Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Bom dia

Estou a vender uns CDs antigos do Office que tinha aqui, mas perdi a chave original de activação. Há forma de resolver isto de forma a ainda tornar os CDs utilizáveis?

Sim, deixa a caixa fora, amarra-lhes um fio e vendes como adereço de decoração automóvel ou aparelho de afastamento de pássaros de campos de cultivo [:D]

Nos computadores para jogos por aquilo que tenho visto, o mais importante é ter um processador que não restrinja a gráfica.

Por regra geral, quanto mais potente for a gráfica, mais potente terá que ser o processador para a acompanhar.

Assim, às vezes para gama média nem é necessário um super processador pois o bottleneck nem será assinalável. Embora este possa existir.

O que vi foi apontarem o hexacore como a partir de onde existe o maior salto em relação ao quadcore e o octacore ainda melhora um pouco em relação ao hexacore. Depois a partir do octacore, as diferenças tendem a ser menores entre eles.

E existem diferenças para a necessidade de processamento gráfico entre os 1080p 60hz, 1080p 144hz, 1440p 60hz, 1440p 144hz e 4k. Isto relacionado com o monitor do computador.

Fazer um computador a pensar para os 1440p, não é necessariamente o mesmo que para os 1080p.

Exacto, à medida que aumentas a resolução, cada vez mais gráfica precisas.
Para 1080p não, sendo que aqui o que te vai restringir é cpu.

Passei precisamente de 1080p ( 24') para 1440p ( 34' Ultra Wide ). Mantive CPU ( Ryzen 2600 ) e mudei de uma RX570 para uma 5700.

Last edited:
Sim, deixa a caixa fora, amarra-lhes um fio e vendes como adereço de decoração automóvel ou aparelho de afastamento de pássaros de campos de cultivo [:D]

Podes não acreditar, mas tenho comprador para eles! Daí a minha pergunta não ter sido feita "à toa"! [:p]

Agora, se queres/podes ajudar, muito bem. Se não, dispenso brincadeiras tontas. :sh)

Last edited:
Pois, o problema é que já foi há tantos anos que já não sei de nada disso. Só queria saber se há forma de conseguir instalar sem necessitar de usar a chave. Um "go around", não é assim que lhe chamam?

Eh pá, isto não é para fazer mafiosice nenhuma, tinha aqui os CDs ainda guardados numa gaveta e ia deitá-los ao lixo quando me lembrei: "Eh pá, se calhar isto ainda pode ter utilidade para alguém!". E não é que passados 2-3 dias tive logo uns 3 interessados, sendo que um quer mesmo ficar com os CDs, pois ele tem um computador antigo que está a funcionar bem e diz que já procurou em vários lados sem encontrar. O homem ficou mesmo contente quando viu os meus à venda e nem é pelo valor, mas por saber que ainda servem para "desenrascar" alguém.

Pois, o problema é que já foi há tantos anos que já não sei de nada disso. Só queria saber se há forma de conseguir instalar sem necessitar de usar a chave. Um "go around", não é assim que lhe chamam?

Eh pá, isto não é para fazer mafiosice nenhuma, tinha aqui os CDs ainda guardados numa gaveta e ia deitá-los ao lixo quando me lembrei: "Eh pá, se calhar isto ainda pode ter utilidade para alguém!". E não é que passados 2-3 dias tive logo uns 3 interessados, sendo que um quer mesmo ficar com os CDs, pois ele tem um computador antigo que está a funcionar bem e diz que já procurou em vários lados sem encontrar. O homem ficou mesmo contente quando viu os meus à venda e nem é pelo valor, mas por saber que ainda servem para "desenrascar" alguém.

Se é office 2010 tenho ideia que já obrigava a registo para fazer a activação. Vai a www.office.com coloca o teu email e password (ou pede nova se já não te lembrares).
Se tiveres acesso a tua conta, está lá registado a chave desse office.

Mas é para uso pessoal? É que se for assim mais vale gastar 6 ou 7 euros numa licença de um qualquer site que venda esse tipo de coisas de forma legal ( ainda que a origem da licença seja um avoid à legalidade ) .
Andar a instalar versões do office extremamente antigas , ainda que leves, pode ser má política.

E quando a pessoa diz que um PC antigo funciona bem, bom, com W10 não funciona de certeza. Nem com Linux moderno.

Mas é para uso pessoal? É que se for assim mais vale gastar 6 ou 7 euros numa licença de um qualquer site que venda esse tipo de coisas de forma legal ( ainda que a origem da licença seja um avoid à legalidade ) .
Andar a instalar versões do office extremamente antigas , ainda que leves, pode ser má política.

E quando a pessoa diz que um PC antigo funciona bem, bom, com W10 não funciona de certeza. Nem com Linux moderno.

O problema de usar versoes antigas do Office aparece quando alguém enviar um documento qualquer com uma funcionalidade de uma versao mais recente.

Há uns anos atrás o IT manager de uma empresa bem conhecida em Portugal que era contra tudo que era Microsoft decidiu que era boa ideia que toda a gente estivesse a usar OpenOffice/LibreOffice, dizia ele que fazia absolutamente tudo o que podia ser feito no Office e que era 100% compativel.

Na malta que contactava internamente, foi mais ou menos tranquilo e só tiveram stress quando tentavam usar algunas funcionalidades no excel, a malta dos RH/Admin/Logistica e afins era problemas atrás de problemas, desde ficheiros com formatacoes manhosas até problemas com o email.

resultado, tiveram de comprar licencas office (na altura nao havia 365) para grande parte da empresa e gastar N tempo e dinheiro (provavelmente mais do que se tivessem comprado as licencas em primeiro lugar) a ensinar a malta a usar aquela treta.

Define "antigo". Tenho um Thinkpad X230 de 2012 a correr Win 10 Pro com as duas pernas atrás das costas
Mas meti-lhe um SSD e 16GB de RAM. Foi mais que suficiente. 9 anitos.

Se for o i7 é natural que se aguente bem... [:p]

# of Cores 2
# of Threads 4
Processor Base Frequency 2.90 GHz
Max Turbo Frequency 3.60 GHz
Cache 4 MB Intel Smart Cache

Mesmo o i5 ainda se deve safar bem

# of Cores 2
# of Threads 4
Processor Base Frequency 2.50 GHz
Max Turbo Frequency 3.10 GHz
Cache 3 MB Intel Smart Cache

Safar bem, safa, só que depois comparamos com um de 11ª geração e chapéu.

De qualquer forma, i5 e i7 de 2012 safam-se bem sim mas aí tambem aguentam bem com o office 2019 por ex.

Se só aguentam office 2010, nem vale a pena.

É porque com W10 se vão arrastar.

Já agora, 2C2T tipo I3 de 2012 já tem sérias limitações.

Se for o i7 é natural que se aguente bem... [:p]

# of Cores 2
# of Threads 4
Processor Base Frequency 2.90 GHz
Max Turbo Frequency 3.60 GHz
Cache 4 MB Intel Smart Cache

Mesmo o i5 ainda se deve safar bem

# of Cores 2
# of Threads 4
Processor Base Frequency 2.50 GHz
Max Turbo Frequency 3.10 GHz
Cache 3 MB Intel Smart Cache
Safar bem, safa, só que depois comparamos com um de 11ª geração e chapéu.

De qualquer forma, i5 e i7 de 2012 safam-se bem sim mas aí tambem aguentam bem com o office 2019 por ex.

Se só aguentam office 2010, nem vale a pena.

É porque com W10 se vão arrastar.

Já agora, 2C2T tipo I3 de 2012 já tem sérias limitações.
É um Core i5-3320M.
Chrome com 15/20 separadores, Office, mail, etc... tranquilinho. Por 120 euros mais SSD e a RAM, foi o famoso bom e barato. Acabei de o vender por 300 euros, o anúncio nem aqueceu.

É salvo pelos 16 GB RAM, mas isso não tem agilidade nenhuma comparando com um 1135 G7 [:p]

300 euros um portatil com quase 10 anos wtf [:D]

É salvo pelos 16 GB RAM, mas isso não tem agilidade nenhuma comparando com um 1135 G7 [:p]

Ehpá, não podes comparar um CPU de 3a geração com um de 11a, mesmo que termicamente os mais antigos tenham outro "coice" em termos de potência.

Mas yah, os Thinkpad arranjam-se baratos só que também têm boa reputação em termos de desempenho e fiabilidade, acaba por chegar a um ponto em que o preço não baixa muito mais.

https://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Core+i5-1135G7+@+2.40GHz&id=3830

Average CPU Mark 10084

Single Thread Rating: 2748

https://www.cpubenchmark.net/cpu.php?cpu=Intel+Core+i5-3320M+@+2.60GHz&id=817

Average CPU Mark 2624
Single Thread Rating: 1603

Meh. "Single thread" nem sequer é o dobro. Serve perfeitamente, também tenho um X230 praticamente igual (SSD 240GB, RAM 16GB), acho que custou 280€ no eBay UK há uns anos.

Mas claro, o ano passado pus noutra mesa um Lenovo com 12 GB de RAM e ecrã Full-HD por 340 €. Acho que hoje não comprava o X230, e já há muito mais oferta nos 16GB de RAM, que acaba por ser a parte crítica para quem não moi os CPUs de pancada [:D]

Back