Tópico da Apple

Eu acho que a Apple cometeu um erro crasso de timing. Devia ter esperado até o OSx estar pronto e lançar iPhones/Osx/Macbooks etc todos ao mesmo tempo. Arrasava tudo e todos. E porquê?

1 - O iOS saia já maduro, possivelmente com aquela que agora é a versão 8.0.2 ou 3/4, etc. Não havia tanta gente a reclamar com os normais bugs iniciais.
2 - O Continuity iria estar a funcionar a 100% e esse ponto do iOS+OSx é, na minha opinião, a grande chapada de luva branca na concorrência. É o deal breaker dos dois SOs, por isso é que deviam ser lançados ao mesmo tempo.
3 - Possivelmente já conseguia lancar o Apple Watch (não estaria a empresa focada em acabar o iOS/preparar o lançamento dos iPhones). Um maior time frame poderia permitir encaixar tudo (isto já sou eu a sonhar, embora não vá comprar nenhum Apple Watch).
4 - Lançava ao mesmo tempo o OSx gratuito, como tem sido, para todos os utilizadores. Isso é sempre causador de hype e satisfação.

PS: Em relação à opinião da EI, é só rir. Na parte final nota-se de que "lado" ele está (Android), algo que já se percebia desde o início do texto, pois deixou a isenção em casa. Mas é uma opinião. Vale o mesmo que a minha (acredito que também tenha dons de standup).

Última edição:
Hoje acho que me apercebi de algo no iPhone, que, durante um ano ainda não tinha conseguido fazer.:sh)
Tirem-me uma dúvida: sempre que temos os dados/3G ligados, se ligarmos o wifi, o telefone desliga os dados e usa só o wifi? Quando desligamos o wifi, volta aos dados automaticamente?
:sh)

Eu acho que a Apple cometeu um erro crasso de timing. Devia ter esperado até o OSx estar pronto e lançar iPhones/Osx/Macbooks etc todos ao mesmo tempo. Arrasava tudo e todos. E porquê?

1 - O iOS saia já maduro, possivelmente com aquela que agora é a versão 8.0.2 ou 3/4, etc. Não havia tanta gente a reclamar com os normais bugs iniciais.
2 - O Continuity iria estar a funcionar a 100% e esse ponto do iOS+OSx é, na minha opinião, a grande chapada de luva branca na concorrência. É o deal breaker dos dois SOs, por isso é que deviam ser lançados ao mesmo tempo.
3 - Possivelmente já conseguia lancar o Apple Watch (não estaria a empresa focada em acabar o iOS/preparar o lançamento dos iPhones). Um maior time frame poderia permitir encaixar tudo (isto já sou eu a sonhar, embora não vá comprar nenhum Apple Watch).
4 - Lançava ao mesmo tempo o OSx gratuito, como tem sido, para todos os utilizadores. Isso é sempre causador de hype e satisfação.

PS: Em relação à opinião da EI, é só rir. Na parte final nota-se de que "lado" ele está (Android), algo que já se percebia desde o início do texto, pois deixou a isenção em casa. Mas é uma opinião. Vale o mesmo que a minha (acredito que também tenha dons de standup).

E depois perdia em vendas, porque o pessoal não ia conseguir comprar tudo
de uma vez só...

Assim, agora vende iPhones, daqui a nada vende Watches, na próxima vende
iPads, e depois Macs.
Vai sacando de 6 em 6 meses aos mesmos. Ganha, gasta, ganha, gasta, ganha,
gasta... etc.
Ganha, gasta, gasta, gasta, gasta... acho que não funciona muito bem...
[;)]

Comparando com um Galaxy? Até uma criança constata isso...

Eu não disse que era mau, mas pareceu-me pior que o do Iphone 5. O tempo dirá se tenho ou não razão. Essas coisas demoram a vir à tona no meio de tanta euforia inicial...

Comparado com um AMOLED, sim, mas isso são feitios.

O problema é que a mim também me pareceu pior que o do 5s...

...
-Mesma treta cansativa de SO, mesmas apps de origem, parece que estamos em 2010 ou tipo isso[:D]. Não tem qq evolução significativa na interface gráfica visível o que é de estranhar numa empresa que preza tanto o design.

Ainda no ano passado fizeram um facelift ao SO, não iam agora fazer grandes mudanças. Se a filosofia do SO se mantém a mesma e a interacção com o utilizador tem sido tão satisfatória não faz sentido mudar tudo. Há quantos anos os macbooks aqueles blocos de alumínio quase monolíticos? Há quanto tempo o OS X tem aquele aspecto inconfundível? Não havendo mudança no paradigma, as mudanças na forma de interagir acabam por ser sempre incrementais.

Mas quanto ao SO propriamente dito, o iOS 8 tem toneladas de novidades. Simplesmente, como não são mudanças na UI, não se notam à primeira vista, mas vão notar-se cada vez mais em uso normal à medida que os programadores forem adaptando as suas apps às novas possibilidades, e mais importante ainda, não se vão notar de forma nenhuma a vários níveis, ou seja, vão funcionar sem a gente dar por isso.

Pegando numa lista pouco exaustiva temos:
Apple Pay; atribuição de MAC adresses aleatórios em redes públicas e/ou abertas (medida de segurança importantíssima); Apis para TouchID abertas para todos os programadores; Api "Corelocation" que permite fazer localização indoor com precisão quase milimétrica; Extensions, uma forma muito intelfiente de pôr apps a falar umas com as outras sem deitar por terra o sandboxing; handoff que permite tornar o trabalho e o conteúdo independente da plataforma. Começas um mail num iPhone, pegas no mac e lá está ele a meio; recebes uma chamada e podes atendê-la no MAC; estás a ouvir uma música no Ipad, pegas no iPhone e ela continua a partir do ponto em que parou no Ipad, etc; CloudKit; Homekit, Healthkit: ainda vamos ver se estes "kits" pegam; Metal: um conjunto de APIs de mto baixo nível que permitem fazer chamas quase ao nível dos transistores (sem ser preciso saber código binário nem sequer assembly). Permitirá reforçar ainda mais a posição de dominância dos jogos (o iOS é a maior plataforma instalada de jogos mobile do mundo); Wi-fi calling; câmara com controlos manuais; 24 novas línguas para ditar (português de Portugal incluído); um teclado braille! (o capítulo da acessibilidade no iOS e no OS X é absolutamente admirável), etc.
E já nem refiro outras coisas básicas como as Widgets ou os teclados de terceiros, que sinceramente acho serem coisas de pouca importância.

Tópico da Apple

Em termos de hardware não faz sentido lançar tudo na mesma altura. Já em relação ao ios/OS X plenamente de acordo. O ios continua incompleto, e um dos grandes trunfos do iOS era precisamente esta nova ligação umbilical entre os dois OS. Para mim a Apple esteve mal. Ou vendia o iphone com o ios7 e depois actualizava para o 8 quando a saída do Yosemite estivesse evidente, ou então tinha trabalhado o Yosemite com mais antecedência. Assim, tudo parece uma manta de retalhos, com as funcionalidades a sairem às mijinhas. Basta ver que além dos bugs do ios8 o HealthKit também foi atrasado à última da hora devido a um bug, e só há 2 dias foi oficialmente introduzido. Para mim tudo uma grande trapalhada.

Última edição:
Hoje acho que me apercebi de algo no iPhone, que, durante um ano ainda não tinha conseguido fazer.:sh)
Tirem-me uma dúvida: sempre que temos os dados/3G ligados, se ligarmos o wifi, o telefone desliga os dados e usa só o wifi? Quando desligamos o wifi, volta aos dados automaticamente?
:sh)
Sempre que estás ligado a uma rede WiFi o iOS (e os outros) dão prioridade ao tráfego WiFi (não desliga os dados móveis via 3G/LTE mas usa o WiFi para o acesso à internet).

Se desligares o WiFi, sim volta a usar dos dados móveis via 3G/LTE.

Depois de 2 dias com o Iphone 6, vindo eu de um Android com muitos anos, com rom KK, mas convivendo com outros topos de gama Android e Windows Phone, darei uma curta e ainda algo a quente primeira review.

Design e construção: Não foi por ser bonito ou feio que comprei o aparelho, levou logo com uma capa de pele preta da Apple e, de facto, fica super discreto. Gosto dele assim.
Eu, esteticamente, detesto os Samsungs (apenas gostei do 1º S e Ace, talvez porque eram cópias descaradas...) e, no reino Android, apenas o HTC M7 e M8 têm um aspeto premium, contudo estes dois, como quase todos os outros Androids, não têm botão físico e, podendo, não prescindo.
O corpo de alumínio associado às proporções do Iphone 6 não de davam segurança nenhuma, parece que dançava na mão. Com a capa ficou 5 estrelas. São gostos.

Ecrã: Não é nada brilhante, nem entusiamante, como o S5, por exemplo, cumpre, mas não deslumbra.

OS: Esteticamente muito mais polido que o Android. Quem sempre teve IOS acha o Android muito confuso, eu acho-o em algumas coisas mais intuitivo ou fácil de usar/configurar. Do ponto de vista do utilizador são dois grandes OS (o WP tb), embora o IOS um pouco mais maduro.

Itunes: Uma brincadeira de mau gosto. Ridículo este software para uma empresa como a Apple. Mesmo que em Mac funcione melhor, não têm desculpa.

Apps: São praticamente as mesmas que o Android, mas têm, na generalidade, melhor aspeto no IOS.

Cabo Lightning: Outra seca, ou a maneira da Apple ganhar mais uns tostões.

Leitor de impressão digital: Todos os aparelhos deviam ser assim (não sei nada sobre a segurança do sistema ou roubo de dados, mas penso que não há-de ser pior que na Samsung).

Bateria: Muito má (se calhar como a generalidade dos aparelhos). Em 5 anos pouco ou nada se evoluiu neste campo. Com uma utilização similar à que dava ao GSI, pouco mais aguenta. É um dia, com boa vontade.

Com todos os seus defeitos, normalidades e excecionalidades, estou satisfeito com o Iphone 6 e sinto que fiz a escolha certa.

Ps: Que software usam para enviar filmes, pdfs, docs etc, para o Iphone? De certeza que não é o itunes...

Última edição:
A questão aqui é, abaixo de 5" que terminais conheces 1080p ? É que neste segmento das 4,7" não conheço nada acima de ~760p...

Por exemplo o Nexus 4, que tem 4,7", tem menos ppis que todos os iPhone's desde 2010. O mesmo para o Optimus/Maximo G. Ok, é verdade que são equipamentos com dois anos de mercado, mas também não é menos verdade que os seus sucessores teem 5", ou mais.

Por exemplo o Moto G tem os mesmos ppis que um iPhone 4/5/6 (exceto o 6 plus), tal como o novo S5 Mini.

Possivelmente deve ter a ver com custos e com uma relação custo/benefício. A mim parece-me até que são precisas mais de 5" para tirar verdadeiro proveito de um display 1080p, e acima disso então nem sentido faz.

Eu até acho que se pedia um pouco mais em termos de ecrã para o iPhone 6 "normal", mas se mesmo com 4,7" ele já tem aproximadaemente as dimensões da concorrência com ~5", se o 6 normal tivesse 5" haviam dois problemas: 1 o típico utilizador que vem das 4", ou até mesmo 3,5", iria achar muito grande (já este é um pouco grande) ; 2 o 6 plus teria de ser ainda maior que 5,5", e se com este tamanho de ecrã o iPhone já é bem mais "alto" que um Note 3, imagina com 5,7/5,8"...

Deve também a ver com o compromisso peso/grossura/capacidade da bateria. Com 1800 mAh e 1080p possivelmente a autonomia ia ser pior que no 5S, o que seria mau pois a Apple tem sempre de apresentar uma evolução constante (ainda que pequena) nestas e outras questões.

É um facto. Mas olhando cuidadosamente para o ecrã, principalmente o texto, nota-se alguma falta de definição, por isso acho que mais resolução não lhe ficaria mal.
É uma picuinhice, OK, mas quem dá 700€ por um telefone (no mínimo) está atento a estes pormenores. Pode ser do antialiasing das fontes, mas não gostei. Por isso é que quando vir um 6+ vou olhar isso com atenção.

Não que não conseguisse viver com isso, mas se voltasse ao iPhone, seria o 6+...

Sempre que estás ligado a uma rede WiFi o iOS (e os outros) dão prioridade ao tráfego WiFi (não desliga os dados móveis via 3G/LTE mas usa o WiFi para o acesso à internet).

Mas, se estiverem dados e wifi ligados em simultâneo, havendo prioridade para o wifi, os dados deixam de ser gastos, ou conta como trafego à mesma?:sh)

Penso que mesmo em Wi-Fi o iOS (e os outros, acho eu) utiliza os dados móveis para receber MMS por exemplo...

Ecrã: Não é nada brilhante, nem entusiamante, como o S5, por exemplo, cumpre, mas não deslumbra.

.

É um facto. Mas olhando cuidadosamente para o ecrã, principalmente o texto, nota-se alguma falta de definição, por isso acho que mais resolução não lhe ficaria mal.

Assim que olhei para ele ( ao lado dum Iphone 5) senti logo que era um pouco deslavado em termos comparativos e coloquei-os lado a lado. Aliás a primeira coisa que fiz foi ajustar o brilho pois estranhei e não melhorou muito (estava em modo automático). Tirei uma foto . A foto: má. Tirei outra tb má: culpa do fotógrafo certamente e nem sequer referi isso na minha avaliação.

Só disse que o ecran não está à altura porque senti isso genuinamente. Não quero que digam que venho aqui dizer mal por dizer.[;)]

Relativamente à resolução tb concordo eu notei isso especialmente num jogo mas isso poderia dever-se ao próprio jogo e tb não falei nisso pelo mesmo motivo...

Tópico da Apple

Já agora, e falando de apps, ontem comprei 2 por 1,79€: fit Port, que é uma app para registar passos e distâncias. Bastante discreto e pouco intrusivo, gostei da simplicidade da interface. Já está prometido que terá mais funções. Utilizo-a para ler passos e distâncias. Anda sempre a trabalhar em 2o plano e é fiável. No entanto tem algo incompreensível, não faz o cálculo das calorias gastas, quando outras apps grátis o fazem. Um erro tremendo que espero ver corrigido proximamente.

A outra foi a Camera +. Gostei bastante. Tem uma opção que se chama Clarity que dá uma vida brutal às fotos. Aconselho. Abaixo fica uma amostra.

63c7fcba1f7aa7a86c93780fe9085fd7.jpg

Pegando numa lista pouco exaustiva temos:
Apple Pay; atribuição de MAC adresses aleatórios em redes públicas e/ou abertas (medida de segurança importantíssima); Apis para TouchID abertas para todos os programadores; Api "Corelocation" que permite fazer localização indoor com precisão quase milimétrica; Extensions, uma forma muito intelfiente de pôr apps a falar umas com as outras sem deitar por terra o sandboxing; handoff que permite tornar o trabalho e o conteúdo independente da plataforma. Começas um mail num iPhone, pegas no mac e lá está ele a meio; recebes uma chamada e podes atendê-la no MAC; estás a ouvir uma música no Ipad, pegas no iPhone e ela continua a partir do ponto em que parou no Ipad, etc; CloudKit; Homekit, Healthkit: ainda vamos ver se estes "kits" pegam; Metal: um conjunto de APIs de mto baixo nível que permitem fazer chamas quase ao nível dos transistores (sem ser preciso saber código binário nem sequer assembly). Permitirá reforçar ainda mais a posição de dominância dos jogos (o iOS é a maior plataforma instalada de jogos mobile do mundo); Wi-fi calling; câmara com controlos manuais; 24 novas línguas para ditar (português de Portugal incluído); um teclado braille! (o capítulo da acessibilidade no iOS e no OS X é absolutamente admirável), etc.
E já nem refiro outras coisas básicas como as Widgets ou os teclados de terceiros, que sinceramente acho serem coisas de pouca importância.

Pois admito que desconhecia praticamente essas cosias todas mas eu olho para um telefone como... um telefone. Admito que a minha visão redutora da coisa possa estar enviesada ignorando estes aspectos interessantes que focas.

Mas é sempre bom saber essas coisas!

Pois admito que desconhecia praticamente essas cosias todas mas eu olho para um telefone como... um telefone. Admito que a minha visão redutora da coisa possa estar enviesada ignorando estes aspectos interessantes que focas.

Mas é sempre bom saber essas coisas!

Essa é a primeira falácia.
Independentemente do aparelho que estejamos a falar, nada disto são telefones. São aparelhos que, por acaso, também fazem chamadas.

Se estivéssemos a falar de telefones, ninguém discutia memórias RAM, AMOLED, entre outras.

Todas aquelas pequenas coisas que fazem um 6 ser um pouco melhor que o 5S vão de encontro ao que eu sempre considerei importante: o ecossistema. Uns gostam mais de Google, outros mais de iOS/OSX.

Quanto à câmara, acho-a muito boa.
Quanto ao ecrã, ao pé de um Samsung, tudo parece deslavado.

Voltar
Superior