euros, dependendo da quantidade de memória e de se é bloqueado ou desbloqueado.
Um telefone com 4 anos, com a bateria provavelmente já viciada, ecrã de 3.5", 8GBs de memória, câmara de foco fixo de 2MP com um CPU a 400MHz com 128MB de RAM vendido ao mesmo preço de telefones actuais com ecrãs de 4", com processador a 1 GHz com o quádruplo da RAM, com câmaras de 5 MP, que levam cartões de memória de alta capacidade e com a bateria nova a estrear.

Nesse aspecto o iPhone é de longe o melhor investimento para quem planeia vender usado!

Bem mais chocante são os preços a que os iPhone 3G de 2008 ainda hoje são revendidos na net, na casa dos 150 euros, dependendo da quantidade de memória e de se é bloqueado ou desbloqueado.
Um telefone com 4 anos, com a bateria provavelmente já viciada, ecrã de 3.5", 8GBs de memória, câmara de foco fixo de 2MP com um CPU a 400MHz com 128MB de RAM vendido ao mesmo preço de telefones actuais com ecrãs de 4", com processador a 1 GHz com o quádruplo da RAM, com câmaras de 5 MP, que levam cartões de memória de alta capacidade e com a bateria nova a estrear.

Nesse aspecto o iPhone é de longe o melhor investimento para quem planeia vender usado!

Disso não há qualquer dúvida. Mas não acho que seja o mercado a funcionar "só por si" que cause este efeito...não com a simples lógica da oferta/procura.

Em vez disso, muita da responsabilidade destes preços é do marketing agressivo da Apple e da imagem que muita gente tem do que significa ostentar um iPhone (mesmo que estivesse melhor servido com outro aparelho).

Mas, de uma forma ou de outra, "desirability" é uma característica de mercado...e as pessoas que conseguem fazer as suas escolhas em esta condicionante (nos casos em que esta condicionante não interessa, como o meu, em que nunca tenho intenção de vender o telemóvel anterior) são uma minoria muito reduzida (o que é de estranhar, dado que "toda a gente" se queixa de que ganha pouco e paga muitos impostos! [:D]).

É a razão (tirando uma única, rara, excepção) porque não compro quase nada usado em PT...enquanto que no RU fartava-me de comprar coisas usadas.

A tanga da oferta/procura e do mercado é assim, só o vi aqui (e falo de tudo, telemóveis (apple ou outros), informática, electrodomésticos...bicicletas e respectivos componentes usados então é o 8 e o 80).

Os preços de coisas usadas em Portugal não são inflacionados são muito inflacionados. A comprar usado é ir lá fora.

É a razão (tirando uma única, rara, excepção) porque não compro quase nada usado em PT...enquanto que no RU fartava-me de comprar coisas usadas.

A tanga da oferta/procura e do mercado é assim, só o vi aqui (e falo de tudo, telemóveis (apple ou outros), informática, electrodomésticos...bicicletas e respectivos componentes usados então é o 8 e o 80).

Os preços de coisas usadas em Portugal não são inflacionados são muito inflacionados. A comprar usado é ir lá fora.

O iPhone em Portugal só começou a ter grande venda há pouco tempo, no tempo do 3GS e mesmo do iPhone 4 original era raro ver alguém com um iPhone, dai que a oferta de usados esteja desajustada da procura. E quando é assim dá para fazer óptimos negócios, eu por exemplo que gosto de fotografia, costumo comprar material usado, e tinha até há algum tempo bastante material para sistema Nikon, no inicio do ano passado passou-me algo pela cabeça e vendi tudo para comprar uma mirrorless, como comprei o material na era antes do boom das DSLR's e vendi em pleno boom, fiz excelentes negócios, só perdi dinheiro no corpo da maquina, de resto ganhei em tudo, desde lentes a flashes, em algumas peças estamos a falar de um lucro de mais de 100 euros em coisas que usei durante mais de 5 anos. [;)]

Mas o iPhone trata-se de um produto de venda em massa, pelo que será uma questão de meses até que a oferta de usados se ajuste, e as desvalorizações reais se reflictam no preço... E honestamente, um telefone, seja ele qual for ao fim de 4 a 5 anos, já não vale quase nada, pelo que tudo o que for abaixo de 25% de desvalorização ao ano, em relação ao preço em novo, é comprar caro..

Voltar
Superior