Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Alguém? :s

Não vale a pena.
Aliás, essa placa provavelmente é pior que 99% das placas de som onboard.

Em termos de placas de som, eu não gastava nem 1 cêntimo a não ser que precisasse de algo para ligar sistemas ópticos ou surround visto que as boards mais fracas não trazem esse tipo de conexões.

Se tivesses ai uns headphones de 1000€ ou assim, podias avançar para um DAC/AMP de qualidade que faziam muito mais diferença do que uma placa de som XPTO.
Como tens uns headphones banais nem sequer me preocupava.

Eu tenho uns AKG K550 que são muito, mas muito melhores que os teus e não me faz diferença ouvir música no telemóvel ou ligados a umas colunas Logitech com 10 anos.

Preciso da vossa ajuda...

É o seguinte, estou a usar um portátil (tampa fechada) com monitor externo e com teclado e rato usb. É possível sair do modo suspender ou hibernar com o teclado ou rato usb sem abrir a tampa do portátil?

O portátil tem o Windows 7 home premium instalado.

Fácil.

go to (device manger) --> click (Human interface device) --> right click on (HID-compliant system controller) --> select properties --> click (power managment) tab --> mark (Allow this device to wake the computer)

Basicamente vais ao gestor de dispositivos, vais ao teclado e seleccionas a opção que te permite acordar o computador com aquele dispositivo.

Obrigado.
E tenho opção para syncronizar as pastas criadas com o Google drive?
Não sei se faz o que queres mas podes tentar o FreeFileSync.

Podes definir uma operação de um sentido que copia do disco F para C:\GoogleDrive\Pen, por exemplo. Tudo o que estiver na pen (F) é copiado para a pasta C:\GoogleDrive\Pen e é eliminado o que estiver a mais.

Gravas um batch com essa "operação" uma vez e depois tens lá o batch para usar futuramente, sem andar a indicar os caminhos de cada vez que a queres realizar. A única questão é que pode por vezes mudar a letra da pen.

Obrigado.
E tenho opção para syncronizar as pastas criadas com o Google drive?
Se fosse uma GoogleDrive de outro utilizador do computador poderias não ter acesso por questões de permissão.

Neste caso, sim, com todas as pastas a que tenhas acesso. Dito doutra forma, se consegues fazer a cópia manualmente, também consegues por esta via. Desde que as consigas abrir no explorador do windows, o FreeFileSync também consegue ir lá.

Já agora, o link para o programa: https://freefilesync.org/

Por via das duvidas, faz testes de sincronização entre duas pastas para evitar algum erro. Ou então faz um backup do que tens na tal pen. É que uma ordem mal dada num programa destes pode dar muita dor de cabeça.

Recomendo-te muita atenção ao modo de sincronização.

Pretendes que o programa espelhe o conteúdo da pen numa pasta do GD ou queres que vá copiando sucessivamente o que tens na pen para o GD? É que se fizeres mirror ele replica o que está na pen na pasta do GD, apagando o que lá tinhas antes.

Se fosse uma GoogleDrive de outro utilizador do computador poderias não ter acesso por questões de permissão.

Neste caso, sim, com todas as pastas a que tenhas acesso. Dito doutra forma, se consegues fazer a cópia manualmente, também consegues por esta via. Desde que as consigas abrir no explorador do windows, o FreeFileSync também consegue ir lá.

Já agora, o link para o programa: https://freefilesync.org/

Por via das duvidas, faz testes de sincronização entre duas pastas para evitar algum erro. Ou então faz um backup do que tens na tal pen. É que uma ordem mal dada num programa destes pode dar muita dor de cabeça.

Recomendo-te muita atenção ao modo de sincronização.

Pretendes que o programa espelhe o conteúdo da pen numa pasta do GD ou queres que vá copiando sucessivamente o que tens na pen para o GD? É que se fizeres mirror ele replica o que está na pen na pasta do GD, apagando o que lá tinhas antes.
Muito obrigado pela atenção.
Vou experimentar.

O PC é o pessoal e o do trabalho, por isso tenho as permissões.

O sync com o GD é essencial ..

Esse SSD, apesar de não suportar muitos parâmetros devido à idade, parece estar em condições. As velocidades que meteste aqui de 200/90 parecem estar conforme as specs (no site da corsair o force 3 que aparece deve ser o atual) e os "Total host writes" ainda só estão nos 10TBW. A única coisa que me chama a atenção é o nº de vezes ligado, mas não sei se é um número correto ou uma leitura errada do parâmetro.

O outro disco é que já se está a queixar ;)

Bem, malta, venho aqui por duas questões.

A primeira: o portátil da minha namorada está a ficar um pouco lento (um Sony qualquer coisa de antes de 2013, ou mais velho ainda), o qual tem o update original para o W10 e não sei se é disso que já demora a iniciar o windows.
Ou o facto de ter o disco original também poder estar a influenciar.

Assim estou a pensar colocar um SSD. A questão é qual?
Há uns anos, talvez 6 ou 7, coloquei um no meu, penso que um Crucial, comprado na pcdiga do parque das nações.
Têm alguma sugestão? Possivelmente um de 120 seja o mais racional em termos de custo/espaço.

A outra questão é sobre a instalação/activação do windows no novo disco.
Como é que funciona? Sim, eu fiz no meu mas já não tenho a certeza como.... [:D] Penso que na altura tinha um cd com o windows original (W7) e instalei a partir daí. Mas agora é o 10 e não tenho suporte físico.

Descarrego uma versão do windows e ponho numa pen para ligar ao portátil?
Ou quando ligar com o novo disco consigo ligar á net para instalar isso logo directo?

Last edited:
Que saudades do "Instala Linux", mas a verdade é que tenho uns portáteis mais fracos que ganharam uma nova vida com Linux, e ainda nem lhes meti SSD...

Bem, malta, venho aqui por duas questões.

A primeira: o portátil da minha namorada está a ficar um pouco lento (um Sony qualquer coisa de antes de 2013, ou mais velho ainda), o qual tem o update original para o W10 e não sei se é disso que já demora a iniciar o windows.
Ou o facto de ter o disco original também poder estar a influenciar.

Assim estou a pensar colocar um SSD. A questão é qual?
Há uns anos, talvez 6 ou 7, coloquei um no meu, penso que um Corsair, comprado na pcdiga do parque das nações.
Têm alguma sugestão? Possivelmente um de 120 seja o mais racional em termos de custo/espaço.

A outra questão é sobre a instalação/activação do windows no novo disco.
Como é que funciona? Sim, eu fiz no meu mas já não tenho a certeza como.... [:D] Penso que na altura tinha um cd com o windows original (W7) e instalei a partir daí. Mas agora é o 10 e não tenho suporte físico.

Descarrego uma versão do windows e ponho numa pen para ligar ao portátil?
Ou quando ligar com o novo disco consigo ligar á net para instalar isso logo directo?

Depois o Windows é isto e aquilo, com as pessoas a utilizarem Win10 ligado à internet sem qualquer update, pudera.

Tens um porreiro da Kingston de 120GB a menos de 25€ na PCDiga, para o que é, chega e sobra.
Para instalares o Windows, basta fazer download da Media Creation Tool aqui, executa isso e ele faz tudo sozinho. Só precisas de uma pen (tem de ter 8GB mínimo), depois é só instalar o SSD no PC, arrancar pela pen e instalar o Windows no SSD. Para activares o Windows, vê se o PC tem algum papel com a chave de produto lá. Se tiver inseres essa no setup, se não tiver, activar-se-à automaticamente logo que se ligue à internet.

Obrigado pela info.

Mas por original quero dizer que não é um windows pirata [:D] Actualizações tem tido ele sempre que elas chegam, talvez até isso contribua para ficar um pouco mais pesado [:D]

Chave de produto não tem (pelo menos do W10, que foi update pela net). Se te estiveres a referir à chave do anterior windows lá instalado... não sei... terei de ver se tem lá alguma coisa dessas ainda colada por baixo.

Que saudades do "Instala Linux", mas a verdade é que tenho uns portáteis mais fracos que ganharam uma nova vida com Linux, e ainda nem lhes meti SSD...

Isso era do tempo em que eu ainda tinha paciência para tentar mostrar que, para a maioria dos utilizadores comuns, o Linux é uma opção mais que aceitável, podendo até ser mesmo a melhor opção.

Mas, neste momento, estou a deixar o Darwin tomar conta do assunto.
Darwin encarregar-se-á de favorecer os que merecem.

O meu afilhado chegou-se a mim com um portátil, que lhe aparece logo que faz log in na sessão dele (e único utilizador do pc) este ecrã seguinte.

Por mais combinações que faça o win não aceita a opção é da erro. Nem sequer consegue chegar ao ambiente de trabalho.

Alguém sabe como resolver isto?

Não sei se ele fez algum update... Ele diZ que win10 é original...

9a11874258edff46a4a8b93ed1f328fb.jpg
19042bdcf885d1ef0f2579b92b21945e.jpg

Pessoal, em termos de discos SSD há alguma marca a evitar devido a maior % de problemas existentes ou reclamações?

Isto porque, por exemplo, em cartões microsd com os Kingston tive mais "incompatibilidades" que com Sandisk. E como a Wetern Digital também tem muita experiência com discos, poderão ser , ou não, mais seguras.

Depois o Windows é isto e aquilo, com as pessoas a utilizarem Win10 ligado à internet sem qualquer update, pudera.

Tens um porreiro da Kingston de 120GB a menos de 25€ na PCDiga, para o que é, chega e sobra.
Para instalares o Windows, basta fazer download da Media Creation Tool aqui, executa isso e ele faz tudo sozinho. Só precisas de uma pen (tem de ter 8GB mínimo), depois é só instalar o SSD no PC, arrancar pela pen e instalar o Windows no SSD. Para activares o Windows, vê se o PC tem algum papel com a chave de produto lá. Se tiver inseres essa no setup, se não tiver, activar-se-à automaticamente logo que se ligue à internet.
Mesmo com os updates desligados no Windows 10 pro, de 35 em 35 dias ele faz os updates. É impossível ter um PC com windows ligado à Net que não esteja minimamente actualizado.

Quer dizer, impossível não é, bloqueando todos os endereços IP dos servidores da Microsoft na firewall, mas não me parece que seja algo que um utilizador comum faça.

Back