Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Pessoal, precisava aqui da vossa ajuda na escolha de um PC novo...

O orçamento é de 700€, idealmente menos.. Só para a torre, já que rato, monitor, teclado e afins já tenho.

Acima de tudo o PC será para tratamento de fotografias, pelo que a ênfase será no CPU e na RAM (mais a quantidade do que propriamente a velocidade)..

Uma questão essencial para mim é a estabilidade do sistema, e o ruido.. Na duvida prefiro mais lento, mas estável e silencioso..

Até agora, cheguei a esta configuração:

Caixa Antec Three Hundred - 49.90 €
Fonte Corsair ATX VX450W - 64.50 €
Asus P5QL PRO S775 P43 - 87.00 €
Processador INTEL CORE 2 QUAD Q9400/2.66GHz 6MB - 228.90 €
Kit G.SKill 4GB (2x2GB) DDR2 6400 C4 HK - 2x51.50 € = 103.00 €
Placa Grafica POWERCOLOR ATI RAD HD4650 1GB DDR2 PCIE2 - 64.50 €
Disco Samsung 750Gb 7.200RPM SATA II 32MB (HD753LJ) - 75.00 €
DVD+/ -RW LG 20X SuperMulti SECUR DISK BLACK BULK SATA - 19.90 €
Arctic Cooling Freezer 7 PRO - 17.90 €
Subtotal: 710.60 €

Agradeço sugestões / dicas para melhorar a coisa... Já agora, se conhecerem lojas na zona norte Viseu / Vile Real ou Porto, que tenha preços melhores avisem...

Eu era bem capaz de não apostar tanto no processador e colocar mais um disco. E não estou a pensar em sistemas RAID... Só armazenamento e usar canais diferentes (portas SATA) para optimizar velocidade, uma vez que se forem ficheiros RAW são grandes.

E já agora, cadê o orçamento para o software? :)

Lojas: Poweron: bons preços e serviço. No Porto.

:(

O problema persiste mas desta vez em Português :sh)

"Assegure-se que nenhum outro programa está a utilizar o dispositivo seleccionado e tente de novo após alguns momentos"

Já tinha conseguido manter ligação mas passado um minuto deu-me de novo o erro e a ligação caiu [8b]

Estás a ligar a placa sempre na mesma porta USB?

Pergunto isto porque as placas 3G são bastante esquisitas e têem de ser instaladas em todas as portas USB que tiveres disponíveis no portatil, pois podes nem sempre ligar na mesma.

O que eu sugeria era desinstalar a placa em todas as portas, reiniciar o pc e voltares a instalar a placa nas portas USB que fores utilizar [;)]

Agradeço sugestões / dicas para melhorar a coisa... Já agora, se conhecerem lojas na zona norte Viseu / Vile Real ou Porto, que tenha preços melhores avisem...

Tenho um amigo do porto que fez a maquina no Nuno e Candeias aqui nas Mercês, perto de Sintra e mandou entregar em casa dele e ele afirmou que compensou largamente... mas isto já foi há um porradão de meses [;)]

Pessoalmente nunca comprei nada nessa loja, normalmente utilizo a Nanochip [:cool:]

Informática - Extrair dados de Mapas.txt

Informática - Extrair dados de Mapas.txt

Bem, isto é uma tarefa que a maioria já fez, daí não ser novidade para ninguém.

Temos um Mapa em formato texto (txt) e queremos importar os dados para uma tabela em Excel ou outro.

Todos sabem o trabalho que isso dá. [:cool:]

Mas faz-se à mão...

Ou com ferramentas muito direccionadas.

Não existirá por aí algures, uma ferramenta que permita pegar num .txt, identificar os cabeçalhos, os grupos, riscos e rabiscos e pegar só no texto útil e inseri-lo numa estrutura (formato xml???)

Ou seja, um reverse de uma ferramenta de report ?

No Microsoft Excel em Dados->Importar Dados dá para importar dados a partir de um ficheiro .txt, e julgo que dá para escolher algumas coisas. Experimenta.

Eu faço isso com Microsoft SQL Server 2005 Integration Services (DTSX), lê os headers, e depois podes inserir a informação em SQL ou num Excel[;)]
É mais ou menos isso. Mas é para um amigo meu, que não percebe puto de SQL e não quer gastar dinheiro.

E todos os dias perde umas horas com esta coisa. Ando à procura de uma ferramenta completa.

Mas obrgado na mesma. [;)] [;)]

No Microsoft Excel em Dados->Importar Dados dá para importar dados a partir de um ficheiro .txt, e julgo que dá para escolher algumas coisas. Experimenta.

Se o ficheiro em questão tiver espaços, vírgulas, ponto e vírgulas ou outro caracter que divida os campos da tabela, facilmente resolve o problema abrindo com o excel. Depois é só exportar para xml.

Mas o problema é que o Mapa tem várias secções e há necessidade de identificar as linhas úteis, bem como adicionar info que só existe no cabeçalho (ou Header) das secções.

E eliminar tudo o que é lixo.

Se for ao excell e fizer ficheiro abrir e escolher o ficheiro de txt haverá um assistente com diferentes opções, depois tudo é importado para a primeira folha, depois é só apagar o que não interessa e fazer copiar e colar, é a maneira melhor que me ocorre

Mas o problema é que o Mapa tem várias secções e há necessidade de identificar as linhas úteis, bem como adicionar info que só existe no cabeçalho (ou Header) das secções.

E eliminar tudo o que é lixo.

O Excel permite identificar os cabeçalhos de um ficheiro txt, assim como definir o espaçamento correcto. É uma questão de experimentar.

para coisas desse tipo existe o desenvolvimento à medida, qualquer programador faz esse trabalho numa hora

mas depois acham muito levarmos 50€ à hora para fazer esse tipo de trabalho. torcem o nariz e continuam a fazer o trabalho manualmente.

Última edição:
Que boa ajuda ...[8b]

por aquilo que li, trata-se de uma coisa muito explicita. duvido que encontre um software que faça exactamente o que ele pretende.

claro que o exel o faz, mas não com o importador automático de ficheiros de texto, vai precisar de mais alguns toques por detrás, toques esses que qualquer pessoa que esteja a vontade com TI, consegue fazer.

ele quer uma coisa, mas não está disposto a pagar por ela, assim vai ser dificel, nem tudo na vida se encontra de borla, sem pagar. Foi isso que tentei transmitir. Lamento ter sido mal interpretado.

Tanto o Excel como o Access têm assistentes razoavelmente poderosos para esse tipo de importação e que cobrem a maioria das situações.
Tratando-se de formatos mais "esquisitos" é preciso analisá-los e, às vezes, desenvolver à medida. Um dos casos é quando há registos "A" e "B" em que "A" é um cabeçalho e os "B" seguintes são detalhes desse cabeçalho.
Só mesmo conhecendo o ficheiro e o seu formato se pode indicar uma ferramenta.

Eu ja fiz algumas coisas dessas para o trabalho..
Normalmente tenho os dados organizados por colunas, e separados por "|"

Para escrever, em VBA:

dim filenum as integer: filenum = freefile
open "localizacao do fichiero" for output as #filenum
dim row as long, row = 1
while cells(row,1)<>empty
dado1 = cells(row,1)
dado2 = cells(row,2)
dado3 = cells(row,3)
linedata = dado1 & "|" & dado2& "|" & dado3 ...
print #filenum, linedata
wend
close #filenum

para leitura

open "localizacao" for output as filenum
while not eof(filenum)
line input filenum, linestring
dim linearray as variant (ou o tipo de dados que se quer)
linearray = split(filenum,"|")

e para escrever depois, por exemlo
cells(row,1) = linearray(0)
cells(row,2) = linearray(1)
cells(row,3) = linearray(2)

wend

Eu nao gosto de utilizar o cells, porque permite muitos erros, mais vale definir range e depois utilizar a propriedate .item, mas assim ja da para ter uma ideia. Tem a vantagem de normalmente ser muito simples e rapido.

para coisas desse tipo existe o desenvolvimento à medida, qualquer programador faz esse trabalho numa hora

mas depois acham muito levarmos 50€ à hora para fazer esse tipo de trabalho. torcem o nariz e continuam a fazer o trabalho manualmente.
Fazer este trabalho numa hora? Não brinques comigo... [:D] [:D]

Bom, de qualquer modo, agradeço as vossas respostas. [;)]

A questão é mesmo saber se existe uma ferramenta que tal como referi permita pegar num qualquer txt e fazer o reverse de um report.

Voltar
Superior