Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Malta, estou aqui com uma dúvida que sei que me vão saber explicar.

Quando uma empresa de software faz um software de acordo com os requisitos do cliente, que quem é a propriedade intelectual / direitos de autor do código produzido?

O cliente tem direito a solicitar a entrega do código?

Depende inteiramente dos termos do contrato assinado. Pode dar para ambos os lados, mas a haver um "dono" do código por defeito, é a software house.

Existe legislação. Chama-se contrato.
E não é à vontade do freguês, é à vontade especificada por ambos no contrato.

O contrato não é legislação [;)]

É a vontade do "freguês" e do "comerciante", que fica espelhada num contrato. Era o que queria dizer.

O contrato não é legislação [;)]

É a vontade do "freguês" e do "comerciante", que fica espelhada num contrato. Era o que queria dizer.

O software é de quem o desenvolve, o cliente é apenas isso, um cliente que compra um produto de acordo com as suas necessidades.

Para que possa ser diferente, é necessário isso estar no contrato.

Naturalmente, cada país terá as suas particularidades legislativas mas desde que dentro da lei, o contrato é que prevalece. Trata-se simplesmente de um contrato de compra e venda que pode (ou não) incluir aspectos como os direitos de autor, o código fonte, a exclusividade, algum possível bugfixing, etc...

O software é de quem o desenvolve, o cliente é apenas isso, um cliente que compra um produto de acordo com as suas necessidades.

Para que possa ser diferente, é necessário isso estar no contrato.

Naturalmente, cada país terá as suas particularidades legislativas mas desde que dentro da lei, o contrato é que prevalece. Trata-se simplesmente de um contrato de compra e venda que pode (ou não) incluir aspectos como os direitos de autor, o código fonte, a exclusividade, algum possível bugfixing, etc...

Não necessariamente.
Podem contratar serviços de programação, em lugar de contratar o desenvolvimento de
uma solução. Contratando serviços de programação, por exemplo, quem desenvolve
"apenas" contribui com o seu tempo, conhecimento, etc. Ou seja, contratam trabalho e
não produto. Se contratarem uma solução final, já não é líquido que seja apenas o código
compilado, depende muito dos termos do contrato. Ou seja, tem de ficar bem explícito o
que constitui a satisfação do contrato (o que deve ser entregue e aceite para que o contrato
se considere cumprido).
Normalmente, para evitar confusões, um contrato de produção de uma solução de software
começa por definir o que é considerada a solução de software, e consequentemente o
que deverá ser entregue.

Exemplos (serviços e produto - Brasil):
Contrato de Desenvolvimento de Software
http://www.ramosdainformatica.com.br/files/Clientes/modelo_contrato_desenvolvimento.pdf

Não necessariamente.
Podem contratar serviços de programação, em lugar de contratar o desenvolvimento de
uma solução. Contratando serviços de programação, por exemplo, quem desenvolve
"apenas" contribui com o seu tempo, conhecimento, etc. Ou seja, contratam trabalho e
não produto. Se contratarem uma solução final, já não é líquido que seja apenas o código
compilado, depende muito dos termos do contrato. Ou seja, tem de ficar bem explícito o
que constitui a satisfação do contrato (o que deve ser entregue e aceite para que o contrato
se considere cumprido).
Normalmente, para evitar confusões, um contrato de produção de uma solução de software
começa por definir o que é considerada a solução de software, e consequentemente o
que deverá ser entregue.

Exemplos (serviços e produto - Brasil):
Contrato de Desenvolvimento de Software
http://www.ramosdainformatica.com.br/files/Clientes/modelo_contrato_desenvolvimento.pdf

E não foi o que eu disse? [;)]

Meu Deus:sh) Tenho que ver realmente disso.
Obrigado.

Agora outra dúvida e muito rapidamente: Ao escrever algo e se apagar o meio da palavra e voltar a escrever à vezes o que escrevo "de novo" apaga o que estava. Em que tecla se activa isso? Por forma a não carregar inadvertidamente e fazer asneira como já fiz[8b]:sh)
No caso de "activar" isso, em que tecla se carrega para desactivar?

É que já me tem acontecido em vários documentos de texto, mails, net...

por falar em informática, hoje meti um disco ssd no meu PC com win 8.

Fiquei um pouco desiludido pois pensava que era o meu disco que estava a travar o sistema mas afinal deve ser talvez o McAfee que comprei por 9€ no staples e que desde então me tem andado a fazer desconfiar...

Fiquei um pouco desiludido pois pensava que era o meu disco que estava a travar o sistema mas afinal deve ser talvez o McAfee que comprei por 9€ no staples e que desde então me tem andado a fazer desconfiar...

Não coloco vídeo nem link porque não é apropriado...
Mas...
[:)] [:)] [:)] [:)] [:)]

How To Uninstall McAfee Antivirus
by John Mcafee 3 days ago 3,038,336 views
How To Uninstall McAfee Antivirus - Featuring John McAfee himself.

Vi o vídeo tinha poucas horas online. Ainda pensei em colocar aqui, mas achei melhor não o fazer.
[:)]

Mas olha, com um SSD, isto deve voar:
https://www.youtube.com/watch?v=lmYK_ujnW0U
https://www.youtube.com/watch?v=krmCuFmcpdk
https://www.youtube.com/watch?v=-f3iN-t9BEI
https://www.youtube.com/watch?v=1k4jSY5H3P0
[;)]

Boas!! Não sei se é este o tópico certo, mas para não abrir outro cá vai!

ontém o meu velho toshiba t130, deve ter queimado a gráfica e apanhei um susto do caraças!! Como não deve ter arranjo preciso de uma nova máquina!!

Até no máximo 1300 euros, que me recomendam??
quero um ecrã 15 ou mais polegadas, é para ficar por casa e eventualmente sair poucas vezes, por isso um desktop ta fora.
quero paratrabalho e uns jogos porreiros que recomendam?

Boas!! Não sei se é este o tópico certo, mas para não abrir outro cá vai!

ontém o meu velho toshiba t130, deve ter queimado a gráfica e apanhei um susto do caraças!! Como não deve ter arranjo preciso de uma nova máquina!!

Até no máximo 1300 euros, que me recomendam??
quero um ecrã 15 ou mais polegadas, é para ficar por casa e eventualmente sair poucas vezes, por isso um desktop ta fora.
quero paratrabalho e uns jogos porreiros que recomendam?

Asus N550JV-CN214H, Computador Portátil. Comprar na Fnac.pt

Não vás mais longe... [;)]

Podes fazer o teste mais lógico... desinstala por um dia e vê como se porta o computador.

Back