Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
para quem AINDA tiver duvidas va aqui

http://www.dgv.pt/not_dest_2005/not_dest_2005.asp

e abra CIRCULAÇAO EM ROTUNDAS 24/04/2005

ou tambem pode ler o que transcrevi

"Circulação em rotundas
Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na
redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,
nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
seguinte comportamento:
1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:
�� Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
antecipadamente quando pretender sair.
2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:
�� Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
função da saída que vai utilizar;
�� Aproximar-se progressivamente da via da direita;
�� Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
anterior à que pretende utilizar;
�� Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
antecipadamente quando for sair.
Sinalização de manobras:
�� Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo
decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda
devem ser previamente sinalizadas."

como veem so leio que os piscas sao SÓ para a saida
o que eu acho muita graça é quando tem chicos espertyos que fazem as rotundas a DIREITO
aida na sexta-feira passada se nao trava-se tinha limpado a lateral toda de uma megane, porque? eu estou a esquerda porque vou sair na 3º saida e a megane vai sair na segunda (em frente) e nao faz mais nada coloca-se a minha direita entra para a faixa da esquerda e sai em frente assim sem mais nem menos e eu é que tive de parar no meio da rotunda para nao lhe bater

voces tambem circulam assim??

eu uso o pisca em 2 situações..... Se está correcto ou não, não sei, mas explico o porquê:

Na entrada da rotunda, não dou pisca para a esquerda, uma vez que sendo a única via disponível que tenho, não tenho mais soluções, logo não dou pisca para avisar que vou para a única via que tenho para onde ir. Ou seja entrar na rotunda.

Dou pisca para a esquerda ou para a direita quando mudo de direcção dentro da rotunda. Uma vez na faixa que pretendo circular, desligo o pisca. Pois não vou mudar de direcção, mas sim circular na mesma.

Dou pisca para a direita quando pretendo sair da rotunda.

Que eu saiba o pisca só é utilizado para assinalar uma mudança de direcção. Portanto quando não vou mudar de direcção, não ligo o pisca.

Corrijam-me se estiver errado..

A tua resposta e o teu procedimento, são os mais correctos, quando se "contorna/circula", "dentro" de uma rotunda, não se está a mudar de direcção para a esquerda (como muitos condutores pensam), ou seja os indicadores de mudança de direcção, só se devem utilizar unicamente para sinalizar a mudança de faixa de circulação (quando a rotunda tem mais de uma fila de trânsito) e quando se pretende sair da mesma (rotunda).
É hábito, a maioria dos condutores, quando estão a contornar a rotunda, utilizarem o sinal luminoso de mudança de direcção para esquerda e quando pretendem sair, não utilizam o sinal oposto (o mais importante e que na falta deste, originam bastantes dissabores).

"aprendam a circular nas rotundas, so facilitam o transito a sua circulação. ;)"

Pela resposta temos aqui um homem com muitos anos de carta (Matchbox ) e milhares de kilometros nas unhas (Scalextric)...

Mas se todos nós procedêsse-mos, como o "HUGOLINI", uma certeza tería-mos, nas rotundas haveriam bastante menos acidentes.
A circulação na faixa exterior ao centro da rotunda, quando só se pretende sair na maioria das vezes na "última saída", é simplesmente um erro grave e um total desconhecimento do código de estrada e falta de civismo para com os restantes condutores.
Obrigado e até breve.

Fazendo como deve ser, o pisca esquerdo é usado quando se muda para uma faixa mais para o interior e o direito para quando se muda para uma mais para o exterior ou então para assinalar o abandono da rotunda. Enquanto se circula numa mesma faixa não se devia fazer pisca.

Como a maioria do pessoal não entende as coisas desta forma, para mim adoptei o procedimento de pisca para a esquerda enquanto me mantenho na mesma faixa ou mudo para uma mais interior e pisca da direita quando mudo para o exterior ou antes de abandonar a rotunda. Não é a forma correcta mas parece-me a mais segura do ponto de vista do entendimento de terceiros.

segundo o CE quando se entra numa rotunda entramos logo para a faixa mais conveniente ao nosso destino nao andamos da direita para a esquerda mas SIM E SEMPRE da esquerda para a direita e ai é que damos o pisca e TEM sempre prioridade quem circula na rotunda

Boas.

Eu quando circulo numa rotunda, faço-o sempre pela direita e quando saio da rotunda assinalo sempre a manobra com o pisca para a direita. Não uso o pisca da esquerda dentro de uma rotunda porque se circulo sempre na mesma faixa e não vou mudar não há a necessidade de ligar o sinal de mudança de direcção. Ao entrar numa rotunda tb não faço pisca porque não há opção para onde se vai virar e eu penso que quase todos os condutores saibam isso.

Abraço

Boas.

Eu quando circulo numa rotunda, faço-o sempre pela direita e quando saio da rotunda assinalo sempre a manobra com o pisca para a direita. Não uso o pisca da esquerda dentro de uma rotunda porque se circulo sempre na mesma faixa e não vou mudar não há a necessidade de ligar o sinal de mudança de direcção. Ao entrar numa rotunda tb não faço pisca porque não há opção para onde se vai virar e eu penso que quase todos os condutores saibam isso.

Abraço

olha e ao teu lado entra um condutor que vai sair a esquerda e tu ate queres é fazer inversao de marcha sair na 4ª saida como queres que o outro condutor faça? e se tu fores num casamento com 30 carros? o outro condutor PARA na rotunda para tu e os outros CARAMELOS passarem???
nao sei ao tempo que tens carta nem os kilometros que fazes diariamente mas deves ser um daqueles condutores DE-FIM-DE-SEMANA e tas a precisar de frequentar umas aulas de codigo, alias eu sou a favor de TODOS nos de 5 em 5 anos sermos obrigados a ter um exame escrito e pratico na DGV, mas inflizmente ainda nao fazem isso
se tiveres duvidas vai ao link que ja aqui foi postado no forum e le a diretiva lançada pela DGV em relaçao as rotundas.
e para aqueles que disserem que é só um CONSELHO la tambem tem um CONSELHO de quantos auriculares se pode usar num telemovel, usem dois e quando a policia os mandarem parar digam isso ao policia que é só um CONSELHO
actualmente a lei do CE etá a favor das seguradoras pois 95% dos acidentes em rotundas sao sempre 50/50

neste link nao é cultura mas sim uma guerra aberta para ver quem fica por cima, CULTURA é sim no site da DGV
ANO 2005 novo código da estrada leiam e os aditamentos que sairam apos ele em relaçao as rotundas, telemoveis,cadeirinhas de bebe , etc

ja agora SR´S INSTRUTORES AONDE ANDAM???

precisamos urgentemente de instrutores aqui no forum

Amigo, em que Diário da República estão publicados esses aditamentos???

Amigo, em que Diário da República estão publicados esses aditamentos???

Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro,

este foi o mail que recebi como resposta quando solicitei como se circula em rotundas e ja agora quando andarem com o telemovel com DOIS AURICULARES e a policia ou bt os mandar parar perguntem em que diario esta publicado e a resposta vai ser um ticket para o futebol iol iol iol iol

"Em resposta ao e-mail de 12 do corrente, sobre o modo de circulação em rotundas, junto se anexa esclarecimento sobre esse mesmo assunto e disponível no sitio desta Direcção-Geral: www.dgv.pt

Com os melhores cumprimentos.

O Director de Serviços de Trânsito

Carlos Valença Lopes"

teem duvidas???? vai a www.dgv.pt

bom fim de semana

Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro,

este foi o mail que recebi como resposta quando solicitei como se circula em rotundas e ja agora quando andarem com o telemovel com DOIS AURICULARES e a policia ou bt os mandar parar perguntem em que diario esta publicado e a resposta vai ser um ticket para o futebol iol iol iol iol

"Em resposta ao e-mail de 12 do corrente, sobre o modo de circulação em rotundas, junto se anexa esclarecimento sobre esse mesmo assunto e disponível no sitio desta Direcção-Geral: www.dgv.pt

Com os melhores cumprimentos.

O Director de Serviços de Trânsito

Carlos Valença Lopes"

teem duvidas???? vai a www.dgv.pt

bom fim de semana

Estou profundamente chocado! Com que então a DGV respondeu-te exactamente com o Código da Estrada? O Dec.Lei 44/2005 é o CÓDIGO DA ESTRADA!

Não seria de esperar mais nada, visto ser o único documento com vínculo legal. O tal "esclarecimento" de que tanto se fala por aqui de nada vale em tribunal ou para efeitos de sinistros entre seguradoras, tal como se pode comprovar no tópico do Blindness2005, cujo link coloquei mais atrás.

Estou profundamente chocado! Com que então a DGV respondeu-te exactamente com o Código da Estrada? O Dec.Lei 44/2005 é o CÓDIGO DA ESTRADA!

Não seria de esperar mais nada, visto ser o único documento com vínculo legal. O tal "esclarecimento" de que tanto se fala por aqui de nada vale em tribunal ou para efeitos de sinistros entre seguradoras, tal como se pode comprovar no tópico do Blindness2005, cujo link coloquei mais atrás.

queres que ponha aqui o anexo que me mandaram??? ou queres procurar no site da DGV???

mas olha nao me vou dar sequer ao trabalho de te explicar mais sabes se quiseres saber pergunta a ONI eles é que explicam como se fosses .......

queres que ponha aqui o anexo que me mandaram??? ou queres procurar no site da DGV???

mas olha nao me vou dar sequer ao trabalho de te explicar mais sabes se quiseres saber pergunta a ONI eles é que explicam como se fosses .......

1º aconselhava-te a ter mais tento na língua porque ninguém te tratou mal.
2º se queres mesmo ser esclarecedor coloca aí o anexo. Podes colocar aí os anexos que quiseres, mas fica descansado que Código da Estrada só há um, e é esse mesmo que faz jurisprudência.
3º aprende a escrever.

Rotundas e pisca para a direita

Rotundas e pisca para a direita

Cada vez mais apanho condutores a fazerem pisca para a direita e só saem quando lhes apetecem!
Será que o país cada vez mais está cheio de deficientes mentais?

Ontem mandei uma granda buzinadela a um tipo que fez isso, o gajo levanta a mao e encolhe os ombros, como sinal que não estava a perceber o porquê!!!! Só pode ser deficiente!
Passou 2 saidas sempre a fazer pisca e só saiu na 3ª

É que cada vez mais apanho condutores destes.
Mas vale não fazerem pisca!!!!!!!!!!!!

É enervante mesmo, saber distinguir esquerda da direita também deveria ser um requisito mínimo... o que aí uns 30 a 40% não sabe por incrível que pareça.

Voltar
Superior