Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

Tópico da Circulação nas Rotundas (Legislação, etc)

• Sim

Votos: 50 32,9%
  • Não

Votos: 102 67,1%

• Total de eleitores
    152
Boas

Alguem falou em culpados???? Alguém disse que a maneira que foi recomendada pela EX-DGV era a resolução para todos os problemas deixando de existir problemas????? Não!!!

Apenas disse que usando o bom senso, que parece não existir apenas se preocupam com prioridades, falando em prioridades vamos então olhar para o Codigo da Estrada e dar uns exemplos nos quais me apoio:

"
.../...

PS: Quanto ás rotundas de dimensões reduzidas penso que nessas só exista uma faixa de rodagem(se tiver duas não me parece que seja assim tão pequena) esse problema não existe foi por isso que nem falei nelas se só há uma vai-se sempre pela direita e pronto!!![:p]

Abraços

Para grandes males . grandes remédios...

Quanto ás rotundas de dimensões reduzidas, são mais que muitas, onde possas aplicar o bom senso são tão poucas que aí nem o bom senso te vale

Ok. Eu nunca disse que não se pode fazer como na recomendação, embora em rotundas pequenas se torne praticamente impraticável - quase que se vai em frente. Só disse que legalmente essa maneira de conduzir está errada, começando logo pelo facto de não se circular pela direita. E quando houver um acidente, ninguém se vai agarrar a recomendação nenhuma, pois esta de nada vale. Só veio instituir confusão, por muito bem intencionada que fosse.
Num outro tópico sobre rotundas já ficou patente que a forma de circular é como eu defendo, tendo o desfecho sido favorável ao condutor que seguia pela faixa exterior, depois de um outro lhe embater.
Há 15 dias, bateram no meu cunhado em circunstâncias semelhantes e o resultado foi o mesmo.
Só estou a defender o que está no C.E. e a alertar consciências para evitarem males maiores.
No final, as atitudes ficam com quem as toma.

Boas

Não disse qual das duas esta correcta e claro quem fizer a rotunda sempre pela faixa da direita tem sempre a prioridade como sempre a regra da prioridade...... ufa..... sim o código diz alhos e bugalhos num lado diz que se deve circular pela direita e do outro pela mais conveniente..... de mensionar que eu falei sempre em situações convenientemente sinalizadas!!! sempre!!! como o código também obriga!!

Se se preocupassem mais com os outros que com a prioridade(mas também com esta claro) estes casos e muitos outros iriam acontecer menos....

Não estou livre de fazer asneiras, aliás ninguém está mas a atitude devia ser a de nos adaptar ao trânsito e não a de o trânsito se adaptar a nós.

E sem qualque validade cá vai a imagem que defendo:

rotunda.jpg

Abraços

attachment.php

Repara até onde vai a alarvidade. (quadrado preto no canto superior direito da imagem).
Então é proibido? Perguntem a qualquer agente de trânsito ou a qualquer seguradora. Pior que não haver informação é haver informação errada.

Mais um exercício.

Imaginem que o carro azul, o que segue pelo interior, decide sair na mesma saída do carro azul que segue pelo exterior.
Oh, afinal é igual. Sempre pode existir lá um carro a circular e....pumba! Lá bateu. Ia a empatar o trânsito? Segundo alguns sim....circulava pelo exterior. Mas então não estava legal segundo esses mesmos?

Ok. Eu nunca disse que não se pode fazer como na recomendação, embora em rotundas pequenas se torne praticamente impraticável - quase que se vai em frente. Só disse que legalmente essa maneira de conduzir está errada, começando logo pelo facto de não se circular pela direita. E quando houver um acidente, ninguém se vai agarrar a recomendação nenhuma, pois esta de nada vale. Só veio instituir confusão, por muito bem intencionada que fosse.
Num outro tópico sobre rotundas já ficou patente que a forma de circular é como eu defendo, tendo o desfecho sido favorável ao condutor que seguia pela faixa exterior, depois de um outro lhe embater.
Há 15 dias, bateram no meu cunhado em circunstâncias semelhantes e o resultado foi o mesmo.
Só estou a defender o que está no C.E. e a alertar consciências para evitarem males maiores.

Estas enganado neste ponto, as rotundas por norma só existem dentro das localidades, e dentro destas aplica-se o nº 2 do artigo que particulariza a circulação dentro das localidades, por complemento ao nº1 que establece o principio básico de criculação. Quer isto dizer tão simplesmente que dentro das localidades não é obrigatório circular á direita mas sim na faixa(quando há mais do que uma) que melhor serve o destino, ora se o teu destino se situar após uma prévia mudança de direcção ou "saída" que não a tua, deves deixar a faixa da direita para quem se desloca para esse local, usando tu outra faixa, só devendo tomares a direita quando não houver mais nenhuma "saída" antes da que pretendes.

Isto tanto se aplica ás avenidas com varias faixas e multiplas saidas como ás rotundas com varias faixas.

attachment.php

Repara até onde vai a alarvidade. (quadrado preto no canto superior direito da imagem).
Então é proibido? Perguntem a qualquer agente de trânsito ou a qualquer seguradora. Pior que não haver informação é haver informação errada.

Mais um exercício.

Imaginem que o carro azul, o que segue pelo interior, decide sair na mesma saída do carro azul que segue pelo exterior.
Oh, afinal é igual. Sempre pode existir lá um carro a circular e....pumba! Lá bateu. Ia a empatar o trânsito? Segundo alguns sim....circulava pelo exterior. Mas então não estava legal segundo esses mesmos?

Boas

Sim antes nenhuma que má informação e na realidade esqueci-me de apagar a legenda mas.... mais um exercicio......

rotunda.jpg

Partindo do principio que só rodavam pela faixa da direita os que entravam na rotunda e pretendiam sair na primeira saida logo esses, pelo Codigo da estrada vão ter que ceder passagem a quem já lá circula respeitando a prioridade.... logo se quem circula dentro da rotunda que pretender sair na mesma saida já vem a sinalizar a sua mudança de faixa e a respectiva saida(com cuidado de olhar pelo retrovisor não venha alguem a fazer a rotunda toda pela direira para não perder a prioridade[:p] ).

Isto pondo o caso dos carros azuis o da direita antes de entrar na rotunda tem que deixar passar quem ja la circula logo deveria haver desfasamento entre as viaturas evitando acidentes (eu sei que nem sempre acontece).

Mais uma vez volto a dizer que não é esta a situação certa nem a que vem resolver os problemas apenas parece a mais fluida partindo do principio que existe respeito entre os condutores......o que como sabemos ......

Abraços

Em Relação ao caso aqui exposto só posso criticar o desrespeito pelos outros condutores na via mas..... não esquecer que para o condutor que faz a rotunda a direito ele se encontra à direita logo.... regra da prioridade....

Abraços

Peço desculpa mas estás errado. Não tem nada a ver essa regra, que se aplica a cruzamentos e entroncamentos sem sinalização. O que conta aqui é a regra de mudança de faixa: quem muda não tem prioridade sobre quem permanece na mesma faixa.

Estas enganado neste ponto, as rotundas por norma só existem dentro das localidades, e dentro destas aplica-se o nº 2 do artigo que particulariza a circulação dentro das localidades, por complemento ao nº1 que establece o principio básico de criculação. Quer isto dizer tão simplesmente que dentro das localidades não é obrigatório circular á direita mas sim na faixa(quando há mais do que uma) que melhor serve o destino, ora se o teu destino se situar após uma prévia mudança de direcção ou "saída" que não a tua, deves deixar a faixa da direita para quem se desloca para esse local, usando tu outra faixa, só devendo tomares a direita quando não houver mais nenhuma "saída" antes da que pretendes.

Isto tanto se aplica ás avenidas com varias faixas e multiplas saidas como ás rotundas com varias faixas.

Não serás tu que estás enganado? Olha lá, ao circulares pela faixa interior, vais virar para onde? Não estás a seguir em frente?

2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar .
3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

Podes sim, utilizar a faixa mais conveniente, quando houver multiplicidade de faixas e de destinos. E aí sim podes usar outra que não a mais à direita quando, por exemplo, o teu destino estiver na saída à esquerda e aí, podes e deves escolhar a faixa da esquerda, pois é aquela que te leva para onde queres.
Numa rotunda, se circulares na faixa interior esta levar-te-á a lado nenhum, até mudares de faixa, para exterior.
http://forum.autohoje.com/attachment.php?attachmentid=20361&d=1196160618

Não serás tu que estás enganado? Olha lá, ao circulares pela faixa interior, vais virar para onde? Não estás a seguir em frente?

2 - Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direcção, ultrapassar, parar ou estacionar .
3 - Ao trânsito em rotundas, situadas dentro e fora das localidades, é também aplicável o disposto no número anterior, salvo no que se refere à paragem e estacionamento.

Podes sim, utilizar a faixa mais conveniente, quando houver multiplicidade de faixas e de destinos. E aí sim podes usar outra que não a mais à direita quando, por exemplo, o teu destino estiver na saída à esquerda e aí, podes e deves escolhar a faixa da esquerda, pois é aquela que te leva para onde queres.
Numa rotunda, se circulares na faixa interior esta levar-te-á a lado nenhum, até mudares de faixa, para exterior.

Não, não sou eu que estou enganado, ao circulares pela interior vais facilitar o acesso a quem quer sair antes de ti, a quem quer entrar antes de tu saires, e por consequencia facilitar o teu acesso á saida que pretendes, logo é a faixa que melhor serve o teu destino, o mesmo se aplica nas avenidas ao deixares desocupada a faixa que para quem vai sair primerio facilitas quem vai sair, facilitas quem vai entrar, e por consequencia facilitas a tua propria circulação, não esquecer tambem que esta no codigo, não me lembro o artigo, que só deves mudar de faixa uma de cada vez ...

Oh Vinheiras, dentro das rotundas não há antiguidades. Se um carro acabou de entrar e circula pelo exterior, tem prioriadade sobre o que vem pelo interior e mude de faixa, mesmo que este já lá esteja há meia hora a dar voltinhas.

Oh Vinheiras, dentro das rotundas não há antiguidades. Se um carro acabou de entrar e circula pelo exterior, tem prioriadade sobre o que vem pelo interior e mude de faixa, mesmo que este já lá esteja há meia hora a dar voltinhas.

quem muda de faixa perde sempre a prioridade seja lá onde for, com excepção de sinalização em contrário,

Então as autarquias que já pintaram as faixas na rotunda de acordo com a "recomendação" infringiram a lei e o código da estrada ?!!?

Água mole em pedra dura, tanto bate até que se evapora [:)]

Até era giro se tivesse piada..... eu não estou a dizer que estou certo apenas penso que seja mais pratico e fluido para o transito se o procedimento fosse este....não disse que é forçosamente o certo ... estou apenas a demonstrar o meu ponto de vista .....

Boas

Podes ver através do desenho(vale o que vale) que o condutor que circula pelo centro da rotunda muda de faixa antes da saida e que se seguir a opção aqui exposta não haverá ninguém nessa faixa uma vez que mesmo que alguem queira entrar na rotunda tem que ceder passagem aquem circula não se trata de antiguidade... fiz-me entender??? o desenho é bastante esclarecedor(se não contar com a legenda)

Logo:

Faixa da direita para:

Entrar e fazer a aproximação de uma saida de uma rotunda.

Fazer a circulação para quem entra numa rotunda e pretende sair na 1.ª saida logo tem que ter atenção ao entrar e ceder passagem a quem ja circula.

Faixa da esquerda:

Circulação dentro da rotunda para quem pretenda sair na 2.ª, 3.ª ou 4.ª saida tendo que para isso pre-sinalizar a sua pretensão e com a devida antecedência.

Abraços

Claro que é mais prático fazer de acordo com a recomendação...se estivessesmos num pais um pouco mais civilizado os condutores até eram os 1ºs a implantar a mudança PARA MELHOR, como fazem os nórdicos em tudo.

Mas nós por cá, é como sempre em tudo... só lá vamos com multas e medos.

Até era giro se tivesse piada..... eu não estou a dizer que estou certo apenas penso que seja mais pratico e fluido para o transito se o procedimento fosse este....não disse que é forçosamente o certo ... estou apenas a demonstrar o meu ponto de vista .....

Boas

Podes ver através do desenho(vale o que vale) que o condutor que circula pelo centro da rotunda muda de faixa antes da saida e que se seguir a opção aqui exposta não haverá ninguém nessa faixa uma vez que mesmo que alguem queira entrar na rotunda tem que ceder passagem aquem circula não se trata de antiguidade... fiz-me entender??? o desenho é bastante esclarecedor(se não contar com a legenda)

Logo:

Faixa da direita para:

Entrar e fazer a aproximação de uma saida de uma rotunda.

Fazer a circulação para quem entra numa rotunda e pretende sair na 1.ª saida logo tem que ter atenção ao entrar e ceder passagem a quem ja circula.

Faixa da esquerda:

Circulação dentro da rotunda para quem pretenda sair na 2.ª, 3.ª ou 4.ª saida tendo que para isso pre-sinalizar a sua pretensão e com a devida antecedência.

Abraços
Se o trânsito fosse controlado por computador, talvez funcionasse. Como não é, tenho grandes reservas.

.../...

Vinheiras, não stresses tens a tua opinião eu tenho a minha [;)]

O que defendes só poderá funcionar em rotundas de grande dimensão [;)]

Vinheiras, não stresses tens a tua opinião eu tenho a minha [;)]

O que defendes só poderá funcionar em rotundas de grande dimensão [;)]

Boas

Chegaste lá.... mas já agora como defines rotunda grande e pequena dimensão???

Para a situação que aqui coloquei funcione basta a rotunda ter 2 faixas de rodagem onde caiba um veiculo e se o procedimento for o correcto não ira causar problema e se a rotunda apenas tiver uma faixa de rodagem... bem ai estamos conversados....

E claro os condutores intrevenientes procedam correctamente, o que pelo que vou vendo diariamente .... não me parece....

Mas mais uma vez é a minha maneira de ver e vale o que vale........
Abraços

Boas

Chegaste lá.... mas já agora como defines rotunda grande e pequena dimensão???

Para a situação que aqui coloquei funcione basta a rotunda ter 2 faixas de rodagem onde caiba um veiculo e se o procedimento for o correcto não ira causar problema e se a rotunda apenas tiver uma faixa de rodagem... bem ai estamos conversados....

E claro os condutores intrevenientes procedam correctamente, o que pelo que vou vendo diariamente .... não me parece....

Mas mais uma vez é a minha maneira de ver e vale o que vale........
Abraços

Provavelmente já tenho mais anos de condução que tu e idade e o que me faz ter esta opinião, é a experiência rodoviária

Voltar
Superior