Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Portátil asus
Tive de ligar a um monitor externo e o aparece isto.
bd7b39db7b4430f02c9e4941fd747353.jpg

Parece.me board ou bios, será?

Boas, gente.

De certeza já algumas vezes falado, lembrei-me do seguinte:

Tenho um portátil já com uns bons aninhos, deve andar quase a fazer 10 anos. Tinha o carregador com os cabos quase rebentados, o ecrã partiu numa das laterais. No entanto, lá abri aquilo, consegui remediar tanto uma coisa como outra. Foi comprado para trabalhos na Universidade, mas depois lá andou a acompanhar-me nas minhas aulas, pó do giz, um trambolhão aqui e ali, as crianças a não terem cuidado, chegou a vir para alguns eventos comigo para ter como passar música. Neste momento, está quase encostado. Mas até uso um ou outro programa que me dá jeito ter no portátil (sobretudo um editor de um sintetizador que tenho na sala de ensaios).
Assim lembrei-me que, aquilo nunca levou uma verdadeira formatação, visto que tem uma espécie de "Factory Reset" para os parâmetros de fábrica e mantém as drives e tudo o restante instalado. Mas noto que o desempenho está muito fraco, mesmo depois disso, não está como de origem. O que me passou na cabeça é até que ponto não seria interessante instalar algum Sistema Operativo mais leve e lembrei-me de ler várias vezes que o Linux seria uma boa opção. No entanto, nunca usei, experimentei ou sequer vi o sistema à minha frente. A minha dúvida terá a ver com compatibilidades de Drives, programas que são compatíveis com o Windows e que poderão não ser com o Linux.

O portátil é um MSI, penso que com um ATHLON X a 1.8GHZ, tem 1GB Ram, 90 GB disco e gráfica ATI x1600 256 MB.

Boas, gente.

De certeza já algumas vezes falado, lembrei-me do seguinte:

Tenho um portátil já com uns bons aninhos, deve andar quase a fazer 10 anos. Tinha o carregador com os cabos quase rebentados, o ecrã partiu numa das laterais. No entanto, lá abri aquilo, consegui remediar tanto uma coisa como outra. Foi comprado para trabalhos na Universidade, mas depois lá andou a acompanhar-me nas minhas aulas, pó do giz, um trambolhão aqui e ali, as crianças a não terem cuidado, chegou a vir para alguns eventos comigo para ter como passar música. Neste momento, está quase encostado. Mas até uso um ou outro programa que me dá jeito ter no portátil (sobretudo um editor de um sintetizador que tenho na sala de ensaios).
Assim lembrei-me que, aquilo nunca levou uma verdadeira formatação, visto que tem uma espécie de "Factory Reset" para os parâmetros de fábrica e mantém as drives e tudo o restante instalado. Mas noto que o desempenho está muito fraco, mesmo depois disso, não está como de origem. O que me passou na cabeça é até que ponto não seria interessante instalar algum Sistema Operativo mais leve e lembrei-me de ler várias vezes que o Linux seria uma boa opção. No entanto, nunca usei, experimentei ou sequer vi o sistema à minha frente. A minha dúvida terá a ver com compatibilidades de Drives, programas que são compatíveis com o Windows e que poderão não ser com o Linux.

O portátil é um MSI, penso que com um ATHLON X a 1.8GHZ, tem 1GB Ram, 90 GB disco e gráfica ATI x1600 256 MB.

Amigo, isso está bom para meter numa montra de museu.

Um amigo meu comprou um surface pro 4 (i5 + 8gb + 256 ssd) e fiquei muito surpreendido. Tinha as minhas duvidas em relação ao modo touch, fazia-me alguma confusão pensar que podia mexer no Windows 10 com os dedos ou com a caneta, mas tenho que admitir que aquilo funciona muittttttto bem, mesmo no explorador de ficheiros funciona muito bem (tinha duvidas neste aspecto). Ás tantas só mexia pelo ecrã. O photoshop com a caneta é muito bom também, nem sabia que era possivel. Para mim era perfeito, pena ser tão caro, porque para mim passou a ser um bom tablet e um bom PC tudo no mesmo equipamento, depois de mexer um pouco mais num.

Um amigo meu comprou um surface pro 4 (i5 + 8gb + 256 ssd) e fiquei muito surpreendido. Tinha as minhas duvidas em relação ao modo touch, fazia-me alguma confusão pensar que podia mexer no Windows 10 com os dedos ou com a caneta, mas tenho que admitir que aquilo funciona muittttttto bem, mesmo no explorador de ficheiros funciona muito bem (tinha duvidas neste aspecto). Ás tantas só mexia pelo ecrã. O photoshop com a caneta é muito bom também, nem sabia que era possivel. Para mim era perfeito, pena ser tão caro, porque para mim passou a ser um bom tablet e um bom PC tudo no mesmo equipamento, depois de mexer um pouco mais num.

Se pensares bem não é assim tão caro quando comparado com o lixo de portáteis que são vendidos nessa gama de preços.

Por esse ponto de vista é verdade. Claro que toda aquela tecnologia tem que ser paga, nem quis dizer que não valia o preço mas para mim seria mais um gadget caro, tendo em conta que não preciso de um PC novo (para o meu actual ganha na mobilidade e no touch, mas não é algo fundamental).

Last edited:
Comprei um media player com android 4.4 e aquilo tem DLNA. Como é que faço para que o player vá buscar ficheiros ao portátil? Tenho que instalar algum programa? Se sim qual e que seja fácil de configurar.

Obrigado!!

Não dá para comprar uma chromecast aqui em PT via site da Google?
Depois de clicar em Check out aquilo fica ali às voltas a pensar eternamente!:sh)

Tenho aqui este pc com ssd quase cheio comprei uma pen e tenho outra, se sacar para la torrents e fizer cache de coisas qt tempo será que dura?

Dura o tempo que durar...Tu fazes cada pergunta!!!!

Depende. Acho que as pens não foram feitas para tanta escrita.
O meu ssd já vai a 60% de vida e nem tem assim muito tempo.
Os normais tenho um monte deles mortos...
As escritas nas pens acho que são mesmo poucas, mas vou ver...

Era nesse sentido...

É ver até quando morre.

Se calhar é uma pergunta muita frequente...mas aqui vai...

Tenho um Asus Eee Pc com 1 GB de Ram processador Intel Aton N280 e um disco de 120 HDD..windows 7 starter edition (tb tem o Linux Mint)...com já alguns anos...ele é uma lentidão terrível e um browser aberto mais alguma coisa significa esperar eternamente para que as tarefas sejam realizadas...dizem que o problema é do disco..que se colocasse uma unidade SSD a coisa melhoraria (mas o custo-beneficio não me convém)..um upgrade mais barato seria memoria RAM...(só é expansível até 2 GB)...mas será que vale a pena realmente e que notarei diferenças?

P.S: É uma arrastadeira tanto com o Windows como com o Linux...

Back