Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Comprei um TPLink Archer AC750 para ligar ao Router da NOS e ser router dedicado de Wi-Fi enquanto que o da NOS funciona como bridge da ligação.
O problema é que, o router é AC e só tem portas Ethernet 100/10 [:D]
Para o preço que paguei não me queixo mas é um bocado publicidade enganosa principalmente quando na caixa não mencionam que tipo de portas Ethernet possui... Por acaso dá-me jeito que é dual band e tenho 5Ghz para alguns dispositivos e 2.4Ghz para outros mas deixo de poder tirar partido de velocidade maior porque as portas são todas limitadas...

Não faz grande sentido, estou errado? Está-me a escapar alguma coisa?

https://www.tp-link.com/pt/products/details/cat-9_Archer-C20.html#specifications

Não sei se não faço a compra desse mesmo... Que cabo é necessário comprar para isso? Ainda não verifiquei, mas qualquer board dá para adicionar um SDD, um HDD e uma drive de CD, certo?

Precisas de um cabo SATA para ligar à board e a conecção de power sai da fonte, que há partida não deve haver problema a não ser que a tua fonte seja de 1980 ou assim.
Isto se a tua board suportar ligações SATA, de preferência, SATA 3

Pela 37ª vez o Firefox actualizou para o Quantum quando eu já disse 36 vezes que não quero passar da versão 52 ESR. Cada vez que isto acontece, tenho de desinstalar, reinstalar e acrescentar o DownThemAll!, que até hoje não encontrei um gestor de downloads da mesma qualidade. Neste momento, parece que o DTA! foi eliminado da lista de extensões do FF, por isso estou a um passo de mandar a Mozilla para o raio que os parta para todo o sempre. [8b]

EDIT: Deixa ver se entretanto surgiu alguma alternativa decente...

Last edited:
Se é para o PC mais antiguito que falaste anteriormente, na minha opinião é um desperdício de dinheiro ir para um 850/860 evo de 250GB. Eu ficava-me pelo Kingston de 120GB que te falei, ou um Toshiba TR200 de 250GB por um pouco mais.

Tenho o ssd do media center a morrer então já que tinha de comprar um ssd novo aproveitei e comprei logo um de 500GB que vai diretamente para o PC principal e o ssd deste (120GB) passa para o Media Center.
Aproveitei e comprei também um air cooler para o cpu porque o de origem não presta, é ruidoso e pouco eficiente.

1 x 500GB Samsung 860 EVO 2.5" SATA SSD/Solid State Dr
1 x be quiet! Pure Rock Slim CPU Air Cooler - BK008
[kiss]

Comprei um TPLink Archer AC750 para ligar ao Router da NOS e ser router dedicado de Wi-Fi enquanto que o da NOS funciona como bridge da ligação.
O problema é que, o router é AC e só tem portas Ethernet 100/10 [:D]
Para o preço que paguei não me queixo mas é um bocado publicidade enganosa principalmente quando na caixa não mencionam que tipo de portas Ethernet possui... Por acaso dá-me jeito que é dual band e tenho 5Ghz para alguns dispositivos e 2.4Ghz para outros mas deixo de poder tirar partido de velocidade maior porque as portas são todas limitadas...

Não faz grande sentido, estou errado? Está-me a escapar alguma coisa?

https://www.tp-link.com/pt/products/details/cat-9_Archer-C20.html#specifications

Compraste lixo amigo.
Estes routers tp-link AC são baratos mas são uma grande banhada qd há muitos dispositivos ligados ao mesmo tempo.

Eu tinha um o AC1200 q tive de arrumar.
Comprei um 3x mais caro da D-link tbm AC1200 de 100euros e nota-se bem a diferença.

Obviamente que se temos um router com a mesma velocidade anunciada e 3 x mais caro, por alguma razão é.

Compreendo mas para esgotar a largura de banda só se tiver mesmo uns 4 ou 5 dispositivos todos a utilizar 100% da ligação, coisa que é difícil acontecer em minha casa.
Só achei "piada" ao facto de ser AC e não ter capacidade para esgotar a norma N quanto mais a norma AC [:D]

Na empresa temos o edifício todo coberto com os Cisco Aironet 1830i Access Point, dão para comprar muitossss tp-link [:D]

Tal como a Asus, Crucial não entra nas minhas torres, nem laptops.....pessoalmente bem escaldado

Pessoal, depois do disco venho aqui esclarecer o seguinte.
O tal portátil tem 3GB de RAM, com dois dimms (1+2).

Vendo isto, aqui também pode ser um ponto onde posso melhorar o desempenho aumentando a memória.

Mas não sei se vale a pena passar para 4GB apenas ou arranjar mais.
Ou sequer se consigo arranjar módulos com mais de 2GB cada e, assim, poderei ter de ficar limitado aos 4GB.

Outra coisa é a ref. É DDR2 mas pode ter várias velocidades. Nas actuais penso ter velocidades diferentes porque:

orpmig.jpg

Uma parece ser de 800(??) e a outra de 666(??), será?

Será que existe DDR3 para este tipo de slot com mais de 2GB e se valerá a pena?

Opiniões?

Last edited:
Boas!
Eu tenho um "servidor" em casa e queria aceder a ficheiros pela Internet via FTP, é possivel apenas com um ftp server apenas ou ainda tenho de activar o dmz e dar o toque a vodafone para ficar com o servidor acessivel ao exterior?
Obrigado

Boas!
Eu tenho um "servidor" em casa e queria aceder a ficheiros pela Internet via FTP, é possivel apenas com um ftp server apenas ou ainda tenho de activar o dmz e dar o toque a vodafone para ficar com o servidor acessivel ao exterior?
Obrigado
Tens que reencaminhar (port forward) 2 portos, se quiseres usar ftp em modo passivo.

Tal como a Asus, Crucial não entra nas minhas torres, nem laptops.....pessoalmente bem escaldado

Cada um fica "escaldado" com as suas experiências, mas tens noção que racionalmente não existe motivo para tal, correcto? [;)]

Quer a Asustek aka Asus, quer a Micron aka Crucial são referências no que diz respeito a implementação de processos de fabrico de larga escala e garantia de Q.C.

Eu como já me "escaldei" com tudo, não me interessa tanto a marca, interessa-me o valor do produto.

Cada um fica "escaldado" com as suas experiências, mas tens noção que racionalmente não existe motivo para tal, correcto? [;)]

Quer a Asustek aka Asus, quer a Micron aka Crucial são referências no que diz respeito a implementação de processos de fabrico de larga escala e garantia de Q.C.

Eu como já me "escaldei" com tudo, não me interessa tanto a marca, interessa-me o valor do produto.

Claro, já foi discutido lá atrás, daí o pessoalmente. Como só tive até hoje avarias nas duas marcas curto/médio prazo, virei-me para outras[;)]

Também tenho um amigo que teve um limão com a Asus. No entanto, por minha experiência pessoal e de várias outras pessoas à minha volta, os Asus costumam portar-se bem durante vários anos.

Crucial só tenho um SSD de 525 há coisa de 2 anos mas até ver impecável.

Há dias que consigo ouvir as colunas logitech que ligo ao pc, noutros dias não... [8b] adoraria perceber o motivo e resolvê-lo. Tenho a certeza que é o pc que não encaminha o audio para elas.

Uma pergunta algo parva :

Motherboard com placa de som onboard.

Ora, colunas via USB, o driver usado para som é o mesmo que o dos jacks ?

Back