Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Malta, precisava da vossa ajuda.

Formataram-me o portátil (por acaso um estimado membro deste fórum..)e fiquei sem webcam e sem microfone.

Não tenho os CD's originais..

Já tentei ir ao site da Asus e até a outros foruns de infomática..e nada..

O modelo é um Asus A6VA.

Alguém me consegue ajudar ?
Abraço

Malta, precisava da vossa ajuda.

Formataram-me o portátil (por acaso um estimado membro deste fórum..)e fiquei sem webcam e sem microfone.

Não tenho os CD's originais..

Já tentei ir ao site da Asus e até a outros foruns de infomática..e nada..

O modelo é um Asus A6VA.

Alguém me consegue ajudar ?
Abraço
Foste ao site mas encontraste alguma coisa e não conseguiste instalar/não ficaram a funcionar, ou simplesmente não encontraste nada?

Se não encontraste nada, vai a ASUSTeK Computer Inc.-Support- escreve A6VA no campo à esquerda em cima e faz search info, escolhe o sistema operativo, tem lá muita coisa [;)]

A minha grafica, uma gainward hd4870 1gb golden sample (que relatei aqui a no post 1450) avariou o meio de janeiro.
Como ainda estava na garantia, foi para a loja. Passaram 30 dias, como não foi reparada, recebi uma powercolor 5850. apr:)[kiss]
Um upgrade porreiro por um preço imbativel. [:D]
Tendo em conta que uma é DX10, a outra é DX11.
A 4870 tem um consumo que até mete medo, então em idle, são quase 90W.
A 5850 é muito mais simpática em idle, ronda os 30W

Tendo em conta que uma é DX10, a outra é DX11.
A 4870 tem um consumo que até mete medo, então em idle, são quase 90W.
A 5850 é muito mais simpática em idle, ronda os 30W
O dx11 não me diz muito. O dx10 já há a montes de tempo e só agora é que começa a haver muitos jogos a suporta-lo.
Já o consumo de energia tem mais importancia. Até que a maior parte do tempo está em idle, já que ando a jogar mais na ps3 e quem anda a usar mais o pc é a minha namorada, que não joga.
Mesmo em performance em dx9 e dx10 esta é mais rapida pelas benchmarks que tenho visto.
Mas não havia muito mais escolhas, pela politica da casa, tinha que ser substituida por igual ou superior. Igual já não há, a 4890 também não, resta a 5850, porque a 5770 é ligeiramente inferior.

ora bem, ando a ficar preocupado com o disco duro que tenho no portátil :sh)

é um western digital scorpio blue de 500GB, que comprei há praí um ano como disco externo e que meti no portátil (por isso não há garantia).
nos últimos tempos tenho notado algumas paragens de programas e em leitura de videos, acompanhados da luz do disco duro sempre acesa nessas ocasiões. estou a usar software de diagnóstico que me está a dar avisos nas seguintes categorias do SMART:

nos últimos dias as paragens em leitura de video têm sido mais frequentes, mas desconfio um pouco do mediaplayer classic home cinema que tenho usado, em versões não inteiramente estáveis. no entanto a performance do disco parece-me errática, e estou a perder confiança no mesmo.
alguém tem alguma opinião mais ou menos concreta sobre os sintomas sentidos e os valores indicados pelo smart?

agradeço desde já.

ora bem, ando a ficar preocupado com o disco duro que tenho no portátil :sh)

é um western digital scorpio blue de 500GB, que comprei há praí um ano como disco externo e que meti no portátil (por isso não há garantia).
nos últimos tempos tenho notado algumas paragens de programas e em leitura de videos, acompanhados da luz do disco duro sempre acesa nessas ocasiões. estou a usar software de diagnóstico que me está a dar avisos nas seguintes categorias do SMART:

nos últimos dias as paragens em leitura de video têm sido mais frequentes, mas desconfio um pouco do mediaplayer classic home cinema que tenho usado, em versões não inteiramente estáveis. no entanto a performance do disco parece-me errática, e estou a perder confiança no mesmo.
alguém tem alguma opinião mais ou menos concreta sobre os sintomas sentidos e os valores indicados pelo smart?

agradeço desde já.

Hum... isso são realocações dos sectores do disco, indicador de superficie do disco danificada ou que alguns sectores magnéticos apresentam alterações nas propriedades.

Não te lembras de nenhuma pancada seca, mesmo sendo de leve com ele em funcionamento?

Em principio não são problemas da cabeça de leitura nem de electrónica, mas convêm não guardar informação sensível nesse disco para ficares mais descansado.

dei uma pancada com o portatil na beira da cama, estava o computador a iniciar a hibernação - o disco fez um barulho algo esquisito na altura, mas já vai há uns bons tempos que isso aconteceu. quando liguei o computador de novo fiz testes e deu tudo mais ou menos ok.
o chato é que não tenho muito para onde fazer backups, tenho outros discos externos mas são mais pequenos do que este e têm outras coisas lá guardadas. se calhar troco o disco pelo disco antigo de 160GB (obriga-me a reinstalar o windows mas ok) e vejo como resolvo este problema sem ter o disco problemático sempre ligado.

dei uma pancada com o portatil na beira da cama, estava o computador a iniciar a hibernação - o disco fez um barulho algo esquisito na altura, mas já vai há uns bons tempos que isso aconteceu. quando liguei o computador de novo fiz testes e deu tudo mais ou menos ok.
o chato é que não tenho muito para onde fazer backups, tenho outros discos externos mas são mais pequenos do que este e têm outras coisas lá guardadas. se calhar troco o disco pelo disco antigo de 160GB (obriga-me a reinstalar o windows mas ok) e vejo como resolvo este problema sem ter o disco problemático sempre ligado.

Pois, pode estar aí a razão do problema.

Nesse caso recomendo-te um scan completo por Bad Sectors com o Checkdisk ou outro software específico, para eliminar outros eventuais problemas, pois o disco a nível da cabeça de leitura e electrónica encontra-se aparentemente bem.

Mas nestas coisas de informação é sempre mais fiável ter a informação em 2 locais. E normalmente o primeiro a ceder são os discos rígidos externos (onde o pessoal julga ter a informação segura).

Boas, pelo SS estás a usar o HD Tune Pro, faz um error scan à drive em questão, e se nenhum sector aparecer danificado (tudo verde), então está tudo OK no que toca a sectores físicos danificados.

sim, tenho um teste a correr (mas demora umas 2 horas). apareceu até agora um quadrado vermelho logo aos 686MB. acho que se houver mais será para o final do disco, uma vez que estes problemas começaram a ocorrer mais com o disco a começar a ficar cheio (na ordem dos 90%)

sim, tenho um teste a correr (mas demora umas 2 horas). apareceu até agora um quadrado vermelho logo aos 686MB. acho que se houver mais será para o final do disco, uma vez que estes problemas começaram a ocorrer mais com o disco a começar a ficar cheio (na ordem dos 90%)

Apareceu? Sector danificado. Faz backup de todos os dados quanto antes e troca o disco.
Sim, em portáteis é fácil os sectores ficarem danificados, dado a natureza móvel do dispositivo e ao facto de o disco rígido ser o ponto fraco, pois é mecânico e basta a agulha bater no prato que já lá foi.
Cumps.

Luis, experimenta o Hard Disk Sentinel para veres mais detalhes do disco.

Ele dá-te até uma estimativa do tempo de vida do disco.

Edit: Já agora, que significa isto?

Os outros meus 2 discos estão a 0, e este está no estado que está.

disco.jpg

Last edited:
o sentinel dá como saúde do disco 16%

edit: entretanto o reallocated sector count subiu desde há bocado, para 261 :S
já ando a fazer backups, dentro do possível

Last edited:
subiu novamente para 262 :sh) acho que vou comprar um disco externo "normal" de tamanho aceitável para os backups, porque só tenho um de 160GB que vou reutilizar para o portátil e outro de 250GB que já tem muitos backups de anteriores computadores (documentos, fotografias, projectos de trabalho, etc)

o problema é que por aqui não há lojas de informática decentes, se quero alguma coisa a preço aceitável só encomendando pela net [8b]

Viva tenho um ficheiro wma de um programa de rádio com 48 megas e pretendo enviá-lo por mail para um amigo, como posso fazer? o meu servidor só me permite enviar mails até 35 megas.
Tentei compactar com o win zip mas não resultou.

Viva tenho um ficheiro wma de um programa de rádio com 48 megas e pretendo enviá-lo por mail para um amigo, como posso fazer? o meu servidor só me permite enviar mails até 35 megas.
Tentei compactar com o win zip mas não resultou.
Se fizeres questão de enviar por email tens que ou recodificar isso (o iTunes basta) ou então com o winrar dividir em vários ficheiros.

Uma solução mais simples será fazer o upload para um site de hosting tipo MEGAUPLOAD - The leading online storage and file delivery service e depois dás-lhe o link para sacar.

Olá! sobre coisas informáticas para carros, e os dispositivos de localização gps e anti-carjacking?? tinha colocado uma mensagem mas agora descubro que esta seria talvez a categoria mais adequada :)

Back