Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

portatil hp

amigos ... como ainda não recebi o meu pc do e-escolas tenho aqui um portatil da hp que quando arranca para ...´e só arranca se eu fizer F10 ou F1 ...

O que poderá ser isto ?

Por vezes , só as vezes quando o reinicio , ele arranca bem ...

obrigado ...

Router + trovoada + 2 portas sem funcionar

Router + trovoada + 2 portas sem funcionar

Olá bons dias,

Tenho aqui uma meia questão meia afirmação... :):)

Tenho o meu sistema de rede caseiro com base num router Asus WL-500gP, ao qual tenho ligado um modem/router Sapo, o Sagem fast 3102, para fornecer internet.

Ora bem, o que se passou é que esta noite aqui pela zona esteve uma trovoada um bocado violenta. Eu quando não uiso o PC desligo o router, mas o modem/router não...
Hoje de manhã, quando vim ligar o PC, reparei que não tinha net e o router Asus estava marado... Depois de uns testes, cheguei à conclusão que as portas 3 e 4 do router não estão a funcionar, ma as portas 1 e 2 funcionam...
Relativamente ao modem/router, está tudo funcional, inclusivé o VOIP...

Agora digam-me: será que a trovoada provocou alguma descarga via cabo do telefone e chegou ao router ASUS, que até estava desligado da corrente?

Estas situações, conseguem-se resolver com reparação, ou só mesmo substituindo? Neste momento tenho apenas 2 portas desse router disponíveis, e precisava pelo menos mais uma. A funcionalidade principal dele é a partilha de impressora via USB, e partilha de rede caseira.

Outra coisa: tenho o sinal de net a entrar por uma das portas do router ASUS. Não posso ligar esse sinal na porta WAN? Nunca consegui configurar isso como deve ser, e optei por ligar a uma porta normal...

Obrigado pela ajuda!

tentaste fazer "reset" ao router?

é esquisito queimar o router e não o modem, que se encontra em 1º na ligação vinda do exterior.

se tivesse queimado a partir do pc, este também estava mamado.

É bem possivel que se tenha queimado a partir da linha telefónica.
Quanto à solução costuma ser mais barato, rápido e fiável comprar um novo.

Pois, mas deste estranhamente está tudo funcional, excepto duas portas rj-45...

tentaste fazer "reset" ao router?

é esquisito queimar o router e não o modem, que se encontra em 1º na ligação vinda do exterior.

se tivesse queimado a partir do pc, este também estava mamado.

Já tentei o reset, mas não resultou. As luzes ficavam maradas, mas não resolveu o problema.
Eu tb acho estranho queimar duas portas do router e não o modem, e ainda por cima o modem estava ligado à corrente e o router estava desligado. Existia era a ligação via cabo.

Acho que tenho que testar mais em detalhe, mas não consigo que aquelas duas portas funcionem...

A minha questão é sobre a Caixa Mágica e prende-se com a net via wireless ou mesmo via modem.

Onde é que eu encontro o icone para o programa de configuração? :confused:

Como é que aquilo se chama?

Será que não funciona do mesmo modo que o windows? Pelo menos poderia ser parecido. [:D]

Olá bons dias,

Tenho aqui uma meia questão meia afirmação... :):)

Tenho o meu sistema de rede caseiro com base num router Asus WL-500gP, ao qual tenho ligado um modem/router Sapo, o Sagem fast 3102, para fornecer internet.

Ora bem, o que se passou é que esta noite aqui pela zona esteve uma trovoada um bocado violenta. Eu quando não uiso o PC desligo o router, mas o modem/router não...
Hoje de manhã, quando vim ligar o PC, reparei que não tinha net e o router Asus estava marado... Depois de uns testes, cheguei à conclusão que as portas 3 e 4 do router não estão a funcionar, ma as portas 1 e 2 funcionam...
Relativamente ao modem/router, está tudo funcional, inclusivé o VOIP...

Agora digam-me: será que a trovoada provocou alguma descarga via cabo do telefone e chegou ao router ASUS, que até estava desligado da corrente?

Estas situações, conseguem-se resolver com reparação, ou só mesmo substituindo? Neste momento tenho apenas 2 portas desse router disponíveis, e precisava pelo menos mais uma. A funcionalidade principal dele é a partilha de impressora via USB, e partilha de rede caseira.

Outra coisa: tenho o sinal de net a entrar por uma das portas do router ASUS. Não posso ligar esse sinal na porta WAN? Nunca consegui configurar isso como deve ser, e optei por ligar a uma porta normal...

Obrigado pela ajuda!

Tenho um ASUS igual a esse (WL500gP).

Existe um modo de funcionamento onde podes meter dois
pontos de rede a funcionar em modo ROUTER, e outros
dois em modo NAT.

Verifica a configuração.

Tenho um ASUS igual a esse (WL500gP).

Existe um modo de funcionamento onde podes meter dois
pontos de rede a funcionar em modo ROUTER, e outros
dois em modo NAT.

Verifica a configuração.

O Port Trigger está desligado, logo o NAT não está em funcionamento.

Vamos lá a ver o que é isto... :):):) Para já funcionam 2 portas e o controlador USB, que é o que meia me importa...

Ora bem, sugiu o 1º problema, o tal "icone de rede" não está lá.

acho que o kde que vem com o mag usa o networkmanager como gestor de rede.

faz assim
abre um terminal
Código:
su
insere a passwd (se nunca a mudaste, tenta pte2010)

Código:
NetworkManager

e deve aparecer o ícon

estou a falar de cor, por isso experimenta e dá feed-back

acho que o kde que vem com o mag usa o networkmanager como gestor de rede.

faz assim
abre um terminal
Código:
su

insere a passwd (se nunca a mudaste, tenta pte2010)

Código:
NetworkManager

e deve aparecer o ícon

estou a falar de cor, por isso experimenta e dá feed-back

Obrigado, mas estás a falar com um "leigo" em Caixa Mágica e consequentemente em Linux...não vejo um boi. [:D]

Esta CM é bastante diferente da anterior. Por decisão/orientação do Ministério da Educação foram retirados alguns programas tal como o "mais que tudo" Super Tux [:D] e ao que vejo e percebo, não estão todos os programas instalados.

Diz-me lá então como é que eu faço esse tal de SU e onde encontro o NetworkManager, porque o único sitio onde encontro, num tal de Synaptic, ele envia-me para a net e como não encontra dá erro...tou lixado.

Já descobri os serviços de rede. apr:)

Depois digo como correu.

Afinal não deu nada...:(

Afinal deu, ignorância minha...já tem net...afinal tudo lá estava, eu é que clicava no sitio errado.

Obrigado pelas dicas e pelo link.

Última edição:

Depois digo como correu.

a ver:

no sítio do "start" do windows, surge um menu.
vou seguir o caixa mágica 12; o teu deve ser parecido, mesmo sendo uma versão posterior (é o kde3.5 de qq das formas)
procura "ferramentas" e depois "programa de terminal" ou algo do género.

aparece-te um terminal (shell)
Código:
su
passwd deve ser pte2010, se nunca a mudaste.

verifica se a rede está a funcionar, com
Código:
ifconfig
procura a info referente a "wlan0".
tem endereço IP? procura a info referente a inet end. se não tiveres nada, não está a obter endereço de rede.
como tens ligada a rede? router sem fios?

entretanto liguei o mag que tenho aqui.
no menu->ferramentas->ferramentas do sistema->net applet tens um programa que te gere as ligações

outra forma:
menu->ferramentas->ferramentas do sistema->centro de controlo caixa magica
há uma entrada para "centro de Redes".
tenta configurar aí.

manda o que conseguiste

Depois digo como correu.

Afinal deu, ignorância minha...já tem net...afinal tudo lá estava, eu é que clicava no sitio errado.

Obrigado pelas dicas e pelo link.

tarde demais... ainda bem que já funciona.

se quieres actualizar/instalar sem teres que usar o synaptic, abre um terminal e faz
Código:
su
apt-get update
apt-get upgrade
para instalar o supertux, depois do que está descrito atrás,
Código:
apt-get install supertux

tarde demais... ainda bem que já funciona.

se quieres actualizar/instalar sem teres que usar o synaptic, abre um terminal e faz
Código:
su
apt-get update
apt-get upgrade
para instalar o supertux, depois do que está descrito atrás,
Código:
apt-get install supertux

Obrigado, também já actualizei...com calma é mais fácil do que parece. [;)]

E claro que teve que levar com o supertux...a miúda não me largava. [:D]

Voltar
Superior