Tópico da Apple

Isso é treta e só acontece em câmaras de baixo custo.

Tenho uma de 80euros que não faz isso por exemplo.

Eu também tenho um iPhone que não faz isso. Mas há casos em que acontece. Lá por tu teres uma câmara e nunca te ter acontecido é sinónimo de que nunca acontece em câmaras de pelo menos 80€ para cima? LOL [:D][;)]

Ate agora so' leio acerca dos supostos problemas no iphone 5. E' o scuffgate, e' o purplegate, etc.
Ate nos forums da apple, muitos apareciam a queixar-se do scuffgate, fotos e' que eram raras e a maioria era utilizadores registados em Setembro.
Ja' alguem efectivamente viu estes problemas ao vivo para estar a comentar? Acreditam em tudo o que leem? Eu devo ser mto sortudo, o meu IP5 esta' flawless. Entao o purplegate e' mesmo ridiculo. Eu ja tentei n vezes tirar a mesma foto, com o mesmo angulo e sai sempre uma foto normal. E digo mais, tentar tirar essa foto so' pode ser para gozar. Ou estao com os olhos fechados ou teem de utilizar oculos de sol para aguentar a intensidade da luz. E mais, ha algo mto estranho nessa foto, parece ter sido manobrada. No iPhone, com o foco no sol, tudo 'a volta fica escuro, e se focarmos 'a volta do sol, tudo fica branco no ceu. E' uma foto mto complicada de tirar com um telefone, nao e' nada facil conseguir o meio termo da foto do "purplegate".

Last edited:
Eu tenho um 5 ( :D ) e nunca notei nada disso... Se calhar é por não andar a tirar fotos ao sol. Noto é uma diferença em relação à bateria do meu nokia antigo. durava 2 dias na boa, a fazer chamadas e sms's. Agora dura 1 dia, e tem menos de 1 semana. Mas tb compreendo que tem um processador mt mais potente e o facebook anda sempre a bombar

O iPhone 5 não presta. Na primeira foto não mantém a constância dos verdes nas duas árvores e na segunda metade da foto está demasiado escura.
Percebes minimamente de fotografia? Se calhar e' porque esta com o sol de frente???? [:D][:D][:D] Claro que a maquina em modo automatico n sabe como fazer a compensacao da exposicao. Constancia dos verdes? As arvores teem folhagem diferente [:D][:D]

Olha uma canon 500d que nao presta tb. Esta foto de contra luz obriga a que controles manualmente a compensacao da exposicao

Percebes minimamente de fotografia? Se calhar e' porque esta com o sol de frente???? [:D][:D][:D] Claro que a maquina em modo automatico n sabe como fazer a compensacao da exposicao. Constancia dos verdes? As arvores teem folhagem diferente [:D][:D]

Olha uma canon 500d que nao presta tb. Esta foto de contra luz obriga a que controles manualmente a compensacao da exposicao

De fotografia não percebo muito. Mas de figuras de estilo linguísticas percebo um bocadinho.

Realmente, esperava bem mais desse topo de gama..

Pois parece-me ter uma gama tonal fraca, não lida mesmo bem com diferentes zonas de luz.
a primeira queima-a toda, e a segunda ao contrario.. Pensei que lidasse bem melhor com essa situaç
ao, das mais tipicas de quem fotografa.. E já vi máquinas fotograficas baixa gama, tipo 75-100€ conseguir lidar melhor com isso que essas fotos mostram.

E até alguns telemoveis, com sensores de 3MP ou por ai, e já uns anos em cima, conseguirem lidar melhor.

Essas fotos parecem tiradas com o meu sapo a5 (blade) com a sua pessima camera, e o seu calcanhar de aquiles..

Realmente, esperava bem mais desse topo de gama..

Pois parece-me ter uma gama tonal fraca, não lida mesmo bem com diferentes zonas de luz.
a primeira queima-a toda, e a segunda ao contrario.. Pensei que lidasse bem melhor com essa situaç
ao, das mais tipicas de quem fotografa.. E já vi máquinas fotograficas baixa gama, tipo 75-100€ conseguir lidar melhor com isso que essas fotos mostram.

E até alguns telemoveis, com sensores de 3MP ou por ai, e já uns anos em cima, conseguirem lidar melhor.

Essas fotos parecem tiradas com o meu sapo a5 (blade) com a sua pessima camera, e o seu calcanhar de aquiles..

Os teus post aqui são de rir ... fiz agora uma filtragem [:D]

Por mais evoluídas que estejas as camaras dos telemóveis, convém ter um pouco de bom-senso quando se faz comparações. Acho que o objetivo da Apple não é substituir uma máquina fotográfica, mas apenas ter uma feature com a melhor qualidade possível.

Dentro do que se faz com telemóveis, a camara do iPhone é das melhores.

O ecrã do 5 é realmente muito bom, mas a "olho nu" não fiquei surpreendido relativamente ao 4s que é, já por si, infinitamente melhor que o Amoled do meu Galaxy S.

Os acabamentos deste 5 não me convenceram. Em termos de qualidade não sei, mas gostava muito mais da tampa do 4S, acho que tem uma categoria.

Num manuseamento rápido, verifiquei que é rapídissimo e com muito pouco lag.

Para mim, e porque não estou habituado, continuo a não gostar que o OS da Mac no iphone não possibilite uma maior personalização do "desktop".

Em suma, apesar de achar que é um grande produto, continuo a achar que não merece o dinheiro que custa, ao contrário do Ipad, por exemplo, que se destaca relativamente à concorrência (ainda falta ver o surface, mas pelo menos em termos de monitor parece ser inferior).

Dentro do que se faz com telemóveis, a camara do iPhone é das melhores.

Sem dúvida que não é das piores, mas também acho que não se pode considerar das melhores.
O sensor em si acaba por não se destacar em nada:
- 8 MP já não são novidades, existem concorrentes com 8.7, 10, 12, 16 e 41 MP
- f2.4 de distância focal também não é referência: existem vários concorrentes com f2.0 e f2.2, característica importante em fotografias com pouca luz natural
- a história do pixel binning reduzir as fotos nocturnas para 4 MP acaba por ser relativamente curto para os dias de hoje e para a gama alta em que o telefone se insere
- o software da câmara do iPhone é bastante simples com poucas opções e configurações avançadas

Quero com isto dizer que se de facto a câmara fotográfica for uma característica primordial na compra de um telemóvel, existem outros modelos concorrentes com melhor câmara que o iPhone, não penso que esta seja uma "killer-feature" do iPhone, se bem que admito que a que tem chega para uma grande parte dos seus clientes.

Sem dúvida que não é das piores, mas também acho que não se pode considerar das melhores.
- f2.4 de distância focal também não é referência: existem vários concorrentes com f2.0 e f2.2, característica importante em fotografias com pouca luz natural
- a história do pixel binning reduzir as fotos nocturnas para 4 MP acaba por ser relativamente curto para os dias de hoje e para a gama alta em que o telefone se insere
- o software da câmara do iPhone é bastante simples com poucas opções e configurações avançadas

Quero com isto dizer que se de facto a câmara fotográfica for uma característica primordial na compra de um telemóvel, existem outros modelos concorrentes com melhor câmara que o iPhone, não penso que esta seja uma "killer-feature" do iPhone, se bem que admito que a que tem chega para uma grande parte dos seus clientes.

f2.4 f2.0 e f2.2 ... distância focal ? :sh)

Estou um pouco confuso. Porque é que associam o sensor da câmara aos megapixeis? O tamanho do sensor não é independente da resolução da câmara?

O megapixels valem o que valem, que é quase nada. Não interessa fazeres fotos muito grandes, se a nitidez, a cor forem más, por exemplo. O mesmo acontece com o valor da abertura. É verdade que quanto mais baixo for o valor, melhor, mas não te podes guiar só por isso. Convém conhecer o processador e a qualidade da objetiva.

Como telemóvel que é, faz sentido que tenha poucas opções. Se as pessoas não usam as definições manuais nas máquinas compactas, para quê tê-las num telemóvel?

Deveria querer dizer abertura.

Pois queria, my bad...

Edit:
Já agora, e ainda dentro da temática da câmara, há um outro aspecto que é raramente mencionado e que não percebo o motivo da Apple não corrigir! O iPhone 4S e o iPhone 5 têm dois e três microfones para noise cancellation durante uma chamada mas estranhamente não gravam os vídeos em estéreo.
É incompreensível como uma marca que está intimamente ligada à música (iPods, iTunes) não usa os diversos microfones do iPhone para gravar o som em estéreo.
Esta característica está amplamente disseminada nos concorrentes, os Sony Xperia com dois microfones gravam em estéreo, os Nokia N8 / 808 e N9 (Symbian e MeeGo, respectivamente) gravam em estéreo, os famosos Galaxy S3 e HTC One X também o fazem e por aí fora.
Gravar um vídeo em 1080p no iPhone com uma qualidade de imagem muito boa e no fim não ter a percepção de "espacialidade" que o som estéreo traz parecendo que não "estraga" um bocado o resultado final.

Last edited:
Back