Os Fire não têm nada reminescente do ebook reader com e-ink. Têm displays convencionais e são a tentativa da Amazon de competir no mercado convencional de tablets... virada para a venda dos seus próprios conteúdos multimédia, amazon video e música.
O mercado de leitura continua à parte com os Kindle de e-ink.
O Fire HD por exemplo tem excelente tecnologia, um ecrã de elevado DPI e um preço muito competitivo.
O problema é que a Amazon está muito limitada regionalmente. Não tendo acesso ao retalho tradicional, torna-se muito complicado agir globalmente. Até porque mesmo a estratégia online é limitada, quer pelas licenças de conteúdos, quer pelas localizações onde efectivamente vendem os tablets, que não são todas as suas lojas online locais.
E a Barnes & Noble é outra que tal.
No entanto, sendo empresas que nasceram do retalho, é impressionante o músculo e a visão com que se lançaram para o hardware, na minha opinião com ofertas muito mais interessantes do que hardware makers tradicionais como a Sony, Samsung.
Já o Nexus 7... bem, é igualmente um excelente produto, mas também sofre em certa medida do mesmo mal da distribuição e afins. E do mindshare que só agora se começará a criar, mas certamente que estará lá em iterações futuras.
O iPad mini chega no momento certo antes que tudo isto se comece a acertar melhor... e a Apple tem a distribuição (e produção), tem o mindshare, tem tudo. Mas interrogo-me muitíssimo sobre a estratégia de preços, tendo em conta alguns dos preços mais recentes da Apple (por exemplo o novo iPod touch). Não duvido do seu sucesso, mas estou simplesmente curioso para ver o resultado (em preço) da análise de mercado que fizeram para este lançamento.