Tópico da Apple

Pois.
O problema é que a necessidade nem sempre tem a mesma descrição no
dicionário de cada pessoa.

Se precisar MESMO, então vou estar disposto a pagar.
Se não estiver disposto a pagar, então é porque não preciso.

Não percebi...
Não posso instalar software free num computador?
Não posso instarl o firefrox? Não posso instalar o dropbox? Não posso instalar o que me apetecer e sei que é seguro seja ou não via store?

As necessidades sim, o conceito (do que é uma necessidade) não.

Se precisares mesmo, estarás disposto a pagar.
É tão simples quanto isto.

WTF? Mas porque preciso de pagar por software free? Onyx por exemplo? FileZilla? Transmission? Spotify? VLC? Stuffit Expander? Não estou a entender...

Não percebi...
Não posso instalar software free num computador?
Não posso instarl o firefrox? Não posso instalar o dropbox? Não posso instalar o que me apetecer e sei que é seguro seja ou não via store?

WTF? Mas porque preciso de pagar por software free? Onyx por exemplo? FileZilla? Transmission? Spotify? VLC? Stuffit Expander? Não estou a entender...

Eh pá, tu instalas o que quiseres, o computador é teu.

Provavelmente não percebeste o que se está aqui a discutir.
E o que se está a discutir é o que é efectivamente necessário instalar, e o que não é.

Não tem nada a ver com ser à borla, ou não. O VirtualBox é à borla, não está na App
Store, e eu tenho instalado.

O problema é precisamente a ideia do que é efectivamente necessário, ou não.

Se não é um problema para ti. Se achas que o que eu digo não te traz nada de útil,
então deixa passar. Não era para ti que eu estava a falar. Estava a falar para quem
perguntou o que deveria instalar ou não, e o que os outros tinham instalado ou não.

Tu usas Macs há anos.
Eu uso computadores há décadas.
Nunca tive um vírus.
E tu?

Exemplo:
Se a porcaria do FileZilla fosse pago, PAGAVAS?
Não?!
Então não é necessário.
Simples.

Não é uma questão nem de preço, nem de estar na App Store. É uma questão de
RACIOCÍNIO. É uma questão de pensar ANTES de instalar qualquer porcaria que
aparece à frente só porque é à borla.

Exemplo do VLC:
Tenho no Linux. Usei uma vez.
Não tenho no Mac. Nunca precisei.
Conclusão:
Se até agora não houve nada que me forçasse a instalação do VLC, porque haveria
eu de o fazer? Só porque dizem que dá para tudo? É melhor que o que vem com o
Mac? Só porque é à borla, e por isso não custa nada a instalar? Pode vir a ser preciso?
[:D]

A pergunta que deves fazer não é: "São maus?"

A pergunta que deves fazer, estejam na Apple Store ou não, é:
"Preciso mesmo desta porcaria?"

...Achas que o software que listaste é imprescindível?
Sim e sim.

Não tenho os teus "google skills" para ir buscar links que defendam a minha necessidade, mas sim acho imprescindível o VLC e o Handbrake (para o uso que eu particularmente lhe dou). O Onyx dou de barato :)

E como é que se fazia antes da App Store? Como se escolhia o programa bom e o mau?

Last edited:
É por essas e por outras que prefiro comprar online directamente à Apple.

As lojas em PT vendem poucos Macs, pelo que o stock que têm não me
inspira confiança. Nunca sei se aproveitam produtos de exposição,
devolvidos, etc.

Tenho pouca confiança nas lojas em PT. Para Macs não tenho nenhuma.

mas os que são vendidos não vem ja embalados de fabrica? Ou estas a dizer que eles (re)embalam produtos em exposição ?

Sim e sim.

Não tenho os teus "google skills" para ir buscar links que defendam a minha necessidade, mas sim acho imprescindível o VLC e o Handbrake (para o uso que eu particularmente lhe dou). O Onyx dou de barato :)

E como é que se fazia antes da App Store? Como se escolhia o programa bom e o mau?

Depende o programa.
Há que avaliar as alternativas, e escolher a mais segura. Normalmente é aquela
que é paga. Mas nem sempre.

Quanto ao resto, é como eu disse:
Estavas disposto a pagar?
Não?
Então não é necessário.

mas os que são vendidos não vem ja embalados de fabrica? Ou estas a dizer que eles (re)embalam produtos em exposição ?

Pois...
O que para aí não faltam são produtos que já foram abertos e que estão a
ser vendidos como novos. Mesmo que não tenham estado em exposição.

Principalmente quando estamos a falar em produtos com desconto.

O Nuno tem razão. Vocês sabem que os produtos apple vêm sempre em embalagens pequenas e o produto vem envolto em plástico. O plástico não tem sempre uma espécie de patilha para vos ajudar a sacar o produto para fora da embalagem?

Reparei que este segundo Mac tinha a tal patilha de plástico e o primeiro não. Meteram mal o plástico porque até demorei a conseguir tirar o pc da caixa.
Essa malta é só trafulhas.

Felizmente que o pc tinha um problema e já tenho um decente. Nunca mais me lá apanham.

O Nuno tem razão. Vocês sabem que os produtos apple vêm sempre em embalagens pequenas e o produto vem envolto em plástico. O plástico não tem sempre uma espécie de patilha para vos ajudar a sacar o produto para fora da embalagem?

Reparei que este segundo Mac tinha a tal patilha de plástico e o primeiro não. Meteram mal o plástico porque até demorei a conseguir tirar o pc da caixa.
Essa malta é só trafulhas.

Felizmente que o pc tinha um problema e já tenho um decente. Nunca mais me lá apanham.

Comprar na Apple Store não é sinónimo que o produto venha sempre impecável. Tive um amigo há uns meses atrás que devolveu dois MacBook Pro, porque vinham com defeito no painel (descoloração a amarelo em zonas do ecrã).

Ou seja, o mesmo que te aconteceu agora, podia perfeitamente ter acontecido se tivesses comprado pela Apple Store.

Mas se está resolvido, isso é o importante. [;)]

Eh pá, tu instalas o que quiseres, o computador é teu.

Provavelmente não percebeste o que se está aqui a discutir.
E o que se está a discutir é o que é efectivamente necessário instalar, e o que não é.

Não tem nada a ver com ser à borla, ou não. O VirtualBox é à borla, não está na App
Store, e eu tenho instalado.

O problema é precisamente a ideia do que é efectivamente necessário, ou não.

Se não é um problema para ti. Se achas que o que eu digo não te traz nada de útil,
então deixa passar. Não era para ti que eu estava a falar. Estava a falar para quem
perguntou o que deveria instalar ou não, e o que os outros tinham instalado ou não.

Tu usas Macs há anos.
Eu uso computadores há décadas.
Nunca tive um vírus.
E tu?

Exemplo:
Se a porcaria do FileZilla fosse pago, PAGAVAS?
Não?!
Então não é necessário.
Simples.

Não é uma questão nem de preço, nem de estar na App Store. É uma questão de
RACIOCÍNIO. É uma questão de pensar ANTES de instalar qualquer porcaria que
aparece à frente só porque é à borla.

Exemplo do VLC:
Tenho no Linux. Usei uma vez.
Não tenho no Mac. Nunca precisei.
Conclusão:
Se até agora não houve nada que me forçasse a instalação do VLC, porque haveria
eu de o fazer? Só porque dizem que dá para tudo? É melhor que o que vem com o
Mac? Só porque é à borla, e por isso não custa nada a instalar? Pode vir a ser preciso?
[:D]

falando do VLC, é a única aplicação que conheço que faz o que preciso. E sim uso. Ainda hoje usei. Se não houvesse nenhum free que fizesse o mesmo, pagava, depende é de quanto seria, como em tudo.
Eu não entendo é o teu 8 e 80... e não uso computadores há anos (ou decadas, não és o único velhote por aqui apesar de seres mais que eu)... uso há décadas tanto computadores baseados em windows como em mac. O meu inicio com computadores foi com mac Os 5 (system 5) ainda nos anos 80.
Respondendo a apanhar virus, claro que apanhei, ou não fosse da altura do barrotes.
Barrotes - The Virus Encyclopedia

Já agora, essa questão do estar disposto a pagar dava um excelente tópico. Mas digo-o já. Na industria do software cada vez mais vai haver soluções pagas e que necessitem de ser pagas. E eu digo desde já, vejo poucas situações onde responder à pergunta do disposto a pagar defina o que quer que seja. Para mim e cada vez mais, estou cada vez menos disposto a pagar o que quer que seja e cada vez mais vejo necessidades a ser suplantadas, especialmente porque há soluções grátis que fazem o que preciso.

falando do VLC, é a única aplicação que conheço que faz o que preciso. E sim uso. Ainda hoje usei. Se não houvesse nenhum free que fizesse o mesmo, pagava, depende é de quanto seria, como em tudo.
Eu não entendo é o teu 8 e 80... e não uso computadores há anos (ou decadas, não és o único velhote por aqui apesar de seres mais que eu)... uso há décadas tanto computadores baseados em windows como em mac. O meu inicio com computadores foi com mac Os 5 (system 5) ainda nos anos 80.
Respondendo a apanhar virus, claro que apanhei, ou não fosse da altura do barrotes.
Barrotes - The Virus Encyclopedia

É só isso que eu estou a dizer.
O problema é que o pessoal dispara enormes listas de software grátis, e o mais
certo é não precisar de mais de metade dele. Instalam porque é grátis. E é isso
que eu estou a dizer que é errado.

Não há aqui nem 8 nem 80. A regra é só uma: instalar apenas o que é necessário.

O problema está somente na noção do que significa "ser necessário".
Dei um exemplo: "Se fosse a pagantes, compravam?", que me parece ser o melhor
exemplo para definir o que é "ser necessário".

É que, mesmo o que é "à borla" tem um custo. Custo esse que já pagaste com o
Barrotes. O FLASH é à borla, mas tem um custo: um risco enorme de apanhar
virose.

Quanto ao resto, era apenas para justificar a minha posição: as minhas regras
têm me servido bem, pois tenho me conseguido safar dos vírus durante
décadas (a usar Windows, o mais assolado pelos vírus).

Repara que eu devo ser visto como um "alien", sempre que digo que tinha o
WINZIP no Windows... PAGO!!! E tinha um download manager (o IE era uma
miséria a fazer downloads) que era o MassDownloader... PAGO!!! E tinha um
anti-SPAM... PAGO!!!

Já agora, essa questão do estar disposto a pagar dava um excelente tópico. Mas digo-o já. Na industria do software cada vez mais vai haver soluções pagas e que necessitem de ser pagas. E eu digo desde já, vejo poucas situações onde responder à pergunta do disposto a pagar defina o que quer que seja. Para mim e cada vez mais, estou cada vez menos disposto a pagar o que quer que seja e cada vez mais vejo necessidades a ser suplantadas, especialmente porque há soluções grátis que fazem o que preciso.

Sim, dava um excelente tópico.

Mas tenho um exemplo para isso:

OmniGraffle vs DIA.

Usei bastante o DIA no Linux.
Quando precisei de fazer diagramas a sério, comprei o OmniGraffle.

Portanto, acho que se mantém a questão do "ser necessário" poder ser
visto como um "estás disposto a pagar?".

Mas a realidade é mesmo essa: cada vez há menos software pago.
Basta olhar para o iWork, LibreOffice, OpenOffice e MS Office...
Até o MS Office já é à borla para o Android e iOS.

Ainda assim, o problema mantém-se: deve instalar-se apenas o que é
efectivamente essencial/necessário.

Talvez mude apenas o tal exemplo do que é "ser necessário".

Back