Tópico da Bimby

Tópico da Bimby

• Total voters
    166
Neph lembra-te duma coisa.

Quem tem uma Bimby tem sempre um fogão lá em casa!!![:)]

Só se ele fosse muito estúpido é que iria preferir cozinhar na Bimby uma coisa mais fácil e rápida de cozinhar no fogão.

Por isso esquece lá esses argumentos.[:D]

Eu tambem no meu fogão faço varias coisas ao mesmo tempo, e ja agora devias referir a quantidades que fazes de cada vez, quantas maças assas e o volume de arroz que fazes, é que para se dizer que é mais rapido uns segundos tem de se saber a quantidade que é feita de cada vez.
Eu cada vez que faço arroz faço um tacho cheio quase como nos restaurantes, dá para acompanhar 2 refeições no minimo dos minimos as vezes ate 3.
Maçãs assadas faço 1 ou 2 quilos de cada vez.

Ou seja se fizer para o jantar, posso comer tambem ao pequeno almoço e no almoço seguinte se ter o trabalha de fazer.

Esqueceste de dizer o tempo a limpar a massa do copo[;)] amassar massa de pao ou de pizza tambem eu faço na minha misturadora, e tambem tenho uma maquina de pão. Embora muitas vezes compre a pizza congelada e depois é só acrecentar em casa, mas reconheço que totalmente feita em casa fica melhor.

Só uma curiosidade falaste em levedar...feita na bimby nao tem de levedar na mesma?

O unico senao é o equipamento dar "apenas" p 6-8 doses mas mesmo assim chega perfeitamente p minha família, q somos 6. E, convenhamos, não ha certamente assim tantas famílias numerosas. Mas chegas a outra grande vantagem do equipamento: como é fácil e rápido, podes sempre fazer comida fresca, pratos diferentes sem teres q fazer "rancho" e comer comida aquecida. Não é um luxo e é mt mais agradável, para além de bem mais saudável. Ja p não falar q provavelmente gasto menos energia a fazer 3 refeições q tu a cozer 2 kg de maçãs e a fazer 1 kg de arroz em panelas diferentes, c vários queimadores ligados. O copo demora 2 min a lavar, mesmo c restos de massa, o cesto do arroz, 10 segundos e sem gorduras ressequidas. Mt menos q panelas várias. Em relaçao ao levedar, ja expliquei no post atrás. ;-)

O unico senao é o equipamento dar "apenas" p 6-8 doses mas mesmo assim chega perfeitamente p minha família, q somos 6. E, convenhamos, não ha certamente assim tantas famílias numerosas. Mas chegas a outra grande vantagem do equipamento: como é fácil e rápido, podes sempre fazer comida fresca, pratos diferentes sem teres q fazer "rancho" e comer comida aquecida. Não é um luxo e é mt mais agradável, para além de bem mais saudável. Ja p não falar q provavelmente gasto menos energia a fazer 3 refeições q tu a cozer 2 kg de maçãs e a fazer 1 kg de arroz em panelas diferentes, c vários queimadores ligados. O copo demora 2 min a lavar, mesmo c restos de massa, o cesto do arroz, 10 segundos e sem gorduras ressequidas. Mt menos q panelas várias. Em relaçao ao levedar, ja expliquei no post atrás. ;-)

Aí te enganas: o arroz é substancialmente mais rápido, e enquanto o fazes, a vapor, no cesto próprio, estás ao mesmo tempo a fazer um strogonoff no copo base, e na cesta em cima ainda colocas uns legumes ou cozes umas maçãs... tudo ao mesmo tempo e sem misturar sabores.

Há aí qualquer coisa que me está a escapar,,, gostava de saber de que tamanho sao essas 6-8 doses de arroz que falas feitas na bimby ao mesmo tempo que fazes outras coisas...

É que a minha irma tem uma bimby e a quantidade que aquilo faz é pequena, a menos que tenhas uma bimby em formato XXL[:cool:]

Depois a bimby tambem tem uma coisa boa, ha sempre alguem que carrega no botão erado e estraga a comida toda...a 1ªvez que comi bacalhau á bras na bimby ficou tipo puré, nao estava mau de todo o sabor estava lá mas.... era puré porque alguem carregou no botão que não devia e aquilo ficou tudo triturado[:D]

Atencao q não estou a fazer a defesa de cozinhar única e exclusivamente na Bimby. A boa cozinha portuguesa é mt mais q um equipamento, mas o auxílio em tempo, energia e facilidade q alguns equipamentos trazem, é notável.
Nestas festas, por exemplo:
a consoada foi bacalhau em cama de grelos e bacon e dentro de semea, no forno. Os grelos foram cozinhados na Bimby enquanto preparava o bacalhau. O molho q regava o conjunto tb bem como o molho do polvo.
No dia de Natal, peru recheado. O recheio foi cozinhado na Bimby e depois colocado no peru.
Véspera de Ano Novo, cabrito assado. Mais uma vez os legumes foram tratados na máquina.
Dia 1, posta grelhada na brasa, a marinada q cobria a dita, tb (limão, sementes de mostarda, tomilho, alho) bem como o arroz e o purê p os miudos. Se podia ter feito tudo no fogão, de forma tradicional? Sem dúvida. Mas a minha família (tempo dedicado p eles) e a cozinha, agradecem...

O unico senao é o equipamento dar "apenas" p 6-8 doses mas mesmo assim chega perfeitamente p minha família, q somos 6. E, convenhamos, não ha certamente assim tantas famílias numerosas. Mas chegas a outra grande vantagem do equipamento: como é fácil e rápido, podes sempre fazer comida fresca, pratos diferentes sem teres q fazer "rancho" e comer comida aquecida. . ;-)

Não se trata de rancho, mas um jantar normalmente é feito a contar com o almoço seguinte, pois neste não ha tempo e a comida tem de ser feita na vespera. Tambem não vejo o mal da comida ser aquecida, as vezes ainda fica melhor de um dia para outro. Por outro lado nos rtestaurantes tambem aquecem a comida e ninguem se queixa porque ninguem o vê fazer[;)] em casa é que é o escandalo nas na rua o pessoal come tudo e até chora por mais[:cool:]

Há aí qualquer coisa que me está a escapar,,, gostava de saber de que tamanho sao essas 6-8 doses de arroz que falas feitas na bimby ao mesmo tempo que fazes outras coisas...

É que a minha irma tem uma bimby e a quantidade que aquilo faz é pequena, a menos que tenhas uma bimby em formato XXL[:cool:]

Depois a bimby tambem tem uma coisa boa, ha sempre alguem que carrega no botão erado e estraga a comida toda...a 1ªvez que comi bacalhau á bras na bimby ficou tipo puré, nao estava mau de todo o sabor estava lá mas.... era puré porque alguem carregou no botão que não devia e aquilo ficou tudo triturado[:D]

Doses q chegam p malta q come bem, para nao sobrar. E, se tens hipotese de, ao mesmo tempo q fazes arroz, fazer outro acompanhamento em cima, ja vais comer menos arroz, certo? :-)
Em relacao ao mau uso, é como tudo na vida...tb podes deixar colar o arroz, queimar a carne ou desfazer as batatas, se te distraires... e a tua irmã tb pode, acidentalmente carregar no acelerador qd devia carregar no travão e será por isso q não têm carro?

Doses q chegam p malta q come bem, para nao sobrar. E, se tens hipotese de, ao mesmo tempo q fazes arroz, fazer outro acompanhamento em cima, ja vais comer menos arroz, certo? :-)

Pois!

Tambe falaste de legumes eu as vezes cozo-os no vapor num tacho proprio e ficam bem porreiros e dá para comer imensos, os que faço mais sao broculos e couves de bruxelas.

Seja como for o uso que parece que mais fazes é nos molhos recheios e massas... eu nestas coisa tenho de ter um lume só assim consigo fazer um refogado como deve ser assar uns pimentos, fritar um bife, etc ,etc...

Em relacao ao mau uso, é como tudo na vida...tb podes deixar colar o arroz, queimar a carne ou desfazer as batatas, se te distraires... e a tua irmã tb pode, acidentalmente carregar no acelerador qd devia carregar no travão e será por isso q não têm carro?

Sim tens razão... ma sabes a preguiça que as pessoas tem par lerem manuais de instruções não sabes? eu as vezes que comi comida feita na bimby senti sempre a sensação que estava a servir de cobaia[:D]

Pois!

Tambe falaste de legumes eu as vezes cozo-os no vapor num tacho proprio e ficam bem porreiros e dá para comer imensos, os que faço mais sao broculos e couves de bruxelas.

Seja como for o uso que parece que mais fazes é nos molhos recheios e massas... eu nestas coisa tenho de ter um lume só assim consigo fazer um refogado como deve ser assar uns pimentos, fritar um bife, etc ,etc...

Os grelhados, os assados e os fritos evidentemente que tens a necessidade de os fazer à parte. Os refogados fazem-se perfeitamente no equipamento. E enquanto nele demoras, por exemplo, 1 ou 1,5 min a atingir os 100º, já numa sertã ou panela imagina o tempo que demoras até teres essa temperatura...
Tirando as refeições de convivio mais elaboradas, no dia a dia o que se pretende é que a comida seja descomplicada: saudavel se possivel (e os assados e fritos são os piores como deves saber), rapida, com menor dispendio de tempo e energia possivel, saborosa e agradavel á vista. E consegues isso tudo, para um sem numero de pratos, com a maquineta.

Eu adoro cozinhar mas se puder estar sentado a jogar Wii ou a ver televisão com os miudos no final do dia, na 1 hora em que eles estao acordados, prefiro-o de longe, a passar esse tempo de volta de tachos e panelas.
E por isso descomplico. É como as batatas a murro: toda a gente acha que no forno ficam fenomenais quando num vulgar microondas com grill ficam igualmente optimas (e aposto que nao são distinguiveis para um paladar vulgar"), e com mto menos tempo e energia envolvidos...

Sim tens razão... ma sabes a preguiça que as pessoas tem par lerem manuais de instruções não sabes? eu as vezes que comi comida feita na bimby senti sempre a sensação que estava a servir de cobaia[:D]

Mas o interessante, dito por varios colegas que teem Bimby é que, tirando os livros de receitas que mtos seguem escrupulosamente (e devem faze-lo, se nao se sentem seguros nao devem inventar) o livro das instruções raramente usam...
Porquê? porque a formação que lhes é feita é geralmente esclarecedora, demorada, com varios exemplos. E os vendedores, segundo sei, estão geralmente disponiveis em acompanhar o pessoal quando tem duvidas. Logo, as funções usuais ficas a conhecer desde logo e aquelas que te suscitem duvidas, basta ligares e tens a malta em casa para te prestar esclarecimentos.
Evidente que se te enganares na função, pode ser a diferença entre saltear ou triturar o que estás a fazer...

Ah, realço mais uma vez que nao sou vendedor nem tenho qualquer tipo de ligação à empresa/marca. Aliás, só descobri este tópico no outro dia, por mero acaso.[:D]

Uma coisa que notei desde que tenho a Bimby em casa ... é que passei a comer muito mais saudavel !

não digo que é da maquina ... mas as receitas que eles sugerem sao bastante saudaveis ! Ora para lhe dar uso ... lá se come !

Uma coisa que notei desde que tenho a Bimby em casa ... é que passei a comer muito mais saudavel !

não digo que é da maquina ... mas as receitas que eles sugerem sao bastante saudaveis ! Ora para lhe dar uso ... lá se come !

Se agora comes comida mais saudável e antes não o fazias, a culpa é exclusivamente tua. As escolhas que fazes agora com a máquina podias fazer antes sem ela.

Se agora comes comida mais saudável e antes não o fazias, a culpa é exclusivamente tua. As escolhas que fazes agora com a máquina podias fazer antes sem ela.

Genial !

Precisamente o que eu disse ! apr:)

Os grelhados, os assados e os fritos evidentemente que tens a necessidade de os fazer à parte. Os refogados fazem-se perfeitamente no equipamento. E enquanto nele demoras, por exemplo, 1 ou 1,5 min a atingir os 100º, já numa sertã ou panela imagina o tempo que demoras até teres essa temperatura...
Tirando as refeições de convivio mais elaboradas, no dia a dia o que se pretende é que a comida seja descomplicada: saudavel se possivel (e os assados e fritos são os piores como deves saber),

Fritos sim devido á gordura tem de se controlar o consumo, Mas assar um peixe no forno ou um bocado de carne , nao tinha a ideia que fizesse mal e não percebo porque fará mal.

E por isso descomplico. É como as batatas a murro: toda a gente acha que no forno ficam fenomenais quando num vulgar microondas com grill ficam igualmente optimas (e aposto que nao são distinguiveis para um paladar vulgar"), e com mto menos tempo e energia envolvidos...

Neste caso venha de lá o que vier que nada chega aos calcanhares de umas batatas a murro que comi no alentejo assadas a lenha de azinho num forno de alvenaria, regadas com azeite caseiro tambem....[br:)][br:)][br:)]essas sim era mesmo de outro campeonato[;)]

Genial !

Precisamente o que eu disse ! apr:)

O que eu queria dizer é que indicar como vantagem da máquina algo que apenas depende de nós e não dela... não é muito abonatório das nossas capacidades enquanto cuidadores da nossa alimentação [:D]

O que eu queria dizer é que indicar como vantagem da máquina algo que apenas depende de nós e não dela... não é muito abonatório das nossas capacidades enquanto cuidadores da nossa alimentação [:D]

Quando eu refiro que nao é da maquina, à partida elimino essa "vantagem" .

Não é da maquina repito.

É pela facilidade em abrir o livro e ter tudo explicadinho como fazer adaptado à maquina... sem precisar de muito mais que a propria Bymbi para fazer o jantar...

Mas eu nao sou grande cozinheiro. Embora faça o jantar todos os dias fruto do meu horario laboral. Em cada 10 refeições ... 7 ou 8 sao do livro da bimby.

Desse modo evito os fritos, bifes,, coisas congeladas etc...

Depende da maquina no sentido em que ela facilita ou proporciona algo facilmente, que provavelmente nao fazias no dia a dia, pelo incomodo. Uma fruta cozida ao vapor enquanto fazes algo mais ou um peixe com ervas aromaticas, as perdas vitaminicas sao reduzidas. Num trem de cozinha, nos q possibilitam isso, c hipotese de cozer a vapor, qtas vezes nos dedicamos a empilhar tachos? Eu pessoalmente nunca o fiz...acabava por cozer/assar a fruta ou grelhar/assar o peixe. Ou em papelote e mesmo assim a energia gasta por um forno é significativa. E que não é a mesma coisa do ponto de vista nutricional.
Logo: usabilidade é sinonimo de maior predisposição para uso de tecnicas confecção mais saudaveis.

Boa noite

A bimby é cara. Agora para quem mudou para uma casa nova, e tem que comprar tachos, panelas, varinha mágica, batedeira, etc, acho que acaba por compensar, comprando só a maquina.
Agora, tem sempre que comprar uma panelinha ou outra porque a máquina também não faz milagres.

Cumprimentos

Boa noite

A bimby é cara. Agora para quem mudou para uma casa nova, e tem que comprar tachos, panelas, varinha mágica, batedeira, etc, acho que acaba por compensar, comprando só a maquina.
Agora, tem sempre que comprar uma panelinha ou outra porque a máquina também não faz milagres.

Cumprimentos

Ai Jasus, só espero que não sejas uma gaija[:D][:D]

É óbvio que quem acha que a Bimby serve para substituir o fogão e o forno nunca vai ver utilidade na Bimby... mas a verdade é que numa cozinha com Bimby, coisas como batedeiras, varinhas mágicas, blenders, balança e outros robots de cozinha tornaram-se quase obsoletos.

Eu cá entretenho-me mais a fazer temperos e massa para bolos e bolachas.

É óbvio que quem acha que a Bimby serve para substituir o fogão e o forno nunca vai ver utilidade na Bimby... mas a verdade é que numa cozinha com Bimby, coisas como batedeiras, varinhas mágicas, blenders, balança e outros robots de cozinha tornaram-se quase obsoletos.

Eu cá entretenho-me mais a fazer temperos e massa para bolos e bolachas.

Não é bem assim , eu tenho uma liquidificadora e uma varinha magica e faz tudo o que a bimby faz excepto cozer.
Com a diferença da bimby custar 900euros e a minha liquidificadora 25euros.
E isso que dizes que fazes uma liquidificadora faz.

Não é bem assim , eu tenho uma liquidificadora e uma varinha magica e faz tudo o que a bimby faz excepto cozer.
Com a diferença da bimby custar 900euros e a minha liquidificadora 25euros.
E isso que dizes que fazes uma liquidificadora faz.

E eu tenho uma colher de pau que faz tudo o que a tua liquidificadora faz. E custou 1 euro.
Os teus argumentos e a tua aversão a uma simples maquineta são ridículos.

Back