Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Estava a mover para o computador ficheiros de um cartão de memória (através de pen). A transferência parou e nunca mais aconteceu nada e o computador bloqueou.
Removi a pen e desliguei. Voltei a ligar e ficou no ecrã "a preparar reparação automática". Fica nisto imenso tempo. Ontem, entrou no Windows (11), mas estava instável, coisas que não apareciam (por exemplo, pastas que normalmente aparecem no lado esquerdo).
Já desliguei todos os componentes, tal como indica aqui:
https://www.asus.com/pt/support/faq/1051327/

Por aqui com Office + Tabs no Chrome + Teams + Onenote (às vezes) e 0 stress.

Provavelmente esses entraves acontecem a quem tem apenas 8gb de RAM, e aí a culpa não será do CPU

É sempre 16 GB RAM, ou mesmo 32, a diferença é mt considerável, há quem dê importância e quem não dê.

Esperar 5 ou 6 seg que uma app abra em vez de 1s para mim é impensável, pronto, é somente a minha opinião , lido com CPUs desde I3 / I5 3ª geração até aos mais recentes de 11ª geração.

A questão do office não é o office em si, mas sim excel com conteudos mt pesados.

O dos meus pais é desktop de I3-3ª geração, para eles serve bem, para mim é horrível, depende do que se quer. Não caio no erro de dizer que é lento, que aquilo nao é nenhum celeron da época, mas não é rápido de todo.

Estou agora a trabalhar nestes dois, lado a lado, ambos com Windows 11 Enterprise + Microsoft 365 Apps for Enterprise e não noto diferenças na rapidez e fluidez abrir e trabalhar nos ficheiros, acesso à net, conteúdo multimédia etc.

1.png

2.jpg

É isto! Quando o EscapeLivre fala em lento remete-me logo aos celerons, às janelas a dizer que o programa não responde etc.

Claro que quanto mais recente, mais rápido será, mas da 8a geração para cima apra o comum utilizador a diferença não é notória. Mesmo na 7ª geração não há assim delay ao ponto de estar 3 ou 4 segundos À espera que algo abra.

É isto! Quando o EscapeLivre fala em lento remete-me logo aos celerons, às janelas a dizer que o programa não responde etc.

Claro que quanto mais recente, mais rápido será, mas da 8a geração para cima apra o comum utilizador a diferença não é notória. Mesmo na 7ª geração não há assim delay ao ponto de estar 3 ou 4 segundos À espera que algo abra.

Sim, nada de maquinas bloqueadas , 1 min pa abrir excel, 15 seg pa abrir um site, etc.

No fundo eu quando digo lento , acaba por ser o que dizes , isto é eu devia substituir lento por " menos ágil " [:p]

A titulo de exemplo mais concreto, por alturas da pandemia, o laptop do trabalho era um I5 de 6ª geração, maximo 2.6 Ghz, e com o teams e mais algumas apps ele aí sim ficava mesmo mt lentinho em multitask mas nao comprometia desde que não abrisse as apps todas ao mm tempo :sh)

Tb quem me mandava a mim abrir tudo de enfiada [:)]

Por comparação, na altura havia lá 1 de reserva, um Celeron ainda mais antigo, ai jasus, esse sim era um caos, n dava mm pa fazer nada. Pensando bem , nem sei que raio andava lá a fazer um Celeron no armário mas ok [:blush:]

• Like
Reactions: DMA
Estive no sótão a arrumar umas coisas e encontrei duas unidades internas de DVD e DVD RW de um pc antigo.

Há modo de usar como unidade externa com ligação por usb?
Numa pesquisa rápida encontrei um cabo de ligação USB mas pela foto não ligava à ficha da alimentação da unidade de DVD.

IMG_20240914_121240.jpg

Já alguém se deparou com este erro ao salvar como .pdf no Word?

Já fiz reparar a instalação. Já desinstalei e reinstalei o Office. Já segui as poucas sugestões que aparecem na net (mexer no Registry). Nada funcionou até agora.

image.png

Uma das minhas filhas começou a estudar Design e quando me preparava para largar a nota num MacBook, foi desaconselhada a comprar.

Aparentemente alguns softwares que a universidade usa, tem incompatibilidades com os Macs.

A alternativa é comprar um portátil de gaming.
A placa gráfica, capacidade de processamento e storage tem impacto.

Perguntas:
Onde começo?
Onde comprar?
É mesmo preciso um PC de 1.800€? Relembro que será essencialmente para design gráfico e quero que dure o curso todo.

Obrigado pela ajuda

Uma das minhas filhas começou a estudar Design e quando me preparava para largar a nota num MacBook, foi desaconselhada a comprar.

Foi desaconselhada por quem? Toda a malta do design que conheço trabalha com Mac.
Só se for para instalar software da candonga que é mais simples em Windows. Mas com licenças de estudante acho que isso não deve ser problema.

Acho que ela se deveria informar melhor acerca disso com os professores e alunos mais velhos. Lembro-me que a Faculdade de Belas-Artes tinha uma sala só com Macs e outra com PC's à disposição dos alunos.

Foi desaconselhada por quem? Toda a malta do design que conheço trabalha com Mac.
Só se for para instalar software da candonga que é mais simples em Windows. Mas com licenças de estudante acho que isso não deve ser problema.

Acho que ela se deveria informar melhor acerca disso com os professores e alunos mais velhos. Lembro-me que a Faculdade de Belas-Artes tinha uma sala só com Macs e outra com PC's à disposição dos alunos.

pois também estranhei, ela está a começar design de equipamento.
basicamente os colegas mais velhos e os próprios professores é que desaconselham, segundo percebi há problemas de correr alguns softwares em ambiente Mac.
é precisamente belas artes

eu já estava feitinho para comprar um MacBook Pro [:D]

Back