Tópico da Exploração Espacial

Porra pá pensava que ia ouvir marcianos:sh)[:D]

896yiybx53b31.png

Esta sonda em Marte fez-me recordar em muito o ano de 1996, quando a Mars Pathfinder chegou lá também. E eu nos laboratórios de informática da FEUP, na rua dos Bragas, ver as primeiras imagens enviadas por ela, quase ainda nos primordios da internet.

pathfinder.jpg

Esta sonda em Marte fez-me recordar em muito o ano de 1996, quando a Mars Pathfinder chegou lá também. E eu nos laboratórios de informática da FEUP, na rua dos Bragas, ver as primeiras imagens enviadas por ela, quase ainda nos primordios da internet.

pathfinder.jpg

Sim, também me lembro disso. Na altura infiltrei-me na sala de informática do ismai, para ver as primeiras imagens. Havia uma imagem em quicktime que permitia rodar, quase como se estivéssemos lá. Velhos tempos... Sò de me lembrar que isso já foi há quase 25 anos. Estamos a ficar velhos![:D]

Perseverance continua a fazer história. Desta vez, conseguiu produzir oxigénio em Marte

Um instrumento acoplado ao 'rover' de seis rodas Perseverance, da agência espacial americana (NASA), transformou dióxido de carbono da atmosfera marciana em oxigénio. É a primeira vez que isto acontece em outro planeta.

O processo não só pode produzir oxigénio para que os futuros astronautas possam respirar, mas também poderia evitar o transporte de grandes quantidades de oxigénio da Terra para usá-lo como propulsor em foguetes na viagem de retorno.

Na sua primeira execução, o MOXIE produziu 5 gramas de oxigénio, o equivalente a dez minutos de oxigénio respirável para um astronauta que executa uma atividade normal. Os engenheiros do MOXIE - projetado para produzir até 10 gramas de oxigênio por hora - farão agora mais testes e tentarão aumentar o seu rendimento.

[:cool:]

Voltar
Superior