Tópico da Informática - se é informática, vem parar aqui!

Bem, o meu portátil em certas posições ouve-se o barulho da ventoinha (penso eu) a roçar em algo. Devo-me preocupar, ou o único incómodo é mesmo o barulho?

Bem, o meu portátil em certas posições ouve-se o barulho da ventoinha (penso eu) a roçar em algo. Devo-me preocupar, ou o único incómodo é mesmo o barulho?

A bater em algo deve ser complicado. Possivelmente serão os rolamentos da ventoinha que estarão a precisar de uma lubrificação.

O ideal seria desmontar, limpar tudo por causa do pó e cotão, lubrificar e voltar a montar.

Supondo que têm a rede aberta a Sniffing.

Qual é a solução mais "preto no branco" para resolver isso?
Um bom Firewall chega ou existe outro tipo de solução?

Como assim? Tens que dar mais dados.

És um host numa rede que não controlas (tipo Wifi aberto, rede na universidade ou outros) e queres proteger esse host contra sniffing etc? Uma boa firewall chega. Não te esqueças é depois definir as regras na firewall (pois as regras genéricas deixam quase tudo aberto), não é só instalar e já está.

Depois de instalares a firewall, vai às opções e na access-list retira todos os serviços que não precises, por exemplo, deixa só o teu host comunicar com a gateway e negar tudo o resto na rede (isso se não precisares de comunicar com outros hosts na rede a não ser a gateway), e em portas específicas. Por exemplo, o teu host a iniciar http, FTP (se precisares), https (para ssl) e, claro, DNS.

Cumps.

Ando aqui às voltas com 2 exercicios de Segurança, alguém me pode ajudar.

A ideia do exercicio é sempre propôr uma implementação / optimização.

Supondo que a organização X foi auditada a nível de segurança das TIC, foram descobertos várias vulnerabilidades.

As únicas duas alineas que me faltam são:
As bases dados SQL 2005 do ERP Sage X3 estão expostas, qual a forma de salvaguardar os dados contidos nas bases de dados de um ERP?!?! :sh) Como é que deixam de estar expostas...
Na circulação de mensagens electrónicas (E-mail) existem dois problemas: Dados não encriptados e não existe filtragem de SPAM. Qual a sua sugestão para contornar este problema?

As perguntas estão assim expostas, isto é um exercicio com mais de 20 alineas e só ando a bater com a cabeça por causa destas duas.

Alguém me pode dar umas luzinhas... [:D]

Expostas, como? Não descrimina a razão?

Pode ser que a BD esteja acessível por queries muito por culpa de utilizadores genéricos que tenham sido criados e cujas palavras-passe sejam fracas. Ou então um "sa" com as credenciais pré-definidas...

O SQL server 2005 e todas as outras versões têm ferramentas de backup que permitem fazer essa salvaguarda, em alternativa um programa específico que com ou sem agentes permita-te executar um plano de backup (onde conste shares de rede, bases de dados, email, etc.).

Que mail server é esse que não faz encriptação dos emails? :sh)

Ando aqui às voltas com 2 exercicios de Segurança, alguém me pode ajudar.

A ideia do exercicio é sempre propôr uma implementação / optimização.

Supondo que a organização X foi auditada a nível de segurança das TIC, foram descobertos várias vulnerabilidades.

As únicas duas alineas que me faltam são:
As bases dados SQL 2005 do ERP Sage X3 estão expostas, qual a forma de salvaguardar os dados contidos nas bases de dados de um ERP?!?! :sh) Como é que deixam de estar expostas...
Na circulação de mensagens electrónicas (E-mail) existem dois problemas: Dados não encriptados e não existe filtragem de SPAM. Qual a sua sugestão para contornar este problema?

As perguntas estão assim expostas, isto é um exercicio com mais de 20 alineas e só ando a bater com a cabeça por causa destas duas.

Alguém me pode dar umas luzinhas... [:D]

Bases de dados:
- Shadow users

Emails:
- Encriptação:
---- SMTP não tem encriptação, nunca.
---- POP3 e IMAP podem ter encriptação, mas não resolve o problema do SMTP.
---- A única solução é a encriptação das próprias mensagens (certificados dos destinatários).
- SPAM:
---- instalar um filtro no servidor (SpamAssassin, ou aquele que eu desenvolvi [;)] - ver umas páginas atrás)
---- e/ou instalar filtros nos clientes

(...)
Que mail server é esse que não faz encriptação dos emails? :sh)

Nenhum servidor de correio encripta os emails.
O protocolo SMTP usado no transporte de emails entre servidores nunca tem
encriptação. Ou seja, tens sempre um ponto de passagem de informação não
encriptada, pelo que as comunicações sensíveis devem ser sempre encriptadas
na origem (cliente).

Nenhum servidor de correio encripta os emails.
O protocolo SMTP usado no transporte de emails entre servidores nunca tem
encriptação. Ou seja, tens sempre um ponto de passagem de informação não
encriptada, pelo que as comunicações sensíveis devem ser sempre encriptadas
na origem (cliente).

Esquece, escrevi uma coisa a pensar no TLS...

my bad, não se aplica, no smtp só sai clear-text e o TLS é controlado pelo destinatário.

eu queria criar um forum parecido com este (mas com um tema completamente diferente).
Ou seja, com subforuns, etc e tal.
Que desse para ter nome proprio e não corresse o risco de sumir do mapa por causa do servidor sumir também. alguém pode me aconselhar?

Pessoal, como é que consigo alterar o Check Time no Gmail Notifier?! É que aquilo leva muito tempo a actualizar... O SO é o windows XP.

Alguem usa estas coisas?
Hoje passei pela media markt e estavam la esses dois, da emtec e da asus a 39€ e 69€ respectivamente
n150h-pack-d.jpg
6246314287_1a57c90974_o.jpg
Asus-OPlay-Mini-Media-Player.jpg

Fiquei a pensar se nao seria uma boa ideia, tem telecomando e HDMI para ligar à TV, é so ligar o disco ou PEN.

No entanto, levantaram-se-me logo algumas questões.
Que player isto usa?
que formatos lê?
dá para actualizar os CODECS?
que me garante que nao vou querer ver um video aí e ele nao vai reconhecer os ditos?

O funcionario da loja disse que dava para ligar À internet por wireless e actualizar o firmware e os formatos e codecs. Será?
Que dizem vocês?

Tenho um O!play do modelo anterior a esse e uso-o todos os dias para ver filmes .mp4 ou .mkv que estão num disco acessível por rede.

Para não teres quebras recomendo ligação por cabo/RJ45 em rede. Por wireless poderás ter alguma dificuldade na reprodução de filmes...

Actualizações tudo por firmware fornecido pela Asus, fazes download, metes numa pen, inseres a pen no leitor multimedia, menu "upgrade" e voilá.

O O!play não te fez sintonização de televisão.

Tenho uns pdfs com documentos scanados , que tem notas escritas á mão e precisa de as apagar.. alguem conhece programas que permitam fazer isso de maneira facil e rapida?

Back