Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
Há uma coisa aqui que me está a fazer confusão.. Circulando nas rotundas com o pisca da esquerda ligado, na eventualidade de quererem mudar para a faixa mais 'a dentro' da rotunda (aquela imadiatamente à esquerda da faixa onde circulam), como fazem a sinalização?

citação:Originalmente colocada por tugacb

Há uma coisa aqui que me está a fazer confusão.. Circulando nas rotundas com o pisca da esquerda ligado, na eventualidade de quererem mudar para a faixa mais 'a dentro' da rotunda (aquela imadiatamente à esquerda da faixa onde circulam), como fazem a sinalização?
Aquilo que me faz confusão, é que, pelo menos em Portugal, se tentares fazer as rotundas de outro modo que não "por fora", em pelo menos 90% das vezes não vais conseguir sair dela.

Tentar circular numa rotunda como deve de ser é uma perfeita utopia!!

E podes vir dizer: " Ah mas e tal, é por essas mentalidades que isto não muda e tal... "

E aí eu digo, " Ah e tal, lamento mas não tenho tempo para perder diversos minutos ás voltas na rotunda até aparecer alguêm que me deixe circular como manda o CE " .

Esta velha discussão das rotundas lembra-me logo aquelas animação maravilha do bruno bozeti...

Fazendo como deve ser, o pisca esquerdo é usado quando se muda para uma faixa mais para o interior e o direito para quando se muda para uma mais para o exterior ou então para assinalar o abandono da rotunda. Enquanto se circula numa mesma faixa não se devia fazer pisca.

Como a maioria do pessoal não entende as coisas desta forma, para mim adoptei o procedimento de pisca para a esquerda enquanto me mantenho na mesma faixa ou mudo para uma mais interior e pisca da direita quando mudo para o exterior ou antes de abandonar a rotunda. Não é a forma correcta mas parece-me a mais segura do ponto de vista do entendimento de terceiros.

citação:Originalmente colocada por jbranco

Fazendo como deve ser, o pisca esquerdo é usado quando se muda para uma faixa mais para o interior e o direito para quando se muda para uma mais para o exterior ou então para assinalar o abandono da rotunda. Enquanto se circula numa mesma faixa não se devia fazer pisca.

Como a maioria do pessoal não entende as coisas desta forma, para mim adoptei o procedimento de pisca para a esquerda enquanto me mantenho na mesma faixa ou mudo para uma mais interior e pisca da direita quando mudo para o exterior ou antes de abandonar a rotunda. Não é a forma correcta mas parece-me a mais segura do ponto de vista do entendimento de terceiros.
Exactly my point.

Não se consegue fazer como manda o CE, mas pelo menos tenta-se fazer do modo mais seguro. ;)

citação:Originalmente colocada por mariocruz

boas...estou de acordo contigo hujolini..
Ao entrar na rotunda faz-se sinal p a esquerda se realmente formos p a esquerda ou inverter o sentdo da marcha...se pretender sair na segunda saida n faço sinal e qd passar a 1ª saida faço sinal p a direita...é exatamente como circularmos num cruzamento...vejam as rotundas como cruzamnetos ou entroncamentos dependendo se iver 3 ou 4 saidas..
estaõ de acordo comigo?

Totalmente de acordo, e a acrescentar ao teu post, considerando uma rotunda "simples" com 2 vias onde cada entrada também tem duas vias, quando se quer sair na 1ª à direita, dá-se logo o pisca para a direita e entra-se na rotunda pela faixa à direita.
Para sair na 2ª saída (saída em "frente") entra-se pela faixa direita e depois de passar a 1ª saída é que se coloca o pisca para a direita.
Para se sair na 3ª saída (a saída da esquerda), entra-se pela faixa esquerda a dar pisca para a esquerda e mal se passe a 2ª saída, põe-se o pisca para a direita e muda-se da faixa esquerda para a direita.
Finalmente, para fazer "inversão de marcha", é em tudo equivalente à última situação, só que só se muda de faixa e de pisca após a passagem pela 3ª saída e saí-se, como é lógico, na 4ª saída (isto para uma simples rotunda tipo cruzamento com 2 faixas interiores, 2 faixas de entrada e uma faixa de saída. [|)]

Foi isto que me ensinaram, e é o mais correcto, civilizado e diria que é o melhor estilo de condução defensiva numa rotunda.

Eu odeio os "palhaços" que fazem as rotundas por fora para sair na 3ª e 4ª saídas e tapam quem entrou e quer sair correctamente da rotunda...

citação:Originalmente colocada por tugacb

Provavelmente ligam os 4 piscas e dão toques de buzina :D
Como já houve quem disse lá atrás se todos utilizassem o sinal de mudança de direcção para a direita para sair da rotunda e/ou mudarem para as filas mais exteriores de forma regular ninguém tinha qualquer duvida acerca do procedimento que cada condutor estaria a adoptar.

Abraço

citação:Originalmente colocada por Baiones
Aquilo que me faz confusão, é que, pelo menos em Portugal, se tentares fazer as rotundas de outro modo que não "por fora", em pelo menos 90% das vezes não vais conseguir sair dela.

Tentar circular numa rotunda como deve de ser é uma perfeita utopia!!

E podes vir dizer: " Ah mas e tal, é por essas mentalidades que isto não muda e tal... "

E aí eu digo, " Ah e tal, lamento mas não tenho tempo para perder diversos minutos ás voltas na rotunda até aparecer alguêm que me deixe circular como manda o CE " .

Esta velha discussão das rotundas lembra-me logo aquelas animação maravilha do bruno bozeti...
Nisso tens razão, por vezes ao meter pisca para me aproximar com a devida antecedência aparece logo um engraçadinho que resolve acelerar, mesmo não adiantando nada.. só para não me meter à frente dele.
Felizmente moro numa zona relativamente calma onde esses casos são minorias e circulo nas rotundas 'como deve ser' quase sempre sem problemas ;)

Exactly my point.

Não se consegue fazer como manda o CE, mas pelo menos tenta-se fazer do modo mais seguro. ;)

Infelizmente é mesmo assim.

Exactly my point.

Mais um que concorda.

Quantas vezes já não segui na via interior e algum chico-esperto se enfiou na rotunda quando estou a passar por ele? Usando o pisca esquerdo sempre posso evitar algumas dessas situações, informando o chico-esperto que está desejoso de entrar na rotunda de que ele tem de esperar mais um pouco porque eu vou passar por ele.

Pessoas como o hugolini vêem apenas preto e branco, ignorando que há uma zona cinzenta na realidade do dia-a-dia. Além de que presumem erradamente que uma pessoa que está a fazer o pisca para a esquerda está na via exterior da rotunda. Adicione-se a isto o facto de que o pisca na realidade serve para informar quem está FORA da rotunda. Pelo menos eu e muitos outros fazemo-lo com esse intuito.

Atitudes presunçosas e arrogantes, nem é preciso o pisca para as vermos à distância. [:p]

citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

Exactly my point.

Mais um que concorda.

Quantas vezes já não segui na via interior e algum chico-esperto se enfiou na rotunda quando estou a passar por ele? Usando o pisca esquerdo sempre posso evitar algumas dessas situações, informando o chico-esperto que está desejoso de entrar na rotunda de que ele tem de esperar mais um pouco porque eu vou passar por ele.

Pessoas como o hugolini vêem apenas preto e branco, ignorando que há uma zona cinzenta na realidade do dia-a-dia. Além de que presumem erradamente que uma pessoa que está a fazer o pisca para a esquerda está na via exterior da rotunda. Adicione-se a isto o facto de que o pisca na realidade serve para informar quem está FORA da rotunda. Pelo menos eu e muitos outros fazemo-lo com esse intuito.

Atitudes presunçosas e arrogantes, nem é preciso o pisca para as vermos à distância. [:p]

Quem circula na faixa interior da rotunda, a meu ver, só necessita de fazer o pisca para a direita qd está a chegar à sua saída.

O indicador de mudança de direcção (vulgo PISCA) só se deve utilizar, QD REALMENTE vamos mudar de direcção (como manda o código).

Quem faz as rotundas por fora e dá pisca para dentro a informar quem está à espera de entrar que vai continuar dentro da mesma É PARVO, PQ AS ROTUNDAS NÃO SE FAZEM POR FORA !!!!

A única "zona cinzenta" que eu vejo é: será que hei-de circular bem na rotunda ou vou continuar a fazer mal pq "toda a gente faz".

aprendam a circular nas rotundas, so facilitam o transito a sua circulação. ;)

citação:Originalmente colocada por hugolini

citação:Originalmente colocada por Nitrofurano

Exactly my point.

Mais um que concorda.

Quem circula na faixa interior da rotunda, a meu ver, só necessita de fazer o pisca para a direita qd está a chegar à sua saída.

O indicador de mudança de direcção (vulgo PISCA) só se deve utilizar, QD REALMENTE vamos mudar de direcção (como manda o código).

Quem faz as rotundas por fora e dá pisca para dentro a informar quem está à espera de entrar que vai continuar dentro da mesma É PARVO, PQ AS ROTUNDAS NÃO SE FAZEM POR FORA !!!!

A única "zona cinzenta" que eu vejo é: será que hei-de circular bem na rotunda ou vou continuar a fazer mal pq "toda a gente faz".

Vives num mundo côr de rosa...

Já agora, se te abordarem na rua para te bater,tentas demovê-lo com palavras para parar?

E se te tentarem assaltar ameçando uns socos se não entregares a carteira?

Chamas-lhe " homem mau " e ameaças ir á policia?

Infelizmente a vida tem demasiados "cinzentos"... [xx(]

citação:Originalmente colocada por hugolini

Para dares esta resposta, é porque não leste convenientemente o texto (por quais razões não sei). A única pessoa a falar em andar por fora das rotundas para sair nas últimas saídas de uma rotunda és tu. Enquanto não perceberes este ponto com clareza, nada feito.

Além disso esqueces-te de que nem todas as rotundas são iguais, e de que o trânsito varia. Muitas das vezes, nas rotundas da minha zona, dado o trânsito que existe, eu não consigo mudar para a via conveniente ao meu destino porque, como diz o código (que tu tão bem deves saber), não podemos mudar de via de trânsito quando o mesmo é compacto (a definição correcta é mais extensa, mas para agora serve). Sendo assim, não é inusitado que por vezes tenhamos de fazer a rotunda por fora, contra nossa vontade.

Nesses casos eu faço o pisca e aviso quem circula em vias mais interiores e quem está à espera para entrar. Mas, mais uma vez, isto depende de caso para caso e NÃO é linear como queres fazer crer.

Cumprir o código é acessível a um robot, com as permissas todas inseridas em memória. Usar o bom-senso para discernir a melhor opção para cada momento dadas as circunstâncias da altura é acessível apenas aos BONS condutores.

<center>Artigo 14.º CE</center>

Pluralidade de vias de trânsito

1– Sempre que, no mesmo sentido, sejam possíveis duas ou mais filas de trânsito, este deve fazer-se pela via de trânsito mais à direita, podendo, no entanto, utilizar-se outra se não houver lugar naquela e, bem assim, para ultrapassar ou mudar de direcção.

2– Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar.

3– Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

4– Quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de € 60 a € 300.

ROTUNDAS

· Nas rotundas, situadas dentro ou fora das localidades, o condutor deve escolher a via de trânsito mais conveniente ao seu destino. ( Art.º 14.º )

· Os condutores de veículos a motor que pretendam entrar numa rotunda passam a ter de ceder a passagem aos condutores de velocípedes, de veículos de tracção animal e de animais que nela circulem. ( Art.ºs 31.º e 32.º )

· Os condutores que circulam nas rotundas deixam de estar obrigados a ceder passagem aos eléctricos que nelas pretendam entrar. ( Art.º 32.º )

· Passa a ser proibido parar ou estacionar menos de 5 metros, para um e outro lado, das rotundas e no interior das mesmas. ( Art.º 49.º )

Última edição:
Na minha opinião o uso dos piscas pode ter os seus beneficios, ajudando os outros a entender melhor a nossa intenção. Contudo Quando se entra numa Rotunda temos uma placa que indica que ali se circula em Sentido Girátorio, portanto só é necessario dar pisca quando se pretende parar de circular em sentido Girátorio, ou seja só é necessario dar pisca da direita para sair.

boas...estou de acordo contigo hujolini..
Ao entrar na rotunda faz-se sinal p a esquerda se realmente formos p a esquerda ou inverter o sentdo da marcha...se pretender sair na segunda saida n faço sinal e qd passar a 1ª saida faço sinal p a direita...é exatamente como circularmos num cruzamento...vejam as rotundas como cruzamnetos ou entroncamentos dependendo se iver 3 ou 4 saidas..
estaõ de acordo comigo?

Realmente é isto mesmo que hugolini está a dizer.

"Não é a forma correcta mas parece-me a mais segura do ponto de vista do entendimento de terceiros"

Nem mais...

"aprendam a circular nas rotundas, so facilitam o transito a sua circulação. ;)"

Pela resposta temos aqui um homem com muitos anos de carta (Matchbox ) e milhares de kilometros nas unhas (Scalextric)...

Voltar
Superior