Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

pois também estranhei, ela está a começar design de equipamento.
basicamente os colegas mais velhos e os próprios professores é que desaconselham, segundo percebi há problemas de correr alguns softwares em ambiente Mac.
é precisamente belas artes

eu já estava feitinho para comprar um MacBook Pro [:D]

Ah, então eles têm razão. Se fosse Design de Comunicação é tudo em ambiente Mac. Design de Equipamento já vai mais para software da Autodesk e Solidworks.
Boa sorte para IAPD 😅

São programas que pedem muita RAM.
Mínimo de 16Gb de RAM, 32Gb é o ideal.

Last edited:
Ah, então eles têm razão. Se fosse Design de Comunicação é tudo em ambiente Mac. Design de Equipamento já vai mais para software da Autodesk e Solidworks.
Boa sorte para IAPD 😅

São programas que pedem muita RAM.
Mínimo de 16Gb de RAM, 32Gb é o ideal.

IAPD?

pois e placas gráficas de topo ou nem por isso?
a nível storage 1T ou 512bg chega?

Sim o link que coloquei da Amazon tem 16 GB mas foi só por causa da promoção, de qualquer modo nestes modelos colocar depois mais memória é fácil e barato.

O ideal é vir de fábrica com as seguintes specs:

Processador Intel Core i7 14700HX
64 GB de Memória RAM DDR5
NVIDIA GeForce RTX 4070

IAPD?

pois e placas gráficas de topo ou nem por isso?
a nível storage 1T ou 512bg chega?

Introdução às Artes Plásticas e Design 😉

Em casa investia depois num bom monitor. Além de ajudar à postura, os olhos daqui a uns anos agradecem.

Uma das minhas filhas começou a estudar Design e quando me preparava para largar a nota num MacBook, foi desaconselhada a comprar.

Aparentemente alguns softwares que a universidade usa, tem incompatibilidades com os Macs.

A alternativa é comprar um portátil de gaming.
A placa gráfica, capacidade de processamento e storage tem impacto.

Perguntas:
Onde começo?
Onde comprar?
É mesmo preciso um PC de 1.800€? Relembro que será essencialmente para design gráfico e quero que dure o curso todo.

Obrigado pela ajuda

O display não tem impacto? Se sim, não escolheria nada abaixo de 2k e 100% rgb.

Tipo isto (dá para configurar)

https://www.lenovo.com/pt/pt/configurator/cto/index.html?bundleId=83DXCTO1WWPT1

https://www.lenovo.com/pt/pt/configurator/cto/index.html?bundleId=83D5CTO1WWPT1

Que tipo de specs para o monitor?

Para mim, ecrã de 24 polegadas é o ideal.
Agora acho que a maioria é acima dos 100Hz. Resolução 1920x1080p cumpre.
De resto, alguns trazem altifalante incorporado e diferentes tratamentos anti-reflexo na superfície do ecrã. Aí já depende do gosto ou necessidade de cada um.

Que tipo de specs para o monitor?

24" full hd, mas o ideal seria mesmo 27" qhd (2k).
De resto, a malta das artes e design costuma ser muito exigente quanto à fidelidade da cor, que é uam coisa que passa muito ao lado da maior parte das pessoas. Nesse campo há duas coisas que são certas: os monitores mais baratos nunca cumprem (as pessoas das artes vêm mais cores que o comum dos mortais e são capazes de nomear 32 tonalidades de azuis claros [:D]); em termos de preços o céu é o limite.
Eu aconselharia procurares monitores de gamas profissionais (HP, Dell, Lenovo...) recondicionados. Por 200/300 euros já se compram monitores muito bons.

Antigamente a Acer tinha fama de marca barata mas muito fraca, de tal modo que nunca mais nenhuma empresa por onde passei os compra. Não sei se agora estão melhores.

Antigamente a Acer tinha fama de marca barata mas muito fraca, de tal modo que nunca mais nenhuma empresa por onde passei os compra. Não sei se agora estão melhores.
Em meados de 2007 comprei um Acer. Nunca tive problemas com ele, e olha que o tive uns bons anos.
Já o Asus que comprei para o substituir, foi uma verdadeira desgraça. Esse sim, pessima qualidade de construçao, muito fragil. Tanto que me fartei dele e esta encostado.

Enviado do meu SM-T720 através do Tapatalk

Back