Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

se tens duas tomadas proximas do Router na Sala 1 penso que podes fazer uma batota:

tens o router ligado tomada 1 - sala 1 (riscos vermelhos representam cabo que tens passado pelas paredes)

usas um cabo de rede e ligas uma outra das portas do router à tomada 2 - sala 1 (a preto no esquema)

vais ao quadro ITED e com um cabo pequeno ligas da ficha correspondente tomada2/sala1 à ficha sala2 (a verde)

creio que funcionará, embora seja batotar um bocado

não te esqueças de colocar os selectores cinzentos na posição correcta
150590d1587496592-topico-da-informatica-se-e-informatica-vem-parar-aqui-clipboard.jpg

Exactamente! Tendo eu duas tomadas de rede, na sala 1, em que uma delas está a ocupada pela ficha que vem do ONT, (zap1) posso ligar do router a segunda ficha (zap2) na sala 1 e na caixa ATI usar um chicote na ZAP 2 a ligar a sala 2?

Attachments

• Clipboard.jpg
    Clipboard.jpg
    53.2 KB · Views: 0
Last edited:
se tens duas tomadas proximas do Router na Sala 1 penso que podes fazer uma batota:

tens o router ligado tomada 1 - sala 1

usas um cabo de rede e ligas uma outra das portas do router à tomada 2 - sala 1

vais ao quadro ITED e com um cabo pequeno ligas da ficha correspondente tomada2/sala1 à ficha sala2

Pois foi o me lembrei. Faz de conta que faço um retorno de sinal, fica só a dar é na sala 1 e 2, os quartos ficam sem nada. Caso um dia queira meter nos quartos basta comprar um switch e ligar como deve de ser dentro da caixa.

O router deve estar no ati para distribuir o sinal de rede para as divisões todas.

Contacta um eletricista certificado ITED para fazer os cabos necessários para ligar todas as divisões, são precisos vários, ou lê o manual...

https://www.quiterios.pt/docs/1480515728.pdf

Foi exatamente um técnico desses que me fez a instalação na casa, e deu o que deu. [8b] Além disso nesta altura queria evitar ter pessoas externas a entrar aqui em casa. Amanhã já vou comprar cabo de rede para fazer a experiência

Com apenas o ONT ligado no ATI, não estou a ver forma de se ter retorno do router que está ligado na sala.
O ONT por norma tem VLAN's tagged e não serve para ligar directamente a um PC (embora seja possível, com limitações)

Talvez ligando com powerline ou wireless?

Wireless já tenho na sala 2 mas apenas tenho 30 megas de velocidade, e queria ligar direto para aproveitar a velocidade da fibra

Aqui a questão do orçamento não é tanto pela exigência de specs, mas sim por ser algo futureproof.

Ele prefere gastar agora mais um pouco, e ficar com uma máquina que o sirva pelo menos durante uns 5 anos. E nisso, pelo que sei, os Apple costumam dar cartas, quer em SW, quer em HW.

Se não for para jogar, qualquer portátil com ssd 512gb é 16gb ram, vai dar para 5 anos na boa. Juntanto um ryzen 7 ou Intel i7 não há problema.
No entanto, relembro que os portáteis de 14" estão muito pensados para autonomia, e muitas vezes fazem downgrade na performance em benefício da autonomia... Por isso, quando comparado com 15" para além de mais caros, menos umas 100gr ou 200gr, e 1 ou 2 cm,
A performance pode ser inferior

tens o router ligado tomada 1 - sala 1 (riscos vermelhos representam cabo que tens passado pelas paredes)

usas um cabo de rede e ligas uma outra das portas do router à tomada 2 - sala 1 (a preto no esquema)

vais ao quadro ITED e com um cabo pequeno ligas da ficha correspondente tomada2/sala1 à ficha sala2 (a verde)

não te esqueças de colocar os selectores cinzentos na posição correcta
150590d1587496592-topico-da-informatica-se-e-informatica-vem-parar-aqui-clipboard.jpg

Camandro! Estive quase para fazer um desenhos desses com essa imagem para explicar a minha ideia para ver se dava! Há coisas do caraças! [:D]
Desde já obrigado a todos pela ajuda!
Amanhã já arranjo os cabos de rede para fazer a experiência.

A versão 2004 do Win 10 já é segura?
Li algures que o update tinha deixado os PC vulneráveis e sem Defender, li bem ou estou a misturar temas? Assim como uma actualização qualquer que tinha deixado os PC com problemas.

Edd :)

Com apenas o ONT ligado no ATI, não estou a ver forma de se ter retorno do router que está ligado na sala.
O ONT por norma tem VLAN's tagged e não serve para ligar directamente a um PC (embora seja possível, com limitações)

Talvez ligando com powerline ou wireless?
Sim mas a ideia é a tal batota . Daí eu ter questionado se era um patch panel ou switch, só pa confirmar, pois faz sentido ser patch panel.
Vamos ver se o truque funciona hehe.
Conforme o desenho demonstrado.

o OP está a cascar no electricista quando ele se calhar foi bem fino ao deixar duas tomadas juntas no local previsível do router , quem sabe se já a pensar nisto

as pessoas não gostam do router no ITED porque normalmente atrofia o wireless, por má localização e/ou não caber lá

o OP está a cascar no electricista quando ele se calhar foi bem fino ao deixar duas tomadas juntas no local previsível do router , quem sabe se já a pensar nisto

as pessoas não gostam do router no ITED porque normalmente atrofia o wireless, por má localização e/ou não caber lá
E eu diria que se aquilo estiver fechado, como é suposto, aquece um bocado, não?

De qq forma estou mesmo curioso pa saber se resulta, e eu diria que se calhar tens razão , foi ja a pensar nisso.

O ATI está bem instalado, permite distribuir a net pela casa toda, convém é ler o manual, se não querem ter trabalho a ler o manual contratem quem já o tenha lido...

Para quem tem ATI's, há pouco tempo montei uma uma e tirei esses "barramentos" tanto do coaxial como do RJ45 e montei uma caixa de derivação para o coaxial e um switch passivo para a parte de rede, assim posso ter a box onde me apetecer e o router idem.

É o que aconselho a quem tem "stress" com isso. Ahh e é verdade, tenho o FGW dentro do ATI com tampa fechada e não tenho problemas de Wi-Fi no apartamento. O ATI está à porta e na parte mais longe da casa tenho sinal.

Edd :)

Muito possivelmente terás razão no que estás a dizer! Se realmente funcionar, terá a sua lógica, até porque na altura quando instalei a caixa ATI, disse ao eletricista que não queria o router lá dentro. Só acho que poderia ter facilitado e ter deixado já um switch ligado com chicotes para todas as portas rj45 de forma a ser só ligar o cabo do router de volta a tomada.
E sim o router dentro da caixa ATI perde sinal de wi-fi para o resto da casa.
Já tenho os cabos comigo mas só ao final do dia posso fazer a experiência.

E já agora, lembrei me e pedi a minha esposa para tirar uma foto, e se alguém me souber explicar o je é esta tomada?
IMG-20200422-WA0001.jpg

É que está a parte das outras duas tomadas onde supostamente o router deve ser ligado, é tomada de telefone?

O ATI está bem instalado, permite distribuir a net pela casa toda, convém é ler o manual, se não querem ter trabalho a ler o manual contratem quem já o tenha lido...
Antes de tirar conclusões à pressa e estar a colocar em causa o trabalho dos outros, é sempre melhor, no limite, falar com o electricista primeiro, para ver o que ele tem a dizer.
Mas isto sou eu, que não gosto de julgar o trabalho dos outros pela internet.

Que o interior é a foto que eu meti. O que me chateia nisto tudo, é que paguei uma peque a fortuna para o eletricista me deixar isto inpac e afinal, saiu barretada
Se querias ficar logo com sinal de rede nas tomadas todas tinhas de o chamar depois da instalação do serviço de internet. O que fez está bem feito.

Acho cá uma piada, andar a dizer mal do trabalho dos outros quando na verdade nem percebem o que está feito...

Back