O novo código é assim. Enquanto estas a circular na rotunda é sempre com pisca para a esquerda.
desculpa mas aonde viste isso escrito?? o novo codigo que eu conheço é de 26/03/2005 ja saiu mais algum???
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
O novo código é assim. Enquanto estas a circular na rotunda é sempre com pisca para a esquerda.
voces tambem circulam assim??
eu uso o pisca em 2 situações..... Se está correcto ou não, não sei, mas explico o porquê:
Na entrada da rotunda, não dou pisca para a esquerda, uma vez que sendo a única via disponível que tenho, não tenho mais soluções, logo não dou pisca para avisar que vou para a única via que tenho para onde ir. Ou seja entrar na rotunda.
Dou pisca para a esquerda ou para a direita quando mudo de direcção dentro da rotunda. Uma vez na faixa que pretendo circular, desligo o pisca. Pois não vou mudar de direcção, mas sim circular na mesma.
Dou pisca para a direita quando pretendo sair da rotunda.
Que eu saiba o pisca só é utilizado para assinalar uma mudança de direcção. Portanto quando não vou mudar de direcção, não ligo o pisca.
Corrijam-me se estiver errado..
"aprendam a circular nas rotundas, so facilitam o transito a sua circulação."
Pela resposta temos aqui um homem com muitos anos de carta (Matchbox ) e milhares de kilometros nas unhas (Scalextric)...
Fazendo como deve ser, o pisca esquerdo é usado quando se muda para uma faixa mais para o interior e o direito para quando se muda para uma mais para o exterior ou então para assinalar o abandono da rotunda. Enquanto se circula numa mesma faixa não se devia fazer pisca.
Como a maioria do pessoal não entende as coisas desta forma, para mim adoptei o procedimento de pisca para a esquerda enquanto me mantenho na mesma faixa ou mudo para uma mais interior e pisca da direita quando mudo para o exterior ou antes de abandonar a rotunda. Não é a forma correcta mas parece-me a mais segura do ponto de vista do entendimento de terceiros.
Boas.
Eu quando circulo numa rotunda, faço-o sempre pela direita e quando saio da rotunda assinalo sempre a manobra com o pisca para a direita. Não uso o pisca da esquerda dentro de uma rotunda porque se circulo sempre na mesma faixa e não vou mudar não há a necessidade de ligar o sinal de mudança de direcção. Ao entrar numa rotunda tb não faço pisca porque não há opção para onde se vai virar e eu penso que quase todos os condutores saibam isso.
Abraço
neste link nao é cultura mas sim uma guerra aberta para ver quem fica por cima, CULTURA é sim no site da DGV
ANO 2005 novo código da estrada leiam e os aditamentos que sairam apos ele em relaçao as rotundas, telemoveis,cadeirinhas de bebe , etc
ja agora SR´S INSTRUTORES AONDE ANDAM???
precisamos urgentemente de instrutores aqui no forum
Amigo, em que Diário da República estão publicados esses aditamentos???
Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro,
este foi o mail que recebi como resposta quando solicitei como se circula em rotundas e ja agora quando andarem com o telemovel com DOIS AURICULARES e a policia ou bt os mandar parar perguntem em que diario esta publicado e a resposta vai ser um ticket para o futebol iol iol iol iol
"Em resposta ao e-mail de 12 do corrente, sobre o modo de circulação em rotundas, junto se anexa esclarecimento sobre esse mesmo assunto e disponível no sitio desta Direcção-Geral: www.dgv.pt
Com os melhores cumprimentos.
O Director de Serviços de Trânsito
Carlos Valença Lopes"
teem duvidas???? vai a www.dgv.pt
bom fim de semana
Estou profundamente chocado! Com que então a DGV respondeu-te exactamente com o Código da Estrada? O Dec.Lei 44/2005 é o CÓDIGO DA ESTRADA!
Não seria de esperar mais nada, visto ser o único documento com vínculo legal. O tal "esclarecimento" de que tanto se fala por aqui de nada vale em tribunal ou para efeitos de sinistros entre seguradoras, tal como se pode comprovar no tópico do Blindness2005, cujo link coloquei mais atrás.
queres que ponha aqui o anexo que me mandaram??? ou queres procurar no site da DGV???
mas olha nao me vou dar sequer ao trabalho de te explicar mais sabes se quiseres saber pergunta a ONI eles é que explicam como se fosses .......
queres que ponha aqui o anexo que me mandaram??? ou queres procurar no site da DGV???
mas olha nao me vou dar sequer ao trabalho de te explicar mais sabes se quiseres saber pergunta a ONI eles é que explicam como se fosses .......
ya a malta é um cadinho limitada nas rotundas... [8b]