Nuno156
New member
Caros amigos, estou aqui com uma dúvida que não sei se é um problema ou não... até agora, e por motivos de trabalho não ter tido oportunidade vasculhar os segredos do MacBook e do OSX, mas estou bastante contente com o desempenho do computador, e principalmente do OSX. Não tenho uma única pasta na secretária, tudo é intuitivo e limpo, e tudo está à mão na dock e através do trackpad.
Mas também já apanhei uns bugs: o itunes não me convence, o mail de vez em quando passa-se, o imovie fechou 2 ou 3 vezes (muito windows..) mas depois saiu uma actualização e aparentemente resolveu-se.
Mas agora estou aqui com algo que é: quando fecho a tampa do mac e abro ele liga logo no momento. Mas se por exemplo ele está numa mesa e desliga o monitor e o faço acordar logo de seguida (vamos imaginar 2 ou 3 segundos depois de se ter apagado o ecrã) ele algumas vezes fica com o ecrã preto e demora cerca de 20/30 segundos a voltar ao ecrã. Não aparece a roda nem nada disso e a seta do rato mexe, simplesmente o ecrã fica preto até aparecer a imagem outra vez. No entanto, se o acordo passado 1 ou 2 minutos isso nunca acontece. Já aconteceu isso a alguém? Qual poderá ser a explicação?
A explicação poderá ser esta? Saiba por que MacBooks [Air/Pro] às vezes demoram a retornar do repouso (e como melhorar isso) | MacMagazine
Mas porque é que no meu caso alguma vezes o ecrã fica preto, será por tentar acordar o bicho logo após ele entrar em suspensão e ele não ter tempo de "passar a screenshot" para o disco rígido, já que em seguida tem de acordar outra vez? O disco aparentemente não tem nenhum problema (já verifiquei), e de resto não noto nenhum problema a nível de funcionamento. Só noto isto nestas condições. Será também alguma incompatibilidade a nível de software que faz o sistema demorar mais a acordar? Tenho poucas coisas instaladas e menos ainda quando inicio sessão.
P. S. Demora sempre 30 segundos certos a aparecer o ecrã novamente, e só acontece na situação q digo, quando tento despertar o mac logo a seguir a ele entrar em suspensão. Quando o acordo passado 1 ou 2 minutos ou quando levanto a tampa nunca acontece.
Sim, acho que é.
Penso que seja por ele ainda estar a entrar em sleep.
Ou seja, tem de levar o processo de entrada em sleep até ao final antes de poder "acordar".
Mas acho que isso não acontece sempre. Não me recordo que isso aconteça quando não se
está ligado à corrente. Se assim for, poderá ser do Power Nap estar a arrancar.
Seja como for, é tão raro deixar adormecer enquanto trabalho, que ainda é mais raro tentar
acordá-lo enquanto está a adormecer. Portanto, não me incomoda.
Há outra situação em que ele demora algum tempo a acordar: quando muda de WiFi enquanto
está a dormir.
Exemplo:
Estou a trabalhar em casa. Fecho a tampa.
Chego ao trabalho. Abro a tampa. Demora tempo.
Estou no trabalho. Fecho a tampa.
Chego a casa. Abro a tampa. Demora tempo.
Basicamente, sempre que muda de rede WiFi enquanto está a dormir demora tempo a "acordar".
Imagino que só peça o login depois de ter obtido IP na nova rede.
Em qualquer dos casos, não me parece que sejam 30 segundos. Parece-me muito menos tempo
que isso. Talvez metade, ou menos. Tanto numa situação como noutra.