Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Vanquish disse:
Processadores AMD, pelo que ouço, normalmente não são tão aconselháveis quanto os Intel. É verdade? E dentro dos Intel, quais os melhorzinhos?

RESPOSTA: Não posso confirmar por experiência, mas geralmente o que se diz por aí, mesmo nas lojas da especialidade é que a Intel está melhor posicionada, acima de tudo nos portáteis.

- Ainda nos processadores, o que quer dizer o T???? a ?,? GHz? Quanto maior os numeros melhor, ou nem por isso?

RESPOSTA: Quanto ao T, quanto maior for o número a seguir à letra, efectivamente, melhor será o processador. Ex. um T2300, que não é mau, é inferior a um T8300. Ghz é a velocidade de processamento, uma vez mais, quanto maior for o valor, teoricamente será melhor (na prática, lá está, o T2300 e o T8300 podem ter a mesma velocidade, ou o primeiro ter mais que o segundo, mas o segundo será melhor uma vez que convém dizer, um processador não se considera superior ao outro simplesmente por ter um nº maior ou por ter uma velocidade de processamento maior).

- Em relação ao disco, parece que hoje em dia as capacidades são na generalizade bem satisfatórias, pelo que é um factor quase residual. Mas as rpm, tem influência, certo?

RESPOSTA: Efectivamente, sim. Embora um de 5400 rpm já faça o serviço bem

- Placas gráficas, para o que pretendo, (quase) qualquer uma serve, certo?

RESPOSTA: Absolutamente

- Relativamente a marcas, a Compaq será hoje em dia a marca económica da HP, é assim?

RESPOSTA: Sim. Mas atenção, tal não influencia em nada quer a qualidade de construção, quer o desempenho do PC. Muitos amigos meus adquiriram um ao abrigo do programa E-Escola, e de facto o modelo CQ-60 é bem robusto e fiável. Não tem é o mesmo, digamos, estilo que os HP, os materiais são inferiores e os acabamentos mais pobres.

- Acer é de evitar e Asus nem tanto, ou são apenas mitos?

RESPOSTA: Vou sair em defesa da ACER, uma vez que é a que conheço melhor. Não creio que seja de evitar, eu acho que é um mito.Esta é a minha opinião: Cá em casa usa-se tudo ACER, inclusive um desktop que ainda cá anda, embora com uma board danificada, mas nada demais, com quase 5 anos. De onde estou a escrever é um 5670 em segunda mão com mais de 2 anos e até à data sem qualquer tipo de problemas. E ali ao lado o meu pai usa um 5920 faz um ano, e também nada a assinalar. Se é sorte ou não, não sei, mas aqui não há razões de queixa.

As respostas :)

Última edição:
Ao que parece, afinal o trabalho exigido poderá ser efectuado ao final do dia em casa, pelo que já não será essencial tanta portabilidade e robustez como isso.

Mas afinal tens mesmo que comprar um portatil:confused:

Das tuas preferencias, talvez a mais relevante seja o processador intel....

Eu compraria o mais barato....para o que vais fazer, serve perfeitamente...

O meu e' AMD, e deu problemas e vai dar sempre, na motherboard...defeito de concepcao...HP dv6149eu..mas podes evitar, se pesquisares na net, coisa que nao fiz:sh) Mas a assitencia da HP e' boa[;)] E o meu esta ligado, pelo menos, 4h por dia...muitas vezes o dobro ou mais, e' o meu unico computador.

COmo ja disse, ia para o mais barato[;)], para mais tendo um pc em casa...

E se nao e' para andar horas a escrever, um notebook pequenino era a minha escolha...o tal com 9,5 horas de autonomia[:blush:][:blush:]

E' pequeno, leve, portatil, grande autonomia, podes ver uns filmes fora de casa, sem ligar a' corrente....

Última edição:

Em relação á Acer, o que ouço não é tanto a qualidade em si mas a eficiência da assistência em caso de avaria. Mas lá está, é o que ouço.

Quanto ao processador, devo privilegiar o "T" ou os GHz?

Já que falaste no desktop, tenho aqui um Suprides feito "á medida" com 5 anos e 2 meses e, até agora, rigorosamente nada a dizer!apr:)

Obrigado pelas respostas.[;)]

Mas afinal tens mesmo que comprar um portatil:confused:

Das tuas preferencias, talvez a mais relevante seja o processador intel....

Eu compraria o mais barato....para o que vais fazer, serve perfeitamente...

O meu e' AMD, e deu problemas e vai dar sempre, na motherboard...defeito de concepcao...HP dv6149eu..mas podes evitar, se pesquisares na net, coisa que nao fiz:sh) Mas a assitencia da HP e' boa[;)] E o meu esta ligado, pelo menos, 4h por dia...muitas vezes o dobro ou mais, e' o meu unico computador.

COmo ja disse, ia para o mais barato[;)], para mais tendo um pc em casa...

E se nao e' para andar horas a escrever, um notebook pequenino era a minha escolha...o tal com 9,5 horas de autonomia[:blush:][:blush:]

É pá...acho que sim. [8b]:sh)[:)]

Nem vale a pena pensar muito mais nisso, a empresa faz o que quer, como quer, quando quer e nós damos resposta ou não. Como somos colaboradores externos, a "escolha" é nossa......mas enfim, todos os males sejam esses.:(

No entanto, dado que cá em casa tenho o desktop e um portátil da empresa já velhinho que terei que devolver agora, até dá jeito um portátil para a esposa fazer as suas navegações na net e falar com a mana pelo msn, até porque o desktop é completamente dominado por mim.[:D]

Por mim, tambem iria para o notebook, mas assim sendo penso ser melhor um 15 ou até 16.

Quanto ao processador, no fundo confirmas por experiência própria aquilo que se vai ouvindo por ai.:(

Em relação á Acer, o que ouço não é tanto a qualidade em si mas a eficiência da assistência em caso de avaria. Mas lá está, é o que ouço.

Quanto ao processador, devo privilegiar o "T" ou os GHz?

Já que falaste no desktop, tenho aqui um Suprides feito "á medida" com 5 anos e 2 meses e, até agora, rigorosamente nada a dizer!apr:)

Obrigado pelas respostas.[;)]

Bom, como nunca precisei da assistência técnica, não tenho muito voto na matéria. Mas olha que, de há uns anos para cá tem havido imensas melhorias nesse aspecto. Desde 2008 que passou a haver por exemplo Assistência técnica via telefone em Portugal, embora seja apenas em dias úteis. Uma mais valia, uma vez que até então nem isso era possível, a juntar claro ao correio electrónico.

Penso que o que realmente dá dores de cabeça é o facto dos PC's serem reparados em Espanha, e não haver quem o faça cá.

Quanto à questão: Eu guiava mais pelo T, embora a velocidade também tenha a sua importância.

E um Off Topic: ainda que falaste na Suprides, antes de termos o desktop da Acer, tivemos igualmente um "feito à medida" adquirido em 99, se a memória não me falha. Na altura era uma autêntica bomba, espectacular mesmo, mas custou os olhos da cara, segundo o meu pai. O Acer, 4 anos depois, foi por metade do preço e considerado igualmente uma bomba para a época. É incrível quanto a tecnologia fica mais barata ao longo dos anos.

Nao confirmo nada...

Pesquisa por hp dv6149eu no google...estes, os dv6000, tinham um problema de concepcao, ja' vou na terceira motherboard em menos de 3 anos...mas nao e' por ser um AMD[;)]

Tens razão...li na diagonal, confesso.:sh)[;)]

Bom, como nunca precisei da assistência técnica, não tenho muito voto na matéria. Mas olha que, de há uns anos para cá tem havido imensas melhorias nesse aspecto. Desde 2008 que passou a haver por exemplo Assistência técnica via telefone em Portugal, embora seja apenas em dias úteis. Uma mais valia, uma vez que até então nem isso era possível, a juntar claro ao correio electrónico.

Penso que o que realmente dá dores de cabeça é o facto dos PC's serem reparados em Espanha, e não haver quem o faça cá.

Quanto à questão: Eu guiava mais pelo T, embora a velocidade também tenha a sua importância.

E um Off Topic: ainda que falaste na Suprides, antes de termos o desktop da Acer, tivemos igualmente um "feito à medida" adquirido em 99, se a memória não me falha. Na altura era uma autêntica bomba, espectacular mesmo, mas custou os olhos da cara, segundo o meu pai. O Acer, 4 anos depois, foi por metade do preço e considerado igualmente uma bomba para a época. É incrível quanto a tecnologia fica mais barata ao longo dos anos.

Amanhã vou á BOX e não devo sair de lá sem pc, ou então mando vir este HP e está feito......pena o aspecto artístico que, embora bonito, seja pouco formal para trabalho.:(

O meu Suprides foi relativamente "barato" e referia-me mesmo á fiabilidade de uma marca branca.[;)]

Bem, e pegando no post do Duratorq, vocês vão-me chamar maluquinho, mas eu próprio continuo ás escuras quanto ao que efectivamente a empresa pretende que se faça no dia-a-dia na rua com o pc.:sh)

Ao que parece, afinal o trabalho exigido poderá ser efectuado ao final do dia em casa, pelo que já não será essencial tanta portabilidade e robustez como isso.

De qualquer forma, acho que vou mesmo optar por algo mais económico, talvez não o mais económico de todos, mas algo que satisfaça sem gastar muito.

Algumas questões:

- Processadores AMD, pelo que ouço, normalmente não são tão aconselháveis quanto os Intel. É verdade? E dentro dos Intel, quais os melhorzinhos?

a serie 8000 ou 9000, os 9000 têm 6MB de cache, os 8000 3MB. Para o que pretendes, os 9000 serão overkill, a não ser que a diferença de preço seja muito pequena.

- Ainda nos processadores, o que quer dizer o T???? a ?,? GHz? Quanto maior os numeros melhor, ou nem por isso?

aqui

- Quanto á memória, acho que já ficou mais ou menos definido por aqui que 3Gb é mais do que suficiente, mas se tiver 4 tambem não é de descurar, certo?

como já disseram, com 3GB funciona em dual channel assincrono, com 4GB em dual channel sincrono. Mesmo não aproveitando a totalidade dos 4GB no caso dos x86, eu pessoalmente preferia com 4GB

- Em relação ao disco, parece que hoje em dia as capacidades são na generalizade bem satisfatórias, pelo que é um factor quase residual. Mas as rpm, tem influência, certo?

Sim, certo. Tem o contra do maior consumo energético, mas em termo de performance vísivel é algo que notarás mais facilmente do que um CPU 8000 vs 9000 ou 3 vs 4GB de RAM. Conheço quem tenha trocado discos de 5400 por 7200 rpm's e só diz maravilhas!

- Placas gráficas, para o que pretendo, (quase) qualquer uma serve, certo?

Uma gráfica dedicada será sempre melhor que qualquer intel integrada, se puderes opta por uma gráfica dedicada

- Relativamente a marcas, a Compaq será hoje em dia a marca económica da HP, é assim?

Exacto

- Acer é de evitar e Asus nem tanto, ou são apenas mitos?

Sim, apesar de supostamente a Acer ter agora um centro de assistência em Portugal, são portateis para preço! A Asus da ultima vez que soube, tinha um tempo médio de espera entre pickup & return dos RMA de 1,5 a 2 semanas!
Quanto à diferença entre gama empresarial e doméstica: na HP por exemplo tens um disco avariado: gama doméstica, o portátil vai para garantia num centro de assitência. Gama empresarial, mandam-te o disco para troca pelo avariado!

Desculpem estas novas perguntas mas, independentemente de ter lido atentamente e registado as vossas sugestões, hoje andei a vasculhar nas lojas e senti-me "estupido" a olhar para as especificações, tendo uma ideia mas não sabendo concretamente o que é melhor e pior, nomeadamente quando toca a comparar modelos.

A boa noticia é que a BOX do DVT está com 0% de juros a 18 meses até 31/05 [kiss] e assim sendo, prefiro ficar com os €€ do meu lado e ir pagando. Aginal de contas, sem juros é indiferente.[:cool:]

Mais uma vez, obrigado a todos.[;)]

EDIT: Já agora, dado que trabalho essencialmente no desktop mas tambem no portátil quando estou fora, acham viável a compra de um disco externo onde tenha tudo guardado e que ora ligue a um, ora a outro conforme aquele em que estou a trabalhar? É que já se encontram por ai a preços jeitosos.

Sim, é perfeitamente viável

A azul! [;)]

Como disse anteriormente o meu portátil foi recolhido numa sexta-feira à tarde no meu local de trabalho, na 4ª feira seguinte quando cheguei ao trabalho às 9h, já o tinham entregue. (e segundo o transportador por norma é uma semana entre apanhar e entregar) - no meu caso foi troca de disco rígido.

Depois das respostas iniciais ao tópico e das mais especificas de hoje, onde se inclui a tua, já me sinto mais "habilitado" a olhar para as especificações de outra forma, pelo menos sabendo o que será melhor e pior e não apenas tendo a ideia que...

Obrigado[;)]

Como disse anteriormente o meu portátil foi recolhido numa sexta-feira à tarde no meu local de trabalho, na 4ª feira seguinte quando cheguei ao trabalho às 9h, já o tinham entregue. (e segundo o transportador por norma é uma semana entre apanhar e entregar) - no meu caso foi troca de disco rígido.

Pois Valium, eu de facto inicialmente estava numa de comprar HP ou Toshiba pela questão da assistência, mas neste momento sinceramente acho que vou, não digo para o mais barato, mas para aquele que me oferecer mais por menos.[;)]

Se bem que nestas compras mais "volumosas" e a médio prazo, sou um complicado do caraças a escolher pois tenho sempre aquela ideia do "ah, mais 100€ e compro este...mas tambem por mais 50€ aquele é melhor..." e é complicado decidir.:sh) É aquele receio de comprar hoje e arrepender-me dentro de 3 dias......se bem que na informática isso é o mais certo!:(

Depois das respostas iniciais ao tópico e das mais especificas de hoje, onde se inclui a tua, já me sinto mais "habilitado" a olhar para as especificações de outra forma, pelo menos sabendo o que será melhor e pior e não apenas tendo a ideia que...

Obrigado[;)]

Pois Valium, eu de facto inicialmente estava numa de comprar HP ou Toshiba pela questão da assistência, mas neste momento sinceramente acho que vou, não digo para o mais barato, mas para aquele que me oferecer mais por menos.[;)]

Se bem que nestas compras mais "volumosas" e a médio prazo, sou um complicado do caraças a escolher pois tenho sempre aquela ideia do "ah, mais 100€ e compro este...mas tambem por mais 50€ aquele é melhor..." e é complicado decidir.:sh) É aquele receio de comprar hoje e arrepender-me dentro de 3 dias......se bem que na informática isso é o mais certo!:(

Tenho o mesmo problema que tu. O truque está em perceber quando se está a entrar em modo "overkill", i.e. quando já estás a comprar uma portátil para jogos quando só vais usar net e office. Continuo com a opinião de que a gama empresarial, apesar do maior custo inicial, tem muitas vantagens a todos os níveis face às gamas domésticas. Compara um Thinkpad ou um Dell Latitude com 3/4 anos a um Asus/Acer/HP Pavillion da mesma altura. As diferenças são elucidativas! [;)]

Comprado!

Comprado!

Bem amigos, cheguei a casa com a carteira um bocado mais leve.[:D]

Para quem queria gastar até 1000€, portei-me muito bem e gastei "apenas" 676,69€ e trouxe;

- Portátil
- Office
- Disco rígido externo Western Digital 320GB
- Adaptador de dentes azuis
- Rato óptico com fio

Quanto ao portátil, optei pelo CompaqCQ60-215EP (foi um bocadinho a seguir Nitro[:D]) por 499€.

Referência 04270282 Sistema operativo Windows Vista™ Home Basic Ecrã Panorâmico WXGA de 15,6" Processador Intel® Pentium® T3400 - 2,16GHz Cache 1MB Nível 2 Memória 4 GB - DDR2 (2 x 2048MB) Disco Rígido 250 GB SATA, 5400 rpm Drive DVD DVD Writer Lightscribe Super Multi (+/-R +/-RW) Comunicações Rede Wireless: Wi-Fi 802.11b/g
Rede Ethernet 10/100BT integrada
Modem 56K
WebCam Incorporada Placa gráfica NVIDIA® GeForce™ 9200M GE - 256MB Interfaces Leitor Cartões 5 em 1 Altifalantes Incorporados Microfone Incorporado Peso 2,75 Kg Dimensões 378 x 44 x 252 mm (LxAxP) Garantia 24 Mese

Acho que é suficiente para o que vou precisar, embora de facto não tenha aquele toque de outras gamas.:(

NO entanto, face ao despendido, ainda me sobraram 500€ para comprar um eepc se necessário.[:cool:]

Mais uma vez, obrigado a todos e digam o que acham das compras......afinal tenho 15 dias para trocar.[:D]

Bem amigos, cheguei a casa com a carteira um bocado mais leve.[:D]

Para quem queria gastar até 1000€, portei-me muito bem e gastei "apenas" 676,69€ e trouxe;

- Portátil
- Office
- Disco rígido externo Western Digital 320GB
- Adaptador de dentes azuis
- Rato óptico com fio

Quanto ao portátil, optei pelo CompaqCQ60-215EP (foi um bocadinho a seguir Nitro[:D]) por 499€.

Referência 04270282 Sistema operativo Windows Vista™ Home Basic Ecrã Panorâmico WXGA de 15,6" Processador Intel® Pentium® T3400 - 2,16GHz Cache 1MB Nível 2 Memória 4 GB - DDR2 (2 x 2048MB) Disco Rígido 250 GB SATA, 5400 rpm Drive DVD DVD Writer Lightscribe Super Multi (+/-R +/-RW) Comunicações Rede Wireless: Wi-Fi 802.11b/g
Rede Ethernet 10/100BT integrada
Modem 56K
WebCam Incorporada Placa gráfica NVIDIA® GeForce™ 9200M GE - 256MB Interfaces Leitor Cartões 5 em 1 Altifalantes Incorporados Microfone Incorporado Peso 2,75 Kg Dimensões 378 x 44 x 252 mm (LxAxP) Garantia 24 Mese

Acho que é suficiente para o que vou precisar, embora de facto não tenha aquele toque de outras gamas.:(

NO entanto, face ao despendido, ainda me sobraram 500€ para comprar um eepc se necessário.[:cool:]

Mais uma vez, obrigado a todos e digam o que acham das compras......afinal tenho 15 dias para trocar.[:D]

compraste o modelo a seguir ao que tinha postado CQ60-200EPCOMPAQ
ainda mais barato que o que tinha posto...[;)]
ja agora foste as compras onde para eu ir ver o teu modelo ao vivo por esse preço ate comprava um...

Aproveitando o tópico, alguém comprou ou pelo menos viu à venda o novo HP DV3?

10875_1.jpg

Double Layer

Double Layer

Boas,

Quero gravar 8.3 Gb num DVD. Comprei um DVD DL+R que de acordo como descrito no DVD, dápara 8.5Gb.

Pois, mas o Nero (9) diz que só dá para 8.152 Gb!!!!!

Não consigo gravar!

O que fazer?

Aproveitando o tópico, alguém comprou ou pelo menos viu à venda o novo HP DV3?

10875_1.jpg

Penso que o vi á venda na Worten, é o que tem ecrã de leds não é? Não sei grande coisa sobre ele, apenas que tem muito boa pinta, aparenta robustez, tem um tamanho ideal e, para as características, o preço tambem me parece bom.

jumbo é outra coisa [;)] os gajos tem material porreiro e com o cartão desses ate vale a pena
acho que foi boa compra [;)]
tens a festa feita com uns extras por um bom preço

Por acaso acho a Box do Allegro uma trampa, pelo menos da ultima vez que lá fui tinha muito pouca coisa. Esta do DVT tem muito mais diversidade de produtos e o cartão jumbo é sempre uma mais-valia.

Voltar
Superior