Tópico da Apple

Um amigo meu pediu-me opiniao sobre o Apple Macbook Pro 13'' I5-2.5GHZ MD101

processador
2.5GHz dual-core Intel Core i5
memória 4GB - DDR3 - 1600MHz expansivel a 8GB
disco 500GB
preço promocional 998 Euros.

Vale a pena?

o Mac Os vem com office ou ferramentas de produtividade semelhantes?

obrigado

Bom preço !! compra

Comprei ontem um MBP 13" destes da promoção. Já estou a escrever nele e já esqueci o Win7.

Na Worten era os tais €998, mas passei pela FNAC e pediam o mesmo. Sucede que nesta loja ainda acumulava 5% em cartão (e não será difícil gastar os €50 ao longo do próximo ano e meio), portanto esqueci a Worten e comprei na loja francesa.

Ao principio (sempre habituado a Windows, desde o 95 e até cheguei a apanhar um pouco do 3.1) estava a custar, agora (poucas horas depois de o comprar) já sei quase tudo a nível dos atalhos mais básicos :)

Foi só fazer umas pesquisas e ver dois vídeos no Youtube. Lá tive de descobrir como era o DEL a escreve (FN+Backspace), Home, END, Pg Up, Pg Down, copy paste etc...

O "cut" é como?

Também já tenho o Office Mac 2011 e alguns aplicações essenciais como o VLC, uTorrent e o Chrome. Aliás tenho estado a usar o Chrome por estar habituado e porque com a conta Gmail fiquei logo com os bookmarks todos sincronizados, mas se calhar em OS X funciona melhor o Safari, não ? Vocês usam o quê ?

PS: Na FNAC em que estive só haviam 4 unidades (3 depois de comprar) e a promoção acabava esta quarta dia 8 (amanhã portanto). Na Worten a promoção é até dia 14, salvo erro.

Comprei ontem um MBP 13" destes da promoção. Já estou a escrever nele e já esqueci o Win7.

Na Worten era os tais €998, mas passei pela FNAC e pediam o mesmo. Sucede que nesta loja ainda acumulava 5% em cartão (e não será difícil gastar os €50 ao longo do próximo ano e meio), portanto esqueci a Worten e comprei na loja francesa.

Ao principio (sempre habituado a Windows, desde o 95 e até cheguei a apanhar um pouco do 3.1) estava a custar, agora (poucas horas depois de o comprar) já sei quase tudo a nível dos atalhos mais básicos :)

Foi só fazer umas pesquisas e ver dois vídeos no Youtube. Lá tive de descobrir como era o DEL a escreve (FN+Backspace), Home, END, Pg Up, Pg Down, copy paste etc...

O "cut" é como?

Também já tenho o Office Mac 2011 e alguns aplicações essenciais como o VLC, uTorrent e o Chrome. Aliás tenho estado a usar o Chrome por estar habituado e porque com a conta Gmail fiquei logo com os bookmarks todos sincronizados, mas se calhar em OS X funciona melhor o Safari, não ? Vocês usam o quê ?

PS: Na FNAC em que estive só haviam 4 unidades (3 depois de comprar) e a promoção acabava esta quarta dia 8 (amanhã portanto). Na Worten a promoção é até dia 14, salvo erro.

É incrível como passado umas horas, o OS X faz muito mais sentido que o Windows, não é? [;)]

O cut é copy, mas depois em vez de fazeres colar (CMD+V), fazes mover (alt+CMD+V).

A vantagem é que podes decidir posteriormente se queres preservar o elemento original ou não.

O alt basicamente serve a sua função de modificador. Usa-o com abundância. Até nos menus mostra funções alternativas. Experimenta carregar no botão da maçã no canto superior esquerdo. Com o menu caído, carrega no alt e vê as diferencias.

Outra coisa. Reticências normalmente significa que vais ter um menu adicional ou uma caixa de confirmação. Sem reticências procede-se directamente à acção.

Última edição:
Eu sou um gajo muito ponderado, mas desta vez perdi um pouco a cabeça pois ainda tenho umas duvidas.

Este Moutain Lion é substituido quando ? A actualização fica muito cara ? Dá para actualizar sem perder configs e ficheiros ao contrário do "Janelas" certo ?

E para meter o Win7 (caso seja preciso) dá muito trabalho ?

É incrível como passado umas horas, o OS X faz muito mais sentido que o Windows, não é? [;)]

Calma que ainda agora comecei, mas sim, isto funciona tudo bem. Aqualidade do equipamento em si é estupenda. Nada de maus materiais, má montagem, ventoinhas a disparar etc. Mas também vindo de um laptop HP... :sh)

Até estou parvo porque pensava que a esta altura ainda tivesse mais "às aranhas", mas para o básico já me safo. Agora preciso de uns tempos para me habituar melhor, meter aqui a minha música, fotos etc. Sincronizar a dropbox também.

Podes usar uma máquina virtual (emulador) e é só o trabalho de instalar o software. Eu uso o parallels (e tens o virtualbox que é grátis) e funciona muito bem (mas também pouco uso dou ao win, é mais para testes). Basicamente corres o win no OSX.

Em alternativa podes ter um dualboot (ao arrancar escolhes OSX ou Win) Para isso usas o bootcamp (Apple - Support - Boot Camp)

Eu sou um gajo muito ponderado, mas desta vez perdi um pouco a cabeça pois ainda tenho umas duvidas.

Este Moutain Lion é substituido quando ? A actualização fica muito cara ? Dá para actualizar sem perder configs e ficheiros ao contrário do "Janelas" certo ?

A Apple está neste momento num ciclo de renovação anual do OS por volta do Verão. Lá para Setembro ou antes deve haver a nova versão.

No ano passado custou cerca de 16€ e este ano deve ser a mesma coisa. Via Mac App Store.
E sim, não perdes settings nem configs nenhumas.

E outra coisa... o OSX não tem nenhum tipo de DRM draconiano. A partir do momento em que instalas uma versão nova, está instalada, não há nem serials nem verificações de ser genuíno, nada.
Mas ter a compra da nova versão na tua conta da App Store dá jeito. Até porque em qualquer outro Mac só precisas de chegar lá, fazer login, download e instalar o update. Valido para um numero ilimitado de Macs.

Instalar Windows não é difícil. Antes de eu próprio ter Mac, instalei no de um amigo. Usas a aplicação boot camp que te vai particionar o disco e preparar a papinha toda. No meu nunca me dei a esse trabalho.

Outra coisa, a maneira mais eficiente de lançar Apps que não usas regularmente, se souberes o nome, é fazeres cmd+space, começas a escrever no spotlight e carregas no enter quando o resultado for o pretendido.

Ainda melhor (para mim) é no entanto o Alfred. Procura e instala.

Outra recomendada é o Caffeine. É uma aplicação na top bar, que carregas quando queres que o teu Mac não adormeça. E carregas outra vez quando já não faz mal.

Gestos. Usa e abusa. 4 dedos para cima para veres as várias apps abertas num espaço, 4 dedos para baixo para veres todas as janelas de uma mesma app.

Enfim, conforme me for lembrando de dicas vou dizendo.

Meio caminho para um boa experiêcnia no Mac é o Magic Mouse... Que espectáculo.

Quanto ao uso geral, eu uso pouco e ainda n me habituei bem à barra de cima que muda conforme aplicação e a outros pormenores.

Meio caminho para um boa experiêcnia no Mac é o Magic Mouse... Que espectáculo.
Eu cá odiei, ainda bem que consegui experimentar um antes de o comprar porque não é nada barato. Mas eu sou muito picuínhas com o rato.

Quanto ao uso geral, eu uso pouco e ainda n me habituei bem à barra de cima que muda conforme aplicação e a outros pormenores.

O pior da barra é estar a usar uma aplicação que usa a barra quase toda para menus (tipo o photoshop) e depois não conseguir aceder às aplicações que são chamadas na barra (como o caffeine e o dropbox). Sei que o finder está à distância de cmd+tab mas é um pormenor que não me parece nada bem resolvido.

Eu cá odiei, ainda bem que consegui experimentar um antes de o comprar porque não é nada barato. Mas eu sou muito picuínhas com o rato.

O pior da barra é estar a usar uma aplicação que usa a barra quase toda para menus (tipo o photoshop) e depois não conseguir aceder às aplicações que são chamadas na barra (como o caffeine e o dropbox). Sei que o finder está à distância de cmd+tab mas é um pormenor que não me parece nada bem resolvido.

Eu tenho um Mighty Mouse e adoro o rato. Pena a roda ter que ser limpa bastante vezes. Já o Magix experimentei e não me habituei muito bem também.

Quanto à barra, quando uso o Photoshop os ícones do caffeine e dropbox continuam a aparecer-me...

Depende da resolução/tamanho do ecrã, da app e sua versão e do número de topbar apps.

Mas pode tornar-se uma questão. No meu caso tenho como topbar apps o Evernote, f.lux, fantastical e BetterTouchTool, e pode interferir. Há pessoas que podem ter ainda mais. A maneira de resolver isto é ter um toggle na barra que alterne entre topbar apps (mostrar todas) e mostrar o menu completo da app do momento.

O "cut" é como?

Qualquer dúvida sobre atalhos do teclado vais às Preferências do Sistema e nas opções do teclado tens tudo bem explicado. Não é preciso andar a tirar duvidas na net. Se não souberes onde se configura algum item podes usar o "spotlight"/pesquisa na própria janela das Preferências do Sistema.

Depende da resolução/tamanho do ecrã, da app e sua versão e do número de topbar apps.

Mas pode tornar-se uma questão. No meu caso tenho como topbar apps o Evernote, f.lux, fantastical e BetterTouchTool, e pode interferir. Há pessoas que podem ter ainda mais. A maneira de resolver isto é ter um toggle na barra que alterne entre topbar apps (mostrar todas) e mostrar o menu completo da app do momento.
É isto, e já vi uma app para fazer mesmo isso.

Na barra tenho o character viewer, caffeine, growl, evernote, adobe updater, dropbox, hands off e o cartão do cidadão (este último só porque me esqueço de o desligar :D). Depois tenho uma ou duas apps que uso bastante e cujo interface é na mesma barra. Torna-se complicado.

Mais um que converteu ao OSX por intermédio de um iMac 27".

Para quem usou Windows toda a vida, a transição está a ser fenomenal. Rápido, intuitivo, com tudo o que preciso. Estava com receio de cair numa moda, mas neste momento arrependo-me de não ser um utilizador há mais tempo. A integração com os iAparelhos cá de casa e receptor com AirPlay foi também imediata e muito simples.

Voltar a ligar o velho portátil com Win7, passou a ser um sacrifício.

Recomendo! apr:)

Nem sempre é assim.. Apesar de já usar há um ano e meio a 10.8.3 custou-me a adaptação e ainda hoje sinto que existem coisas no W8 melhores que neste...

Mas repara que eu nao disse se era melhor ou pior ... mas achar que é só uma "moda" que daqui a 1 ou 2 anos já ninguem vai usar ... é pura ignorância ... isso é valido para OSX e IOS .

Eu sou um satisfeito utilizador de ambos os sistemas , embora confesse que só tenho Windows para os joguitos ... de resto dispenso-o .

O meu iphone continua com as suas maluqueiras da bateria... :sh) E parece pior....

Há 3 ou 4 dias, tinha 16% e ia ligar o facebook, pumbas desligou-se... tentei ligar 3 ou 4 vezes e lá ligou, esteve 30seg a 16%, baixou para 1% e depois esteve mais de 3horas com apenas 1% até ir dormir e meter a carregar.

Ontem pouco usei o telemóvel, sabia que devia estar na casa dos 40% à noite, vou usar para tirar uma foto, e desliga-se... Tento tento ligar e nada. Espero 5min, volto a ligar e liga e tenho.... 45% de bateria... :sh)
Durou mais de 4h, com net, jogos e imessage. E deitei-me com 22%....

Carrego-o sempre até aos 100% todos os dias, mas raramente o deixo morrer sem bateria, basicamente qdo me deito meto a carregar...

Voltar
Superior