Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
rjtd era o que eu pensava. Essa é a unica rotunda em Viseu que te obriga a ir para a direita. Já deu para seguir em frente, mas como afunilava decidiram apagar e a faixa da direita passou a ser so para ir para a direita.

Tens toda a razão quando dizes que está mal sinalizada, acontecem lá muitos acidentes do género.

rjtd era o que eu pensava. Essa é a unica rotunda em Viseu que te obriga a ir para a direita. Já deu para seguir em frente, mas como afunilava decidiram apagar e a faixa da direita passou a ser so para ir para a direita.

Tens toda a razão quando dizes que está mal sinalizada, acontecem lá muitos acidentes do género.

Então era o que me diziam lá.

Bem, mas então quem não souber, como eu que sou de fora, devido a não terem distribuído panfletos a avisar o pessoal á saída da auto estrada, não haver indicação antes da tal rotunda especial, como por exemplo sinalização vertical, e a sinalização horizontal, a seta, estar mal apagada está bem arranjado.
Continuo a achar que tenho razão, pois qualquer pessoa que não saiba como funciona aquela rotunda em particular não é obrigado a adivinhar.

Bem, ainda bem que quem decide isto não é de Viseu.

Quer dizer, há muitos acidentes nesse local e a resolução encontrada para esse problema é dar meia esfregadela á pressa na seta e tá resolvido?
Boa.
Quem se lixa é quem leva com os outros em cima.

Então era o que me diziam lá.

Bem, mas então quem não souber, como eu que sou de fora, devido a não terem distribuído panfletos a avisar o pessoal á saída da auto estrada, não haver indicação antes da tal rotunda especial, como por exemplo sinalização vertical, e a sinalização horizontal, a seta, estar mal apagada está bem arranjado.
Continuo a achar que tenho razão, pois qualquer pessoa que não saiba como funciona aquela rotunda em particular não é obrigado a adivinhar.

Bem, ainda bem que quem decide isto não é de Viseu.

Quer dizer, há muitos acidentes nesse local e a resolução encontrada para esse problema é dar meia esfregadela á pressa na seta e tá resolvido?
Boa.
Quem se lixa é quem leva com os outros em cima.

A culpa foi do outro que se atirou à cão para a saida, mas tu tb és culpado pq não devias estar na faixa da direita..

Última edição:
Essa rotunda está manifestamente mal feita. Primeiro a tal seta se tinha a intenção de SÓ permitir virar à direita, a parte desgastada deveria ser eliminada totalmente pelo método de carbonização, segundo, aquele estrangulamento é uma autêntica aberração!

A razão estará do teu lado se a seta desgastada estiver a "funcionar", caso contrário acho que não vais ter sorte. Se tivesse sido comigo acho que fazia a rotunda exactamente da mesma forma que tu.

Mas o acidente foi já fora da rotunda? Na última foto puseste a seta já na saída. Na minha opinião trata-se acima de tudo de falta de civismo do outro condutor, afinal naquele sítio ele estava à espera que fosses para onde? A única outra opção era ter seguido a rotunda, e aí ainda te batia mais depressa

esta situação era digna dos "nos por ca" da sic.....assim a camara de viseu mudava alguma coisa.....a policia tem é que fazer o auto da ocorrencia e deixar os juizos para quem é pago para fazer isso!....palhaços....

Olha lá oh inteligente: há 1 mês bateram no meu cunhado numa situação idêntica. Ele, o meu cunhado, circulava pelo exterior quando uma carrinha de trolhas circulando por dentro o abalroou ao tentar sair. Sabes quem foi o culpado? Sim....a carrinha dos trolhas!

É melhor repensares a tua postura na estrada, sob pena de te sair cara a brincadeira. A não ser que ainda tenhas quem te pague o seguro e eventuais danos na tua viatura...se é que tens carta e conduzes...

Tendo em consideração que circular numa rotunda é uma armadilha, e que quem muda de faixa é, efectivamente, culpado numa situação de acidente, gostava só de dizer uma coisa a srs. que têm este tipo de atitude como o user citado:

Com a tua postura na estrada, as rotundas nem precisam de ter duas faixas, uma chega perfeitamente. E espero que a tua falta de civismo e de entreajuda não se reflicta no resto da tua vida.

Eu sou de viseu, e conheço bem essa rotunda. Realmente está lá indicado que quem vai pela faixa exterior da rotunda deve seguir à direita. é mais uma obra prima da cidade, como a rotunda ao lado do café paris. De qualquer forma a PSP não dicide nada, mas sim as seguradores. Na minha opinião tu não és culpado. Tens sempre a protecção juridica da tua seguradora.

Desculpa lá, mas podes então dizer-me como é que se fazem as rotundas?
E já agora concretamente, quando se quer seguir em frente é pela direita, ou a direito?
Eu aprendi pela direita.

A circulação em rotundas já esta mais que discutida aqui, não vamos tornar este tópicos noutro sobre isso..

Queres sair na 1ª saída? Vais pela direita. Todas as outras, vais por dentro e PROGRESSIVAMENTE sais para a faixa de fora.
É difícil de entender? Não se faz a rotunda toda por fora nem se cortam faixas como se fosse uma recta..

Problemas: Em rotundas pequenas com duas faixas de entrada e 2 de saida, em que a primeira saida seja apenas em frente, se estás por dentro não dá para te pores a meio da rotunda a sair para a outra faixa, o problema é se o gajo que está pela direita se lembra de cortar 1ª saida e continuar dentro da rotunda..

Última edição:
A circulação em rotundas já esta mais que discutida aqui, não vamos tornar este tópicos noutro sobre isso..

Queres sair na 1ª saída? Vais pela direita. Todas as outras, vais por dentro e PROGRESSIVAMENTE sais para a faixa de fora.
É difícil de entender? Não se faz a rotunda toda por fora nem se cortam faixas como se fosse uma recta..

desculpa mas estás errado. para virar à direita ou ir em frente, fazes a rotunda pela direita. se quiseres virar à esquerda (ou voltar para trás) fazes a rotunda por dentro.
e tenho a certeza do que estou a dizer.

cumprimentos

EDIT:
PS: e não te podem culpar por fazer a rotunda toda por fora.

eu, por exemplo, em "hora de ponta" faço a rotunda toda por fora. assim sempre evito causar acidentes em que sou culpado. se algum me bater a sair da rotunda, a culpa é dele. é triste, mas o codigo é assim...

Última edição:
desculpa mas estás errado. para virar à direita ou ir em frente, fazes a rotunda pela direita. se quiseres virar à esquerda (ou voltar para trás) fazes a rotunda por dentro.
e tenho a certeza do que estou a dizer.

cumprimentos

Circulação em rotundas

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na
redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,
nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
seguinte comportamento:

1. O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

􀂾 Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando
antecipadamente quando pretender sair.

2. Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:

􀂾 Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em
função da saída que vai utilizar;
􀂾 Aproximar-se progressivamente da via da direita;
􀂾 Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente
anterior à que pretende utilizar;
􀂾 Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando
antecipadamente quando for sair.

Sinalização de manobras:

􀂃 Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo
decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda
devem ser previamente sinalizadas

eu, por exemplo, em "hora de ponta" faço a rotunda toda por fora. assim sempre evito causar acidentes em que sou culpado. se algum me bater a sair da rotunda, a culpa é dele. é triste, mas o codigo é assim...

Triste é essa atitude! Andas nas rotundas a causar deliberadamente embaraço ao transito e numa situação claramente provocadora de acidentes..

Hey mas que se lixe, o outro é que é o culpado..:sh) [8b]

não foi o que o meu instrutor me ensinou... se calhar ensinou mal...

mas uma dúvida:
se fores por fora e o de dentro, para sair, te bata de lado, quem é o culpado?
ele não tem provas que tenhas entrado à 1, 2 ou 3 saidas atrás.

A bem ou a mal a situação da faixa de fora por mim resolvia-se com um 50/50! Pode ser que o pessoal da faixa da direita das rotundas começasse a pensar antes..

Isto é valido para os que cortam as rotundas também.

Se todos circulassem como a dgv refere, nunca haveria problemas, isso não é dificil de entender pois não?

não foi o que o meu instrutor me ensinou... se calhar ensinou mal...

mas uma dúvida:
se fores por fora e o de dentro, para sair, te bata de lado, quem é o culpado?
ele não tem provas que tenhas entrado à 1, 2 ou 3 saidas atrás.

Não percebi bem, se o dentro de me bater de lado é porque:

1 - Eu estou do lado de fora e continuo dentro da rotunda na faixa de fora a cortar a saida aos outros.
2- Eu estou do lado de fora, vou sair nessa saida, e o de dentro manda-se para cima de mim.

Infelizmente, no caso 1 o gajo de fora apesar de estar a proceder mal acaba por se safar. Isto resolvia-se com um 50/50 para começarem a pensar..

Última edição:
Tendo em consideração que circular numa rotunda é uma armadilha, e que quem muda de faixa é, efectivamente, culpado numa situação de acidente, gostava só de dizer uma coisa a srs. que têm este tipo de atitude como o user citado:

Com a tua postura na estrada, as rotundas nem precisam de ter duas faixas, uma chega perfeitamente. E espero que a tua falta de civismo e de entreajuda não se reflicta no resto da tua vida.

Não venhas falar de falta de civismo porque não me conheces nem sabes quem eu sou!
Em relação às rotundas passarem a ter só uma faixa vou-te dar só um exemplo.
À entrada de Espinho existe uma rotunda com duas vias que faz a ligação entre Espinho, IC24 e A28. Por motivos de obras, a faixa interior desapareceu temporariamente. Sabes quantos acidentes existiram desde então? Zero! Bola! Nenhum! Em três meses não houve nenhum acidente.
Há embaraços para o trânsito? Pouquíssimos. Mas o ganho em segurança compensa largamente!
A entreajuda na estrada não se mede pelas vezes que deixamos entrar veículos sem prioridade, como muitos pensam.

Triste é essa atitude! Andas nas rotundas a causar deliberadamente embaraço ao transito e numa situação claramente provocadora de acidentes..

Hey mas que se lixe, o outro é que é o culpado..:sh) [8b]
O "embaraço" só existe na cabeça de alguns. Quando acontecem acidentes, o embaraço já não existe?

Meus amigos deixo-vos um concelho: usem e abusem da recomendação da DGV caso os vossos pais vos paguem os estragos e o seguro, ou sejam endinheirados. Se tal não for o caso, repensem a vossa condução, porque nenhuma seguradora ou tribunal vos vai valer.
E não vale a pena virem chamar-me de retrógrado ou coisas do género. Apenas me limito a cumprir o que está no C.E. que é a lei que vigora. O resto meus amigos...são cantigas.

Circulação em rotundas

Tendo em conta as disposições aplicáveis do Código da Estrada, na
redacção que lhe foi conferida pelo Decreto-Lei nº 44/2005, de 23 de
Fevereiro, constantes dos artºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º,
nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no artº 1º do
mesmo Código, na circulação em rotundas os condutores devem adoptar o
seguinte comportamento:

Blah blah blah

(...)

Isso é uma CIRCULAR da DGV que tenta "pôr ordem" na circulação em rotundas.
Não "vale" como lei.
Podes parar de fazer quote dela. Vale tanto como o papel onde está escrita.

O código é taxativo: Deve-se circular o mais à direita possível. Dentro de localidades, o condutor deve tomar a faixa mais indicada para o destino que quer seguir (que deixa suficiente margem de manobra para usar a faixa que quiser).
Não há regras específicas de circulação em rotundas EXCEPTO que quem já lá está tem prioridade sobre quem entra. Ponto.

O código também é taxativo noutro ponto: quem muda de faixa perde prioridade e só o pode fazer depois de se certificar que o pode fazer em segurança.
No acidente citado, a abécula que chocou contra o rjtd estava a mudar de faixa.
Onde está a duvida aqui ?

Setas pintadas no chão (ou outro tipo de informação como o triangulo ou o "stop") não valem sequer a tinta com que foram pintadas se não forem acompanhadas de sinalização vertical correspondente. PERIOD. A tal seta semi-apagada até podia tar a apontar no sentido inverso: se não há sinalização vertical correspondente, é como se não lá estivesse.

Segundo o CE, o rjtd não tem culpa (não que eu esteja de acordo da forma como ele fez a rotunda, mas está "protegido" pelo CE ).

Lamentavelmente o código "não interessa" às companhias de seguros, e eu apostaria numa resolução 50/50 ...

"V"

Não venhas falar de falta de civismo porque não me conheces nem sabes quem eu sou!
Em relação às rotundas passarem a ter só uma faixa vou-te dar só um exemplo.
À entrada de Espinho existe uma rotunda com duas vias que faz a ligação entre Espinho, IC24 e A28. Por motivos de obras, a faixa interior desapareceu temporariamente. Sabes quantos acidentes existiram desde então? Zero! Bola! Nenhum! Em três meses não houve nenhum acidente.
Há embaraços para o trânsito? Pouquíssimos. Mas o ganho em segurança compensa largamente!
A entreajuda na estrada não se mede pelas vezes que deixamos entrar veículos sem prioridade, como muitos pensam.

Não preciso de te conhecer, pelas atitudes que dizes que tens já dá para perceber qual a tua atitude na estrada. E isso, para mim, já reflecte bem a tua noção de civismo.

Por acaso conheço essa rotunda, apesar de não passar por lá frequentemente. Não houve embaraços para o trânsito? Como sabes isso? E como sabes que não houve um único acidente?

Vais-me desculpar, mas a entreajuda na estrada (e ajuda na fluência de tráfego) também se mede-se na noção de que há coisas que não és obrigado a fazer, mas que podem valer menos tempo de espera em situações de cruzamentos, rotundas, etc.

Mas são opiniões, e como não vou mudar a minha nem tu a tua...

Voltar
Superior