Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Ora hoje fui para ir ligar o PC numa outra sala que tenho, liguei o cabo da internet,, senão quando reparo ue não tenho internet na sala que pretendo através da tomada rj45

Fui ao quadro da ATI e vi a seguinte configuração:
IMG-20200421-WA0004.jpg

O que me está a falhar? Ou melhor como posso ter internet noutras divisões sem ser na sala onde está o router ligado?

O meu irmão é estudante e está a precisar de um PC.

Tem um orçamento em torno dos 1000€, pelo que a dúvida principal é se compra um Macbook Air com desconto de estudante ou um Windows.

O Pc serve essencialmente para o ensino superior e algum eventual jogo, mas nada de jogos de guerra e afins.

Será importante a durabilidade e a portabilidade (nada de portáteis acima de 14"). Ah, quanto mais barato melhor, claro.

O meu irmão é estudante e está a precisar de um PC.

Tem um orçamento em torno dos 1000€, pelo que a dúvida principal é se compra um Macbook Air com desconto de estudante ou um Windows.

O Pc serve essencialmente para o ensino superior e algum eventual jogo, mas nada de jogos de guerra e afins.

Será importante a durabilidade e a portabilidade (nada de portáteis acima de 14"). Ah, quanto mais barato melhor, claro.

um ryzen 3700u ou um i7 com 8gb(12ou 16gb) ram e 256/512ssd vai dar
o macbook tem vantagens e desvantagens associadas ao software usado.
Mas diria que se não sabe se precisa de um macbook, então é porque provavelmente não precisa

Ora hoje fui para ir ligar o PC numa outra sala que tenho, liguei o cabo da internet,, senão quando reparo ue não tenho internet na sala que pretendo através da tomada rj45

Fui ao quadro da ATI e vi a seguinte configuração:
View attachment 150581

O que me está a falhar? Ou melhor como posso ter internet noutras divisões sem ser na sala onde está o router ligado?
Assim de repente, parece-me que só tens um cabo de rede que sai do router e vai ter à tomada que depois se conecta ás outras tomadas.

Devias ter as outras tomadas conectadas com camos de rede tambem ( no caso da imagem é o cabo cinzento )

um ryzen 3700u ou um i7 com 8gb(12ou 16gb) ram e 256/512ssd vai dar
o macbook tem vantagens e desvantagens associadas ao software usado.
Mas diria que se não sabe se precisa de um macbook, então é porque provavelmente não precisa

Ele já tem vários devices da Apple, mas o PC é só para estudar e fazer trabalhos.

Não precisa mesmo, a questão é que em Windows já entra no preço dos Mac, que são conhecidos pela portabilidade e durabilidade.

Assim de repente, parece-me que só tens um cabo de rede que sai do router e vai ter à tomada que depois se conecta ás outras tomadas.

Devias ter as outras tomadas conectadas com camos de rede tambem ( no caso da imagem é o cabo cinzento )

Onde tens o router ?

O router (neste caso da NOS) está na sala ligado precisamente a tomada por onde o cabo cinzento que sai do modem da Huawei está ligado

O router (neste caso da NOS) está na sala ligado precisamente a tomada por onde o cabo cinzento que sai do modem da Huawei está ligado
Ok, mas então tens o ONT, que liga por rede à tomada e essa tomada, depois já na sala, " alimenta " o router. E é o router que de dá a internet.
Estás a ligar o cabo extra ao router da sala ou directamente na tomada ?

Ele já tem vários devices da Apple, mas o PC é só para estudar e fazer trabalhos.

Não precisa mesmo, a questão é que em Windows já entra no preço dos Mac, que são conhecidos pela portabilidade e durabilidade.
Se é para estudar e fazer trabalhos, eu diria que 1000 euros é um desperdício.
Excepto se for para autocads com desenhos pesados, etc etc.

Se é para estudar e fazer trabalhos, eu diria que 1000 euros é um desperdício.
Excepto se for para autocads com desenhos pesados, etc etc.

Aqui a questão do orçamento não é tanto pela exigência de specs, mas sim por ser algo futureproof.

Ele prefere gastar agora mais um pouco, e ficar com uma máquina que o sirva pelo menos durante uns 5 anos. E nisso, pelo que sei, os Apple costumam dar cartas, quer em SW, quer em HW.

Ok, mas então tens o ONT, que liga por rede à tomada e essa tomada, depois já na sala, " alimenta " o router. E é o router que de dá a internet.
Estás a ligar o cabo extra ao router da sala ou directamente na tomada ?
Tens que meter o router no ou próximo do armário

Ou passar um segundo cabo do router para o quadro onde metes um switch e só aí podes distribuir internet pelos outros cómodos com pequenos chicotes

Ah sim, mas atenção, uma de 600 / 700 serve-te à vontade para 5 anos, mas obviamente se ele quer alguma coisa assim mais rapida ainda, já é compreensivel sim.

O tempo dos PC's baratos que so davam pa 2 anos ja lá vai. Há aí maquinas com 7 ou 8 anos ainda bem capazes.

Quanto aos da apple é realtivo, para mim é a maior inutilidade que há. Vai certamente depender dos gostos e objectivos de cada um.

Tens que meter o router no ou próximo do armário

Ou passar um segundo cabo do router para o quadro onde metes um switch e só aí podes distribuir internet pelos outros cómodos com pequenos chicotes
Sim, mas na situação dele agora, diria que basta-lhe ligar, na sala, um cabo do router para o PC.

Mas ele quer ligar noutra sala, não na que tem o router

Exactamente! Tendo eu duas tomadas de rede, na sala 1, em que uma delas está a ocupada pela ficha que vem do ONT, (zap1) posso ligar do router a segunda ficha (zap2) na sala 1 e na caixa ATI usar um chicote na ZAP 2 a ligar a sala 2?

Desculpem não tinha percebido a parte do " outra sala " , é o que dá ler à pressa :sh)
Isso da caixa ATI é tipo um patch panel? Onde o cabo de rede lá liga, é a isso que me refiro.

Desculpem não tinha percebido a parte do " outra sala " , é o que dá ler à pressa :sh)
Isso da caixa ATI é tipo um patch panel? Onde o cabo de rede lá liga, é a isso que me refiro.

A ATI é a caixa onde passam todos os cabos de internet, telefone, cabos da TV, e que normalmente fica ao lado da caixa do quadro elétrico. Que o interior é a foto que eu meti. O que me chateia nisto tudo, é que paguei uma peque a fortuna para o eletricista me deixar isto inpac e afinal, saiu barretada

A ATI é a caixa onde passam todos os cabos de internet, telefone, cabos da TV, e que normalmente fica ao lado da caixa do quadro elétrico. Que o interior é a foto que eu meti. O que me chateia nisto tudo, é que paguei uma peque a fortuna para o eletricista me deixar isto inpac e afinal, saiu barretada
Fiz mal a pergunta lol. O que eu pergunto é: onde o cabo de rede dentro dessa caixa liga, aquela parte mais em baixo, preta, é um patch panel?

Com apenas o ONT ligado no ATI, não estou a ver forma de se ter retorno do router que está ligado na sala.
O ONT por norma tem VLAN's tagged e não serve para ligar directamente a um PC (embora seja possível, com limitações)

Talvez ligando com powerline ou wireless?

Back