Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Boa noite.

À falta de melhor tópico exponho aqui a minha dúvida.

Comprei um cartão SD HC de 8 GB, da marca dane-elec, na Vobis.

Metia-o na ranhura do pc (portátil com alguns anos, da linha profissional da HP, modelo Compaq nc6000) e dava o "clic" de reconhecimento de hardware mas não aparecia nada, nenhuma janela de "início automático", nem no "O Meu Computador" como drive.

Experimentei na máquina digital (Canon A610) e dava "Erro no cartão".

Conclusão, levei à loja e trocaram-no por outro à minha escolha.
Eu naquela de pagar o mesmo, sendo o mais barato que tinham, e na esperança que fosse um defeito daquele cartão em particular trouxe outro idêntico!

Voltei a enfiá-lo na ranhura do portátil.... e nada! Na máquina o mesmo erro!!!
Já a ficar um pouco "chateado" por ter escolhido um da mesma marca, veio-me à cabeça a possibilidade de, tanto o portátil como a máquina não estarem preparados para reconhecer um cartão com esta capacidade!
Isto faz sentido?

Se assim for estou um pouco limitado na minha escolha de cartões! :sh)

E o HC (high capacity, certo) terá alguma influência? Ou isso apenas tem a haver com a capacidade do cartão ser maior ou igual de 4GB?

A probabilidade de ter o mesmo problema em dois cartões deve ser pequena, por isso é que coloco esta questão. E porque não estou a ver outra hipotese, visto que o outro cartão de 1GB funciona perfeitamente.

Obrigado.

Consegues formatar o cartão?

Não eras o primeiro. Experimenta o cartão noutro leitor(do trabalho, do amigo..).

Pois, realmente deve ser disso, visto que também experimentei num portátil de um colega (P4....) e não reconheceu!

Fdx!

Lá vou ter de ir outra vez à loja. Chato mesmo vai ser arranjar um que não seja HC!!!! [8b]

Pergunta parva?:sh)
O cartão por acaso não tem nenhuma patilha de bloqueio de leitura do mesmo?

Tem mas está desligada. Mesmo que estivesse activada deixaria-me ver o conteúdo, não me deixando escrever.
O que não acontece neste caso.

Parece-me que não, visto que não tenho acesso ao mesmo.

Ou existe alguma forma de ter acesso ao cartão?
Será o formato HC que não é reconhecido, por os dispositivos (pc e máquina) não serem recentes?

Para ler SDHC, o leitor tem de o suportar.

Leitores de SD normais não conseguem ler SDHC, caso o leitor ou a máquina refira isso algures (ou no manual, ou até mesmo na caixa) algo estará mal. Se tal não acontecer, não há nada a fazer.

Para ler SDHC, o leitor tem de o suportar.

Leitores de SD normais não conseguem ler SDHC, caso o leitor ou a máquina refira isso algures (ou no manual, ou até mesmo na caixa) algo estará mal. Se tal não acontecer, não há nada a fazer.

Pois, deve ser mesmo esse o problema. Só suportam SD's normais.

Agora vai ser uma "chatice" encontrar um SD de 8GB normal... do que teho visto a maioria agora é HC... vou procurar...

Obrigado.

Agora vai ser uma "chatice" encontrar um SD de 8GB normal... do que teho visto a maioria agora é HC... vou procurar...

Obrigado.

Os SD normais só vão até aos 2GB, acima disso são todos HC (High Capacity). E acredito que tanto o pc como a máquina não os suportem, essa norma tem um ano ou ano e pico!

pjpereira: tenta carregar em ESC durante o arranque, em principio deve aparecer um menu de selecção de dispositivos de arranque, senão vai à BIOS (normalmente F2) e vê como está a "Boot Order" e coloca o CD em primeiro lugar se for preciso

Última edição:

Obrigado.

Os SD normais só vão até aos 2GB, acima disso são todos HC (High Capacity). E acredito que tanto o pc como a máquina não os suportem, essa norma tem um ano ou ano e pico!

pjpereira: tenta carregar em ESC durante o arranque, em principio deve aparecer um menu de selecção de dispositivos de arranque, senão vai à BIOS (normalmente F2) e vê como está a "Boot Order" e coloca o CD em primeiro lugar se for preciso

Exactamente, SD normal de 8GB é coisa que garantidamente, não vais encontrar.

Há algumas marcas que vendem, juntamente com os cartões, um pequeno leitor USB de SDHC. Recordo-me por exemplo da Sandisk, que juntamente com cartões de 4 GB tem também um leitor. Curiosamente, tenho dois desses leitores por cá, em duas compras de cartões que fiz....

Pode ser uma opção.

Bem, hoje ainda está pior... logo à noite já o levo à PC Clinic outra vez.

Hoje quando o ligo o disco nem arranca... não há imagem, não há beeps, não há nada... apenas o som das ventoinhas.

Exactamente, SD normal de 8GB é coisa que garantidamente, não vais encontrar.

Há algumas marcas que vendem, juntamente com os cartões, um pequeno leitor USB de SDHC. Recordo-me por exemplo da Sandisk, que juntamente com cartões de 4 GB tem também um leitor. Curiosamente, tenho dois desses leitores por cá, em duas compras de cartões que fiz....

Pode ser uma opção.

Pois... azar... para mim.
Tenho de me desenrrascar de outra forma, talvez com cartões de menor capacidade.

Em relação a isto, duas questões.
Isto não vai lá com uma actualização dos drivers/firmware dos leitores (nomeadamente no pc) pois não?

A outra é essa mesmo do adaptador usb.
Será que um desses leitores usb que se vendem nas lojas, lêm os SD HC e depois como é pela porta usb, o portátil poderia reconhecer o cartão?
Resta saber se os leitores usb lêm este formato...

Este cartão não trazia qualquer leitor.

Uma coisa que me intrigou foi ver cartão microSD de 8GB mas sem referência a HC, com adaptador para SD.
Será que são normais e reconhecidos pelos dispositivos mais antigos?
Vi na chip7.

Obrigado.

Pois... azar... para mim.
Tenho de me desenrrascar de outra forma, talvez com cartões de menor capacidade.

Em relação a isto, duas questões.
Isto não vai lá com uma actualização dos drivers/firmware dos leitores (nomeadamente no pc) pois não?

A outra é essa mesmo do adaptador usb.
Será que um desses leitores usb que se vendem nas lojas, lêm os SD HC e depois como é pela porta usb, o portátil poderia reconhecer o cartão?
Resta saber se os leitores usb lêm este formato...

Este cartão não trazia qualquer leitor.

Uma coisa que me intrigou foi ver cartão microSD de 8GB mas sem referência a HC, com adaptador para SD.
Será que são normais e reconhecidos pelos dispositivos mais antigos?
Vi na chip7.

Obrigado.

Os leitores de cartões que suportam SDHC funcionam em qualquer porta USB, não precisas de te preocupares com isso. Quanto a updates de firmware, tal é possível, é questão de procurares nos sites dos fabricantes dos teus equipamentos, mas depende sobretudo da idade dos ditos equipamentos, quanto ao micro SDHC a questão é igual à anterior.

Bem há pouco lá fui entregar novamente o PC...

A primeira coisa que saltou logo à vista: ventoinha da gráfica não rodava... estou mesmo a ver que a próxima coisa a substituir vai ser a gráfica. A brincadeira já não estava a sair barata, agora então... segundo o rapaz, mais 45€.

(suspiro) Cada vez me arrependo mais de não ter ido comprar um novo em vez de arranjar aquele.

Bem, mais 3 ou 4 dias sem PC.

Voltar
Superior