Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Se o estado quiser controlar VPNs: controla.
Acontece em n países.

Em Espanha está a ser imposição judicial mas não vai tardar legislação.

Já era espectável.

Parece-me bastante difícil do ponto de vista técnico isso acontecer.
Se nem a China que tem o sistema que tem, o consegue controlar totalmente, vão ser os outros a conseguir?
Está bem abelha.

Parece-me bastante difícil do ponto de vista técnico isso acontecer.
Se nem a China que tem o sistema que tem, o consegue controlar totalmente, vão ser os outros a conseguir?
Está bem abelha.

Nunca é a 100% mas é possível limitar bastante o uso de VPNs por parte de particulares.

Por exemplo nessa notícia, bloquearam dois serviços comerciais em Espanha.

Por exemplo podem obrigar ISPs a limitar o uso de VPNs apenas para clientes empresariais.

E depois existe a disuasão: em alguns países pode dar pena de prisão e contraordenações pesadas.

Pedia uma ajuda, se possível.

Estou a tentar instalar uns jogos mais antigos para rodar no pc do meu filho. Tinha arranjado o CS 1.6, mas ele alterou alguma coisa nas configurações e o ecrã passou a ficar todo preto e não há qualquer evolução, mesmo tentando sair para o ambiente de trabalho, regressa para o ecrã preto. Pensei que fosse do jogo, mas desinstalei e voltei a instalar outras versões e está a acontecer exatamente a mesma coisa.

Tem jogo como o Call of Duty Modern Warfare e abre e roda sem problema.

Já atualizei os drives da gráfica. O que poderá ser além disso?

Pedia uma ajuda, se possível.

Estou a tentar instalar uns jogos mais antigos para rodar no pc do meu filho. Tinha arranjado o CS 1.6, mas ele alterou alguma coisa nas configurações e o ecrã passou a ficar todo preto e não há qualquer evolução, mesmo tentando sair para o ambiente de trabalho, regressa para o ecrã preto. Pensei que fosse do jogo, mas desinstalei e voltei a instalar outras versões e está a acontecer exatamente a mesma coisa.

Tem jogo como o Call of Duty Modern Warfare e abre e roda sem problema.

Já atualizei os drives da gráfica. O que poderá ser além disso?

Reduz a um pouco definição do ecrã e aumenta a frequência Hz se conseguires nas opções da placa gráfica.

Gurus da informática, qual é o melhor processador entre estes dois?

AMD Ryzen ai 5 240 VS Intel Core i7-13620h

Posso acrescentar que o AMD traz 24 gb de RAM (DDR5 5600 MT) e placa gráfica NVIDIA® GeForce RTX™ 5050 8GB GDDR7​ e o Intel Core traz 16GB RAM DDR4 (1 x 16 GB) a 3200 MT/s e placa gráfica NVIDIA® GeForce RTX 4050 6GB GDDR6​.

É um laptop ou um desktop?
Qual vai ser a utilização principal do computador?

O Intel é um processador mais antigo e menos eficiente energicamente. Por outro lado tem mais cores e é mais rápido que o AMD.

Em tudo o resto (RAM e gráfica) o AMD será mais rápido.

A não ser que a utilização seja maioritariamente em tarefas em que o mais importante seja o processador, e assumindo o mesmo preço, eu pessoalmente iria para o AMD

Last edited:
É um laptop ou um desktop?
Qual vai ser a utilização principal do computador?

O Intel é um processador mais antigo e menos eficiente energicamente. Por outro lado tem mais cores e é mais rápido que o AMD.

Em tudo o resto (RAM e gráfica) o AMD será mais rápido.

A não ser que a utilização seja maioritariamente em tarefas em que o mais importante seja o processador, e assumindo o mesmo preço, eu pessoalmente iria para o AMD

A função é maioritariamente gaming.

O preço dos dois portáteis é equivalente (50€ a mais para o AMD), aliás, são da mesma marca e praticamente iguais (ambos são HP Victus), só muda mesmo o processador, ram e placa gráfica.

Gurus da informática, qual é o melhor processador entre estes dois?

AMD Ryzen ai 5 240 VS Intel Core i7-13620h

Posso acrescentar que o AMD traz 24 gb de RAM (DDR5 5600 MT) e placa gráfica NVIDIA® GeForce RTX™ 5050 8GB GDDR7​ e o Intel Core traz 16GB RAM DDR4 (1 x 16 GB) a 3200 MT/s e placa gráfica NVIDIA® GeForce RTX 4050 6GB GDDR6​.

O AMD é melhor. Mais de 90% dos jogos só precisam de 6 núcleos. O Intel tem 10 mas apenas 6 são performance cores. Em jogos tem a mesma performance que o AMD mas aquece mais.
O Intel tem apenas um pente de RAM...o que não ideal...

A gráfica desse PC com CPU da AMD é ~20% mais rápida e tem mais 2GB VRAM.

Last edited:
Pessoal, tenho uma pergunta. A minha filha tem um ipad m5 de 256gb 11 polegadas. Ela tem 14 anos e precisa de um PC para fazer trabalhos. Tenho a hipotese de ficar com um macbook m2 de 13´ por 380€ ou comprar o magic keyboard, que me fica mais ou menos ao mesmo preço. Acham que o Ipad, com o magic keyboard, para trabalhar com o word/powerpoint/excel é suficiente, ou é preferível o macbook pelo mesmo preço? Isto tendo em conta que para situaçoes pontuais poderá sempre utilizar ou o meu ou o da mãe...

Pessoal, tenho uma pergunta. A minha filha tem um ipad m5 de 256gb 11 polegadas. Ela tem 14 anos e precisa de um PC para fazer trabalhos. Tenho a hipotese de ficar com um macbook m2 de 13´ por 380€ ou comprar o magic keyboard, que me fica mais ou menos ao mesmo preço. Acham que o Ipad, com o magic keyboard, para trabalhar com o word/powerpoint/excel é suficiente, ou é preferível o macbook pelo mesmo preço? Isto tendo em conta que para situaçoes pontuais poderá sempre utilizar ou o meu ou o da mãe...

Eu escolhia o Macbook. Tem o factor "trabalho é trabalho, e conhaque é conhaque", mas até pode arrebanhar o iPad para ecrã secundário ou de consulta a livros enquanto trabalha no portátil.

E vem aí mais uma subida de preços. E a guerra ainda irá agravar mais a situação.
Um PC que custava 1.000€ em Setembro hoje em dia está nos ~1.500€ e se calhar no final do ano está a 2.000€ ou mais.

NAND prices are skyrocketing... Samsung to double prices in Q2​

Samsung Electronics is reportedly set to double its NAND flash supply prices in the second quarter. While Samsung Electronics has been reducing NAND production to focus on advanced products like High Bandwidth Memory (HBM), demand for NAND storage memory is skyrocketing amid the global expansion of AI investment.

According to industry sources on the 6th, Samsung Electronics, the leader in the NAND market, has decided to set the price increase for major NAND products in the second quarter at a level similar to the first quarter. Samsung reportedly raised NAND prices by approximately 100% in the first quarter compared to the previous quarter. Consequently, the price of NAND supplied by Samsung will have doubled compared to the end of last year.

While final supply prices may vary slightly by company, industry experts believe Samsung's decided price hike will remain largely consistent. A senior semiconductor industry official stated, "With the bargaining power of memory manufacturers at an unprecedented high, buyers will have no choice but to accept Samsung's prices. Other manufacturers like SK Hynix and Kioxia are also preparing for further price increases."
https://www.sedaily.com/article/20016246

-

The DRAM Cartel | Price Fixing, Anti-Consumer Collusion, & Corporate Conspiracy
With absurd RAM prices and shortages of desktop memory, we've noticed a lot of parallels between the current AI demand (or "demand") for memory and the DRAM Cartel eras of the industry. This especially feels familiar with reservations of memory not yet manufactured for data centers not yet guaranteed. In this special report and deep-dive documentary, we dig deep through the archives of the internet, magazines, and newspapers to compile a definitive history of the DRAM Cartel, plus its modern parallels to the AI industry. Our documentary covers the memory price-fixing scandal of 1998-2002, additional price fixing conspiracy allegations in 2016-2022, and all the ways in which the memory makers have stabbed each other in the back over the last 60 years.

Quem ainda não atualizou/comprou é melhor fazê-lo o mais rápido possível porque ainda vai a tempo.
Daqui a um ano(s) ter algo eletrónico irá ser um luxo como nos anos 80/90.

Last edited:
Hands-On With DLSS 5: Our First Look At Nvidia's Next-Gen Photo-Realistic Lighting
Coming in Fall 2026, Nividia's DLSS 5 is a brand-new technology for RTX 50-series GPUs, bringing next-gen quality, photo-realistic lighting to any supported game. We went hands-on with four existing games running with DLSS 5 in place, discussing how the technology works, how games are transformed, and starting the discussion on ML tech vs artistic intent in video games. Truth is, we're still processing this one and we'll have a longer DF Direct coming soon with further impressions from our time with the tech.

.
076c0b12e102fce67921853f8cfefe07.jpg

Back